Autor |
Mensagem |
Rato Veterano |
# jul/08
ESTRESSE
O estresse (do inglês stress = pressão, tensão, exercer peso) é um conceito intimamente relacionado com a carga de transtornos e aflições que certos eventos da organização e do entorno provocam nas pessoas.
Trata-se de um termo geralmente usado para descrever os sintomas produzidos pelo organismo em resposta à tensão provocada pelas pressões que as pessoas enfrentam.
Como resultado dessas pressões ou situações, as pessoas desenvolvem vários sintomas – como preocupação, irritabilidade, agressividade, fadiga, ansiedade e angústia – que podem prejudicar seu desempenho e sobretudo, sua saúde.
Um certo nível de estresse é normal para permitir que a pessoa se concentre e enfrente os desafios da vida. Porém, à medida que as pressões vão se acumulando, o organismo vai recebendo a sobrecarga e em vez de voltar ao estado de equilíbrio tende a se adaptar à pressão permanente, o estresse aumenta e o organismo passa a reagir de maneira desagradável.
Para Schüller, o estresse é uma condição dinâmica em quem uma pessoa é confrontada com uma oportunidade, limitação ou demanda em relação a alguma coisa que ela deseja e cujo resultado é simultaneamente importante e incerto.
Oportunidade – quando ela oferece um potencial de ganho, como no caso de um atleta quando colocado em situação acima de suas possibilidades. Nesse caso, as pessoas usam o estresse para dar o máximo que podem. Mas depois o organismo relaxa e tudo desacelera. Quando essa pressão torna-se muito intensa e demorada, a pessoa fica incapaz de relaxar e sente-se angustiada.
Limitação – são restrições que impedem que a pessoa consiga fazer o que pretende
Demanda – envolvem a perda de algo desejado.
02 Quando uma pessoa faz uma entrevista de selação ou se submete à avaliação do desempenho na organização, enfrenta oportunidades, restrições e demandas. Uma boa entrevista abre as portas para um cargo e salário altamente desejado em uma organização. Uma entrevista insatisfatória pode bloquear a oportunidade de novo cargo. Isso gera estresse.
O estresse é decorrente de quaisquer circunstâncias que ameaçam ou são percebidas como ameaçadoras do bem-estar da pessoa e que minam a capacidade de enfrentamento do indivíduo.
A ameaça pode afetar a segurança física – imediata ou mediata – a reputação, auto-estima, tranquilidade ou aspectos que a pessoa valorize ou deseja manter.
CONCEITUAÇÃO DE ESTRESSE
Estresse é um estado emocional desagradável que ocorre quando as pessoas estão inseguras quanto à sua capacidade para enfrentar um desafio percebido em relação a um valor importante
O estresse é uma condição intríseca à vida moderna. Exigências, necessidades, urgências, prazos a cumprir, atrasos, metas e objetivos a alcançar, falta de meios e de recursos, expectativas dos outros, indefinições e uma infinidade de limites e demandas sobre as pessoas fazem com que elas se exponham ao estresse.
Não é fácil conviver com tantas demandas e tantas incertezas a respeito de sua consecução. O estresse persegue as pessoas no contexto organizacional. Algumas pessoas conseguem administrá-lo adequadamente e evitam suas consequências. Outras sucumbem aos seus efeitos e mostram claramente seus sinais em seus comportamentos.
03 O estresse envolve três componentes principais :
Desafio percebido – O estresse surge da interação das pessoas e sua percepção do ambiente – não necessariamente da realidade – O estresse em um trabalhador pode ser causado por boatos ou rumores sobre o fechamento de sua empresa, mesmo que não exista nenhuma ameça real.
Valor importante – O desafio somente causará estresse quando ameaçar algum valor que seja importante para a pessoa. Os rumos do fechamento de uma empresa podem não causar estresse a uma pessoa jovem que tem outras oportunidades melhores pela frente
Incerteza de resolução – Cada pessoa interpreta a situação em termos da percepção da probalidade com que pode lidar eficazmente com o desafio apresentado. Se perceber que pode lidar facilmente com ele, não há estresse. Também existe o efeito antagônico – o estresse é baixo quando uma pessoa percebe que não há nenhuma possibilidade de que ele seja resolvido
Para que o estresse passe de seu estado potencial para o real são necessárias duas condições fundamentais:
É preciso haver incerteza em relação ao resultado – O estresse só acontece quando existe incerteza ou dúvida a respeito de que a oportunidade possa ser aproveitada, as limitações serem superadas ou perda ser evitada.
Assim o estresse é tanto maior para as pessoas que não conseguem saber se vão perder ou ganhar, e tanto menor para aquelas que têm certeza da perda ou do ganho.
04 O resultado deve ser importante para a pessoa – A importância do resultado também é crítica: se perder ou ganhar não for um aspecto relevante, então não haverá estresse.
Assim, se manter o emprego ou receber uma promoção não for um aspecto relevante para a pessoa, não haverá estresse.
DINÂMICA DO ESTRESSE
Quando uma pessoa percebe uma ameaça externa, seu corpo produz substâncias químicas que elevam a pressão sanguínea e desviam o sangue da pele e do aparelho disgestivo para os músculos.
As gorduras do sangue são liberadas para fornecer um ímpeto de energia e aumentar a coagulação do sangue em caso de algum dano no organismo. Quando essa ameaça diante do indivíduo é prolongada, outras mudanças ocorrem para preparar o organismo para uma longa batalha.
O corpo começa a conservar recursos por meio da retenção de água e sais. O ácido gástrico é produzido a mais para aumentar a eficiência da digestão na ausência do sangue – que foi desviado para longe dos órgãos internos.
Para explicar a relação entre o estresse e os sintomas físico-químicos, Hans Selye desenvolveu a teoria da síndrome da adaptação geral. Para ele, a reação do organismo ao estresse ocorre em três fases:
Alarme – Quando a pessoa identifica e percebe a ameaça, seja física (dano corporal) ou psicológica. Resitência – A pessoa se torna elástica às pressões criadas pela ameaça inicial. Os sintomas fisiológicos decorrentes da fase de alarme desaparecem, apesar de a causa do estresse estar ainda em ação. A resistência parece ser obtida graças ao aumento dos níveis de hormônio secretado pela glândula pituitária e pelo córtex ad-renal. 05
Esgotamento – Quando a exposição à causa do estresse permanece durante muito tempo, a pessoa entre na fase de esgotamento. A atividade da glâdula pituitária e do córtex ad-renal é reduzida, e a pessoa não consegue se adaptar ao estresse continuado. Reaparecem muitos sintomas fisiológicos da fase do alarme.
Se o estresse permanece, a pessoa passa a sofrer de estafa, um estado de exautão que pode conduzir a algum dano físico grave, chegando à morte por infarto ou doença cardíaca.
PRINCIPAIS CAUSAS DE ESTRESSE NO TRABALHO
- Sobrecarga de trabalho - Pressão de tempo e urgência - Supervisão de baixa qualidade - Clima político de insegurança - Autoridade inadequada na delegação de responsabilidades - Ambigüidade de papel - Diferenças entre os valores individuais e organizacionais - Mudanças dentro da organização - Frustação
Quando uma pessoa passa por uma situação de estresse, seus sintomas podem ser físicos, psicológicos ou comportamentais, causados por três conjuntos de fatores – ambientais, organizacionais e individuais.
06
Fontes Potenciais:
Fatores Ambientais:
- Incerteza econômica - Incerteza Política - Incerteza Tecnológica
Fatores Organizacionais:
- Demandas das tarefas - Demandas dos papéis - Demanda interpessoais - Estrutura organizacional - Liderança Organizacional - Estágio da vida da organização
Fatores Individuais:
- Problemas familiares - Problemas econômicos - Personalidade
07 Consequências: Sintomas Físicos:
- Dores de cabeça - Pressão alta - Doenças cardíacas
Sintomas Psicológicos:
- Ansiedade - Depressão - Redução da satisfação no trabalho
Sintomas Comportamentais:
- Produtividade - Absenteísmo - Rotatividade
08 CONSEQUÊNCIAS DO ESTRESSE
- Custo de assitência médica
- Absenteísmo e rotatividade
- Baixo compromisso organizacional
- Violência no local de trabalho
- Baixo desempenho
|
Rato Veterano |
# jul/08
· votar
violão, vinho e uma boa noite de sexo resolvem tudo isso aí
bom final de semana ;)
|
Grow Veterano |
# jul/08
· votar
quarta-feira é feriado? se a resposta for não, vou ler o texto
|
toty Veterano |
# jul/08
· votar
mais um tópico pra usar a fita métrica.
|
Carla Andréa Veterano |
# jul/08
· votar
Gäto
:*
|
guga1232000 Veterano |
# jul/08
· votar
Ler um tópico desse tamanho me estressa...
|
GAROTA Veterano |
# jul/08
· votar
Rato
=***
|
KaTy Miss Simpatia 2012 |
# jul/08
· votar
Tópico interessante.
|
Grow Veterano |
# jul/08
· votar
Gäto
:*
Rato
=***
grande rato
|
GAROTA Veterano |
# jul/08
· votar
Grow
ciúmes?
|
# jul/08 · Editado por: KaTy
· votar
guga1232000 Ler um tópico desse tamanho me estressa... Teu caso é grave. Vá se tratar.
:D
|
Grow Veterano |
# jul/08
· votar
GAROTA orra
|
Chespirito Veterano |
# jul/08
· votar
|
Jio-kun Veterano |
# jul/08
· votar
Típico tópico que eu tenho que imprimir e levar na mochila/bolso...
Abç.
|
guga1232000 Veterano |
# jul/08
· votar
KaTy uahauhauhau
Mais tarde eu leio...=)
|
Dogs2 Veterano |
# jul/08
· votar
Vou esperar sair o filme
(ahuahaua faz tempo que ninguém posta isso)
|
Leblues Veterano |
# jul/08
· votar
QUEM EH ESTRESSADO AQUI PORRA????
[modo estressado off]
|
Non-Toxic Veterano |
# jul/08
· votar
sabia que era um texto desse tamanho
|
maggie Veterana |
# jul/08
· votar
08 CONSEQUÊNCIAS DO ESTRESSE - Baixo desempenho
"Isso nunca me aconteceu antes... Acho que é o stress..."
|
Cabeça De Balde Veterano |
# jul/08
· votar
Eu sou estressado. Ansioso. Nervoso. Impaciente.
23 anos e já tá aparecendo a merda de uns fios de cabelo branco. :(
|
# jul/08
· votar
Cabeça De Balde Nem se preocupe. Tenho desde os 14, haha.
|
Chespirito Veterano |
# jul/08
· votar
Para os estressados =D
Toma um Maracugina, assim vc vai ficar calminho, calminho!!!
Eu fui a prova disso.
|
Canto Veterano |
# jul/08
· votar
Rato como preocupação, fadiga, ansiedade e angústia – que podem prejudicar seu desempenho e sobretudo, sua saúde. Se o estresse permanece, a pessoa passa a sofrer de estafa, um estado de exautão que pode conduzir a algum dano físico grave, chegando à morte por infarto ou doença cardíaca.
Consequências:
Sintomas Físicos:
- Dores de cabeça - Pressão alta - Doenças cardíacas
Sintomas Psicológicos:
- Ansiedade - Depressão - Redução da satisfação
-
Em Outubro de 2006, quando eu fui ao médico e depois dos exames, ele me disse que eu estava com estresse, cheguei a ter alguns desses sintomas e tomava calmante para dormir. Isso é uma doença, um sintoma, que causa sérios problemas se não tratado, minha pressão arterial estava muito alta naquele tempo.
|
POSITIVE Veterano |
# jul/08
· votar
Canto
A coisa mais feia que eu já vi foi um dos meus professores estressados com a sala... ele ficou se tremendo e não conseguiu mais dar aula.
|
Canto Veterano |
# jul/08
· votar
POSITIVE Canto
A coisa mais feia que eu já vi foi um dos meus professores estressados com a sala... ele ficou se tremendo e não conseguiu mais dar aula.
heheheh... Mas era estresse mesmo? Parece que ele tinha o tal do "tique nervoso"...
:p
|
POSITIVE Veterano |
# jul/08
· votar
Canto
Sei lá, ele é meio maluco sabe... aliás todos são...pelo menos os meus.
|
Canto Veterano |
# jul/08
· votar
POSITIVE Canto
Sei lá, ele é meio maluco sabe... aliás todos são...pelo menos os meus.
Os meus quando se estressam "batem" o pé no chão, principalmente, saem da sala e chama algum dos diretores.
|
Lake Veterano |
# jul/08
· votar
devo ta estressado... takei pao na minha mae qdo ela resmungo q n era pra mim come o pao...
|
# jul/08
· votar
devo ta estressado... takei pao na minha mae qdo ela resmungo q n era pra mim come o pao... Você está é precisando de uma bela surra.
|
Horcruxes Veterano |
# jul/08
· votar
Canto Os meus quando se estressam "batem" o pé no chão, principalmente, saem da sala e chama algum dos diretores. Os meus jogam os pincéis na parede! xDDD Com certeza, esse foi o surto mais engraçado q já vi na minha vida! No meu caso, stress = insônia. E insônia = dias inteiros desperdiçados, pq se eu tô cansada eu não rendo nada.
|