Autor |
Mensagem |
Sab_Ian Veterano |
# jun/08 · Editado por: Moderador
Muitos lares brasileiros tem esse aparelho relativemente simples, que transforma energia elétrica em térmica: o chuveiro. Só que, para isso acontecer, muita energia é consumida, se comparado a outros aparelhos elétricos em uma casa.
O que acontece é que em muitos desses lares brasileiros, a instalação elétrica não é ideal, e os fios que alimentam o chuveiro possuem bitola (ou diâmetro) menor que o necessário.
Nesse inverno, as pessoas colocam a chave seletora de temperatura na posição inverno (ou quente dependendo da marca do chuveiro), e essa mudança de temperatura exije mais potência. Ao exigir mais potência, o fio começa a esquentar.
Portanto, ao usar o chuveiro por alguns minutos, é possível observar que os fios de bitola menor que o ideal para o aparelho, começam a derreter, o que pode causar explosão, choques ou curto-circuito. Isso pode ser muito perigoso para quem está tomando banho, e além de colocar a pessoa que está no banho em risco, pode também comprometer a instalação elétrica como um todo.
Mas, porque o fio derrete? Porque esquenta. E porque esquenta?
Se você não quer saber teoricamente, pule a explicação abaixo e assuma que o fio esquenta porque Deus quis.
Não cabe a mim deduzir ou explicar a origem das fórmulas usadas porque essa não é a idéia do tópico. Nada que aulas de física não façam.
Eis uma forma didática de explicar tal fato:
R = ᑭ ℓ / S Onde
R: resistência elétrica, dada em ohms.
ᑭ : resistividade elétrica do material (capacidade que um material tem de conduzir corrente elétrica à uma dada temperatura) dada em ohms por metro quadrado.
ℓ: comprimento em metros.
S: área da seção transversal em metros quadrados.
O material mais comum para a fabricação de cabos elétricos é o cobre, cuja resistência elétrica é da ordem de 1.72×10(elevado a -8)ohm/metro quadrado à 20 °C
Vamos supor que há em uma casa um chuveiro de 5500W, 220V e 30 ampéres, e que a distancia do chuveiro ao quadro de força é de 30 metros. Agora, para descobrir a bitola do fio:
Tem se 1 - P = V² / R e 2 - R = ℓ / S. Substituindo 2 em 1 fica:
*Em 1, P: Potência em watts "W" V: diferença de potêncial, mais conhecida como voltagem; dada em Volts "V".
P = V² / ᑭ ℓ / S >> P = V² S /ᑭ ℓ
Trocando às variáveis pelos dados, fica:
5500 = 220²xS/1.72×10(elevado a -8)x30
S=0,02838m² ou 2,838mm²
Como hà a venda fios de 2,5mm², 4mm², 6mm², etc. (há outros tamanhos, mas esses são destinados há instalações domésticas), obviamente que se deve colocar fios de 4mm².
É bom sempre colocar fios de bitola maior que o recomendado, porque a diferença de potencial (ou voltagem) variam na rede constantemente, e um fio maior também pode te dar a possibilidade de colocar um chuveiro mais potente. A idéia sobretudo é evitar o aquecimento do fio.
Perceba que se o comprimento do fio aumentar, maior deve ser a bitola.
A causa para os fios serem de bitola menor que o recomendado para um chuveiro, se deve à questões financeiras ou instalações antigas quando os chuveiros da época exigiam menos potência.
Então, para saber se o fio que alimenta o chuveiro é adequado ou não, observe se há um comportamento estranho do fio durante o funcionamento do aparelho.
Alguns sinais de que o fio é inadequado são:
-Cheiro de plástico queimado -Mudança na forma do fio -Mudança na cor do fio -Mudança na forma do conector que liga o fio do chuveiro ao fio da instalação.
Consequências
-Ao esquentar, se os fios estiverem juntos um ao outro, quando derreterem poderão fundir-se até encostar um no outro, causando curto-circuito.
-Explosão e consequentemente fim do banho
-Choques
Para solucionar esse problema, é necessário trocar os fios inadequados por fios novos que possuem a bitola correspondente ao ideal para o aparelho.
Basta pegar os valores que vem escrito no próprio chuveiro, a distancia do aparelho até o quadro de força, a resistividade do material que é 99% dos casos, o cobre, e substituir nas fórmulas de física, correspondentes à eletricidade. Fios são caros e não há alternativas para desviar do preço alto. Tenha certeza de que esse será um bom investimento, e pode ser para sempre.
Outra coisa que muitos lares brasileiros também não tem é o sistema de aterramento, que deveria ser lei para qualquer instalação elétrica. Se há um sistema de aterramento, pelo menos é possível evitar choques com esses problemas com chuveiro.
Colocar tomadas em chuveiro também é outro problema, porque a maioria delas é feita para passar até 15A de corrente. Um chuveiro novo hoje, não usa menos do que 25A. Se tiver tomada, arranque-as e ligue os fios usando um conector ou entrelaçando um ao outro e passando fita isolante.
Em algumas casas, é relativemente fácil trocar os fios, mas em outras, é necessário chamar um eletricista. Mas, como estamos no Brasil, nem todos chamam o eletricista e recorrem ao famoso "jeitinho brasileiro". Várias vezes eu quis trocar os fios do chuveiro em casa e meu tio dizia: -Corta essa parte do fio que derreteu e liga de novo.
É a mesma coisa que trocar seis por meia-dúzia...
Enfim, relato isso para vocês porque passei um longo periodo por essas situações, que não foram nada agradáveis...
Se tiverem grana mesmo, chamem um eletricista e fale para ele colocar um aquecedor central ao invés de um simples chuveiro. Aí sim você não terá problemas por muuuuuuuito tempo.
|
guga1232000 Veterano |
# jun/08
· votar
O meu é a gás, e agora??
|
Sab_Ian Veterano |
# jun/08
· votar
guga1232000
Verdade. Errei no título do tópico.
Se algum moderador ver, por favor altere para: Problemas com seu chuveiro elétrico?
|
Koisa Veterano |
# jun/08
· votar
Esse eh da hora..
http://www.quitandinha.com/images/Chaveiro_05_Palmeiras.jpg
|
Grow Veterano |
# jun/08
· votar
Se você não quer saber teoricamente, pule a explicação abaixo e assuma que o fio esquenta porque Deus quis. parei aki
|
Koisa Veterano |
# jun/08
· votar
Esse negocio de fussar em chuveiro da B.O., eu vi ontem na Eliana, em 15 segundos o chuveiro derreteu e chegou a 200° graus..
|
guga1232000 Veterano |
# jun/08
· votar
Koisa uahuahauhauhauahuahauhauahu
|
TWT ICE Veterano |
# jun/08
· votar
vc leu o texto ou deu ctrl+c +ctrl+v direto?
|
Chespirito Veterano |
# jun/08
· votar
http://www.eletrodom.com.br/
|
lula_molusco Veterano |
# jun/08
· votar
Novatos...querem dar conteúdo ao OT...tsc tsc
|
Atomic Veterano |
# jun/08
· votar
Sab_Ian Vamos supor que há em uma casa um chuveiro de 5500W, 220V e 30 ampéres, e que a distancia do chuveiro ao quadro de força é de 30 metros. Agora, para descobrir a bitola do fio:
Tem se 1 - P = V² / R e 2 - R = ℓ / S. Substituindo 2 em 1 fica:
*Em 1, P: Potência em watts "W" V: diferença de potêncial, mais conhecida como voltagem; dada em Volts "V".
P = V² / ℓ / S >> P = V² S / ℓ
Trocando às variáveis pelos dados, fica:
5500 = 220²xS/1.72×10(elevado a -8)x30
S=0,02838m² ou 2.838mm²
cara eu nao sou engenheiro eletrico nem nada mas to achando q essa conta ta errada.. a resistencia calculada jogando p = v2/r eh a resistencia equivalente ao circuito todo (incluindo a resistencia interna do chuveiro) e nao a resistencia do fio.. portanto o cara n pode botar r = res*l/s...
Koisa Esse negocio de fussar em chuveiro da B.O., eu vi ontem na Eliana, em 15 segundos o chuveiro derreteu e chegou a 200° graus..
aquilo nao acontece normalmente com o chuveiro.. ele tem uma trava q so deixa ligar com agua. os caras tiraram de proposito
|
Guto EADG Veterano |
# jun/08
· votar
hauhaauhauahauhauahauahuhuahuh
|
lula_molusco Veterano |
# jun/08
· votar
Se você lugar um chuveiro sem deixar correr a água, você frita a resistência dele rapidinho.
|
And the meek shall inherit the earth Veterano |
# jun/08
· votar
se vc aumentar a espessura do fio a corrente não vai estressar a resistência o suficiente, resultando num aquecimento não-optimal da água
|
Guto EADG Veterano |
# jun/08
· votar
eu nao com esses calculos. eu diria que a forma mais correta é dimensionar a instalaçao pra uma perda de potencia X nos condutores que entregam energia ao chuveiro. quando vc faz I².R = P (e isso funciona muito bem pra corrente contínua) vc ta dimensionando o condutor pra ter uma perda joule de P Watts.
|
Sab_Ian Veterano |
# jun/08
· votar
TWT ICE
vc leu o texto ou deu ctrl+c +ctrl+v direto?
Eu fiz esse texto.
|
Sab_Ian Veterano |
# jun/08
· votar
lula_molusco
Novatos...querem dar conteúdo ao OT...tsc tsc
Coisa que veteranos como você não conseguem fazer dizendo coisas óbvias.
Se você lugar um chuveiro sem deixar correr a água, você frita a resistência dele rapidinho.
|
Sab_Ian Veterano |
# jun/08
· votar
Atomic
cara eu nao sou engenheiro eletrico nem nada mas to achando q essa conta ta errada.. a resistencia calculada jogando p = v2/r eh a resistencia equivalente ao circuito todo (incluindo a resistencia interna do chuveiro) e nao a resistencia do fio.. portanto o cara n pode botar r = res*l/s...
Não está errada porque eu substitui R por ᑭ ℓ / S. Aí, eu substitui os dados relacionados à fiação e não à resistencia do chuveiro.
|
shoyoninja Veterano |
# jun/08
· votar
Atomic Correto, o calculo esta errado.
O correto eh determinar a corrente: P = v i
5500 = 220 i
I= 25 A
Se vc for masoquista pode calcular a bitola minima para que o fio nao passe da sua temp maxima, geralmente 70 graus. Ou vc pode consultar uma tabela pronta do fabricante de cabos.
|
Atomic Veterano |
# jun/08
· votar
Sab_Ian
Eu fiz esse texto.
viu o q eu falei sobre as contas?
na verdade acho que o mais certo eh olhar a amperagem do chuveiro e comprar o fio com amperagem logo acima..
And the meek shall inherit the earth se vc aumentar a espessura do fio a corrente não vai estressar a resistência o suficiente, resultando num aquecimento não-optimal da água
cara mas acho que a resistencia do fio eh (deveria) ser irrelevante em comparacao a resistencia do chuveiro, entao nao faz diferenca
|
Atomic Veterano |
# jun/08
· votar
oops, postei atrasado
Sab_Ian Não está errada porque eu substitui R por ᑭ ℓ / S. Aí, eu substitui os dados relacionados à fiação e não à resistencia do chuveiro.
ow mas essa potencia nao eh a da fiacao, eh a do chuveiro..
shoyoninja Correto, o calculo esta errado.
5500 = 220 i
I= 25 A
Se vc for masoquista pode calcular a bitola minima para que o fio nao passe da sua temp maxima, geralmente 70 graus. Ou vc pode consultar uma tabela pronta do fabricante de cabos.
pois eh, tambem acho q eh o certo
|
Sab_Ian Veterano |
# jun/08 · Editado por: Sab_Ian
· votar
shoyoninja
Atomic Correto, o calculo esta errado.
5500 = 220 i
I= 25 A
Você e o Atomic estão corretos. É que eu me baseei em dados de um chuveiro já existente, e esqueci que eles fornecem os dados recomendados e não os dados mínimos. Valeu aê.
Aqui está o chuveiro que eu usei como exemplo.
|
Guto EADG Veterano |
# jun/08
· votar
Sab_Ian
e eu tb estou correto. :P
|
Sab_Ian Veterano |
# jun/08
· votar
Guto EADG
e eu tb estou correto. :P
Sim. XD
Agora o modera arrumou e eu não posso mais arrumar o texto.
De qualquer forma, o resultado correto da conta é 0,002365m² ou 2,365mm², eu substituí os 30A por 25A.
|
Grow Veterano |
# jun/08
· votar
eu li: "problemas com cheiro de suvaco"
|
Canto Veterano |
# jun/08
· votar
Consequências
-Ao esquentar, se os fios estiverem juntos um ao outro, quando derreterem poderão fundir-se até encostar um no outro, causando curto-circuito.
-Choques
O choque desce com a água ao corpo? Texto para causar pânico...
|
Christhian Moderador
|
# jun/08 · Editado por: Christhian
· votar
Sab_Ian Se tiverem grana mesmo, chamem um eletricista e fale para ele colocar um aquecedor central ao invés de um simples chuveiro. Aí sim você não terá problemas por muuuuuuuito tempo.
é.. só a tubulação de PVC que vai amolecer com a água quente, a cola das emendas vai começar a vazar, as paredes vão ter infiltrações, a umidade vai fazer crescer até cogumelos... mas realmente, problemas não haverão!
|
Wrvieira Veterano |
# jun/08
· votar
Cara, quando eu comprei meu apartamento, a primeira coisa que eu fiz foi colocar aquecimento central a gás. Foi o melhor investimento que eu podia fazer. Além de ser bem econômico, nesses dias de frio em SP quebra um galhão...
|
Sab_Ian Veterano |
# jun/08 · Editado por: Sab_Ian
· votar
Christhian
é.. só a tubulação de PVC que vai amolecer com a água quente, a cola das emendas vai começar a vazar, as paredes vão ter infiltrações, a umidade vai fazer crescer até cogumelos... mas realmente, problemas não haverão!
Por isso que é para contratar alguém que saiba fazer o serviço. Eu sei que aquecedores exigem tubulações de cobre. Não é que nem instalar chuveiro.
Você quis dizer que faltou eu citar um encanador? É isso?
|
Sab_Ian Veterano |
# jun/08
· votar
Canto
O choque desce com a água ao corpo? Texto para causar pânico...
Sim. Se não tiver um sistema de aterramento, o choque "desce com a água." E é para causar um terror mesmo. Melhor previnir do que esperar para ver se é assim que acontece...
|