Jio-kun Veterano |
# mai/08 · Editado por: Jio-kun
http://computerworld.uol.com.br/mercado/2008/05/06/emc-inaugura-produc ao-no-brasil/
EMC inaugura produção no Brasil. Empresa montará a linha CLARiiON no País em parceria com a Celestica e iniciará pesquisas e desenvolvimento em instituição nacional.
Por Marina Pita, da CIO06 de maio de 2008
A EMC anunciou nesta terça-feira (06/05) a produção local de toda a linha de armazenamento de dados em rede CLARiiON a partir das operações brasileiras da Celestica, parceria internacional da empresa para manufatura, em Hortolândia (SP). A fornecedora de infra-estrutura de informação pretende dobrar a venda de unidades da linha no Brasil por conta da redução de custo – que deve ficar em torno de 10% - e do ganho de agilidade.
Essa estratégia deve possibilitar a penetração da EMC no segmento de pequenas e médias empresas, conforme afirmação do diretor-geral da companhia para o Brasil, Carlos Cunha: "Começamos a ser uma opção para o SMB e talvez a principal opção." A principal aposta do executivo para esse mercado é o CX310.
Para assegurar a participação da EMC nesse segmento de mercado, Carlos Cunha disse que vai brigar para trazer uma espécie de leasing próprio ao País no futuro próximo, e assim suprir a necessidade de financiamento de seus clientes, tal como é feito pelas concorrentes.
A empresa ainda anunciou o início de sua participação no centro de pesquisas e desenvolvimento no Instituto de Pesquisas Eldorado, em Campinas (SP). Inicialmente, o trabalho se concentrará em software de código aberto e gerenciamento de recursos.
O anúncio da ampliação das atividades da EMC no Brasil faz parte da estratégia da companhia de descentralizar geograficamente os negócios, elevando a participação de países em desenvolvimento e reduzindo a dos Estados Unidos. "Atualmente um terço da pesquisa e desenvolvimento da EMC é feito fora do país da matriz. Isso é uma grande mudança em um curto período, mas ainda não fizemos o suficiente," garante Joel Schwartz, vice-presidente sênior e gerente-geral da divisão de sistemas de armazenamento de dados.
Com 60% dos gastos em TI realizados fora dos EUA, a EMC está empenhada em crescer agressivamente nos mercados internacionais, acentuou Schwartz. De acordo com ele, nos últimos três anos a companhia cresceu excepcionalmente, por exemplo, na Rússia, onde em três anos criou 200 vagas.
O faturamento da companhia na América do Norte cresceu 14% no primeiro trimestre deste ano, comparado ao mesmo período de 2007 – acima da média de mercado - e equivaleu a 57% do faturamento total. Enquanto isso, o faturamento das operações em outros continentes cresceu 21% ano sobre ano. Só a América Latina respondeu com um faturamento 36% maior neste primeiro trimestre.
Cunha declarou em evento para a imprensa que o apoio do Governo Federal foi decisivo para que a companhia estruturasse o início da produção local. O governo brasileiro, por iniciativa da EMC, criou as regras do Processo Produtivo Básico (PPB) para storage.
Para o início das operações da EMC na Celestica, seis engenheiros e 60 funcionários de nível técnico foram treinados na matriz da EMC em Boston. Atualmente a companhia tem três fábricas próprias (Boston, Carolina do Norte e Irlanda) e parceria em manufatura em diversos países e com muitas empresas.
Enfim, o futuro de armazenagem em massa de arquivos digitais com máxima segurança -tudo isso no Brasil- está aí. Quem pensa que informática aqui no nosso país não evolui, está completamente enganado ou desatualizado. :D
[falo isso porque ví comentários de que o Brasil não tem futuro com tecnologia de informática]
A EMC² é f0d4.
|