Decepção de um grande homem

Autor Mensagem
DrBrodsky
Veterano
# set/08
· votar


Eu ri.

Sempre gostei dessa piada desde a primeira vez que eu a ouvi, quando tinha uns -8 anos.

DrBrodsky
Veterano
# set/08 · Editado por: DrBrodsky
· votar


shoyoninja

Não tem nexo com a realidade assim como qualquer outra coisa fictícia.


Você consegue distinguir o que tem de diferente nessas narrativas?

Ontem eu acordei e fui estudar. (fato)

Ontem eu acordei e fui pra praia.

Ontem eu acordei e tinha super poderes.

Ontem eu acordei e não tinha mais a capacidade de imaginar.

Ontem eu acordei praquele dia cinzento.

shoyoninja
Veterano
# set/08
· votar


DrBrodsky
Vc consegue, porque sabe qual é o fato e qual é a ficção.

E?????

Pseudonimum
Veterano
# set/08
· votar


shoyoninja
Não tem nexo com a realidade assim como qualquer outra coisa fictícia.

Veja bem, uma coisa é não ser real, ser fictício. Você pode muito bem imaginar situações hipotéticas, mas que poderiam acontecer, certo? Ou seja, elas têm um pé na realidade.

Agora, você acha normal um cara acordar e ver que tudo que ele faz, tudo que ele é, desde sua sexualidade à sua opção política, definitivamente não são ele?, definitivamente são tudo que ele nunca faria, nunca seria? E não estou falando de um ou outro aspecto da vida dele, é praticamente tudo.

Quando contamos piadas, vale tudo, por isso é um gênero rico. Eu posso contar uma piada de um cara que viajou no tempo, de um casal que fez sexo com um casal alienígena que de repente apareceu no quintal deles, de qualquer coisa. Por isso que é legal. Você não precisa manter fidelidade a como as coisas são de verdade.

DrBrodsky
Veterano
# set/08
· votar


shoyoninja
Coloquei o fato apenas pra exemplificar.

shoyoninja
Veterano
# set/08
· votar


Pseudonimum

Veja bem, uma coisa é não ser real, ser fictício. Você pode muito bem imaginar situações hipotéticas, mas que poderiam acontecer, certo? Ou seja, elas têm um pé na realidade.

Agora, você acha normal um cara acordar e ver que tudo que ele faz, tudo que ele é, desde sua sexualidade à sua opção política, definitivamente não são ele?, definitivamente são tudo que ele nunca faria, nunca seria? E não estou falando de um ou outro aspecto da vida dele, é praticamente tudo.

Quando contamos piadas, vale tudo, por isso é um gênero rico. Eu posso contar uma piada de um cara que viajou no tempo, de um casal que fez sexo com um casal alienígena que de repente apareceu no quintal deles, de qualquer coisa. Por isso que é legal. Você não precisa manter fidelidade a como as coisas são de verdade.


Perfeitamente, mas isso ainda é ficção. O quão longe você vai, não importa. O que quero saber é qual a grande maravilha que difere essa piada de outros textos?

Você falou como se houvesse algo muito especial nisso, só estou tentando entender o que.

shoyoninja
Veterano
# set/08
· votar


DrBrodsky
E então, qual a diferença entre elas?

DrBrodsky
Veterano
# set/08
· votar


Pseudonimum

Quando contamos piadas, vale tudo, por isso é um gênero rico.


O humor, quase sempre, está no inesperado.
Pra criá-lo temos que recorrer, muitas vezes, ao muito fantasioso ou ao absurdo.

É por isso que eu acho que criamos uma tolerância maior a esse tipo de recurso quando ouvimos piadas.

Claro que o exagero tira a graça.

Pseudonimum
Veterano
# set/08
· votar


shoyoninja

Tem isso de mais:

Essa é uma piada realista mágica.

Engraçado como isso foi assimilado popularmente e ninguém mais acha estranho...

... o estilo fantástico foi incorporado por nós, pessoas comuns. Antigamente, não se faria algo assim jamais, seria loucura, coisas "sem o menor sentido". Mas assimilamos a idéia de que não precisa fazer sentido lógico pra nos despertar emoções (no caso a risada, a alegria), ou simplesmente nos parecer interessante.

shoyoninja
Veterano
# set/08
· votar


Pseudonimum
Denovo, antigamente quando????

DrBrodsky
Veterano
# set/08
· votar


shoyoninja
O quão longe você vai, não importa.

É claro que importa.

O desafio de escrever ficção é o quanto você pode criar sem perder a verossimilhança. Obviamente, isso depende da proposta inicial e do gênero.

Até o humor non sense tem limites.

Exemplo:

Um garoto chegou para a mãe e disse:
- Mãe, me dê uma bicicleta!
E a mãe respondeu:
- Não, você já tem uma janela.
Daí o menino foi comer chocolate.


Isso tem mais grça que isso:

grande homem
Claro que o exagero tira a graça.
O Grande Largato Verde Comedor de Pedras...
Reliable plans w/ free 24-7 support, domain, hosting, and email. $50 setup fee waived.


Pseudonimum
Veterano
# set/08
· votar


DrBrodsky

criamos uma tolerância maior a esse tipo de recurso quando ouvimos piadas.

Sim, se o objetivo é provocar um bem-estar através do humor, então não há um porquê de não apelar ao absurdo. Mas, claro, como você disse, sem exagerar. As sutilezas são o que tornam a coisa mais surpreendente.

Isso me fez lembrar da piada dos tomates atravessando a rua.

shoyoninja
Veterano
# set/08
· votar


DrBrodsky

O humor, quase sempre, está no inesperado.
Pra criá-lo temos que recorrer, muitas vezes, ao muito fantasioso ou ao absurdo.

É por isso que eu acho que criamos uma tolerância maior a esse tipo de recurso quando ouvimos piadas.

Claro que o exagero tira a graça.


Tem muita coisa que faz uso disso fora as piadas. Denovo, o que tem demais nisso?

shoyoninja
Veterano
# set/08
· votar


DrBrodsky
Isso não contradiz nada do que falei. É ficção.

Se é ruim ou boa é problema do autor.

Pseudonimum
Veterano
# set/08
· votar


shoyoninja
Antigamente quando o absurdo não era aceito de forma alguma por não ter verossimilhança com a realidade.

Com as vanguardas européias, quando veio o Futurismo, Surrealismo, Dadaísmo e tal, a idéia do absurdo passou a ser mais aceita e respeitada como forma de expressão.

shoyoninja
Veterano
# set/08
· votar


Pseudonimum
Antigamente quando o absurdo não era aceito de forma alguma por não ter verossimilhança com a realidade.

Com as vanguardas européias, quando veio o Futurismo, Surrealismo, Dadaísmo e tal, a idéia do absurdo passou a ser mais aceita e respeitada como forma de expressão.


As pessoas não contavam piadas antes disso?

BiaaH
Veterano
# set/08
· votar


Começo a passar mal e sentir um calafrio e dirijo-me ao guarda-roupa
para pegar um agasalho, e para minha surpresa, quando abro a gaveta encontro
uma camisa do.......... VASCO (do VASCO!!)



ahhhhhh podia ser du Corinthians né!!!!
mas de resto..nossa
mtu besta..sahUush

Pseudonimum
Veterano
# set/08
· votar


shoyoninja
Eu não disse em momento algum que pra ser piada é necessário ser absurdo. Pode-se contar piada sem apelar ao surreal.

Mas você me perguntou quando era "antigamente", quando o absurdo não era tão bem aceito. Eu só respondi.

Você tá dando um show de lógica.

ZXC
Veterano
# set/08
· votar


Pseudonimum
verossimilhança

Nossa...adorei o vocabulário tão verossímil.

Pseudonimum
Veterano
# set/08
· votar


ZXC
=)

Bizet
Veterano
# set/08
· votar


Pseudonimum
Cara, siga o conselho de alguém que já passou por isso: desista.

shoyoninja
Veterano
# set/08
· votar


Pseudonimum
O único detahe é o humor reside exatamente no absurdo.

Pseudonimum
Veterano
# set/08
· votar


shoyoninja

Você concorda comigo que isso aqui é fictício, mas não é nada absurdo, onde absurdo pode-se entender como algo totalmente impossível de acontecer, e ainda assim tem efeito humorístico?

DrBrodsky
Veterano
# set/08 · Editado por: DrBrodsky
· votar


shoyoninja

O único detahe é o humor reside exatamente no absurdo.


O humor reside principalmente no inesperado.
O absurdo é que é a forma mais comum de chegar a ele.

ZXC
Veterano
# set/08 · Editado por: ZXC
· votar


Me lembrou um texto que li um dia desses num Blogger, sobre humor na antiguidade...

O Humor na Antiguidade Clássica

Imaginem Atenas, aí por volta de 440 a.c., um bar simpático e conversas soltas á volta das novas tendências para a descoberta do "Homem" por parte da aristocracia intelectual grega. Estão a imaginar?
Muito bem, então a dada altura, está Socrátes a dissertar, enfadonhamente, sobre o auto-conhecimento, quando Xenofonte se dirige a Platão e pergunta-lhe?
- "Então, e Isósceles? Nunca mais apareceu cá! Por onde andará esse Pitagórico?"
Platão, com um sorriso contido mas aliviado pela mudança de tema, responde:
- "Hé pá, o tipo está demasiado ocupado! Anda entusiasmado com uma ideia para um novo triângulo!"
Riem os dois alto e em uníssono, enquanto Sócrates olha para ambos, abanando desaprovadoramente a cabeça...


A piada mais velha do mundo remonta a 1900 a.C e sugere que o humor escatológico era tão popular nessa época quanto é hoje....

Uma piada de 1600 a.C sobre um faraó, o rei Snofru, vem em segundo lugar: "como entreter um faraó entediado? Coloque um navio cheio de mulheres vestidas somente com redes de pesca e diga ao faraó que pegue um peixe".

http://www.estagiando.net/2008/08/01/as-piadas-mais-antigas-do-mundo/

:)

Pseudonimum
Veterano
# set/08
· votar


Se o fictício absurdo e o fictício possível estão no mesmo patamar e não há diferença entre eles, então podemos dizer que uma pessoa almoçar feijão amanhã e uma pessoa transformar-se no Mario do SNES e então viajar até Júpiter para reescrever a Bíblia são igualmente possíveis ou impossíveis.

Quando se entra em uma discussão sem a humildade de poder reconhecer estar errado e sem se submeter à lógica, então de nada vale a discussão. Seria apenas uma luta entre egos para impôr independentemente dos argumentos quem é melhor.

ZXC
Gostei, haha

shoyoninja
Veterano
# set/08
· votar


Pseudonimum
Ainda que a situação em si não seja absurda, o que o distinto personagem propõe em sua fala é.

E o absurdo não se restringe apenas ao impossível.

Absurdo é imaginar que popularmente a criatividade estava limitada ao que era considerado "culto" na Europa do século XIX e que nada fora disso existiu em épocas passadas ou que coexistiu.

Ou será que crianças dessa época também se limitavam: "Não, eu não tenho um amigo imaginário, isso é um contra-senso".

o.O

Pessoas chegaram ACREDITAR muito antes disso em figuras como titãs, deuses e outros. Ainda que o fato de que acreditem nisso exclua o absurdo, quem escreveu ou as inventou sabia muito bem disso.

shoyoninja
Veterano
# set/08
· votar


Pseudonimum
Quando se entra em uma discussão sem a humildade de poder reconhecer estar errado e sem se submeter à lógica, então de nada vale a discussão. Seria apenas uma luta entre egos para impôr independentemente dos argumentos quem é melhor.

Isso é retórica.

ZXC
Veterano
# set/08
· votar


shoyoninja
Isso é retórica.

Deculpe mas...
Uma definição normalmente induz a pensar que o definiens merece uma atenciosa consideração. Por isso uma colecção de definições inclui a nossa escolha dos argumentos e o nosso juízo sobre o que é considerado mais importante.

Isso é...Existem definições lógicas sobre a verdade e
definições retóricas sobre o preferível.

shoyoninja
Veterano
# set/08 · Editado por: shoyoninja
· votar


ZXC
Então por favor fale através de definições lógicas.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Decepção de um grande homem