12 Coisas que você não sabia sobre elevadores, e que agora que você sabe não fazem a menor diferença

Autor Mensagem
luis_loko
Veterano
# abr/08
· votar


12. Por causa das leis da física, elevadores não podem ser mais altos do que cerca de 500 metros. Isso acontece porque em medidas maiores que esse 500 metros, os cabos acabam ficando tão pesados que não podem sustentar o seu próprio peso.


essa realmente eu nunca pensei....

TG Aoshi
Veterano
# abr/08
· votar


james_the_bronson
hmm... Não entendi...

james_the_bronson
Veterano
# abr/08
· votar


TG Aoshi

Tipo, tinha pensado em você perder o contato com o piso do elevador por causa da resistência do ar. Mas nem todo elevador tem abertura embaixo. Aqui no prédio tem, fica embaixo, contornando o rodapé. Depois de um tempo caindo, imaginei que desse para a pessoa perder o contato com o piso. E que nesse caso seria melhor ficar preso no chão e se soltar a uma distância pequena...

TG Aoshi
Veterano
# abr/08
· votar


james_the_bronson
Ah!

Bom...
É meio comum olhar pra esse problema do jeito errado.

A gente tende a tomar o elevador como referencial e pensa que pular, ou isso que vc falou, nos livraria do tombo. Só que é um tipo de pensamento meio perigoso.
Imagine que vc é um espectador fora do elevador (Ou seja, tome o prédio, ou a Terra como referencial). Supondo que o que vc disse fosse possível, se a pessoa dentro do elevador perdesse o contato com o chão, ela continuaria caindo junto com o elevador, não?

Então pular dá certo? Não!
Sem contar com o que o Gan falou, a impressão de que vc esta indo na direção oposta a do elevador, quando pula, só é verdadeira quando vc esquecer da Terra e tomar o elevador como referencial. Pra quem estiver lá fora olhando, seria como se os dois ainda estivessem caindo, só que dessa vez o elevador estaria ligeiramente mais rápido.

Rafael do Baixo
Veterano
# abr/08
· votar


1. O botão utilizado para fechar a porta do elevador na verdade (pelo menos na maioria dos elevadores novos), não faz nada. Ele existe somente para dar ao usuário uma sensação de controle. Esses botões normalmente são ativados somente em situações de emergência;

É mentira isso,meu avô era acessorista e nos 3 tipos de elevadores que ele trabalhou esse botão funcionava,naqueles bem antigos com grade e apenas o botão de fechar a porta,de resto era em uma alavanca,nos antigos que tinham grades mas que já tinham os botões dos andares,e nesses mais "recentes" e comuns (de 15 anos atrás) iguais a uma geladeira,com porta de aço,espelho e ar condicionado,todo digital.

Segundo ele esse botão reduzia o tempo da porta aberta pela metade.

E no hospital onde eu trabalhava,esse botão fecha a porta em menos de 2 segundos,mais rápido que isso só usando a chave de controle dentro do elevador.(isso em 3 tipos de elevadores novos)


8. Antes da invenção dos botões de controle, os elevadores requeriam duas pessoas para sua operação;


Em um elevador que meu avô trabalhava,era ele sozinho operando o elevador,no elevador só tinha o botão de abrir e fechar a porta (que não é um botão de controle propriamente dito),e uma alavanca pra subir e descer os andares.

Só se esse modelo que citou for mais antigo que esse que meu avô operava.

adnz
Veterano
# abr/08 · Editado por: adnz
· votar


A velocidade com que a pessoa sobe ao pular é pequena em relação a velocidade do elevador caindo, logo, só amorteceria a queda um pouco ou nem amorteceria nada, é assim que eu vejo. Não sei se estou certo, não entendo nada de física. :d

Vamos imaginar em um ônibus. O ônibus está indo a 100km/h e pára de se mover repentinamente. Logo ele vai exercer uma força sobre você, que vai ir pra frente. Se você conseguir se mover para trás com uma velocidade semelhante ou igual a 100km/h você não vai ser jogado pra frente, mas como sabemos, é impossível para um humano se mover a 100km/h e ainda mais em um intervalo tão pequeno de tempo.

Estou certo, físicos?

adnz
Veterano
# abr/08 · Editado por: adnz
· votar


double post

Christina Amaral
Veterano
# abr/08
· votar


1. O botão utilizado para fechar a porta do elevador na verdade (pelo menos na maioria dos elevadores novos), não faz nada. Ele existe somente para dar ao usuário uma sensação de controle. Esses botões normalmente são ativados somente em situações de emergência;

Mas a porta sempre fecha quando eu aperto o botão =(

james_the_bronson
Veterano
# abr/08
· votar


TG Aoshi

Sim sim, tudo bem...

Mas quando a pessoa pula a única força que atua sobre ela é a do piso do elevador, não? "Normal", isso???

E é para cima...

kohler1000
Veterano
# abr/08
· votar


james_the_bronson

Cara, não importa, você tem que pensar que a pessoa dentro do elevador está caindo de qualquer maneira, e uma hora vai parar, quando ela parar será esmagada pelo próprio peso. E mesmo se não for esmagada pelo próprio peso será esmagada pelo teto do elevador porque esse, acredito eu, vai se amassar completamente, ou seja, o teto vai atingir o chão.

marcio_zav
Veterano
# abr/08
· votar


Se não me acrescentará em nada,

nem vou ler.


\o/

Certeza
Veterano
# abr/08
· votar


3. Elevadores são vinte vezes mais seguros que escadas rolantes. No mundo existem vinte vezes mais elevadores do que escadas rolantes, porém apenas 1/3 dos acidentes ocorrem em elevadores;

não devia ser meio a meio então?

lumiojo
Veterano
# abr/08
· votar


james_the_bronson
se a normal existe quando um corpo exerce uma força sobre outro, o peso no caso, como haveria a normal durante o pulo?

james_the_bronson
Veterano
# abr/08
· votar


kohler1000

Uhum, é que eu pensei que na hora do pulo seria levado em consideração o instante, independente de referencial...

Schiavon0
Veterano
# abr/08
· votar


eu não sei como eu consegui viver tanto tempo sem saber disso

james_the_bronson
Veterano
# abr/08
· votar


lumiojo
se a normal existe quando um corpo exerce uma força sobre outro, o peso no caso, como haveria a normal durante o pulo?

Verdade, falou tudo...

Então não existe nem pulo. Não tem essa história de "não subir, mas sim cair menos", nem dá para pular então...

kohler1000
Veterano
# abr/08 · Editado por: kohler1000
· votar


james_the_bronson

Forguerabourit...

QUARESMA
Veterano
# abr/08
· votar


james_the_bronson
Nesse caso do elevador eu axo que se o cara tentar pular só vai conseguir esticar a perna ...

Mas no caso do avião ainda axo que da certo \o/

Bizet
Veterano
# abr/08
· votar


E vai se apoiar aonde pra pular se o elevador/avião tá em queda livre? :S

Rafael do Baixo
Veterano
# abr/08
· votar


Nesse lance de elevador caindo não importa o que você faça pular,ficar parado ou subir em algum objeto tipo uma cadeira ou caixa,seu corpo vai ser jogado contra o teto do elevador de qualquer maneira e você vai se ferrar bonito nisso.

Bizet
Veterano
# abr/08 · Editado por: Bizet
· votar


Não dá pra pular em algo que está em queda livre, como vocês acham que faziam simulação de gravidade zero? O corpo flutua.

Só se vocês querem se apoiar pra poder pular, mas mesmo assim, seria meio difícil, a velocidade de um avião/elevador caindo vai ser maior que a velocidade com que você pegaria impulso. No máximo você vai ter o gostinho de tocar o chão com as pontas dos pés auhauha

-Dan
Veterano
# abr/08
· votar


Elevadores também são mais seguros que carros. Uma média de 26 pessoas morrem por ano em elevadores. Normalmente acontecem 26 acidentes de carro por hora;

Parei de andar de carro!! Só de elevador! onde que vende um bom?

-Dan
Veterano
# abr/08
· votar


Experimente viajar num elevador deitado. Vc sentira vertigem como se estivesse caindo.

TWT ICE
Veterano
# abr/08
· votar


-Dan
haha
imagina vc deitado delirando quando o elevador para as portas se abrem e varias pessoas de uma excursao te veem deitado no chao do elevador

-Dan
Veterano
# abr/08
· votar


TWT ICE
haha
imagina vc deitado delirando quando o elevador para as portas se abrem e varias pessoas de uma excursao te veem deitado no chao do elevador


auehueahe
fala que é ciencia

hehe

lumiojo
Veterano
# abr/08
· votar


james_the_bronson

é, até porque na hora a pessoa não vai nem pensar em pular, é questão de segundos. E o impacto acontece de qualquer jeito, ossos quebrados na certa!

james_the_bronson
Veterano
# abr/08
· votar


lumiojo

Tipo, com os pés presos por algo não muito resistente ( tiras de velcro ). A pessoa acompanha o elevador. Ela se agacha e fica nessa posição, tranqüilo. Depois dá um impulso suficiente para arrebentar as tiras...

Não rola também???

heuheuehuheuehueh

kohler1000
Veterano
# abr/08
· votar


james_the_bronson

Humanamente impossível sair ileso, creio eu.

lumiojo
Veterano
# abr/08
· votar


james_the_bronson

auihauihauia

não, não rola, teria que ser muito bem preso para a pessoa não ir para cima durante a queda, e dessa forma não haveria tempo para se soltar =)

KaTy
Miss Simpatia 2012
# abr/08
· votar


Eu acharia interessante a experiência de ficar presa dentro de um =)

Interessante as 12 coisas.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 12 Coisas que você não sabia sobre elevadores, e que agora que você sabe não fazem a menor diferença