Neutralidade na Internet

    Autor Mensagem
    adnz
    Veterano
    # mai/08 · Editado por: adnz


    Vendo uns vídeos desse site, encontrei um que falava sobre a neutralidade da internet.

    Em 13 de Abril desse ano, a Virgin Media, um provedor de acesso à Internet na Inglaterra, disse que a neutralidade da internet deveria acabar e que eles já estavam fazendo acordos com certas empresas para limitar a banda para certos sites. Ou seja, as empresas que pagassem mais, teriam seus sites acessados com mais velocidade pelos users, e os sites que não pagassem nada, teriam seus sites acessados a uma velocidade extremamente lenta.

    Isso significa que essa empresa está tentando transformar a internet em algo similar com a televisão, não dando escolha pro usuário de ver o que ele quer. Se algo parecido evoluísse para o Brasil, por exemplo, seria muito difícil entrar aqui no fórum se ele não pagasse pra uma provedora qualquer uma certa quantia... Muitas pessoas já se desligaram completamente dessa empresa na Inglaterra. E essa empresa foi a primeira a falar publicamente sobre o assunto, uma vez que se outras empresas falassem dessa idéia publicamente, provavelmente perderiam muitos usuários

    Se a Virgin Media fizer sucesso com esse tipo de negócio, seria o começo do fim da Internet?

    O que vocês acham sobre o assunto? Têm outro ponto de vista sobre? Existe algum provedor brasileiro que limita a internet de algum modo?

    Eu sei que o meu não pode passar de uma cota de downloads, senão fica mais lento. Seria isso ruim?

    Discutam, por favor.

    brunohardrocker
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    seria o começo do fim da Internet?

    Da internet não, mas da qualidade do meio de comunicação sim.

    O que vocês acham sobre o assunto?


    Bem resumidamente: ficaria uma merda.

    Certeza
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    O que vocês acham sobre o assunto?

    acho foda...pros usuários vai ser ruim, mas para as empresas que têm dinheiro vai ser ótimo...como vivemos em um mundo capitalista tamo tudo fudido...

    Eu sei que o meu não pode passar de um limite de downloads baixados, senão fica mais lento. Seria isso ruim?

    o meu tbm é assim...pra mim não é ruim pq eu nunca ultrapasso o limite, mas é foda...

    brunohardrocker
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    Certeza
    para as empresas que têm dinheiro vai ser ótimo...como vivemos em um mundo capitalista tamo tudo fudido...

    Por outro lado temos toda liberdade de boicotar essas empresas, como o que aconteceu com a empresa citada no texto.

    Certeza
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    brunohardrocker

    nem tanto cara...depende da empresa...se for uma microsoft da vida q é essencial em quase tudo, ou uma coca-cola ou mcdonalds que já fazem parte da "cultura" é mto mais difícil boicotar...talvez meia dúzia de ativistas boicotem, mas a maior parte da população talvez nem vá ficar sabendo que isso tá acontecendo...

    brunohardrocker
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    Não adianta, nos dias de hoje não tá morto quem peleia. Acham que uma empresa como o Google iria estar de acordo com isso?

    Ou seja, por que as pessoas iriam fazer buscas se seriam em grande parte direcionadas à sites lerdos?

    As coisas têm que progredir, e isso seria só regresso, atraso.

    Certeza
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    mas vão ter empresas que vão conseguir tirar lucro disso...sempre vai ter...

    fernando tecladista
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    as empresas que pagassem mais, teriam seus sites acessados com mais velocidade pelos users, e os sites que não pagassem nada, teriam seus sites acessados a uma velocidade extremamente lenta.

    em resumo é o JABÁ da internet

    quem paga menos acaba ficando com menos visitas o que torna um circulo vicioso: que tem poucas visitas por que pagar mais? e como se paga menos poucos acessam
    quem pagar mais leva a fatia maior do mercado não por merecimento, ou por conteudo, mas acaba concentrando mais usuarios devido a quanto desenbolsou pra livre acesso

    mas pode ser um tiro no pé
    quem usa pouco internet ou não acessa grandes portais, pra que ter um pacote ultra rapido se emperra pra ver um simples blog, fotolog, uma pagina de uma banda nova.... muda-se a assinatura pra um pacote basicão e poucos acessos a grandes sites por curiosidade acaba virando nenhum

    e parcerias do tipo "anuncios google" onde de centavo em centavo, de banner em banner em sites de pequeno porte porém com um consumidor específico vai pro beleléu

    jimmy vandrake
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    A Virgin até parece empresa brasileira, ou tem algum dirigente brasileiro por lá. Por pensar desta manira medíocre e ineliz. Deixa que a Microsoft ou qualquer outra empresa um pouco mais esperta tenha interesse numa carteira maior de clientes vai acabar por oferecer serviços de alta velocidade pelo mesmo preço.

    paranauê
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    se for uma microsoft da vida q é essencial em quase tudo,

    Ahn?! Essencial onde?

    seria o começo do fim da Internet?

    Seria o começo do fim da liberdade oferecida pela internet.

    O que vocês acham sobre o assunto?

    Uma putaria fazer isso, mas mais cedo ou mais tarde vai acontecer.

    adnz
    Veterano
    # mai/08
    · votar



    Por outro lado temos toda liberdade de boicotar essas empresas, como o que aconteceu com a empresa citada no texto.


    nem tanto cara...depende da empresa...se for uma microsoft da vida q é essencial em quase tudo, ou uma coca-cola ou mcdonalds que já fazem parte da "cultura" é mto mais difícil boicotar...talvez meia dúzia de ativistas boicotem, mas a maior parte da população talvez nem vá ficar sabendo que isso tá acontecendo...


    O interessante disso é que não é difícil boicotar uma empresa dessas. Os caras do primeiro site que eu postei, o IPower, têm uma grande popularidade no YouTube, os vídeos dele sempre tem mais que 1 milhão de views... Eles que começaram com essa idéia
    e fizeram até isso, o que vocês provavelmente já viram em algum lugar, nesse fórum até alguém criou um tópico sobre isso. Um grupo de pessoas contra a empresa (acredito que a maioria das pessoas, até na mídia, jornais ou outros sejam a fazor da neutralidade na internet) pode simplesmente passar a idéia a diante e fazer com que todos que usam do provedor parem de usar. Que é o que está acontecendo com a Virgin... Várias, talvez não o bastante, mas um bom número de pessoas cancelaram a assinatura e se não cancelaram ainda, estão pensando em cancelar.

    O que o amigo mencionou sobre a Microsoft... Primeiro, eles provavelmente não têm como fazer algo semelhante. Se eles de algum modo decidiram tirar dinheiro das pessoas, as alternativas pro Windows são crescentes no mundo. O FISL que aconteceu a poucos aqui em POA é um exemplo. Softwares livres existem, assim como outros sistemas operacionais tão bons e/ou melhores que o Windows, é uma questão de, se a Microsoft fuder, é só se adaptar massivamente com outro. E quanto mais pessoas trabalharem pra que uma mudança dessas aconteça quando necessário, mais fácil vai ser.

    O interessante é que se fosse com outro assunto, muitas pessoas não ligariam. Simplesmente olhariam a notícia na TV e pensariam um pouco, logo após esqueceriam. Mas nesse caso, o que está em jogo é a Internet. As pessoas que usam a Internet de um modo livre (todos nós) são diretamente afetadas por uma decisão dessas e só elas que podem mudar algo. A Internet é o único lugar onde nós somos "livres", nós que dizemos quem vai ser o melhor e quem vai ser o pior, não é o dinheiro. Então é mais fácil boicotar a empresa, pois é algo que diretamente afeta várias pessoas e ainda mais, a liberdade delas.

    E se algo semelhante acontece no Brasil e metade da população não sabe disso (eu não sei se acontece), o que nós podemos fazer é nos informar. Eu, por exemplo, vou ligar pro meu provedor e perguntar qual o motivo do limite de downloads? Por que meu torrent e outros P2P são tão lentos? Entre outras coisas...

    mas vão ter empresas que vão conseguir tirar lucro disso...sempre vai ter...

    Não se nós impedirmos que isso aconteça. Aquela empresa é a primeira. Se outras tomarem decisões semelhantes, é só cancelar!

    Deixa que a Microsoft ou qualquer outra empresa um pouco mais esperta tenha interesse numa carteira maior de clientes vai acabar por oferecer serviços de alta velocidade pelo mesmo preço.


    Muito fácil esperar que uma empresa grande venha com uma solução, mas isso não vai acontecer. O importante é saber que tipo de conexão você tem e como esse provedor limita liberdade na internet. Se eles limitam demais, de um modo inaceitável, não te dando o conteúdo de onde quer que seja, então é válido considerar mudar e avisar as pessoas sobre os problemas daquele provedor.

    adnz
    Veterano
    # mai/08
    · votar



    Uma putaria fazer isso, mas mais cedo ou mais tarde vai acontecer.


    Não cara. O interessante é que, quando isso acontecer, nós podemos impedir! Por que? Como aqueles e-mails chatos com correntes do tipo "se você não abrir ela vai te matar", alguém sério, ou nem ninguém sério, você mesmo, pode espalhar a notícia sobre o que está acontecendo com a Internet e se as pessoas se importam um pouquinho, elas simplesmente vão aderir à idéia e a empresa eventualmente vai perceber que aquele modo de serviço não está funcionando.

    Private Pyle
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    A solução é simples: não coadunem com esses serviços de merda.
    Boicotem e escolham apenas aqueles que fazem valer o dinheiro que você paga.

    Soulface
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    Boicotem e escolham apenas aqueles que fazem valer o dinheiro que você paga.
    Traduzindo: Cancelem a internet e paguem putas!

    MANFREDINI
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    Boicotem e escolham apenas aqueles que fazem valer o dinheiro que você paga.
    Traduzindo: Cancelem a internet e paguem putas!


    não é nada, disso, cancelem a internet e comprem discos do The Who

    TWT ICE
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    Virgin Media

    AEHUHEUHEUEHUEHEHEHUEUHEHUEHU
    levar a serio uma empresa com esse nome nem rola...

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Neutralidade na Internet