<<<< Prazer e sofrimento >>>>>>>>

    Autor Mensagem
    ZXC
    Veterano
    # abr/08


    É incrível um filósofo nascido em 341 a.C, ter a consciência plena da modernidade....um pensamento futurista eu diria.

    Vê se não concordam com o filósofo.....

    Reflexões da madrugada...ahahahahaha

    Embora o prazer seja nosso bem primeiro e inato, nem por isso escolhemos qualquer prazer: há ocasiões em que evitamos muitos prazeres, quando deles nos advêm efeitos o mais das vezes desagradáveis; ao passo que consideramos muitos sofrimentos preferíveis aos prazeres, se um prazer maior advier depois de
    suportarmos essas dores por muito tempo.

    Portanto, todo prazer constitui um bem por sua própria natureza; não obstante isso, nem todos são escolhidos; do mesmo modo, toda dor é um mal, mas nem todas devem ser sempre evitadas.

    Há ocasiões em que utilizamos um bem como se fosse um mal e, ao contrário, um mal como se fosse um bem.

    fonte: Cartas sobre a felicidade - de Epícuro.

    adnz
    Veterano
    # abr/08
    · votar


    Não é meio óbvio isso?

    Izzy Dragon
    Veterano
    # abr/08
    · votar


    adnz
    Não é meio óbvio isso?

    Tanto é que ela leu isso no orkut:
    http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=7482404

    maggie
    Veterana
    # abr/08
    · votar


    Isso só prova que nós mudamos o mundo, mas não mudamos.

    ZXC
    Veterano
    # abr/08
    · votar


    Izzy Dragon

    Não tenho Orkut...meu negócio é só literatura mesmo...ahahaha

    A Fonte é o Portal Brasileiro de Filosofia...
    http://portal.filosofia.pro.br/biblioteca.html
    http://portal.filosofia.pro.br/fotos/File/epicuro1_1.pdf

    maggie
    Isso só prova que nós mudamos o mundo, mas não mudamos.

    Isso prova, que o mundo vai continuar a mesma merda foreverrrrr!!!! ahahahahha

    Não esperava mesmo, que as pessoas entendessem minha loucura da madrugada..aahahahahahahaha

    Koisa
    Veterano
    # abr/08
    · votar


    Prazer e sofrimento

    Sadoca do carai!!

    maggie
    Veterana
    # abr/08
    · votar


    ZXC
    Isso prova, que o mundo vai continuar a mesma merda foreverrrrr!!!! ahahahahha
    Ah, os otimistas.
    =)

    ZXC
    Veterano
    # abr/08
    · votar


    maggie

    E olha que acho essa, uma das minhas únicas qualidades....ahahaha

    adnz
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    Isso só prova que nós mudamos o mundo, mas não mudamos.

    Isso prova, que o mundo vai continuar a mesma merda foreverrrrr!!!! ahahahahha


    Já não concordo com a parte que o mundo vai continuar a mesma merda. Obviamente o mundo mudou muito ao longo do tempo juntamente com o modo de organização da sociedade. E também podemos perceber que pensamentos "antigos" como esse são aplicáveis a um grande número de pessoas, provavelmente todo mundo, pois é algo da natureza humana.

    O mundo tende a piorar ou a continuar a mesma merda. Isso é o que todos dizem! Mas seguindo o pensamento desse filósofo podemos entender que o mundo vai piorar muito, mas em algum momento o mundo vai melhorar com certeza. Como isso? O homem disse:

    "Embora o prazer seja nosso bem primeiro e inato, nem por isso escolhemos qualquer prazer: há ocasiões em que evitamos muitos prazeres, quando deles nos advêm efeitos o mais das vezes desagradáveis; ao passo que consideramos muitos sofrimentos preferíveis aos prazeres, se um prazer maior advier depois de
    suportarmos essas dores por muito tempo."

    Isso significa que todos procuramos prazer, algum tipo de vantagem, algo que nos faça feliz de algum modo. Existem ocasiões que ignoramos alguns prazeres pois às vezes os efeitos desses prazeres não são tão prazerosos. Assim, nós suportamos o sofrimento de não poder usufruir de um certo prazer porque o prazer que vem depois daquela dor é maior. Fazendo uma analogia ao mundo: o mundo é feito de várias coisas, mas o nosso mundo humano é feito de humanos que controlam o mundo. Humanos tem o tipo de pensamento explicado pelo filósofo quando se deparam com o termo prazer. Logo, é natural que o mundo seja ruim, pois todos querem seus prazeres e fazem de tudo para adquirí-los. Porém, uma parte do pensamento do filósofo que é muito interessante fala: "...se um prazer maior advier depois de
    suportarmos essas dores por muito tempo." Ora, minha cara ZXC, se um prazer maior advier depois que todos juntos suportarem a dor de não terem todos os seus prazeres desejados, o que acontece?

    Logo é uma questão de tempo para que o mundo melhore. Quanto tempo? Muito tempo. Esse tipo de pensamento do filósofo funciona com uma pessoa. Ela nega certos prazeres para o seu bem. Mas por que bilhões de pessoas iriam deixar de usufruir de seus possíveis prazeres? Quando todos realmente se derem conta do que está acontecendo (quando isso acontecerá?) é que, juntos, eles vão ajudar a melhorar o mundo.

    Na época do filósofo, o número de pessoas que sacrificavam o prazer x para o bem coletivo era pequeno. Hoje, nós vemos que as pessoas que ajudam os outros sem qualquer tipo de recompensa é maior. Isso acontece por vários motivos... Um deles é a religião. Por que alguém iria ajudar o outro se não há uma recompensa para tal ato? A religião dá a recompensa para o sacrifício de um prazer e assim as pessoas SE AJUDAM! Óbvio que existem pessoas que simplesmente ajudam porque entendem desse pensamento e tentam fazer a diferença. O número de pessoas que conseguem raciocinar dessa maneira é cada vez maior, porém o número de humanos que não raciocinam dessa maneira também é cada vez maior, logo, não exatamente o tempo vai melhorar o mundo, e sim as conseqüências do nosso mal uso do mundo. Quando todos perceberem que o planeta está de fato "quente pra caralho" (as pessoas só percebem coisas desse tipo quando um grande número de outras pessoas morrem, o medo entra em jogo), aí sim algo será feito sobre isso e os prazeres pessoais não serão mais tão importantes do que a sobrevivência.

    Uma frase de um outro filósofo fala algo assim (não nas exatas palavras, mas sim nessa idéia): "O humano não muda por vontade própria, mas só quando o medo de permanecer é maior." Isso significa que conjuntamente o mundo só vai ser melhor quando o medo de ficar nessa merda for maior.

    Acho que é isso. Provei que o mundo não vai ficar essa merda forever? :P

    Koisa
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    Tu ta brincando que tu escreveu tudo isso??

    adnz
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    Já que o filósofo filosofa sobre coisas óbvias, por que não eu filosofaria sobre coisas igualmente óbvias? :D

    Eu queria saber se esse meu pensamento faz sentido ou não, e se não faz, que alguém me mostre o porquê... Filosofar sem receber respostas é como atirar pro céu.

    Exercício: filosofe sobre a frase "Filosofar sem receber respostas é como atirar pro céu." em no máximo 30 linhas.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a <<<< Prazer e sofrimento >>>>>>>>