Modem para acesso à Internet pela rede elétrica chega ao Brasil

    Autor Mensagem
    DrBrodsky
    Veterano
    # set/08 · Editado por: DrBrodsky


    Japonesa Panasonic traz modems para a tecnologia PLC, cuja regulamentação está em discussão no País

    Taís Fuoco - Reuters

    Tamanho do texto? A A A A
    SÃO PAULO - A japonesa Panasonic está de olho na regulamentação do serviço de banda larga pela rede elétrica no mercado brasileiro.

    A companhia trouxe seus modems para conexão pela tecnologia PLC (da sigla power line communication) e está testando o serviço em Barreirinhas (MA), em parceria com a Associação de Empresas Proprietárias de Infra-estrutura e Sistemas Privados de Telecomunicações (Aptel).


    A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) colocou em consulta pública nesta semana uma proposta para regulamentar o serviço de Internet pela rede elétrica no país.

    Como explicou Eduardo Kitayama, consultor técnico de vendas da Panasonic Brasil, a empresa colocou três equipamentos em Barreirinhas, em uma biblioteca pública, em um restaurante e em uma loja, onde as conexões estão sendo feitas a uma velocidade de 200 Mbps -- hoje as velocidades mais altas no país são a 30 Mbps.

    Outros testes devem ser iniciados em 2009, segundo ele, também em parceria com a Aptel. Em Recife (PE), por exemplo, elas deverão testar o PLC em um novo empreendimento imobiliário que está em fase de construção.

    Antes mesmo da regulamentação, algumas concessionárias de energia já realizaram testes da tecnologia em suas regiões. Esse é o caso, por exemplo, de estados como Rio Grande do Sul, Paraná e São Paulo.

    De acordo com Kitayama, o PLC poderá ser um complemento a outras tecnologias de conexão, como o WiFi, especialmente em regiões onde a rede fixa de telefonia não esteja presente.

    "Dos 58 milhões de domicílios existentes no Brasil, 20 milhões não têm rede de telefonia fixa. Já a energia elétrica está em 99 por cento das casas", comparou.

    Nas grandes metrópoles, especialmente em prédios antigos, o PLC também pode ser uma alternativa à uma infra-estrutura já obsoleta e congestionada, por exemplo.

    Ele explicou que hoje os modems da Panasonic são fabricados na Malásia e no Japão. No Brasil, entretanto, "a tecnologia é nova e ainda desconhecida do conumidor final".

    Ele espera, no entanto, que "a partir de 2009 comece a existir uma certa demanda" e, quando ela o justificar, a empresa poderá nacionalizar a sua produção. "É preciso ter volume para justificar a fabricação".

    A companhia já vende modems para conexões pela rede elétrica em seu próprio país de origem, além de nos Estados Unidos, México e algumas nações da Europa.

    No Japão, explicou ele, "o modem PLC já é vendido nas prateleiras das lojas".

    A empresa também planeja a conexão de equipamentos através desta tecnologia. No Japão, por exemplo, um interfone é conectado a uma TV de plasma e, com a conexão via PLC, permite ao morador ver a imagem da pessoa que está batendo em sua porta.

    Como admite que "a escassez de energia é uma preocupação", Kitayama afirma que o PLC poderá, inclusive, ajudar no controle de gastos de cada eletrodoméstico se estiverem conectados aos medidores de consumo da concessionária de energia.

    Machine Gun Man
    Veterano
    # set/08
    · votar


    Agora a ID ferra tudo mesmo.

    Dogs2
    Veterano
    # set/08
    · votar



    Tamanho do texto? A A A A


    AAAAAAahhhhhhh

    The Blue Special Guitar
    Veterano
    # set/08
    · votar


    É bom que dê certo e que as operadoras de telefonia se fodam.

    Vick Vaporub
    Veterano
    # set/08
    · votar


    É bom que dê certo e que as operadoras de telefonia se fodam.

    Aí as de energia fodem a gente...

    Guitar_L
    Veterano
    # set/08
    · votar


    Muito bom, tomara que dê certo. É sempre bom ter alternativas, de qualquer serviço que seja.
    Abraços

    Payday
    Veterano
    # set/08
    · votar


    Ele gasta energia para acessar a internet?

    Sab_Ian
    Veterano
    # set/08
    · votar


    Muito interessante. Queria saber melhor como funciona essa nova tecnologia.

    TWT ICE
    Veterano
    # set/08
    · votar


    200mbps?

    onde eu consigo isso?

    haha, se bem que deve ser uma pechincha...

    oiio
    Veterano
    # set/08
    · votar


    Sab_Ian
    de nova n tem nada

    Sab_Ian
    Veterano
    # set/08
    · votar


    oiio

    Eu não conhecia.

    lula_molusco
    Veterano
    # set/08
    · votar


    se as redes de transmissão de energia daqui fossem ao menos estáveis acharia ainda pouco viável.
    quem já projetou algo pra funcionar nas redes brasileiras sabe do tipo de coisa que eu estou falando...variações absurdas em rms, harmônicas bizarras, interferências inexplicáveis...

    Diino
    Veterano
    # set/08
    · votar


    que que adianta 300mbps se tiver traffic shapping

    Muchacho
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    ainda mais em alguns lugares qi bem...
    eu jah pudi presenciar... qi só em ao menus ligar o chuveru nu kenti... o chuveru puxava mais energia i a lampada ficava fraca...
    jah penso si o msm acontecer com a internet?

    i bem... eu achu qi vai ter muito trafego... ainda mais qe... comos brasileirus... pais qi mais acessa a internet... tenhu certeza di qi varias vezes ira fik sobrecarregada mas... apenas o fato da internet ser di graça... jah eh uma otima noticia...
    uq vinher e lucro!

    LeandroP
    Moderador
    # nov/09
    · votar


    Ôba, vou ligar pra Eletrofônica.

    Bob do recife
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    mas vai chegar a 200Mb na casa?
    ou vai ser dividido pra 200.000 pessoas? =\

    ghostbastard
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    ainda mais em alguns lugares qi bem...
    eu jah pudi presenciar... qi só em ao menus ligar o chuveru nu kenti... o chuveru puxava mais energia i a lampada ficava fraca...
    jah penso si o msm acontecer com a internet?

    i bem... eu achu qi vai ter muito trafego... ainda mais qe... comos brasileirus... pais qi mais acessa a internet... tenhu certeza di qi varias vezes ira fik sobrecarregada mas... apenas o fato da internet ser di graça... jah eh uma otima noticia...
    uq vinher e lucro!



    ÊÊÊlaiá

    Koisa
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    Eu quero é foto!!

    Headstock invertido
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    eu quero é dinheiro!!

    brunohardrocker
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    Aê mourão! cê merece um positivo!!

    Machine Gun Man
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    Machine Gun Man
    Agora a ID ferra tudo mesmo.

    Como sempre, não faço idéia do que tava falando. =S

    brunohardrocker
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    Machine Gun Man

    Você tava tentando levantar uma discussão religiosa sobre o Intelligent Design

    maggie
    Veterana
    # nov/09
    · votar


    Muchacho
    uq vinher e lucro!

    ehehehe

    russobass
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    se passar de 2mb ta bom!

    Tivertimailaif
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    E um ip ip urra para a inclusão digital .......

    Mosrite
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    russobass
    se passar de 2mb ta bom!

    2mb de down e 1mb de up né.. se não deixa como está..

    Aced
    Veterano
    # nov/09 · Editado por: Aced
    · votar


    DrBrodsky
    hoje as velocidades mais altas no país são a 30 Mbps.

    Edit: A minha é 38 Mbps, ainda é fraca comparada com a de outros países como Japão e EUA. Mas como disse um cidadão acima, pode ser mais uma escolha para nós.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Modem para acesso à Internet pela rede elétrica chega ao Brasil