Diferença de memória do PC!

Autor Mensagem
Luis Guitar
Veterano
# jul/08


Alguem ae que trabalhe com informática, poderia me tirar uma dúvida....
Tipo, qual seria a diferença de ter 2 pentes de memória de 1Gb, ou apenas 1 com 2Gb??
Apenas iria ocupar mais espaço no gabinete, ou teria alguma diferença funcional??

Jio-kun
Veterano
# jul/08
· votar


Luis Guitar

Dependendo do barramento, poderia ser mais rápida... Ou não.

Mas esperarei o Grow te responder com maior precisão... >D

Luis Guitar
Veterano
# jul/08
· votar


Jio-kun
=)

izzystradlin
Veterano
# jul/08
· votar


Luis Guitar
as Memórias Ram possuem uma velocidade que precisa ser igual...pra fucncionar...

acho que por ser dois pentes deve ter uma mínima diferença de acesso mas nada muito considerável....

Luis Guitar
Veterano
# jul/08
· votar


izzystradlin
Ah sim cara!
Me disseram que 1 pente de 2Gb eh melhor, mas axo que vão colocar mais 1 de 1Gb no meu pc... vou conversar com o pessoal da loja... se der muita diferença, vou pedir pra colocar apenas 1 de 2...

izzystradlin
Veterano
# jul/08
· votar


Luis Guitar
é..tipo deve ter alguma diferença de acesso dependendo do Chipset da placa mãe....não é nada muito preocupante mas creio que seja melhor 1 pente, pois o acesso facilita um pouco...

Luis Guitar
Veterano
# jul/08
· votar


izzystradlin
Axo que colocaram uma placa mãe Asus, e vão trocar o HD mais uma vez, cara, ainda bem que ta na garantia, mas eh a 2º placa mãe que eh trocada!! O pc já foi montado 2 vezes com peças diferentes, e nas 2 vezes deu problema, axo que deve ser algo pessoal, ele não gosta de mim mesmo!!! XD

ESP
Veterano
# jul/08
· votar


Se sua placa mãe for boa, e tiver suporte, entre 1 pente de 2gb e 2 pentes de 1gb, opte pela segunda opção.
1 par de 1gb ativa o modo dual-channel, que dobra a capacidade de leitura e gravação. Logo o desempenho do pc ficará mto melhor.
Específique o modelo de sua placa-mãe, ou processador.

Luis Guitar
Veterano
# jul/08
· votar


ESP
Cara...
O meu eh um Dual Core 3,2; e agora, vai ter uma placa Asus, HD 160, ta com 1Gb de ram, e comprei uma Radeon HD 2600XT pra video...

Luis Guitar
Veterano
# jul/08
· votar


ESP
O modelo da placa mãe eu não sei te falar, mas já tem suporte até para processadores quad core, o barrameto de memória deve ser ddr2 ou 3, e o das placas deve PC-Express....
Axo que eh isso, posso ta falando bobeira tambem

Grow
Veterano
# jul/08
· votar


sua placa é dual channel?

A utilização de dois pentes de memória em placas com o chipsets NForce resulta sim em ganho de performance (exceto na A7N266-VM e correlatas, que utilizan o NForde 220D, com apenas um banco de memória), pois é utilizado um gerenciamento de memória chamado de twinbank, que dobra a banda de memória (os pentes têm que ser idênticos). O ganho de performance é grande quando se utiliza o vídeo on board. Sem o vídeo on board o ganho não é tão evidente mas existe. Se puderem deêm uma olhada na revista PCs n.º 38, que tem um artigo sobre isso.

vc ganha estabilidade com 1 pente só, mas eu tb não saco nada dessas coias... vc pode ter um ganho maior se for dual channel


Atualmente, há uma tecnologia presente em muitas placas denominada "Dual Channel". Tal tecnologia, como o nome-fantasia já sugere, consiste no aumento da banda na interface Processador+Memória. Para que isso ocorra, entretanto, é necessário:

- Placa-mãe compatível com tal tecnologia;
- Dois pentes de memória que sejam compatíveis com Dual Channel na placa em que se deseja.

Note que, mesmo que o par de memórias sejam "certificadas" para funcionarem em "Dual Channel", elas podem não funcionar em todas as placas (por questões de compatibilidade).

Espero tê-lo ajudado. Boa sorte!


And the meek shall inherit the earth
Veterano
# jul/08
· votar


as Memórias Ram possuem uma velocidade que precisa ser igual...pra fucncionar...
não

o que acontece é que os pentes vão rodar à velocidade do pente com a menor velocidade de barramento.

izzystradlin
Veterano
# jul/08
· votar


And the meek shall inherit the earth
em muitos casos NÃO funciona...apenas generalizei....

Atomic
Veterano
# jul/08
· votar


eles querem q vc bote um pente de 2gb pq eh mais caro..

se sua placa mae aceitar (e as memorias tambem, e elas tem q ser iguais) fica dual channel se colocar separado, entao eh melhor

And the meek shall inherit the earth
Veterano
# jul/08
· votar


izzystradlin
em muitos casos NÃO funciona...apenas generalizei....
funciona em todos os casos

ROTTA
Veterano
# jul/08
· votar


Luis Guitar
Tipo, qual seria a diferença de ter 2 pentes de memória de 1Gb, ou apenas 1 com 2Gb??

Se sua placa opera em dual channel, dois pentes de 1GB serão mais rápidos que um pente de 2GB.

Abraços.

Luis Guitar
Veterano
# jul/08
· votar


Vlw ae pessoal!!
Acontece o seguinte, axo que to azarado mesmo...
O pessoal ta desde sabado tentando fazer meu pc funcionar... mas ta dificil!!!
O lance dos dois pentes, eh que tinha apenas 1 de 2Gb na loja, e não tava funcionando, e vai demorar para chegar outro... por isso queria colocar dois de 1Gb...

eles querem q vc bote um pente de 2gb pq eh mais caro..
Nem eh cara, pq dois pentes de 1Gb sai mais caro do que 1 de 2Gb...

Atomic
Veterano
# jul/08
· votar


Luis Guitar
Nem eh cara, pq dois pentes de 1Gb sai mais caro do que 1 de 2Gb...

mas um deles ja n ta instalado?
entendi errado entao

Luis Guitar
Veterano
# jul/08
· votar


Atomic
sim cara, um já estava instalado...
Mas tipo, eu ia dar o de 1Gb na troca, e pegar um de 2, se fosse colocar mais um de 1Gb, sairia mais caro...
Negócios, to tambem trocando a placa de video, to trocando a geforce 7200 Gs que tava nele, voltando uma diferença e pegando a ATI radeon...

O lance eh que deu algum pau no pc, que num tem um que faz ele funcionar dinovo, axo que vou perder todos os dados... =/

Mas fazer o que...

oiio
Veterano
# jul/08
· votar


ESP
Se sua placa mãe for boa, e tiver suporte, entre 1 pente de 2gb e 2 pentes de 1gb, opte pela segunda opção.
1 par de 1gb ativa o modo dual-channel, que dobra a capacidade de leitura e gravação. Logo o desempenho do pc ficará mto melhor.


Também nao é pra tanto! nao ficaraá mt melhor nao! posso dizer que vc nem vai sentir diferença, só se for medir em testes, mas usando o computador nao muda NADA.

oiio
Veterano
# jul/08
· votar


Luis Guitar
vai pegar qual ati?
se vc n saca mt de informatica é complicado fazer upgrades. pois vc pode comprar uma placa que sua placa mae pode nem aceitar, ou o mais comum, sua fonte nao aguentar, dai tem que começar a comprar outras coisas. o processador tb pode ser fraco para a placa de video, teria que trocar tb ou perder mt performance.

quanto a 2giga ou 2x1giga, tanto faz, vc n vai notar diferença.
mas se comprar 2x1 da uma lida no manual da placa mae e ve em quais slots vc deve encaixar.

Luis Guitar
Veterano
# jul/08
· votar


Axo que vou tirar o pc da loja e levar em um terreiro de macumba pra fazer umas "Reza braba" e vêr no que dá!!

Galera
Bom, tinha instalado Call of Duty 4 no pc... mas tava rodando em 800x600, e com tudo no mínimo!! =/
Depois que voltar funcionar, com essa configuração nova, se não rodar com qualidade muito boa, só benzendo mesmo!! <o>

Luis Guitar
Veterano
# jul/08
· votar


oiio
Então, quando peguei a placa de video, tinha colocado uma Geforce de 256 Mb, que ficava com 512 usando memória ram... alem disso, tinha apenas 64 bits, o que deixava ela lenta pra certas coisas... ae dei uma boa pesquisada, e já comprei a ATI Radeon HD2600XT, ela eh PC-express, e funciona de boa no meu pc, não precisa trocar a fonte tambem, a placa mãe que vou colocar agora tambem eh melhor...
O processador eh Dual Core 3,2.

Bizet
Veterano
# jul/08
· votar


oiio
mas usando o computador nao muda NADA.


Ele comprou uma placa de vídeo, logo, ele vai jogar. E se ele vai jogar usando processadores Intel, vai fazer diferença, sim...

Memórias em dual-channel têm o dobro do clock, logo, o dobro da velocidade de recepção de dados. Por exemplo, se você tem um pente de memória de 2gb com clock de 800 MHz, você teria somente 800, mas com dois pentes de 1gb com clock de 800 Mhz em dual-channel, além dos dois gb de memória, você teria 1600 MHz de clock.

Isso faz diferença. O clock externo de processadores geralmente é maior do que o da memória, então isso limitaria as possibilidades com o processador, digamos que não estaria usando tudo que ele tem.

Os processadores da AMD não sofrem com isso, porque trabalham enviando duplamente os dados (por exemplo, é como se um AMD com clock externo de 400 MHz tivesse na verdade dois de 200, exigindo menos da memória), não de uma só vez, como os da Intel. Mas ele comprou Intel, então...

Luis Guitar
Procure ver qual o clock externo do seu processador. Se a memória de 2gb conseguir alcançá-lo, então fique com ela. Senão, fique com os dois pentes de 1gb (caso sua placa-mãe suporte dual-channel).

Luis Guitar
Veterano
# jul/08
· votar


Bizet
Vlw cara!! =)

XD

VOu dar uma olhada, primeiro ele tem que funcionar!!

eusebio
Veterano
# jul/08
· votar


Uma dúvida tb:

Eu tenho dois pentes de 512 MB a 533 MHz e 1 pente de 1 GB a 800 MHz. É verdade que todos vão funcionar a 533, mesmo o de 800?

paranauê
Veterano
# jul/08
· votar


eusebio

Sim, pois o módulo de 1GB pode trabalhar a 533MHz, mas os de 512MB não podem trabalhar a 800MHz, logo a frequência é nivelada pela mais baixa.

Luis Guitar
Veterano
# jul/08
· votar


Caraca, isso eh mais complicado do que eu pensava!

XD

Pelo menos axo que a placa de video eh boa né??

http://www.sapphiretech.com/pr/products/products_overview.php?gpid=179 &grp=3

Bizet
Veterano
# jul/08 · Editado por: Bizet
· votar


Luis Guitar

Pelo menos axo que a placa de video eh boa né??


Depende, você usa Vista? Se sim, ótimo, foi melhor ter comprado ela do que alguma concorrente Geforce. Senão, era melhor ter comprado uma concorrente.

A série HD é meio problemática com jogos em dx9(Windows XP), mas trabalha melhor que as Geforce em dx10(Vista).

Isso pode ser consertado com os drivers, mas é mais fácil a Geforce resolver seus problemas com o dx10 na 8600 do que a ATI resolver os seus com o dx9 nas 2600, pelo fato do dx10 ser o "futuro".

Luis Guitar
Veterano
# jul/08
· votar


Bizet
Por enquanto to usando o Win XP mesmo cara, mas pelo menos compro uma placa que já aguenta do Dx 10 de boa, mais pra frente não preciso correr atrás de trocar dinovo, mesmo quando eu colocar o Win Vista!!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Diferença de memória do PC!