Dúvida (questões de informática)

Autor Mensagem
Cabral123
Veterano
# out/08 · Editado por: Cabral123


Mudei, de última hora, duas questões em uma prova e terminei errando... As questões devem ser elementares p/ quem é entendido no assunto.


04 - Analise as seguintes afirmações sobre a memória cache e marque as corretas:
I) Os dados armazenados na memória cache são aqueles acessados com maior freqüência.
II) É um dispositivo especial de memória com acesso extremamente rápido, localizado entre o processador e a memória principal ou na própria CPU.
III) Ajuda a aumentar o desempenho do computador.
IV) L1 e L2 são exemplos de memória cache.
Escolha a alternativa correta.
a) I e III. b) II e IV. c) II, III e IV. d) I, II e IV. e) I, II, III e IV.

Tinha marcado a letra "E" e mudei de última hora p/ "C"...


10 - O registro único de um nome na internet, permitindo a sua utilização em endereços de sites web e e-mail é denominado:
a) Localhost. b) Username. c) Login. d) HTTP. e) Domínio.

Tinha marcado "E" e mudei p/ "C"


O gabarito oficial considerou como certas as respostas que eu ia marcar.

Concordam?

Obg

Cabral123
Veterano
# out/08 · Editado por: Cabral123
· votar


Eu ia entrar com recurso na primeira, mas terminei desistindo. Então me arrependi de não ter mandado e vim saber de vcs se faria sentido ter mandado recurso.

O que eu pensei foi o seguinte. A memória cache é volátil, certo? Então, se eu passar 100 dias acessando determinados arquivos e, no 101º acessar outros diferentes, a memória cache, por sua volatilidade, não armazenaria nada do que eu acessei nos 100 primeiros dias e passaria a armazenar os do 101º. Nem por isso os arquivos do 101º dia seriam os mais freqüentemente acessados.

Faz sentido?

BokuWa
Veterano
# out/08
· votar


H'm... Não entendo nada... Não posso ajudar.

Dogs2
Veterano
# out/08
· votar


não posso te ajudar
espero ter ajudado

Duvideiro
Veterano
# out/08
· votar


cara.. na primeira eu to contigo..... pois a alternativa 1... é justamente essa a funçao da cache.... os aplicativos que vc mais usa ficam armazenados pra um acesso mais rapido..


agora, a outra questão, é dominio mesmo

Duvideiro
Veterano
# out/08
· votar


a cache, por ser volatil, assim como a RAM, ela "apaga" toda vez que vc desliga o micro.

Cabral123
Veterano
# out/08
· votar


Duvideiro
Obrigado pela ajuda, mas acho que a gente tá pensando diferente. Vc falou q tava comigo, mas se vc olhar lá em cima eu terminei marcando C, ou seja, marcando a 1º como falsa, justamente pelo q coloquei no segundo post. Porque se vc afirma que ela realmente armazena os aplicativos mais usados, a gente teria marcado letras diferentes. Olhar lá em cima de novo =)

Era justamente isso que eu queria q alguém me explicasse: como a cache armazena os dados mais usados se ela é volátil?

Duvideiro
Veterano
# out/08
· votar


Cabral123
á tá... foi mal..... entendi o contrario..... realmente as respostas estao todas corretas.. é a "E" mesmo..


como a cache armazena os dados mais usados se ela é volátil?

neste caso, ela armazena o que vc passou a usar assim que inicializou o computador entende.... vc liga, ela ta zerada... voce começa a utilizar um aplicativo, ai agora sim a cache entra em ação. nao quer dizer que fica programada ja para determinados aplicativos.. depende do que vc tiver fazendo no momento...

nao sao os dados que vc mais usa no seu dia a dia..... mas sim, o que vc esta usando a partir de quando liga o computador... se um dia vc ta la no photoshop, vai ser esse processo que ela vai agilizar..... se no outro dia, vc ta usando outra coisa.. essa outra coisa que vai pra cache, saca?

mais ou menos isso

The Blue Special Guitar
Veterano
# out/08
· votar


04
Resposta é E

10 -
. e) Domínio.

Cabral123
O que eu pensei foi o seguinte. A memória cache é volátil, certo? Então, se eu passar 100 dias acessando determinados arquivos e, no 101º acessar outros diferentes, a memória cache, por sua volatilidade, não armazenaria nada do que eu acessei nos 100 primeiros dias e passaria a armazenar os do 101º. Nem por isso os arquivos do 101º dia seriam os mais freqüentemente acessados.

A memória cache é uma memória que visa amenizar o gargalo que há entre a velocidade com que o processador executa instruções e o tempo que leva para acessar a memória principal (RAM) que é muito mais lenta que o processador.

A memória cache só não é mais rápida que os próprios registradores do processador, que são a memória mais rápida do computador.

Os programas em execução não ficam armazenados na memória cache, pois o tamanho dela é muito reduzido (em média, atualmente, nos desktops/notebooks, 2 ou 4 MB ). Na memória cache ficam apenas instruções que o processador está executando constantemente, bem como bits de variáveis que estão sendo acessadas constantemente por essas instruções.

Não sei se vc já chegou a programar, mas, geralmente, na medida do possível, é claro, o processador procura alocar instruções e variáveis dos laços de repetição (for,while, do...while,...) dentro da memória cache, pois os dados são acessados com uma freqüência muito elevada por um curto intervalo de tempo (até o rompimento desse laço).

Sumerrew
Veterano
# out/08
· votar


porra a segunda era fácil

The Blue Special Guitar
Veterano
# out/08
· votar


Cabral123
Concordam?


Esqueci de responder hehe... concordo com as respostas do gabarito =P

diego gr
Veterano
# out/08
· votar


Sexta-feira

00:30

Octoberfest rolando com os Paralamas tocando

E eu, além de não ter conseguido pelo menos dormir, ainda tô vendo um tópico sobre informática

*cortando os pulsos*

Pseudonimum
Veterano
# out/08
· votar


Octoberfest rolando com os Paralamas tocando

Acho que o OT é mais interessante.

Eric 146
Veterano
# out/08
· votar


É cara, nao deveria ter mudado
Bem faceis as questoes

Duvideiro
Veterano
# out/08
· votar


bem... duvidas encerradas.... agora..

facul de que tu faz?

Cabral123
Veterano
# out/08
· votar


Duvideiro
The Blue Special Guitar
Mto obrigado!
(maldita revisão que eu fiz antes de entregar a prova =X)

Sumerrew
Também achei no começo. Procurei URL, mas n tinha, aí fui em domínio. Aí depois eu vi "nome único" e "e-mail", principalmente.

Qual é o ponto-chave p/ eliminar a letra C "login"? =X

Duvideiro
Veterano
# out/08
· votar


realmente...... tal de dar aquela "ultima olhada" antes de entregar... ferra mesmo

Cabral123
Veterano
# out/08
· votar


Eu faço Direito, na UFPB.

izzystradlin
Veterano
# out/08
· votar


todas as afirmativas estão corretas....

espero ter contribuido...

izzystradlin
Veterano
# out/08 · Editado por: izzystradlin
· votar


e na segunda é Dominio...

=D

Sumerrew
Veterano
# out/08
· votar


izzystradlin
sabe tudo esse guri
uaehaeuhauaauh

diego gr
Veterano
# out/08
· votar


10 - O registro único de um nome na internet, permitindo a sua utilização em endereços de sites web e e-mail é denominado:
a) Localhost. b) Username. c) Login. d) HTTP. e) Domínio.

Tinha marcado "E" e mudei p/ "C"


desculpa, mas tu foi burro pakaraleo!

Cabral123
Veterano
# out/08
· votar


Ei, desculpa aí a ignorância no assunto, mas eu ainda n captei por que n encaixa login na segunda...

izzystradlin
Veterano
# out/08
· votar


Sumerrew
quase ratiei...uhaeuhea editei..

Cabral123
Veterano
# out/08
· votar


diego gr
N sei se vc percebeu, mas n estudo infomática. Aliás, em lugar de postar algo inútil, p q n ajuda e explica? Ficarei agradecido. Assim eu fecho logo o tópico. Obg

The Blue Special Guitar
Veterano
# out/08
· votar


Cabral123
Ei, desculpa aí a ignorância no assunto, mas eu ainda n captei por que n encaixa login na segunda...


Login pode representar muitas coisas, ele é algo "relativo".

No fórum, seu login é o seu nick.
No Gmail, seu login é o nome que vem antes do @.

O domínio não é relativo, ele pode ser definido formalmente, pois indica um nome que está relacionado a um endereço IP e pode ser traduzido por um servidor de DNS.
Por exemplo, para o domínio google.com, você tem uma tradução para um ip 208.69.32.230. Daí, qualquer informação que é lançada por você que tenha como destino o domínio google.com, passará por um servidor DNS que traduzirá esse nome para o endereço IP e aí sim isso será roteado pela internet até o destino, que é um servidor que roda sob este ip que foi traduzido pelo DNS Server.

Sumerrew
Veterano
# out/08
· votar


Cabral123
n estudo infomática

então pq que tão ensinando pra vc 'memória cache' e esses outros negócios ai?
O_o

Cabral123
Veterano
# out/08
· votar


The Blue Special Guitar

Login pode representar muitas coisas, ele é algo "relativo".

No fórum, seu login é o seu nick.
("O registro único de um nome na internet, permitindo a sua utilização em endereços de sites web [...]")

[i]No Gmail, seu login é o nome que vem antes do @.[i] ( "[...] e e-mail". )

Na hora, foi mais ou menos o q eu pensei e, como coloquei acima, encaixava. Quando eu vi q a questão colocava "e e-mail", eu pensei: n tem necessidade de colocar "e e-mail" se ele quer falar de domínio... =/

Ou seja, ainda n me convenci...

Cabral123
Veterano
# out/08 · Editado por: Cabral123
· votar


Sumerrew
Estou no primeiro ano da faculdade, mas resolvi fazer o concurso p/ o TJ-PB (sem maiores compromissos, obviamente). Essas foram questões da prova. Mesmo assim, por incrível que pareça, as outras 18 questões de informática eu acertei \o/ x)

The Blue Special Guitar
Veterano
# out/08
· votar


Cabral123
O registro único de um nome na internet, permitindo a sua utilização em endereços de sites web [...]"

Seu nick não é um nome na internet. É um nome seu no fórum Cifra Club.

Você não utiliza seu nick como um endereço de site web.

Ou seja, o nick é um registro único seu no domínio do Cifra Club. Não existe nenhum outro usuário com nick igual ao seu no Cifra Club.

Agora, perante à internet, seu login no cifra club não representa nada. Se você digitar www.Cabral123.com, sabe-se lá o que vai acontecer, provavelmente você não irá a site algum.

Resumindo:

O login é uma identificação de um usuário dentro de um escopo restrito ( um site, por exemplo... gmail, cifra club, youtube... )

O domínio é uma identificação de um servidor em um escopo amplo (uma rede, como a Internet, por exemplo ).

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a Dúvida (questões de informática)