Sobre a publicação de artigos científicos

    Autor Mensagem
    The Blue Special Guitar
    Veterano
    # set/08


    Ter um artigo científico publicado é requisito para iniciar um mestrado, por exemplo.


    Alguém aí já publicou? Se sim, conte-nos sobre a experiência do trabalho em si e da publicação.

    The Painkiller
    Veterano
    # set/08
    · votar


    Um dia eu posto aqi.. nem me graduei ainda O_o rsrss

    Bog
    Veterano
    # set/08
    · votar


    The Blue Special Guitar

    Heheh, eu já. Publiquei e revisei um punhado deles. Não tem nada demais cara, é uma coisa normal. Ter artigos recusados também é normal - no começo a gente se sente meio decepcionado, mas depois se acostuma a aprender com as críticas, por mais duras que sejam.

    Normalmente é um sistema de peer review - você manda o teu trabalho para o journal/conferência, e um grupo de pesquisadores (supostamente da área) avalia diversos fatores, como relevância, clareza, organização, além de fazerem comentários sobre pontos fortes/fracos/controversos.

    Fora isso, o esquema varia bastante dependendo da área. Por exemplo, medicina tem um peso muito grande nos periódicos, matemática faz peer review com base apenas em abstracts e em computação, algumas conferências valem tanto (ou mais) que periódicos.

    E claro, a melhor parte é quando você publica em um congresso e a universidade se dispõe a pagar para você ir lá apresentar. No Brasil, era uma penúria conseguir isso, mas aqui no Japão é o padrão, heheh.

    The Blue Special Guitar
    Veterano
    # set/08
    · votar


    Bog

    Hum, interessante!
    Um artigo precisa necessariamente estar sob a orientação de alguém mais graduado do que aquele que o escreve ou atrelado à uma universidade? Ou o autor pode simplesmente enviar o trabalho por si só?

    Zuzza
    Veterano
    # set/08
    · votar


    The Blue Special Guitar
    Alguém aí já publicou? Se sim, conte-nos sobre a experiência do trabalho em si e da publicação.
    Eu estou indo para minha terceira e a quarta publicação. Bom, eu posso dizer que dá um bocado de trabalho mas vc acaba ficando ''bem falado'' pra caramba... O que eu tirei de melhor proveito foi ter conhecido um monte de gente super reconhecida da área dentro e fora do país. Além de ter viajado um monte e ter a portunidade de mostrar que sou competente, mesmo estudando em universidade particular. =)
    Isso dá uma boa diferença no currículo. Ainda mais pra quem quer fazer mestrado, doutorado...

    Bog
    Veterano
    # set/08
    · votar


    The Blue Special Guitar
    Um artigo precisa necessariamente estar sob a orientação de alguém mais graduado do que aquele que o escreve ou atrelado à uma universidade? Ou o autor pode simplesmente enviar o trabalho por si só?

    Opção 2! ;)

    Mas lembre-se que, se for em conferência, é normal o artigo só ser publicado se um dos autores forem lá apresentar. Se você mandar por conta, vai ter que também bancar tudo: inscrição, hospedagem e viagem.

    Zuzza
    O que eu tirei de melhor proveito foi ter conhecido um monte de gente super reconhecida da área dentro e fora do país. Além de ter viajado um monte (2)

    No fundo, a verdadeira conferência é no coffe break, almoço e janta, hehehehe. É a melhor oportunidade que você tem para fazer contato com pesquisadores de looonge.

    The Blue Special Guitar
    Veterano
    # set/08
    · votar


    Bog

    Interessante...

    Você que é da área de informática também, poderia indicar alguns sites que tratem do assunto ou contenham exemplos de artigos publicados? =D

    Bog
    Veterano
    # set/08
    · votar


    The Blue Special Guitar

    Você diz sites que falem como escrever o artigo? Isso eu já não saberia dizer, aprendi fazendo e sendo corrigido, e acho que esse é mesmo o melhor jeito. Posso ajudar dando uma olhada, ou dicas específicas, já que tenho alguma experiência com isso. Fazer paper é uma das atividades primárias da gente durante o Ph.D, heheh

    Exemplos de artigos você pode encontrar nos sites de pesquisadores. Também tem lugares que concentram links, por exemplo:

    http://citeseer.ist.psu.edu/
    http://scholar.google.com/schhp?hl=pt-BR

    Se a tua faculdade tiver acesso, também tem bastante coisa (mas bastante coisa MESMO) nas bases da IEEE e da ACM.

    Eu fiz o meu mestrado e doutorado inteiros usando praticamente só essas fontes de pesquisa e o Google. É impressionante como hoje em dia, as longas horas na biblioteca já são coisa do passado em muitos casos. Só tive que ler UM livro para o mestrado e UM livro para o doutorado!

    Bog
    Veterano
    # set/08
    · votar


    The Blue Special Guitar

    Ah, outra dica boa é ver artigos publicados em conferências concorridas, porque tendem a ser mais bem escritos.

    Exemplos:
    Siggraph, KDD, ICDM, DSN, ICML (o próximo é em Pisa, eeeeeu quero irrr), Infocom...

    The Blue Special Guitar
    Veterano
    # set/08
    · votar


    Bog

    Valeu pelas dicas!
    Vou ir pesquisando sobre o assunto até o final do ano e nas férias eu tento escrever algo, visto que agora, nessa época, o tempo é bem curto hehe...

    Eu iniciei um trabalho de pesquisa relacionado a computação distribuída aqui na UTFPR, mas por motivos orçamentais e burocráticos o trabalho acabou ficando meio restrito e decidimos ( eu e orientador ) a não continuar... Tenho interesse nessa área e até hoje ainda penso em seguir estudando sobre isso...

    Bog
    Veterano
    # set/08
    · votar


    The Blue Special Guitar

    Beleza. Uma dica importante: não tente começar do topo, mandando para um Infocom da vida. Como você está começando, procure mandar para algum simpósio nacional. Uma opção boa é ficar de olho num dos workshops do SBRC (Simpósio Brasileiro de Redes de Computadores). Se o teu trabalho era de iniciação científica, também tem o CTIC, do congresso anual da SBC. A vantagem desse é que se vc ganhar, eles pagam a passagem (também costumavam dar um prêmio em dinheiro, não sei se ainda dão).

    Nesse começo, é importante ter os pés no chão e não achar que não vale a pena escrever o artigo se você não revolucionar o mundo com um artigo. Uma boa contribuição, mesmo que pequena, é importante, porque serve também como aprendizado.

    Fora isso, na hora de escrever tem todas aquelas coisinhas... objetividade, e nada de surpresas - não é poesia ou romance, você não quer guardar a melhor parte para o final nem nada, o resultado final precisa aparecer já no abstract, ou mesmo no título. Nada de usar informações tiradas do bolso do colete, ou argumentos emocionais como aqueles que a gente vive vendo aqui no OT. =P Manter o low-profile, mas sem se auto-desmerecer. E por aí vai...

    ROTTA
    Veterano
    # set/08
    · votar


    The Blue Special Guitar
    Ter um artigo científico publicado é requisito para iniciar um mestrado, por exemplo.

    Na maioria, até onde sei, não é requisito. Mas dificilmente alguém entre em um mestrado sem ter algum publicado, porque muitos têm, especialmente nas iniciações científicas da graduação.

    Alguém aí já publicou?

    Eu publiquei exatamente como cite acima, quando era bolsista de IC na graduação. Geralmente a articulação para publicação parte do seu orientador, que avalia o potencial do trabalho e a quais publicações será submetido.

    Abraços.

    maggie
    Veterana
    # set/08
    · votar


    Tenha um bom orientador, é bem importante.

    The Blue Special Guitar
    Veterano
    # set/08 · Editado por: The Blue Special Guitar
    · votar


    Bog
    Uma dica importante: não tente começar do topo

    Sim, cara, eu tenho essa consciência.
    A princípio eu queria pesquisar sobre algo bem simples e pequeno, inclusive fora da área de pesquisa com a qual já trabalhei. O objetivo não é tanto o "sucesso" do artigo, mas sim, o aprendizado em começar a escrever esse tipo de documento.


    Nesse começo, é importante ter os pés no chão e não achar que não vale a pena escrever o artigo se você não revolucionar o mundo com um artigo. Uma boa contribuição, mesmo que pequena, é importante, porque serve também como aprendizado.

    hahaha...esse Bog é foda =P Captou novamente o que eu penso hehe...
    Eu quero escrever um artigo simples, sobre algo que não exija um grande esforço experimental, de pesquisa teórica mesmo...
    O problema é que meu senso crítico tende a menosprezar coisas mais simples =P
    O problema maior é conceber uma idéia que pareça aceitável para mim. Faltam idéias simples e sobram complexas haahaha...
    O estudo de uma API em uma determinada linguagem de programação , por exemplo, daria um bom artigo? E se já existirem publicações semelhantes, nacionais ou internacionais?

    Bog
    Veterano
    # set/08
    · votar


    The Blue Special Guitar
    O estudo de uma API em uma determinada linguagem de programação , por exemplo, daria um bom artigo?

    Sinceramente, não saberia dizer, já que não é bem a minha área. Não deve ser algo muito óbvio também. Normalmente, algum tipo de experimento é muito bem-vindo.

    E se já existirem publicações semelhantes, nacionais ou internacionais?

    Se elas fizerem, por exemplo, o mesmo tipo de estudo para outras linguagens de programação, servem como referências. Mas se for MUITO parecido com o que você faz, melhor procurar outra coisa para fazer, ou dar um passo além do que já foi feito.

    Atenção às referências, elas são muito importantes, tanto para justificar o teu trabalho ("olha, este é o jeito que o pessoal faz, isso é o que o pessoal tem feito") quanto os teus resultados ("olha, o nosso trabalho vai além dos outros neste ponto aqui").

    Vale lembrar que eu não sou nenhum super-veterano nessa brincadeira, hehehe. Escrevi o meu primeiro artigo em 2002, e de lá para cá, tive uns 10 artigos aceitos em algum lugar (e mais uns 20 recusados, vá se acostumando, ahaha). E até agora, não tive nenhum trabalho que eu pudesse olhar e dizer: "ah, ESTE é O trabalho!" =( No geral, fico com os pés amarrados pelo tempo limitado e pelos interesses dos outros - orientadores ou empresas. Também vá se acostumando com isso. =/

    Kensei
    Veterano
    # set/08
    · votar


    The Blue Special Guitar
    Ter um artigo científico publicado é requisito para iniciar um mestrado, por exemplo.

    Isso não é válido para todas as áreas. Aliás não faz sentido algum em Economia.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Sobre a publicação de artigos científicos