Manual - Aprenda a andar de ônibus.

Autor Mensagem
Sab_Ian
Veterano
# nov/08 · Editado por: Moderador


Um ou mais motivos abaixo devem ter feito você entrar nesse tópico:

1 - Você quer realmente saber como se anda de ônibus.

2 - É um tópico novo, então você quer apenas conhecer.

3 - Você quer floodar.

4 - Você é pobre.

5 - Você acha que sabe andar de ônibus, mas na verdade não sabe.

6 - Você não sabe por que entrou nesse tópico.

A idéia desse tópico partiu do usuário ophius. A inspiração para criar esse tópico veio do usuário Ch4p0L1N.

Enfim, de um jeito ou de outro, aqui você vai aprender à andar de ônibus de uma vez por todas. Desde aprender o que é um ônibus, até encostar o pé na rua depois de ter descido de um.

Vamos começar pelo começo.

Exemplo de ônibus.

1 - Comece mentalizando o destino que você quer.

Essa etapa é muito importante. Com o destino em mente, você deverá se informar sobre qual linha irá usar, a cor dos ônibus dessa linha, os pontos de ônibus que irá se dirigir e o tipo de vale transporte, caso seja essa a maneira usada para pagar a viagem.

2 - Como se posicionar no ponto de ônibus.

Com a etapa um definida, você já está pronto para esperar um ônibus. Perceba que utilizei o verbo esperar e leve em conta que ele não foi colocado à toa. Tenha paciência. Se ao chegar no ponto e ver poucas pessoas, pode procurar um lugar para encostar ou sentar. Algumas pessoas costumam reclamar da demora e acredite, essa atitude não fará o ônibus chegar mais rápido. Sem contar o fato de que nem todos estão dispostos a ouvir você reclamar. Lembre-se que você pode ter a sorte de não esperar, mas não conte com isso.

3 – Não deixe para pegar a passagem na última hora.

Procure evitar ao máximo o uso de notas de médio e alto valor, como as de R$20 e R$50. O troco máximo costuma ser de dez reais e não seria justo você não pagar a passagem que todas as outras pessoas pagaram só porque o cobrador não tinha troco.
Fique com o valor da passagem ou o vale transporte em mãos. Se você atrasar na catraca e tiver bastante gente para subir, o ônibus fica mais tempo parado no ponto, os ônibus que estão atrás ficam mais tempo esperando pelos próximos passageiros, o trânsito em si aumenta, todas as rodovias ficam interditadas, enchentes surgirão, tubarões invadirão a cidade, o google vai à falencia e o planeta terra explode.

4 – Ônibus avistado, dê sinal para a promover a parada.

Fique atento na hora de chamar o ônibus. Vá para a borda da calçada. Você pode ser o único a pega-lo, então, erga o braço com vontade e mantenha-o nessa posição, quando ver que o veículo está a mais ou menos uns 30 metros de você. Essa distância curta faz com que o motorista veja você mais facilmente do que se você erguer o braço muito antes e resolver baixar, na esperança de que ele tenha visto. Se quiser tentar garantir algum lugar, aconpanhe o ônibus até o local onde a porta irá ficar posicionada.

5 – Subindo no ônibus.

Quando for subir no ônibus, não dê a preferência para os mais velhos subirem primeiro. Eles ocuparão os lugares da frente do ônibus (ou atrás, dependendo da região do Brasil) e se por acaso subirem na frente, eles vão travar a passagem de todas as outras pessoas que irão subir depois. Lembre-se que a maioria dos ônibus têm uma porta de entrada e uma de saída, então, nesse caso os últimos não serão os primeiros.

6 – Escolhendo um lugar.

*Ônibus vazio:

Escolha o lugar que você quiser, mas sempre respeitando a preferência dos lugares reservados para gestantes, idosos, mulheres grávidas e ou com crianças de colo. Se escolher um banco vazio, prefira ocupar o lugar da janela, principalmente se for descer do ônibus perto do ponto final, ou depois de um ponto em que desce bastante gente. Sentar no banco da janela também evita que as pessoas não sintam vergonha ou medo de sentar ao seu lado.

*Ônibus cheio:

Se for descer logo, vá o mais próximo da porta de saída, mas tente não atrapalhar a passagem de outras pessoas. Se tiver com uma mochila, não pare no corredor com ela nas costas. Coloque-a no chão, entre as pernas e fique o mais colado possível dos bancos. Se for se segurar no cano superior, tenha certeza de que seu desodorante não está vencido.

6 – Durante a viagem.

Se tiver com amigos, não converse alto e não coloque músicas pra tocar alto no seu celular. Não rasgue o banco, não jogue lixo para fora do ônibus, não coloque a cabeça pra fora para gritar para o seu amigo que está passando na rua. Não ocupe o espaço do banco ao lado quando ver que alguém possivelmente irá sentar ao seu lado. Procure manter as janelas abertas. Se tiver de pé, encoste o mínimo possível nos canos, principalmente naquele que fica perto da porta. Você irá descobrir por que.

7 – Se preparando para descer.

Na sua primeira viajem, você vai ficar apreensivo, ansioso, e vai querer puxar o sinal quando faltar uns 2Km para o local da descida. Não fique nervoso. Se você não sabe aonde é o ponto, peça para o cobrador te ajudar. Se você já sabe aonde vai descer, dê o sinal quando faltar uns 80 metros para o local de descida. Se o ponto ficar depois de um farol e o ônibus parar nesse farol, dê o sinal quando o farol abrir e o ônibus começar a andar. Esses passos diminuem a chance de o motorista esquecer que há uma parada solicitada. Lembre-se, não precisa levantar dois dias antes de descer e já ir para a porta do fundo. Levante quando o ônibus estiver freando. Se tiver mais gente para descer, levante quando o ônibus parar. Fique o maior tempo que puder, sentado.

8 – Parabéns, você andou de ônibus.

Agora você já tem sua licença nacional de habilitação, para andar de ônibus, categoria "amateur". Com o tempo, você terá a licença "member", e posteriormente a habilitação "Veteran". Quem sabe você chega no nível "Sam.

Alguns pontos de nossos colaboradores, devem ser destacados:

Ch4p0L1N pergunta:

O lugar do seu lado no busão é sempre o último a ser ocupado?

cmg sim, pq hein?


Kaíque responde:

pq vc é feio e fede

Obrigado pela sua participação!

Observações:

TWT ICE diz:

o mais true é aquele pensamento que passa na cabeça do que mudou de lugar e o que ficou ''solitário''
o que mudou pensa ''não é nada contra não''
e o que ficou sozinho pensa ''po, será que eu to fedendo?''


Memórias de um passeio de ônibus:

Ch4p0L1N

o mais da hora foi um dia no metro, tinha um velhinho sentado no assento reservado, aí chegou uma mulher até que jovem (uns 35 anos no máximo), o velhinho se levnatou, aih a moça:

- magina, pode ficar
aí ele:

- não, senta aí, eu não faço nada o dia inteiro

ahuahauhaua


Johnny Favorite

Mas teve uma vez que foi foda, nesses onibus de viagem mesmo. Estava indo viajar para Camboriu encontrar uns amigos, era solteirão ainda por cima, ai entro no oninus, um dos ultimos lugares, ai só vai entrando gata, uma melhor que a outra e vai sentando, sentando, começa a melhorar, as minas que vão entrando são deslumbrantes, acho que umas 15 entraram, sobrava agora só o lugar ao meu lado então pensei : "agora vai entrar a gata mais sacana e pervertida do Brasil e sentar aqui já desabotoando minhas calças". Ai me entra uma gorda gigantesca com um filhote de sei-lá-o-que, ranhento, no colo e comendo batata frita... e vão até Camboiu me apertando...putz que RAIVA!

_FrEd_

Kr, eu agradeceria se o acento ao meu lado ficasse livre, aperto eh uma bosta (soh se tiver uma róia do lado)... Por isso, qse sempre pego os acentos unicos!

Resposta de james_the_bronson para o comentário de _FrEd_

_FrEd_
Por isso, qse sempre pego os acentos unicos!

Então pega este acento aqui: `\o ...

É único xD !!![/Nelson Bustamante]

Espero ter ajudado :] ...


Coisas que incomodam em um Ônibus

RockGuy

Um dia o ônibus estava vazio, e um sujeito sentou justamente ao meu lado.

Era assalto.


Quando o ônibus está lotado e você avista um banco vazio... daí, apressadamente, você pede licença até chegar no bendito, e quando senta, vê que o chão tá cheio de vômito. É revoltante.

Sab_Ian

A pessoa sobe e pega o lugar do corredor e o pior, a pessoa tem as pernas grandes e está com uma sacola no banco da janela. Isso intimida várias pessoas a pedirem licença para pegar o lugar da janela.

Várias pessoas no ponto de ônibus estão esperando já há um bom tempo. O ônibus chega um pouco cheio e começa aquela disputa para ver quem vai subir primeiro. O bom samaritano (leia-se otário) deixa os velhinhos passarem e aí adivinha, atrapalha todos que vão subir no ônibus depois. Ou então, sobe aquela pessoa que trava na catraca por dez minutos para caçar o dinheiro da passagem, atrasando todos os que já estavam com o dinheiro na mão.

Sobe aquela pessoa malandra com R$50 reais na mão para pagar a passagem sendo que o troco máximo é de apenas dez reais. Sem comentários.

Pessoas que entram no ônibus, pegam o celular e colocam aquele funk ridículo na maior altura e ainda ficam pagando de fodão.

Pessoas que não se tocam que a janela deve ser aberta quando o ônibus está cheio. Várias pessoas espirrando, tossindo, gangrenando mas mesmo assim ninguém toma uma atitude.

Você pega um lugar no corredor e o ônibus está lotado. Então, o ônibus vai parar naquele ponto em que a maioria das pessoas descem. O sujeito que está ao seu lado pede licença e não se toca que é impossível levantar com o corredor cheio de gente. O que custa esperar? Ainda se fosse só ele pra descer no ponto. Então você é obrigado à levantar, tendo que ir para o meio da muvuca no corredor, atrapalhando todos que já estavam lá. O efeito é pior quando se está com uma mochila.


Você está sentado no banco da janela. Aí, senta ao seu lado uma pessoa com trinta sacolas. Você pede licença para passar e a pessoa se move um centímetro para o lado, como se fosse suficiente para passar. Nesse caso é mais fácil sair pela janela.

Você entra no ônibus e tem aquele "grupinho do barulho" lá no fundão que fica causando. Você sem escolha senta lá e vai ouvindo a viajem inteira aquela chatisse. Ainda bem que eu não tenho armas, só pra tocar um terror.

Gente que joga lixo pra fora do ônibus. Já cansei de ver isso. Já vi até garrafa PET ser jogada. Podia ir a pessoa junto com o lixo pra fora do ônibus, fora que a maioria deles tem lixeira.

cesio137

[i]Um dia o buzão tava vazio e eu pude escolher o lugar pra sentar. Eram tantas as opções que fiquei nervoso. Não sabia se sentava no lado direito ou esquerdo, ou mais pra frente ou mais atrás.... :-/
Dae fiquei


**Colaborações de ophius**.

regra numero um: nunca...em hipotese alguma CORRA atrás de nenhum onibus. Se vc fez parada e ele naum parou, esquece. podem acontecer Ncoisas com vc se for tentar pegá-lo assim mesmo. Exemplos de coisas que jah presenciei:
-Tipo a mulher fez parada e o motora passou e parou lah na frente. Ela correu atrás, a sandalia engatou no bueiro, ela caiu, se ,melou toda, cortou o pé no ferro enferrujado, o motora foi embora e ainda começou uma chuva forte que molhou todos os documentos que ela carregava. (foda)

- outra...uma senhora de idade jah e um guri de uns 8 anos.
Mesmo lance, a mulher fez parada, o motora fdp parou lá na frente e a tia foi correu atrás, foi por trás e o moleque pela frente.

Putz...o motora arancou e a tia ficou gritando pelo moleque que foi no busão.
hauhau


Entaum...jamais ,...jamais..corra atrás do busao
REgra numero um


Agradecimento a todos. Esse tópico está totalmente sujeito à críticas e floods.

maggie
Veterana
# nov/08
· votar


à
Não tem crase.
Espero ter ajudado.
=)

lula_molusco
Veterano
# nov/08
· votar


maggie
Tia, posso postar a piadinha de esperar sair o filme? :D

TWT ICE
Veterano
# nov/08
· votar


3 - Você quer floodar.
;)

lumiojo
Veterano
# nov/08
· votar


Tia, posso postar a piadinha de esperar sair o filme? :D

tecnicamente, tu já fez ela com essa pergunta

Clauber guns
Veterano
# nov/08
· votar


A inspiração para criar esse tópico veio do usuário Ch4p0L1N

Tá explicado!

Sab_Ian
Veterano
# nov/08
· votar


maggie

Corrige para mim por favore.

Mila Turunen
Veterano
# nov/08
· votar


1 - Você quer realmente saber como se anda de ônibus.

2 - É um tópico novo, então você quer apenas conhecer.

3 - Você quer floodar.

4 - Você é pobre.

5 - Você acha que sabe andar de ônibus, mas na verdade não sabe.

6 - Você não sabe por que entrou nesse tópico.


7 - Você quer xingar o criador do tópico.

=P

G Collector
Veterano
# nov/08
· votar


4, 6 e 3.
Sou pobre, não sei porque entrei nesse tópico e quero floodar.

maggie
Veterana
# nov/08
· votar


Exemplo de ônibus.
Tá mais pra esse estilo.

Se você atrasar na catraca e tiver bastante gente para subir, o ônibus fica mais tempo parado no ponto, os ônibus que estão atrás ficam mais tempo esperando pelos próximos passageiros, o trânsito em si aumenta, todas as rodovias ficam interditadas, enchentes surgirão, tubarões invadirão a cidade, o google vai à falencia e o planeta terra explode.
huahuahua
boa!

Quando for subir no ônibus, não dê a preferência para os mais velhos subirem primeiro.
MALEDUCADO!
[/véia]

King of Terror
Veterano
# nov/08
· votar


Ia postar em piadas, mas essa é pertinente e vale como dica.

O motorista do ônibus de uma excursão de "terceira idade" sentiu uma das velhinhas batendo-lhe no ombro e oferecendo-lhe um punhado de amendoins torrados.
- Ah, obrigado! disse ele, enquanto pegava o saquinho de amendoins.
Passados uns dez minutos, lá vem novamente a velhinha, batendo-lhe no ombro e oferecendo mais um saquinho de amendoins.
- Obrigado, de novo! disse ele.
Para encurtar a estória, a cena repetiu-se umas oito vezes. Aí, intrigado, o motorista perguntou à boa velhinha:
- Mas porque vocês estão me dando todos os saquinhos de amendoim, em vez de vocês mesmas comerem? Vocês não gostam de amendoim?
- Ah, meu filho, algumas de nós não têm dentes, e não aguentam mastigar os amendoins...
- Então porque vocês compraram tantos saquinhos assim?
- É que nós adoramos o chocolatinho que tem em volta...

Loola
Veterano
# nov/08
· votar


Sab_Ian
2 - É um tópico novo, então você quer apenas conhecer.
é basicamente.
4 - Você é pobre.
ñ ando de busão faz tempo tenho biz,mas sou pobre assim mesmo
mamãe banca a gasolina=)
6 - Você não sabe por que entrou nesse tópico.
é basicamente.

Carlos Henrique 2
Veterano
# nov/08
· votar


Se tiver com uma mochila, não pare no corredor com ela nas costas. Coloque-a no chão, entre as pernas e fique o mais colado possível dos bancos.

Nada, mochila é o melhor sistema anti-encoxamento que existe.

TWT ICE
Veterano
# nov/08
· votar


King of Terror
se sua piada atingir 10 positivos eu leio...

G Collector
Veterano
# nov/08
· votar


Se tiver com uma mochila, não pare no corredor com ela nas costas. Coloque-a no chão, entre as pernas e fique o mais colado possível dos bancos.

Carlos Henrique 2
Nada, mochila é o melhor sistema anti-encoxamento que existe.

eu prefiro entre as pernas haha [/clodovil]

King of Terror
Veterano
# nov/08
· votar


Carlos Henrique 2
Nada, mochila é o melhor sistema anti-encoxamento que existe.

E também o melhor derruba estudante em onibus na hora do rush... :)

TWT ICE
Veterano
# nov/08
· votar


G Collector
sempre penso que vc é mulher o.O

Sab_Ian
Veterano
# nov/08
· votar


maggie

Eu ia editar mais algumas coisas mas, esqueci que quando você edita eu não posso mais editar. =(

LFL
Veterano
# nov/08
· votar


Se tiver com uma mochila, não pare no corredor com ela nas costas.

Quando um desses quer passar pelo corredor, eu faço questão de não dar o mínimo de espaço.

-Toolbar-
Veterano
# nov/08
· votar


Alguém resume?

LFL
Veterano
# nov/08
· votar


-Toolbar-
Alguém resume?

Quando passar uma gostosa. Encoxe-a.

brunohardrocker
Veterano
# nov/08
· votar


1 - Você quer realmente saber como se anda de ônibus.

2 - É um tópico novo, então você quer apenas conhecer.

3 - Você quer floodar.

4 - Você é pobre.

5 - Você acha que sabe andar de ônibus, mas na verdade não sabe.

6 - Você não sabe por que entrou nesse tópico.

7 - Você quer xingar o criador do tópico.


8- Você é rico, não anda e nem quer aprender a andar de ônibus. [/renato]

The Rainmaker
Veterano
# nov/08
· votar


7 - Você quer xingar o criador do tópico.

Minha idéia era essa, mas não vou me arriscar a levar BAN.

Carlos Henrique 2
Veterano
# nov/08 · Editado por: Carlos Henrique 2
· votar


Segue uma dica de um experiente passageiro de ônibus.


Sempre evite os lugares da frente, mas se não tiver opção e você for obrigado a ocupar um desses lugares, simplesmente DURMA, ou finja que está dormindo.

Motivo: quando você menos esperar aparece um velho ou uma velha que vai passar pela roleta e "estacionar" na sua frente. Geralmente eles estacionam perto de alguém que está sentado nos bancos da frente (não necessariamente os primeiros). Se você é uma pessoa jovem suas chances de ser o "escolhido" aumentam. Assim sendo acaba se sentindo na obrigação de se levantar e ceder o lugar para aquele pobre ancião.

Se isto acontecer e você estiver dormindo, das duas uma, ou o velhinho não vai parar na sua frente ou alguma outra pessoa acenará para o ancião oferecendo-lhe o lugar.

Obs1: Obviamente você não deve começar a fingir que está dormindo logo assim que o velhindo entrar no ônibus pois ficará evidente.

Obs2: Estou falando de bancos comuns e não daqueles que são preferenciais para idosos, deficientes, gestantes e lactantes.

Sab_Ian
Veterano
# nov/08
· votar


The Rainmaker

7 - Você quer xingar o criador do tópico.

Minha idéia era essa, mas não vou me arriscar a levar BAN.


Pode xingar. Estamos aqui para solucionar os seus problemas.

[/PROCOM]

G Collector
Veterano
# nov/08
· votar


Carlos Henrique 2
É isso mesmo que acontece, mas em bancos comuns eu não levanto, tô no meu direito e trabalho o dia inteiro.

The Rainmaker
Veterano
# nov/08 · Editado por: The Rainmaker
· votar


Carlos Henrique 2

Sempre evite os lugares da frente, mas se não tiver opção e você for obrigado a ocupar um desses lugares, simplesmente DURMA, ou finja que está dormindo.

Motivo: quando você menos esperar aparece um velho ou uma velha que vai passar pela roleta e "estacionar" na sua frente. Geralmente eles estacionam perto de alguém que está sentado nos bancos da frente (não necessariamente os primeiros). Se você é uma pessoa jovem suas chances de ser o "escolhido" aumentam. Assim sendo acaba se sentindo na obrigação de se levantar e ceder o lugar para aquele pobre ancião.

Se isto acontecer e você estiver dormindo, das duas uma, ou o velhinho não vai parar na sua frente ou alguma outra pessoa acenará para o ancião oferecendo-lhe o lugar.


Boa dica. Eu até faço isso, mas nem é por malandragem, é pq muitas vezes eu estou cansado mesmo... kkkkkk

The Rainmaker
Veterano
# nov/08
· votar


Sab_Ian

Pode xingar. Estamos aqui para solucionar os seus problemas.

[/PROCOM]


\o/

Carlos Henrique 2
Veterano
# nov/08
· votar


G Collector

É.. mas pega mal, né

King of Terror
Veterano
# nov/08
· votar


Carlos Henrique 2
Sempre evite os lugares da frente, mas se não tiver opção e você for obrigado a ocupar um desses lugares, simplesmente DURMA, ou finja que está dormindo.

Essa é também uma boa técnica para evitar trombadinhas (que não querem chamar a atenção) e tios vendendo balas e cartões.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Manual - Aprenda a andar de ônibus.