Problemas com seu chuveiro elétrico?

Autor Mensagem
Sab_Ian
Veterano
# jun/08 · Editado por: Moderador


Muitos lares brasileiros tem esse aparelho relativemente simples, que transforma energia elétrica em térmica: o chuveiro. Só que, para isso acontecer, muita energia é consumida, se comparado a outros aparelhos elétricos em uma casa.

O que acontece é que em muitos desses lares brasileiros, a instalação elétrica não é ideal, e os fios que alimentam o chuveiro possuem bitola (ou diâmetro) menor que o necessário.

Nesse inverno, as pessoas colocam a chave seletora de temperatura na posição inverno (ou quente dependendo da marca do chuveiro), e essa mudança de temperatura exije mais potência. Ao exigir mais potência, o fio começa a esquentar.

Portanto, ao usar o chuveiro por alguns minutos, é possível observar que os fios de bitola menor que o ideal para o aparelho, começam a derreter, o que pode causar explosão, choques ou curto-circuito. Isso pode ser muito perigoso para quem está tomando banho, e além de colocar a pessoa que está no banho em risco, pode também comprometer a instalação elétrica como um todo.

Mas, porque o fio derrete? Porque esquenta. E porque esquenta?

Se você não quer saber teoricamente, pule a explicação abaixo e assuma que o fio esquenta porque Deus quis.

Não cabe a mim deduzir ou explicar a origem das fórmulas usadas porque essa não é a idéia do tópico. Nada que aulas de física não façam.

Eis uma forma didática de explicar tal fato:

R = ᑭ ℓ / S Onde

R: resistência elétrica, dada em ohms.

ᑭ : resistividade elétrica do material (capacidade que um material tem de conduzir corrente elétrica à uma dada temperatura) dada em ohms por metro quadrado.

ℓ: comprimento em metros.

S: área da seção transversal em metros quadrados.

O material mais comum para a fabricação de cabos elétricos é o cobre, cuja resistência elétrica é da ordem de 1.72×10(elevado a -8)ohm/metro quadrado à 20 °C

Vamos supor que há em uma casa um chuveiro de 5500W, 220V e 30 ampéres, e que a distancia do chuveiro ao quadro de força é de 30 metros. Agora, para descobrir a bitola do fio:

Tem se 1 - P = V² / R e 2 - R = ℓ / S. Substituindo 2 em 1 fica:

*Em 1, P: Potência em watts "W"
V: diferença de potêncial, mais conhecida como voltagem; dada em Volts "V".

P = V² / ᑭ ℓ / S >> P = V² S /ᑭ ℓ

Trocando às variáveis pelos dados, fica:

5500 = 220²xS/1.72×10(elevado a -8)x30

S=0,02838m² ou 2,838mm²

Como hà a venda fios de 2,5mm², 4mm², 6mm², etc. (há outros tamanhos, mas esses são destinados há instalações domésticas), obviamente que se deve colocar fios de 4mm².

É bom sempre colocar fios de bitola maior que o recomendado, porque a diferença de potencial (ou voltagem) variam na rede constantemente, e um fio maior também pode te dar a possibilidade de colocar um chuveiro mais potente. A idéia sobretudo é evitar o aquecimento do fio.

Perceba que se o comprimento do fio aumentar, maior deve ser a bitola.

A causa para os fios serem de bitola menor que o recomendado para um chuveiro, se deve à questões financeiras ou instalações antigas quando os chuveiros da época exigiam menos potência.

Então, para saber se o fio que alimenta o chuveiro é adequado ou não, observe se há um comportamento estranho do fio durante o funcionamento do aparelho.

Alguns sinais de que o fio é inadequado são:

-Cheiro de plástico queimado
-Mudança na forma do fio
-Mudança na cor do fio
-Mudança na forma do conector que liga o fio do chuveiro ao fio da instalação.

Consequências

-Ao esquentar, se os fios estiverem juntos um ao outro, quando derreterem poderão fundir-se até encostar um no outro, causando curto-circuito.

-Explosão e consequentemente fim do banho

-Choques

Para solucionar esse problema, é necessário trocar os fios inadequados por fios novos que possuem a bitola correspondente ao ideal para o aparelho.

Basta pegar os valores que vem escrito no próprio chuveiro, a distancia do aparelho até o quadro de força, a resistividade do material que é 99% dos casos, o cobre, e substituir nas fórmulas de física, correspondentes à eletricidade. Fios são caros e não há alternativas para desviar do preço alto. Tenha certeza de que esse será um bom investimento, e pode ser para sempre.

Outra coisa que muitos lares brasileiros também não tem é o sistema de aterramento, que deveria ser lei para qualquer instalação elétrica.
Se há um sistema de aterramento, pelo menos é possível evitar choques com esses problemas com chuveiro.

Colocar tomadas em chuveiro também é outro problema, porque a maioria delas é feita para passar até 15A de corrente. Um chuveiro novo hoje, não usa menos do que 25A. Se tiver tomada, arranque-as e ligue os fios usando um conector ou entrelaçando um ao outro e passando fita isolante.

Em algumas casas, é relativemente fácil trocar os fios, mas em outras, é necessário chamar um eletricista. Mas, como estamos no Brasil, nem todos chamam o eletricista e recorrem ao famoso "jeitinho brasileiro". Várias vezes eu quis trocar os fios do chuveiro em casa e meu tio dizia:
-Corta essa parte do fio que derreteu e liga de novo.

É a mesma coisa que trocar seis por meia-dúzia...

Enfim, relato isso para vocês porque passei um longo periodo por essas situações, que não foram nada agradáveis...

Se tiverem grana mesmo, chamem um eletricista e fale para ele colocar um aquecedor central ao invés de um simples chuveiro. Aí sim você não terá problemas por muuuuuuuito tempo.

guga1232000
Veterano
# jun/08
· votar


O meu é a gás, e agora??

Sab_Ian
Veterano
# jun/08
· votar


guga1232000

Verdade. Errei no título do tópico.

Se algum moderador ver, por favor altere para: Problemas com seu chuveiro elétrico?

Koisa
Veterano
# jun/08
· votar


Esse eh da hora..

http://www.quitandinha.com/images/Chaveiro_05_Palmeiras.jpg

Grow
Veterano
# jun/08
· votar


Se você não quer saber teoricamente, pule a explicação abaixo e assuma que o fio esquenta porque Deus quis.
parei aki

Koisa
Veterano
# jun/08
· votar


Esse negocio de fussar em chuveiro da B.O., eu vi ontem na Eliana, em 15 segundos o chuveiro derreteu e chegou a 200° graus..

guga1232000
Veterano
# jun/08
· votar


Koisa
uahuahauhauhauahuahauhauahu

TWT ICE
Veterano
# jun/08
· votar


vc leu o texto ou deu ctrl+c +ctrl+v direto?

Chespirito
Veterano
# jun/08
· votar


http://www.eletrodom.com.br/

lula_molusco
Veterano
# jun/08
· votar


Novatos...querem dar conteúdo ao OT...tsc tsc

Atomic
Veterano
# jun/08
· votar


Sab_Ian
Vamos supor que há em uma casa um chuveiro de 5500W, 220V e 30 ampéres, e que a distancia do chuveiro ao quadro de força é de 30 metros. Agora, para descobrir a bitola do fio:

Tem se 1 - P = V² / R e 2 - R = ℓ / S. Substituindo 2 em 1 fica:

*Em 1, P: Potência em watts "W"
V: diferença de potêncial, mais conhecida como voltagem; dada em Volts "V".

P = V² / ℓ / S >> P = V² S / ℓ

Trocando às variáveis pelos dados, fica:

5500 = 220²xS/1.72×10(elevado a -8)x30

S=0,02838m² ou 2.838mm²


cara eu nao sou engenheiro eletrico nem nada mas to achando q essa conta ta errada.. a resistencia calculada jogando p = v2/r eh a resistencia equivalente ao circuito todo (incluindo a resistencia interna do chuveiro) e nao a resistencia do fio.. portanto o cara n pode botar r = res*l/s...


Koisa
Esse negocio de fussar em chuveiro da B.O., eu vi ontem na Eliana, em 15 segundos o chuveiro derreteu e chegou a 200° graus..

aquilo nao acontece normalmente com o chuveiro.. ele tem uma trava q so deixa ligar com agua. os caras tiraram de proposito

Guto EADG
Veterano
# jun/08
· votar



-Explosão e consequentemente fim do banho


hauhaauhauahauhauahauahuhuahuh

lula_molusco
Veterano
# jun/08
· votar


Se você lugar um chuveiro sem deixar correr a água, você frita a resistência dele rapidinho.

And the meek shall inherit the earth
Veterano
# jun/08
· votar


se vc aumentar a espessura do fio a corrente não vai estressar a resistência o suficiente, resultando num aquecimento não-optimal da água

Guto EADG
Veterano
# jun/08
· votar


eu nao com esses calculos. eu diria que a forma mais correta é dimensionar a instalaçao pra uma perda de potencia X nos condutores que entregam energia ao chuveiro. quando vc faz I².R = P (e isso funciona muito bem pra corrente contínua) vc ta dimensionando o condutor pra ter uma perda joule de P Watts.

Sab_Ian
Veterano
# jun/08
· votar


TWT ICE

vc leu o texto ou deu ctrl+c +ctrl+v direto?

Eu fiz esse texto.

Sab_Ian
Veterano
# jun/08
· votar


lula_molusco

Novatos...querem dar conteúdo ao OT...tsc tsc

Coisa que veteranos como você não conseguem fazer dizendo coisas óbvias.

Se você lugar um chuveiro sem deixar correr a água, você frita a resistência dele rapidinho.

Sab_Ian
Veterano
# jun/08
· votar


Atomic

cara eu nao sou engenheiro eletrico nem nada mas to achando q essa conta ta errada.. a resistencia calculada jogando p = v2/r eh a resistencia equivalente ao circuito todo (incluindo a resistencia interna do chuveiro) e nao a resistencia do fio.. portanto o cara n pode botar r = res*l/s...

Não está errada porque eu substitui R por ᑭ ℓ / S. Aí, eu substitui os dados relacionados à fiação e não à resistencia do chuveiro.

shoyoninja
Veterano
# jun/08
· votar


Atomic
Correto, o calculo esta errado.

O correto eh determinar a corrente:
P = v i

5500 = 220 i

I= 25 A

Se vc for masoquista pode calcular a bitola minima para que o fio nao passe da sua temp maxima, geralmente 70 graus. Ou vc pode consultar uma tabela pronta do fabricante de cabos.

Atomic
Veterano
# jun/08
· votar


Sab_Ian

Eu fiz esse texto.


viu o q eu falei sobre as contas?

na verdade acho que o mais certo eh olhar a amperagem do chuveiro e comprar o fio com amperagem logo acima..

And the meek shall inherit the earth
se vc aumentar a espessura do fio a corrente não vai estressar a resistência o suficiente, resultando num aquecimento não-optimal da água

cara mas acho que a resistencia do fio eh (deveria) ser irrelevante em comparacao a resistencia do chuveiro, entao nao faz diferenca

Atomic
Veterano
# jun/08
· votar


oops, postei atrasado


Sab_Ian
Não está errada porque eu substitui R por ᑭ ℓ / S. Aí, eu substitui os dados relacionados à fiação e não à resistencia do chuveiro.

ow mas essa potencia nao eh a da fiacao, eh a do chuveiro..


shoyoninja
Correto, o calculo esta errado.

O correto eh determinar a corrente:
P = v i

5500 = 220 i

I= 25 A

Se vc for masoquista pode calcular a bitola minima para que o fio nao passe da sua temp maxima, geralmente 70 graus. Ou vc pode consultar uma tabela pronta do fabricante de cabos.


pois eh, tambem acho q eh o certo

Sab_Ian
Veterano
# jun/08 · Editado por: Sab_Ian
· votar


shoyoninja

Atomic
Correto, o calculo esta errado.

O correto eh determinar a corrente:
P = v i

5500 = 220 i

I= 25 A


Você e o Atomic estão corretos. É que eu me baseei em dados de um chuveiro já existente, e esqueci que eles fornecem os dados recomendados e não os dados mínimos. Valeu aê.

Aqui está o chuveiro que eu usei como exemplo.

Guto EADG
Veterano
# jun/08
· votar


Sab_Ian

e eu tb estou correto. :P

Sab_Ian
Veterano
# jun/08
· votar


Guto EADG

e eu tb estou correto. :P

Sim. XD

Agora o modera arrumou e eu não posso mais arrumar o texto.

De qualquer forma, o resultado correto da conta é 0,002365m² ou 2,365mm², eu substituí os 30A por 25A.

Grow
Veterano
# jun/08
· votar


eu li:
"problemas com cheiro de suvaco"

Canto
Veterano
# jun/08
· votar


Consequências

-Ao esquentar, se os fios estiverem juntos um ao outro, quando derreterem poderão fundir-se até encostar um no outro, causando curto-circuito.

-Explosão e consequentemente fim do banho

-Choques



O choque desce com a água ao corpo?
Texto para causar pânico...

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# jun/08 · Editado por: Christhian
· votar


Sab_Ian
Se tiverem grana mesmo, chamem um eletricista e fale para ele colocar um aquecedor central ao invés de um simples chuveiro. Aí sim você não terá problemas por muuuuuuuito tempo.

é.. só a tubulação de PVC que vai amolecer com a água quente, a cola das emendas vai começar a vazar, as paredes vão ter infiltrações, a umidade vai fazer crescer até cogumelos... mas realmente, problemas não haverão!

Wrvieira
Veterano
# jun/08
· votar


Cara, quando eu comprei meu apartamento, a primeira coisa que eu fiz foi colocar aquecimento central a gás. Foi o melhor investimento que eu podia fazer. Além de ser bem econômico, nesses dias de frio em SP quebra um galhão...

Sab_Ian
Veterano
# jun/08 · Editado por: Sab_Ian
· votar


Christhian

é.. só a tubulação de PVC que vai amolecer com a água quente, a cola das emendas vai começar a vazar, as paredes vão ter infiltrações, a umidade vai fazer crescer até cogumelos... mas realmente, problemas não haverão!


Por isso que é para contratar alguém que saiba fazer o serviço. Eu sei que aquecedores exigem tubulações de cobre. Não é que nem instalar chuveiro.

Você quis dizer que faltou eu citar um encanador? É isso?

Sab_Ian
Veterano
# jun/08
· votar


Canto

O choque desce com a água ao corpo?
Texto para causar pânico...


Sim. Se não tiver um sistema de aterramento, o choque "desce com a água." E é para causar um terror mesmo. Melhor previnir do que esperar para ver se é assim que acontece...

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Problemas com seu chuveiro elétrico?