Faculdade, a decisão?

Autor Mensagem
Serek
Veterano
# nov/08

Posso parecer muito novo, tenho 16 anos e estou no segundo colegial, ano que vem tenho a fuvest e sou apaixonado por musica.
Eu estava decidido a fazer engenharia e depois fazer algo ligado a gravaçao ,estudo, masterizacão de som, porem amo tocar a minha guitarra, será que não devo fazer música, conversei com o meu professor de guitarra (formado em música) e ele me aconselhou a pensar.
Estou levando em consideração:
-O que vai me deixar mais satisfeito
-Dinheiro (não quero morrer de fome)
-Trabalho

Gostaria de opiniões, pontos de vista, conselhos de pessoas mais experientes ou menos ou só idéias e xingamentos.
Agradecido desde já.
Serec.

Ch4p0L1N
Veterano
# nov/08
· votar

música no brasil só ser for louco ou quiser levar como hobbie, faz engenharia, se estabiliza e depois pensa em música

thebassx
Veterano
# nov/08
· votar

faz engenharia

não faz não

james_the_bronson
Veterano
# nov/08
· votar

Ch4p0L1N
música no brasil só ser for louco ou quiser levar como hobbie, faz engenharia, se estabiliza e depois pensa em música

Marginais...

thebassx
Veterano
# nov/08
· votar

a minha opiniao e experiencia

é muito dificil fazer uma decisao dessas aos 16, 17. mas lembre-se que sempre dá pra recomeçar, portanto, nao pense que sua escolha será definitiva. com o tempo vc muda, e seus gostos mudam e seus valores mudam... e talvez, se vc pudesse voltar no tempo vc poderia fazer escolhas diferentes. voltar no tempo não é possivel, mas mudar a escolha sempre vai ser (com mais ou menos sacrificios). portanto, take it easy...

e deixando o bla-bla-bla de lado, faz o q vc se ve fazendo todo o dia. é clichê, mas é verdade. mas reflita também se esse seu fascínio pela música não é coisa passageira. isso só vc pode saber.

Mila Turunen
Veterano
# nov/08
· votar

Eu estava em um dilema parecido. Sempre pensei em fazer Letras, mas tem toda aquela história que professor ganha mal, que os alunos são uns estúpidos (detalhe que eu era aluna na época, haha) e tudo mais. A outra opção era Turismo, devido o contato com culturas e tal, era um mercado que cresce bastante, etc.
Em 2007, eu resolvi fazer um curso Técnico em Turismo. Me formei em junho desse ano, e não pretendo seguir carreira. Todo mundo acha estranho, por que eu amei o curso, a copa do mundo está ai, e Letras continua sendo apenas Letras. Mas a parte que mais agradava em Turismo eram as aulas de Guia de Turismo, onde eu tinha que fazer uma narrativa sobre determinados atrativos/destinos. Ou seja, a parte que envolvia a bendita da Letras. Farei Fuvest no final desse mês, para Letras.

Eu acredito que seja muito mais difícil conseguir sobreviver com Música do que Letras, mas se você realmente acreditar que é a única coisa que te agrada, vá em frente. Você jamais será um bom profissional trabalhando com algo que não te agrada. Dificuldades tem em qualquer área. Há carreiras saturadas de profissionais, há carreiras que pagam mal, há carreiras que exigem dedicação extrema - o que implica em ser sustentado pelo papai até vinte e poucos anos...

Para sobreviver fazendo faculdade de Música, eu te aconselharia fazer um curso técnico (que tem duraçao de três semestre nas Etec's, se você for de São Paulo; ou de quatro semestres, no Senai) durante o Ensino Médio, ou até mesmo depois (no Senai, o curso técnico só pode ser feito após conclusão do Ensino Médio e nas Etec's, a partir do segundo ano). Assim você não depende unicamente da música, mas não estuda quatro, cinco ou seis anos puramente por dinheiro.

Roxelly
Veterano
# nov/08
· votar

música no brasil só ser for louco ou quiser levar como hobbie, faz engenharia, se estabiliza e depois pensa em música (2)

concordo!!!

Billy The Kid
Veterano
# nov/08
· votar

Vira Ladrão

DrBrodsky
Veterano
# nov/08
· votar

Essa história de querer viver de música é fase. Pense MUITO nisso.

Carlos Henrique 2
Veterano
# nov/08
· votar

Política

Julia.
Veterano
# nov/08
· votar

Mila Turunen
Também vou fazer Letras.

Eu ia fazer Medicina. Já tinha entrado em um cursinho próprio para vestibulandos dessa área. Sempre fiquei entre esses dois cursos, que não têm nada a ver,né?
Um dia aí surtei. Vi que seria mais feliz fazendo Letras, que Medicina não é a minha mesmo.

Carlos Henrique 2
Veterano
# nov/08
· votar

Na dúvida faça o curso default 1 ou default 2, direito e administração, respectivamente.

DrBrodsky
Veterano
# nov/08
· votar

Mila Turunen

Eu estava em um dilema parecido. Sempre pensei em fazer Letras, mas tem toda aquela história que professor ganha mal, que os alunos são uns estúpidos (detalhe que eu era aluna na época, haha) e tudo mais. A outra opção era Turismo, devido o contato com culturas e tal, era um mercado que cresce bastante, etc.

Sinceridade? Acho que letras tem mais futuro.

Mila Turunen
Veterano
# nov/08
· votar

DrBrodsky
Turismo é muito mais bem visto, na verdade... Mas para mim, concordo plenamente! Eu tenho mais futuro em Letras :D

Julia.
Olhaaaaaaa!! /o/
Pretende dar aula de línguas, literatura ou ser tradutora? Vai prestar onde?
Medicina é legal, mas beeem longe de mim ^^

Mila Turunen
Veterano
# nov/08
· votar

Na dúvida faça o curso default 1 ou default 2, direito e administração, respectivamente.

Ai sim o rapaz morre de fome. Sério.

DrBrodsky
Veterano
# nov/08
· votar

Mila Turunen
Acho que letras tem empregos melhores.
Esses empregos na área de turismo pagam mal.
Os formados que eu conheço não exercem.

Mila Turunen
Veterano
# nov/08
· votar

DrBrodsky
É que tem muito profissional ruim também, cara. Não que seja o caso dos seus conhecidos, mas é o que eu vejo. Tempos atrás, eu participei de uma seleção para trabalhar no Submarino Viagens. Tinha aproximadamente 14 pessoas, todos cursando superior ou formados em Turismo, e eu era a única técnica. Dos três selecionados, eu era uma delas. O pessoal não sabe nem o alfabeto fonético...

Julia.
Veterano
# nov/08
· votar

Mila Turunen
Olha, eu não sei. Eu me interesso por tudo dentro de Letras. Linguistica e Literatura são duca. Na federal daqui tem opção de fazer esses dois tipos de graduação ao mesmo tempo. Provavelmente farei isso. Vou ficar mais tempo estudando, mas vale a pena. Outro problema é escolher a língua. Vou deixar pra me preocupar quando for a hora certa. Haha!
E você?

Vou prestar na UFMG. Vai tentar só Fuvest?

UEheUEHU!

Mila Turunen
Veterano
# nov/08
· votar

Julia.
Sim, só USP!
Realmente, esse negócio de língua é foda. Estou tentada a fazer Russo, mas com 14 opções de línguas + lingüística, fica difícil decidir! Vou deixar minha preocupação só para o final do primeiro ano também, haiahi! O ciclo básico pode ajudar bastante!

Ahh, eu quero dar aula de Literatura (Português, na verdade), para Ensino Médio. Mas mesmo assim farei outra habilitação, além de Português, além da Licenciatura - que eu sou obrigada, para dar aula. 6 anos de curso, e o pessoal costuma se formar em 7!=O

UFMG deve ser massa. Pena que eu não quero sair de SP, mas seria legal Sagarana e queijos! HAHAIUAHA!

Julia.
Veterano
# nov/08
· votar

Mila Turunen
O ciclo básico pode ajudar bastante!
É isso que eu tenho em mente. Só tem coisa legal. Já pensei em estudar Latim. UEheUheUEHuE.. Mas agora estou entre o francês e alemão.
.
.
Ah, vai. Ainda penso em latim.

eu quero dar aula de Literatura
Yeah. Também.
Outra coisa legal: crítico literário. Imagina? Estudar a obra do povo e falar mal? Divino.

Mas para dar aula no Ensino Médio, você pode fazer bacharelado também. Só que você só pode ser professora de escola privada.

UFMG deve ser massa. Pena que eu não quero sair de SP, mas seria legal Sagarana e queijos! HAHAIUAHA!
UHEeuehUEHUEHU!
UFMG é foda. Preciso passar lá.
E quando passar, vou comprar uma barraca e vou acampar no gramado da reitoria.

Pseudonimum
Veterano
# nov/08
· votar

O negócio é que tem uma diferença bem grande entre gostar de tocar música e mexer com composições e edição e estudar Música ...

Mila Turunen
Veterano
# nov/08
· votar

Julia.
Latim é foda! /o/
Mas acho que nem tem muito no ciclo básico da USP. Tem estudos dos clássicos, que acaba envolvendo muito Latim, mas acredito que não tenha o estudo da língua em si =(
Línguas mortas são fodas demais, haiah!

Mas para dar aula no Ensino Médio, você pode fazer bacharelado também. Só que você só pode ser professora de escola privada.
Tem certeza? o.O
Que eu saiba, Licenciatura é obrigatório para ser professor, em qualquer escola o.o'

E quando passar, vou comprar uma barraca e vou acampar no gramado da reitoria.
Opaaaaa! Isso tem cheiro de ocupação da reitoria da usp em 2007! Hiahaiahaiu!!
Quando eu passar, farei minhas malas no mesmo dia :D

Julia.
Veterano
# nov/08
· votar

Mila Turunen
Línguas mortas são fodas demais, haiah!
Aqui tem bacharelado em Latim. Deve ser o cão. Coisa linda, viu.

Tem certeza? o.O
Que eu saiba, Licenciatura é obrigatório para ser professor, em qualquer escola o.o'

Aí eu não sei, mas aqui ALGUMAS escolas particulares aceitam geral que fez bacharelado.

Quando eu passar, farei minhas malas no mesmo dia :D
Haha! Já pensou? Mochilão nas costas, barraca e todo aquele ambiente universitário lindo de morrê.
Vamos ver se a gente consegue sair da faculdade sem enlouquecer igual aquele povo. Vai ter gente surtada assim lá longe na faculdade de Letras e Filosofia.

jimmy vandrake
Veterano
# nov/08
· votar

Serek

Dinheiro é mera consequencia daquilo que vc faz melhor, ou do que realmente gosta.
É dificil decidir uma carreira, se for para toda a vida com apenas 16 anos. mas existem feiras sobre carreiras e se vc eventualmente tiver a oportunidade de ir, acho que é uma boa.
De qualquer maneira, nunca escolha uma profissão por dinheiro, em qualquer profissão que vc imagine, os bem sucedidos são aqueles que fazem o que realmente gostam de fazder o que fazem.

Mila Turunen
Veterano
# nov/08
· votar

Julia.
Vamos ver se a gente consegue sair da faculdade sem enlouquecer igual aquele povo. Vai ter gente surtada assim lá longe na faculdade de Letras e Filosofia.
HAUHAIUAHAIU!!
Minha professora de Literatura (faz mestrado na usp), disse que é impossível encontrar alguém sorrindo no prédio de Filosofia. Quem sorria lá tem alguma anomalia, aiuahi!
Sinceramente, eu acho que não escapo de 6 anos de fflch com alguma saúde mental...

Julia.
Veterano
# nov/08
· votar

Mila Turunen
Sinceramente, eu acho que não escapo de 6 anos de fflch com alguma saúde mental...
Cara, pra você escolher esse curso maldito, já tem que ser meio surtada. Então, ferrou! UHEUEHEU.
Tenho um professor que fala: "Faculdade de Letras e Filosofia, você aprende a fumar, cheirar, beber, o escambau. Além de ter força de vontade pra estudar, tem que ter força de vontade pra ir contra esse tanto de merda."

Mas enfim, boa sorte no vestibular pra nós duas. :)

Dogs2
Veterano
# nov/08
· votar

Faz Música não véi, amar tocar guitarra nada tem a ver com um curso de música, tanto bacharelado quanto licenciatura. Isso é algo paralelo às atividades universitárias, e se bobear pode até te desanimar a tocar guitarra.

Ch4p0L1N
Veterano
# nov/08
· votar

se dar bem na música é muito mais do que ser talentoso e tocar bem

DrBrodsky
Veterano
# nov/08
· votar

Mila Turunen

Medicina é legal, mas bem perto de mim! o/

Não sei como alguém consegue fazer outro curso. hehehehe

Dogs2
Veterano
# nov/08
· votar

DrBrodsky
Medicina é legal, mas bem perto de mim! o/

Não sei como alguém consegue fazer outro curso. hehehehe

Eu sei: prestando vestibular pra outro curso!
[/Saraiva tolerância zero]

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original

Tópicos relacionados a Faculdade, a decisão?