Curso de Filosofia - como é?

Autor Mensagem
Johnny Blade
Veterano
# nov/08 · Editado por: Johnny Blade


Estou pensando em fazer vestibular pra filosofia na UFMG, mas não tenho nem idéia de como é o curso na prática... alguém aí que já fez o curso pode me ajudar?

Já ouvi dizerem que você não arruma emprego nem a pau pois o mercado já está saturado de profissionais formados em filosofia em busca de trabalho.

Por outro lado, também já me diseram que como agora estão abrindo cada vez mais faculdades particulares, e tendo se tornado obrigatório o ensino de Filosofia no ensino médio, a chance de se empregar é bem maior.

O que vocês acham?

(arr, postei em "musica em geral" sem querer, mal. Tanto tempo queu não posto aqui que esqueci de colocar no off. Algum moderador pode consertar isso?)

ROo
Veterano
# nov/08
· votar


Johnny Blade
é isso era pro OT.
Bom, eu já pensei em fazer filosofia... pelo o que eu li esta abrindo mais mercado de trabalho por causa do ensino obrigatório.
E também pelo o que eu li há um pequeno mercado de trabalho na area politica e também nas pesquisas de biogenética.

Mas eu penso assim, o que você aprende no curso de filosofia são os eixos, eixo estético, politico, ético e epistemológico e seus respectivos autores... vale a pena mesmo fazer uma faculdade pra isso?
Eu pensei em fazer filosofia, mas fazer faculdade pra aprender a obra dos caras? Isso você mesmo pode fazer lendo em casa... não vale mais a pena fazer um outro curso, tipo ciencias politicas, ou ciencias sociais, antropologia?

Falkon36
Veterano
# nov/08
· votar


dps d 1 dia c posta isso dnovo no off

Invalid User
Veterano
# nov/08
· votar


Curso de Filosofia - como é?

Pense um pouco....

[hahahaha]

eutoco_frauta
Veterano
# nov/08 · Editado por: eutoco_frauta
· votar


Fazer faculdade de filosofia é perda de tempo. Vc quer gastar 5 anos numa faculdade tendo como maior perspectiva de emprego ser professor de ensino médio/fundamental e provavelmente ser aquele professor que todo mundo acho um saco pq a matéria em si não tem nenhum significado prático (para um estudante o significado prático aqui é passar no vestibular)? Me poupe...

Pode até soar absurdo o que estou dizendo, mas não estou falando da Filosofia em si, mas sim do curso de Filosofia nessa terra de poucas oportunidades para essa área.

O curso de filosofia é como qualquer outro curso de humanas: vc entra na sala, o professor dá a aula. Vc não vai ter aulas em laboratório nem nada. Obviamente vai ter que ler filosofia. Alguns professores vão ser locões, outros não vão aparecer para dar aula, outros vão ser carrascos, outros vão dar encima dos alunos, outros das alunas, alguns vão passar a aula contando piada.

Ai os anos vão se passando, vc vai começar a trabalhar, provavelmente na telemar ou coisa assim, já que filósofo não arranja muito mais do que isso durante o curso. Quando se formar vai ter um diploma mas não vai ter emprego, e vai ficar na merda e fazer outro curso superior, como muitos fazem. =P

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# nov/08
· votar


eutoco_frauta
Cara. percebe-se que vc não sabe nada de nada, que sua opinião só expressa preconceitos e que vc não sabe o que é Filosofia ou ensino universitário.
Não me leve à mal, não é nada pessoal; mas vá informar-se um pouco sobre o tema antes de falar algo como o que vc falou.
P.S.: Sou Professor Universitário, Pesquisador e Professor de História e Filosofia do ensino médio, e não pude me conter.... Que os outros foristas e os moderadores me desculpem.....

Bog
Veterano
# nov/08 · Editado por: Bog
· votar


Johnny Blade

Nada contra filosofia em si... Já li um tanto, e acho interessante.

Mas será que vale a pena mesmo?

Vejamos:
- Você pode entrar para a horda de pessoas com diploma que não conseguem atuar na sua área e fazem concurso público para algo totalmente não-relacionado.

- Você pode conseguir emprego dando aula em escola. Ganhando um salário de quem dá aula em escola, e sendo respeitado pelos alunos como um professor de escola. Olha, eu até entendo, porque estou no caminho para um dia ser professor, mas universitário. Tenho amigos que já deram aulas em escola, e... medo, muito medo.

- Você pode ser professor universitário. Aí a gente pode um dia ser colega (heheeh).

- Se você quer ser filósofo, algo me diz que fazer uma faculdade de filosofia não é nem suficiente e nem necessário.

Mas se é o que você quer fazer mesmo...

Bog
Veterano
# nov/08
· votar


Mauricio Luiz Bertola
P.S.: Sou Professor Universitário, Pesquisador e Professor de História e Filosofia do ensino médio, e não pude me conter....

Ó!

Mas vamos falar a verdade: ser professor de ensino médio é bem ingrato, não é? Se até mesmo na faculdade tem aluno que acha que professor bom é aquele que faz piada na aula e prova fácil...

Eu gosto de ensinar, gosto da perspectiva de ser professor universitário, mas dar aula em escola me parece só para quem tem amor demais à camisa (ou não tem opção).

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# nov/08
· votar


Bog
É ingrato sim cara, mas tem suas vantagens...
De qualquer forma eu compenso na Universidade.
Abç

Johnny Blade
Veterano
# nov/08
· votar


Mauricio Luiz Bertola

cara, eu quero muito ser professor. É uma profissão que me daria muito gosto... mas essa questão do mercado estar saturado de diplomados pra concorrer comigo me incomoda.

Já que você é professor de Filosofia, por favor me diga o que você acha??

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# nov/08
· votar


Johnny Blade
Acho difícil, algumas vezes estressante e mal remunerado, mas se vc fizer concurso público (como eu), terás estabilidade, e é isso que interessa: Ganhar pouco, mas não ser mandado embora, e trabalhar o suficiente para viver tranquilo...
Abç

Carlos Henrique 2
Veterano
# nov/08
· votar


Curso de Filosofia - como é?
Devem fumar até os livros =D

MANFREDINI
Veterano
# nov/08
· votar


Mauricio Luiz Bertola

você por essas bandas de OT? que milagre hein? hahaha o/

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# nov/08
· votar


MANFREDINI
Foi por conta da menção à minha profissão.
Carlos Henrique 2
Não entendi cara.
Abç

Dogs2
Veterano
# nov/08
· votar


Carlos Henrique 2
Curso de Filosofia - como é?
Devem fumar até os livros =D


Mauricio Luiz Bertola
Não entendi cara.
P.S.: Sou professor de Filosofia

olha como já tá fazendo efeito...

james_the_bronson
Veterano
# nov/08
· votar


Vai ficar que nem a Toalhinha \o/ !!!

ZXC
Veterano
# nov/08
· votar


Johnny Blade

Eu sou professora de filsofia...e adoro. O mercado tá mesmo saturado de gente incopetente isso sim.
Por aqui para lecionar em universidades públicas é preciso concluir o doutorado...
E te digo que dar aula para ensino médio não é mole não...mas a gente acostuma. Afinal a profissão não permite um só emprego...os salários não são altos.
Se gosta de ler, vai se dar bem, caso contrário é melhor escolher mesmo outra profissão.

Rafael Walkabout
Veterano
# dez/08
· votar


Também gosto muito e tenho a intenção de fazer, futuramente.Mas não pra ter como profissão, e sim pelo curso em si.
Também gostaria de saber mais sobre ele.

Vai ficar que nem a Toalhinha \o/ !!!
(2)

Gan
Veterano
# dez/08
· votar


Dogs2
Carlos Henrique 2
Curso de Filosofia - como é?
Devem fumar até os livros =D

Mauricio Luiz Bertola
Não entendi cara.
P.S.: Sou professor de Filosofia

olha como já tá fazendo efeito...

hauahuhauahuahhuaauhauha q foda

ZXC
Veterano
# dez/08 · Editado por: ZXC
· votar


Curso de Filosofia - como é?

Ainda não entendi essa pergunta...

É preciso compreender textos e escrever bem , ter um bom domínio do português. Vai estudar no começo, comunicação verbal, história da filosofia, português e teoria do conhecimento. Ainda mais tarde, ética e lógica, estética, além de muitas obra como as Sócrates, Kant, Platão, Hegel, Maquiavel e Nietzsche.

james_the_bronson
Veterano
# dez/08
· votar


Podia ter uns 8 períodos, pelo menos, de Gil Brother :] ...

Toalhinha
Veterano
# dez/08
· votar


eutoco_frauta
ô amigo, com todo o respeito, posso te mandar tomar no cú?


Johnny Blade
olha, tem que descobrir o quê você quer com filosofia. na hora da monografia, os alunos se dividem em dois grupos que não só nos ultimos meses, mas se você olhar ao redor em qualquer hora do curso, vai notar esse tipo de coisa.

Esmagadora maior parte deles, pega um livro ou uns tratados sobre nietzsche ou são tomás de aquino e faz um tipo de resumo qualquer. um trabalho simples e comum. Eles passam todas as aulas estudando feito alunos secundaristas e não aproveitam o que o curso tem a oferecer. Então é uma bela manhã ensolarada e o curso chegou ao fim. Eles saem radiantes e felizes pra procurar emprego e tentar ensinar uma coisa que não foram sensíveis o bastante pra aprender. Uma pena, uma vergonha, mas fazer o que, né?


Uma outra parte dos alunos acaba acreditando que vai desenvolver uma linha de pensamento qualquer, identificar uma problemática e desenvolver soluções, ou pegar um tratado e encontrar falhas, e tentar trabalhar nisso. Pegar uma linha de pensamento filosófico e desenvolver. Essa monografia acaba levando infinitos anos pra ficar pronta. =(


Eu acho uma pena que as pessoas entrem em filosofia pra tentar achar emprego. Se você for procurar um pouquinho só, vai descobrir que esses filósofos eram desempregados, comiam de favor, vivam vagando pelas ruas, tinham seus aprendizes ao redor tentando compreender tudo aquilo e sonhando em um dia se tornar um filósofo e desenvolver os ensinamentos e tudo. E na verdade, boa parte da filosofia é escrita por eles. Alguns filósofos nem sabiam escrever.


Todo o meu curso, eu saia da aula e ia andar pela rua falando só, gesticulando, sentando em alguma calçada pra escrever e observar pessoas . o mundo se transformou, entende? infinitas coisas que sempre estiveram lá e ninguem era capaz de ver ou de ouvir.

Se você quer filosofia pq quer compreender e questionar o que vê pela frente ao inves de continuar aceitando essas verdades sem motivo nenhum... Sem entender pq, é um ótimo curso e é indispensável. Se quiser ser professor.. aah sei lá, vai fazer letras.

Durante o curso você vai encontrar todo tipo de professor. De um cara bêbado de quatro em cima da mesa gritando heresias antes de cair de lá e rastejar até o pé da parede e continuar dando aula dali, até o cara que chega, passa um texto qualquer, fica lendo jornal e no fim da aula vai embora.

Mas foi nesse curso que eu achei os melhores professores do mundo. O cara chega, joga os sapados no lixo, senta na mesa e começa a falar sobre a sogra. E conta coisas e acaba a aula e ele vai embora. Você sai da aula com o cérebro a mil sem entender pq. depois, no outro dia, vc pega o texto que ele mandou ler e descobre que aprendeu aquilo tudo enquanto andava na rua depois da aula. O.O ultra-mega-wierdo <o>

Pseudonimum
Veterano
# dez/08
· votar


Eu já me perguntei muito isso. Mas creio que deve ser como a Música, dificilmente você vai mais longe, já que o mercado é mais pra dar aulas, apesar de que com a Filosofia o mercado realmente é SÓ dar aula.

Mas se gosta da coisa, vai em frente. Mas faça por paixão, pra não ser um cara medíocre. Não digo nem pra dar aulas, porque qualquer zé mané hoje tá virando professor, mas pra sua vida mesmo.

Uma coisa que me irrita é esse pessoal da maioria do curso de humanas, o tal estereótipo que falaram aí. Mas, sendo sincero mesmo, ... posso até soar imbecil ou pedante dizendo isso, mas a melhor forma de se levar a Filosofia a sério é vendo ela na sua vida, em cada pequena coisa. A vida, sim, é o melhor livro a se ler, a praxis do pensamento de fato. Mas é preciso ter uma mente ativa, e não passiva, encarar as coisas como estímulos que necessitam de reação intelectual. Se possui prazer em fazer isso, então acho que seria legal ir pra essa área.

Eu também nem faço Filosofia nem nada, mas do que eu vejo das pessoas, dar aula parece não ter muito a ver com o prazer pelo conhecimento. Nunca que tem isso de conhecimento pelo conhecimento nas instituições. Ele é só um meio pra se obter um maldito diploma. Por essas e outras, eu repudio a instituição escola. E a faculdade não é muito diferente ... Enfim, creio que é preciso ter isso em mente.

Toalhinha
Veterano
# dez/08
· votar


filosofia é o curso mais prático de todos os tempos *-*
até enquando sonha, vc tá praticando filosofia.

Pseudonimum
Veterano
# dez/08
· votar


Filosofia é a coisa mais prática do mundo, só zé ruela não vê isso. :)

som
Veterano
# dez/08
· votar


Ótimo curso, mas um tanto difícil cursá-lo com pensamento de quem faz telecurso 2000 profissionalizante. Não é tão objetiva e óbvia quanto outras áreas.

thebassx
Veterano
# dez/08
· votar


Todo o meu curso, eu saia da aula e ia andar pela rua falando só, gesticulando, sentando em alguma calçada pra escrever e observar pessoas . o mundo se transformou, entende? infinitas coisas que sempre estiveram lá e ninguem era capaz de ver ou de ouvir.

vc tomou tanto ácido assim durante a faculdade? :P

ghostbastard
Veterano
# dez/08
· votar


putz, filosofia é massa.


se eu não tivesse escolhido publicidade ia fazer filosofia. Ou talvez historia.


alguns amigos meus fazem e não se arrependem.

TioAle
Veterano
# dez/08
· votar


Pelo pouco que conheço de Filosofia, me parece uma boa opção como segundo curso, complementar a alguma formação ou profissão que vc já tenha, e a filosofia vem sempre a acrescentar!

shoyoninja
Veterano
# dez/08
· votar


Na faculdade, filosofia era a arte de convencer o professor de que eu estava na aula e aquelas faltas não eram justas.

Textos enormes e cheios de retóricas também são ótimos.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Curso de Filosofia - como é?