Café: um vício ou um benefício?

Autor Mensagem
Grow
Veterano
# nov/09
· votar


tá foda

goodhatin
Veterano
# nov/09
· votar


Vício quando se bebe em casa...

Passa tempo quando se bebe no trabalho...

Benefício, quando se é casado.

kiki
Moderador
# dez/09
· votar


voltando pra casa, meia noite na avenida paulista, um friozinho razoavel.
tomei um mocaccino espresso daquelas maquininhas nescafé, numa banca de jornal.

=9

Eric Clapton
Veterano
# jan/10 · Editado por: Eric Clapton
· votar


Eu tomei um café muito bom hoje! Me deu energia para trabalhar e estou exatamente há 28 horas sem durmir e mesmo assim o café me deu uma revigorada!!!

Luciano_the_rocker
Veterano
# jan/10
· votar


estou exatamente há 28 horas sem durmir
vc trabalha doq? oO

sem café eu ja teria sido demitido por durmir no trabalho, tomo cerca de 5 copos por dia

Grow
Veterano
# jan/10
· votar


terceira caneca do dia... estou no paraíso

kiki
Moderador
# jan/10
· votar


eu to tomando pouco... to reduzindo
não sou viciado, eu paro quando quiser ok?

kiki
Moderador
# fev/10
· votar


TÓPICO OFICIAL SOBRE CAFÉ!!!

STICK!

calor da peste, to tomando poquinho café...
só umas 3 xicaras por dia.

Luciano_the_rocker
Veterano
# fev/10
· votar


8 copos de café é considerado vício?

maggie
Veterana
# fev/10
· votar


Luciano_the_rocker
Sim.
E tendência a ter gastrite.

kiki
Moderador
# fev/10
· votar


tomando café com gelo. =p

Kensei
Veterano
# fev/10 · Editado por: Kensei
· votar


Consumo per capita de café se aproxima do recorde

Em 2009, foram consumidos no Brasil 4,65 kg per capita do grão torrado, contra a marca histórica de 4,72 kg registrada em 1965

PAULO PEIXOTO
DA AGÊNCIA FOLHA, EM BELO HORIZONTE

Este ano poderá ficar marcado como o da virada para a indústria do café no Brasil. O setor comemorou no ano passado o crescimento do consumo anual per capita de café torrado (4,65 kg). A marca ficou bem próxima do recorde de consumo, de 45 anos atrás.

Em 1965, o consumo médio por habitante foi de 4,72 kg, segundo a Abic (a associação que reúne a indústria cafeeira). Portanto, se os brasileiros consumirem 71 gramas a mais de café ao longo de 2010, baterão a marca histórica. Os 4,65 kg equivalem a 78 litros da bebida.

Nos anos 90, a média do crescimento per capita de café torrado foi de 100 g. Nos anos 2000, é de 93 g.

Em 2009, o consumo de café no Brasil cresceu 4,15%, superando a expectativa da indústria. O relatório anual da Abic mostra que entre novembro de 2008 e outubro de 2009 foram consumidos internamente 18,39 milhões de sacas de café -ante 17,65 milhões no período anterior.

"O resultado excedeu as expectativas iniciais da Abic, que eram de um crescimento de 3%, levando em conta a crise econômica mundial iniciada em 2008. A crise (...) não afetou o consumo de café", diz o relatório da entidade.

O crescimento do consumo está relacionado não apenas ao número maior de xícaras de café que o brasileiro anda bebendo mas também às diversificações na hora de tomar a bebida, seja na forma de cappuccinos e outras combinações com leite.

A indústria credita essa situação à melhora da qualidade do produto oferecido, além da maior oferta de cafés superiores e gourmet e ao incremento do número de cafeterias.

Campeões
Embora seja o maior produtor mundial de café, o Brasil está ainda bem distante dos maiores consumidores. Na comparação feita em grão cru, o consumo per capita no Brasil é de 5,81 kg por ano.

O país supera o consumo per capita na França e na Itália e se aproxima do consumo na Alemanha -de 5,86 kg por ano.
"Os campeões de consumo ainda são os países nórdicos -Finlândia, Noruega, Dinamarca-, com um volume próximo dos 13 kg por habitante/ano", informa a Abic.

A entidade pretende estimular ainda mais o consumo do café, inclusive com a maior oferta de cafés diferenciados, ancorados nos selos de pureza da Abic, que, conforme a entidade, têm contribuído de forma importante para a expansão.

A partir das certificações, o Brasil começou, no início dos anos 2000, a exportar café torrado e moído, que agrega mais valor. O estímulo continua, embora a exportação desse tipo de produto ainda seja pequena.

De acordo com o Departamento do Café do Ministério da Agricultura, do total das exportações de café (1,715 milhão de toneladas) em 2009, apenas 5.419 toneladas foram de café torrado e moído. As vendas externas do café verde totalizaram 1,639 milhão de toneladas; do solúvel, 64,8 mil toneladas.

A produção foi de 39,4 milhões de sacas, sendo 18,4 milhões para o mercado interno. A estimativa para este ano é que o consumo interno atinja 19,3 milhões de sacas (5%).

buddy guy
Veterano
# fev/10 · Editado por: buddy guy
· votar


maggie


Já que uparam mesmo,vamos lá :

maggie,3 xícaras ao dia não tem crise,faz é bem. O problema são os excessos. Já dizia meu avô: "tudo que é demais,até arroz doce faz mal" !!!!! Grande abraço !!!!!!!!!!!!!

KaTy
Miss Simpatia 2012
# mar/10 · Editado por: KaTy
· votar


Quatro xícaras de café por dia podem proteger o coração

O café é preferência nacional, mas tem certa fama de vilão. Causaria ansiedade e palpitações. A boa notícia para quem adora a bebida é que uma pesquisa americana afirma que seu consumo moderado pode proteger o coração, em vez de prejudicá-lo. A conclusão foi apresentada na última terça-feira (2), na conferência da Associação Americana do Coração, em São Francisco.

O estudo contou com 130.054 participantes entre 18 e 90 anos. Aqueles que bebem quatro ou mais xícaras diariamente apresentaram 18% menos chance de desenvolver distúrbios cardíacos, enquanto os que ingerem de uma a três, 7%. Do total de voluntários, 14% relatou que aprecia menos de uma xícara de café por dia; 42%, de uma a três; 17%, de quatro ou mais; 27%, nenhuma.

O líder da investigação, Arthur Klatsky, cardiologista da companhia americana de seguros de saúde Kaiser Permanente, acredita que doses moderadas de cafeína colaboram com a saúde ao bloquear a ação da adenosina, que pode causar perturbações no ritmo cardíaco. No entanto, disse que o trabalho não prova conclusivamente que a iguaria protege o coração.

"O consumo de café está relacionado ao menor risco de hospitalização por problemas de ritmo, mas a associação não comprova causa e efeito ou que o café tem um efeito protetor", afirmou ao jornal Daily Mail. O cientistas acrescentou que o estudo concluiu que pessoas com problemas de ritmo no coração, ou no grupo de risco, não precisam se abster de café. Mas alertou que pesquisas anteriores tinham indicado que o consumo excessivo poderia elevar o risco. "Esses dados podem ser reconfortantes para quem bebe quantidades moderadas de café, já que o hábito não é suscetível de causar um distúrbio maior no ritmo."


Terra

kiki
Moderador
# mar/10
· votar


putz, redusi muito o consumo. nem 4 xicaras to tomando mais...

thiaguinhu
Veterano
# mar/10
· votar


tomo café todos os dias e não sou viciado...

maggie
Veterana
# mai/10
· votar


Feliz dia Nacional do Café

=D

J. S. Coltrane
Veterano
# mai/10 · Editado por: J. S. Coltrane
· votar


nesse tópico: junkies

((
|_|º

Casper
Veterano
# mai/10
· votar


Toda a água que entra em meu organismo
é em forma de café ou cerveja.
Não sou viciado, consigo parar
na hora que eu quiser.

Só que eu não quero.

kiki
Moderador
# nov/11
· votar


c[_]

Random_Rampager
Veterano
# nov/11
· votar


Eu tomo uns dois litros de café por dia. Tirem suas conclusões.

brunohardrocker
Veterano
# nov/11
· votar


Random_Rampager

Recomendo colocar filtros de papel diários na entrada dos rins.

brunohardrocker
Veterano
# nov/11
· votar


Random_Rampager

Recomendo colocar filtros de papel diários na entrada dos rins.

Random_Rampager
Veterano
# nov/11
· votar


brunohardrocker
Os rins estão felizes até, que tenho diminuído bastante o gole. :)

ZakkWyldeEMG
Veterano
# nov/11
· votar


Random_Rampager

Vai ter que amputar alguma coisa, em breve.

Random_Rampager
Veterano
# nov/11
· votar


ZakkWyldeEMG
Vou nada cara. O povo da minha família, por mais cachaceiro, fumante e tosco que seja, sempre dura até os 80. Raça ruim, mesmo, como a gente diz aqui. :P

brunohardrocker
Veterano
# nov/11
· votar


Random_Rampager

Neste momento: seção cafézinho no trampo
:]

mosca volante
Veterano
# nov/11
· votar


Pode até fazer mau, mas fico com uma baita dor de cabeça quando não tomo!

Random_Rampager
Veterano
# nov/11
· votar


brunohardrocker
Cara, eu não era muito de tomar café até arrumar o primeiro trampo...

mosca volante
Até que com dor de cabeça não fico, mas eu sinto falta e fico extremamente mau humorado se não tomar.

-Dan
Veterano
# nov/11
· votar


café com leite todo dia de manhã por preguiça de fazer um suco ou vitamina.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Café: um vício ou um benefício?