[Utilidade pública] Faça seu WindowsXP iniciar até 5x mais rápido.

Autor Mensagem
TakeN
Veterano
# ago/08 · Editado por: TakeN


Bom, eu estava sem nada pra fazer então decidi postar aqui um pequeno tutorial de como fazer o "boot" do seu WindowsXP ser até 5x mais rápido.

::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::

Como?
O Windows possui um sistema chamado "Prefetch" que serve para auxiliar o processador do computador a executar tarefas mais rapidamente. Pra isso são criados arquivos no Windows, os arquivos *.pf, que são jogados de qualquer maneira na memória ao iniciar o Windows. Esses arquivos não servem para porcaria nenhuma, e acredite o seu computador vai iniciar MUITO, MUITO mais rápido depois que você fizer o procedimento abaixo. Vale a pena, e não tem risco nenhum.

Processo:

1 - Vá em Iniciar > Executar e digite : "regedit" (sem aspas). O editor de registro do seu Windows será aberto. Vá abrindo as subpastas na seguinte ordem:

" HKEY_LOCAL_MACHINE > SYSTEM > CurrentControlSet > Control > Session Manager > Memory Management > PrefetchParameters"

Ao chegar nessa última pasta você encontrará a "chave" (no bloco direito da tela) :
EnablePrefetcher (DWORD) = 0x00000003

- Dê clique duplo nesta chave e altere o valor "3" que está escrito em um campo pequeno para "0" e dê OK.

- Fexe o editor de registro. (Fechar mesmo, Alt+F4)

P.S.: Cuidado ao alterar chaves que você não conhece a funcionalidade no editor de registro, isso pode afetar (e muito) seu computador.

2 - Clique em Iniciar, depois clique em Executar e digite : "C:\Windows\Prefetch" (sem aspas).

- Uma pasta será aberta, dê CTRL+A para selecionar TODOS os arquivos dentro dessa pasta (ou selecione com o mouse) e depois delete-os.

Pronto! Agora reinicie o computador.

::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::

Talvez ao reiniciar o computador depois do processo você não perceba melhora (eu acredito que perceberá sim), isso porque geralmente o Windows precisa iniciar denovo o sistema operacional para reconhecer as mudanças. Se você não perceber mudança após ter reiniciado desligue o computador e ligue-o denovo. É CERTEZA de que seu Windows será carregado MUITO mais rápido.

Abraço!

Lìív
Veterano
# ago/08
· votar


Hummm

Vick Vaporub
Veterano
# ago/08
· votar


I'ts a trap, bino.

tncv
Veterano
# ago/08
· votar


puta merda quebrou rebimboca da parafuseta.

fdp

Dark Luke
Veterano
# ago/08
· votar


EH VIROSS GËTNE!!1!!!1

TakeN
Veterano
# ago/08 · Editado por: TakeN
· votar


Vick Vaporub
não é zuera, procure por "desabilitar prefetch" no google e veja se eu to querendo ferrar com alguem. ¬¬'

Vick Vaporub
Veterano
# ago/08
· votar


TakeN

Eu sei, man! Eu uso esse comando após o destino de alguns programas mais pesados pra carregar, tipo o msn. Era apenas uma brincadeira.

;)

Dica: Vá no atalho do programa > Botão direito > Propriedades > No campo Destino: coloque o seguinte após as aspas e dando um espaço antes: /prefetch:1 > Pronto. Seu programa abrirá mais rápido quando você utilizar esse atalho ;)

O windows usa essa "manha" no Windows Media Player.

B.Frusciante
Veterano
# ago/08
· votar


Nossa, o meu inicia em 50 segundos, será que ele vai iniciar em 10?

Rod Turtle
Veterano
# ago/08
· votar


Infelizmente estou com o vista já =(

TakeN
Veterano
# ago/08
· votar


Vick Vaporub
é to ligado desse comando, esse comando desabilita a criação de arquivos de prefetch pro programa selecionado, jah eu prefiro desabilitar o prefetch todo.

TakeN
Veterano
# ago/08
· votar


Rod Turtle
Infelizmente estou com o vista já =(

O Windows Vista possui o "SuperFetch" ao invés do "Prefetch", mas no Windows Vista esse esquema de arquivos funciona bem e atrapalha MUITO POUCO o desempenho da máquina.

Rod Turtle
Veterano
# ago/08
· votar


TakeN
O Windows Vista possui o "SuperFetch" ao invés do "Prefetch", mas no Windows Vista esse esquema de arquivos funciona bem e atrapalha MUITO POUCO o desempenho da máquina.


É a sua mãe!

Agora sério,o que você quis dizer em termos leigos por favor

Ch4p0L1N
Veterano
# ago/08
· votar


Rod Turtle
quer dizer que o vista não precisa desse esquema

The Blue Special Guitar
Veterano
# ago/08
· votar


TakeN
O Windows Vista possui o "SuperFetch" ao invés do "Prefetch", mas no Windows Vista esse esquema de arquivos funciona bem e atrapalha MUITO POUCO o desempenho da máquina.


eu diria:

O Windows Vista possui o "SuperFetch" ao invés do "Prefetch", mas no Windows Vista esse esquema de arquivos funciona POUCO bem e atrapalha MUITO o desempenho da máquina.

=D

Até hoje só não usei o Vista Home Basic, já usei todas versões, até o Ultimate 64 bits... uma emoção ao instalar e outra ao voltar pro XP e ver o pc trabalhar pra mim - não pro SO - com o máximo do seu potencial.

B.Frusciante
Veterano
# ago/08
· votar


Hehe não mudou nada

TakeN
Veterano
# ago/08
· votar


B.Frusciante
Impossível.

Machine Gun Man
Veterano
# ago/08
· votar


B.Frusciante

Aqui também não.

TakeN

Pode só mandar pra lixiera? Ou tem que excluir mesmo?

Tô com medo... =/

TakeN
Veterano
# ago/08
· votar


Machine Gun Man
pod excluir na boa, deleta e limpa a lixeira, mas vc tem q fazer o esquema do regedit certinho... é tranquilo, esses arquivos nao servem pra nada mesmo.

GuitarHouse
Veterano
# ago/08
· votar


não notei diferença

GuitarHouse
Veterano
# ago/08
· votar


Na verdade, acho que ele acelera a inicialização do WINDOWS, mas pesa pra abrir os programas.


Isso pq o Prefetch, ao abrir o windows, pré-carrega os arquivos que vc usa bastante. Ai pode demorar pro windows abrir. Mas os arquivos e programas carregarão mais rápidamente após o windows estar aberto.


Ao deletar e impedir o prefetch, o windows pode abrir mais rápido, mas os programas irão pesar.

Rafael Walkabout
Veterano
# ago/08
· votar


Não procede.

Sem mais.

Machine Gun Man
Veterano
# ago/08
· votar


TakeN

Deletei. O que acontece agora é o seguinte: depois que o Windows abre, mesmo com tudo carregado, tenho que esperar uns três minutos pra poder usar a barra do Iniciar.

Ah, e os tais arquivos continuam carregando!

Obrigado. ;)

Invalid User
Veterano
# ago/08
· votar


Machine Gun Man

Deletei. O que acontece agora é o seguinte: depois que o Windows abre, mesmo com tudo carregado, tenho que esperar uns três minutos pra poder usar a barra do Iniciar.

Ah, e os tais arquivos continuam carregando!


Viu só? quem mandou aceitar sugestões de um membro novato... :P

paranauê
Veterano
# ago/08
· votar


Baixem um programa chamado BootVis pra acelerar o boot, testado e aprovado.

Carina K
Veterano
# ago/08
· votar


I'ts a trap, bino.
ahuahauhauhau [2] kkk

Sumerrew
Veterano
# ago/08
· votar


compra um pente de 2gb de ram que inicia mais rápido

Ch4p0L1N
Veterano
# ago/08
· votar


eu fiz aqui mas esqueci de verificar se tá mais rápido ou não

ghostbastard
Veterano
# ago/08
· votar


Ch4p0L1N

esqueceu de pegar o cronometro?

Sumerrew
Veterano
# ago/08
· votar


quando eu tinha meu primeiro pc, aquele q tinha uns numerozinhos digitais no gabinete(233), eu ligava e ia cagar
:D

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# ago/08 · Editado por: Christhian
· votar


Ao desabilitar o prefetch, o windows incializa bem mais rápido, mas a abertura de programas secundários importantes, como o windows explorer (e a barra iniciar), vão se tornar imediatamente mais lenta. Com o tempo e com a instalação de novos programas, a coisa complica criticamente.

O ideal é deixar a chave DWORD do prefetch com o parametro 1, pois o sistema ignora o prefetch de boot, mas mantem a leitura secundária, dos programas.

E NÃO delete as chaves da pasta C:\windows\prefetch, caso faça isso.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a [Utilidade pública] Faça seu WindowsXP iniciar até 5x mais rápido.