Tou pensando em começar a fazer Jiu Jitsu

Autor Mensagem
izzystradlin
Veterano
# mar/08
· votar


Christhian
mas é baseado em defesa pessoal, ataques e tal né não?

pessoal da academia aqui faz e eu fico prestando atenção..

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# mar/08
· votar


izzystradlin
Cara, na verdade é baseado na movimentação do oponente, em usar os movimentos dele, aproveitando a força empregada por ele pra potencializar sua movimentação. As vezes você simplesmente segura uma manga de kimono fazendo força pra baixo, ajeita o quadril num angulo certo e espera que o cara desça o braço 3 ou 4 cm pra dar o bote rápido, mudando sutilmente de posição e pegando num armlock, por exemplo... ao mesmo tempo, vc observa toda a SUA movimentação, pra não deixar o cara encaixar uma situação de finalização...

Por esses tantos detalhes que, pra quem não curte de verdade, a coisa fica beeeem chata.

Sobre defesa pessoal, creio ser uma das mais eficazes, já que vc age em espaços muito limitados e usa a força contrária, fazendo com que alguém mais fraco não tenha tanta desvantagem. Uma mulher, por exemplo, em situação de estupro, consegue não só sair com relativa facilidade de uma pessoa sem treinamento, como machucar feio, se a adrenalina subir demais. Conheci uma garota de 1,60 que sufocou um sujeito até o cara desmaiar com um triângulo, durante uma tentativa de assalto/estupro (não lembro). O cara não morreu, mas ficou débil, por falta de oxigenação no cérebro. Um a menos.

Índio_DT
Veterano
# mar/08
· votar


Christhian
Por isso queria fazer...
Defesa pessoal é bom mesmo.

Até pq tenho um pouco de medo de me arrebentar fazendo outras lutas, apesar de preferir.

izzystradlin
Veterano
# mar/08 · Editado por: izzystradlin
· votar


Christhian
Por esses tantos detalhes que, pra quem não curte de verdade, a coisa fica beeeem chata.

Sobre defesa pessoal, creio ser uma das mais eficazes, já que vc age em espaços muito limitados e usa a força contrária, fazendo com que alguém mais fraco não tenha tanta desvantagem.


e apesar de não ser adequada pra quem gosta mesmo de "pancadaria", dá muita força e resistência nos músculos....

mas na verdade a história de só querer bater não existe...acho que em qualquer tipo de luta você precisa raciocinar, pra não acontecer de em vez de bater, levar...

isso eu aprendi quando fiz Taekwondo, achei que ia descer o pau e na verdade aprendi coisas bem diferentes..

=]

Bog
Veterano
# mar/08
· votar


Christhian
Vi muita gente começando e parando de treinar em questão de 2 ou 3 meses.

Heheheh, é porque vc não treinava kendo. Acho que o kendo deve ser a arte marcial com maior índice de desistência. Como não tem nada a ver com defesa pessoal, e por ser tradicional, junta um monte de fã de Samurai X, Star Wars e afins. Eles costumam se decepcionar um pouco quando descobrem que não tem nada de salto com cambalhota e o golpe do falcão maneta duplo kamehameha, e sim repetições ad infinitum. Daí é só dizer que eles só vão botar a armadura e lutar depois que estiverem fazendo tudo certinho (o que pode levar 1, 2, 3, 6 anos...), e pronto: desestímulo instantâneo. Claro, também ajuda um pouco o sempai dando porrada no pé do indivíduo e gritando AJEITA ESSE PÉ, hehehe

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# mar/08
· votar


Índio_DT
Dificilmente vc vai se machucar num treino simples, ao menos por acidente, mas ai pode acontecer com qqr pratica esportiva. Faça o que vc se identifica mais velho, de boa!

izzystradlin
Verdade. Mas acho que o jiujitsu, justamente pelo fato de usar muito a movimentação do adversário, permite menos erros e tb implica em menos explosão. Acho que a diferença é mais essa... se errar, pode ser finalizado, se não arriscar, pode ficar parado, empatado... É preciso analisar, inclusive, o perfil do adversário logo no começo e não perder nenhum movimento... sei lá, eu treinei muito tempo, é muito detalhe pra tentar descrever... deve ser por isso que é chato.. ahuahua

Vou dormir. Abraxx

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# mar/08
· votar


Bog
Claro, também ajuda um pouco o sempai dando porrada no pé do indivíduo e gritando AJEITA ESSE PÉ, hehehe
ahuahuaa um bom treinamento de jiu jitsu é por ai tb!

Eu estudei com um amigo do meu pai, que tb era nascido no Japão e serviu o exercito como instrutor de artes marciais. O cara era foda, quando a gente estava no chão, ele dava umas bicas no quadril pra gente lembrar de movimentar pros lados hauhauhaua

mas funcionou muito bem! No período que estive ai, tive a oportunidade de treinar um pouco, com japoneses... Nada daquele JJ brasileiro, mas o que é mais próximo do Judo... E fui bem, modéstia a parte. Tanto que a japonesada achou que pelo fato de ser brasileiro, minha movimentação seria mais característica e rodaram feio apostando num jogo de mais ataque... os 5 primeiros eu finalizei em menos de 1 minuto... ahuahuaha

Vou dormir, to quebrado... Abraços!

Philipius
Veterano
# mar/08
· votar


O Christian deu uma boa explicação sobre o Jiu-Jitsu.
É um esporte que precisa de muita explosão, força e resistência... só que o que costuma prevalescer é a técnica. Por isso é chamada de "a arte suave".
Como toda luta de chão, é muito eficaz numa situação de perigo 1x1 e fez escola nos campeonatos de artes marciais (MMA - Mixed Martial Arts).
Entretanto, o praticante não vira um "super-homem", como se costuma achar. Um bom lutador de uma arte/luta em pé, um "striker", pode muito bem vencer um lutador de lutas do chão. Um erro de movimentação pode custar uma bela duma joelhada ou um chute bem aplicado nas costelas, e depois disso fica difícil levar a luta pro chão.
Atualmente, bons lutadores de MMA possuem conhecimento nas duas áreas, porque dificilmente uma luta de alto nível vai ficar somente em uma das "fases" - em pé ou no chão.

Outro ponto importante é o treino das quedas. Esse é bastante efetivo numa situação de perigo, pois o asfalto costuma ser bem mais duro do que um tatame e jogar o oponente no chão é uma ótima tática pra usar o velho Fujitsu.

Sou fã de lutas de chão, pena que ainda não tive oportunidade pra treinar. Por enquanto quero voltar ao meu "velho" Boxe Chinês, com seus socos, chutes, joelhadas e derrubadas. O bom é que só falta o treino de chão pra virar lutar de MMA. hehe

maggie
Veterana
# mar/08
· votar


Sou fã de lutas de chão
Me too
=)

Leblues
Veterano
# mar/08 · Editado por: Leblues
· votar


cocomaluko
seu eu tivesse tempo e opcao, sem duvida eu faria jiu jitsu , eh arte marcial mais efetiva de todas, nem adianta fazer muay tay, karate, kung fu etc..o cara q manda bem no jiu jitsu sempre vai ganhar.

Falou besteira, Jiu Jitsu nao te ensina a bater, te ensina a imobilizar o oponente, se voce for brigar com um leigo pode se dar bem, mas se voce for querer brigar com alguem que luta muay tay na rua, o cara vai estar quebrando a tua cara com o joelho de titanio dele, enquanto voce estara tentando pegar a perna dele pra derruba-lo.

Philipius
Veterano
# mar/08
· votar


Leblues
mas se voce for querer brigar com alguem que luta muay tay na rua, o cara vai estar quebrando a tua cara com o joelho de titanio dele, enquanto voce estara tentando pegar a perna dele pra derruba-lo.
Um bom lutador de jiu-jitsu não dá espaço pro striker soltar seus golpes. É bem difícil usar técnicas anti-chão, e sem elas é fácil ser derrubado.

maggie
eae topa um rola?

Leblues
Veterano
# mar/08
· votar


Philipius
Sim, mas por exemplo um cara que luta Muay thai tambem nao vai deixar um jiujitero pega as pernas dele, vide Wanderlei silva que destroi todo mundo na joelhada nas suas lutas. E voce imobilizar um cara nao vai adiantar nada numa briga, se voce for brigar com 2 tu ta ferrado, quero ver botar 2 ao mesmo tempo no chao. Muay thai te deixa mais agil, tu nao precisa ter contato direto com o oponente e numa briga de verdade vai ser muito mais util do que o Jiu Jitsu.

Jason Voorhees
Veterano
# mar/08
· votar


não pense, faça!

Bog
Veterano
# mar/08
· votar


Ah, as velhas discussões infinitas sobre "a melhor arte marcial"...



Ainda bem que a que eu gosto é declarademente inútil como auto-defesa. Bom, a não ser que eu saia por aí com uma espada na cintura, hehehehe

Philipius
Veterano
# mar/08
· votar


Leblues
vide Wanderlei silva que destroi todo mundo na joelhada nas suas lutas.
Wand também luta Jiu-Jitsu. Como falei, atualmente no MMA todos quase sabem lutas em pé e no chão.
É aquela história, pra lutadores em pé, é preciso saber anti-chão, pelo menos como sair de uma baianada com um sprawl.
Eu sou das lutas em pé, só que no Boxe Chinês vale que e não podemos "dar mole" senão é tombo na certa. Isso não acontece em treinos de Muay Thai, só depois de treinar em conjunto com Jiu é que a galera percebe que não pode levantar a perna sem ter certeza de que o oponente não vai segurar.

Perceba que em várias lutas de MMA os lutadores de chão "deixam" o oponente acertar o golpe só pra diminuir a distância e aplicar uma queda. No chão ele se recupera do golpe levado... e depois é só finalizar. Contra leigo, finalizar é moleza. Eu já tomei vááárias finalizações assim. haha

E voce imobilizar um cara nao vai adiantar nada numa briga, se voce for brigar com 2 tu ta ferrado, quero ver botar 2 ao mesmo tempo no chao. Muay thai te deixa mais agil, tu nao precisa ter contato direto com o oponente e numa briga de verdade vai ser muito mais util do que o Jiu Jitsu.

Sem dúvida... mas nunca vi esporte 2x2, 1x2. Só vi treinos de 1x3 sem valer chão, aí é aquela correria. hehe

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# mar/08
· votar


Philipius
Eu pessoalmente não sou muito fã de MMA. Na verdade, acho o Jiu Jitsu brasileiro (dos gracie) mais agressivo e tb não curto tanto. Mas é questão de gosto.

Vc tem toda a razão sobre queda. Acho que quando eu tinha uns 16 anos, entrei de 'feliz'* numa briga, com um cara mais velho, de 1,90m mais ou menos (eu tenho 1,73m). O cara tentou me botar pra baixo com alguma coisa parecida com um sotogari e durante a queda, tive tempo de pensar em como puxá-lo junto comigo pra que ele ficasse por baixo (ahuahua na hora da adrenalina, foi pelo cabelo da nuca, mas era pra ter pego na roupa, nas costas). O resultado é que o sujeito teve de pedir arrego, desesperado, depois de encaixar um katagatami, com a mesma mão que estava segurando na nuca passando cruzado. O sujeito foi embora que eu nem vi por onde ele saiu... :P

:)

* Feliz = Estava assistindo um jogo de futebol de salão e o sujeito cismou comigo, por algum motivo que eu desconheço.

lovehatelove_fe
Veterano
# mar/08
· votar


Eu tbm to querendo fazer!
=)

lovehatelove_fe
Veterano
# mar/08
· votar


o problema eh que eu vou estar sempre roxa se eu fizer isso.. e tbm nao sei se tem mulher na academia lah pra fazer.. com homem nao da.

Zuzza
Veterano
# mar/08
· votar


Índio_DT
Eu estou fazendo faz um tempinho... Estou gostando muito, mas prefiro o judô que já faço há anos. É tudo muito técnico e vc vai ter que ser bem paciente.
Mas vale a pena sim... Eu recomendo!

Zuzza
Veterano
# mar/08
· votar


lovehatelove_fe
o problema eh que eu vou estar sempre roxa se eu fizer isso.. e tbm nao sei se tem mulher na academia lah pra fazer.. com homem nao da.
Lá na academia que eu faço tem umas 15 mulheres, mas nunca coincidem com os meus horários... Eu acabo treinando com homens na maioria das vezes. E acho bem melhor, diga-se de passagem. Não pelo fato de serem homens... Eu acho engraçado que quando eles treinam com algumas mulheres, primeiramente eles ficam com medo de machucar e vão bem devagar... Depois eu acabo dando uma ''surra'' e eles acabam percebendo que eu sou ''casca grossa'', aí começam a dar 100% de si, pq perder pra uma mulher é uma humilhação sem igual... E é aí que o treino fica mais interessante. Uma coisa que eu sempre gostei foi treinar com pessoas mais experientes que eu, pq aprendo muito mais e me esforço muito mais. Quando vc ''apanha'', acaba aprendendo muito mais do que quando bate. =)

lovehatelove_fe
Veterano
# mar/08
· votar


Zuzza
eh, mas vc nao fica sem graca com aquela agarracao no chao nao??
uahuah

Zuzza
Veterano
# mar/08
· votar


lovehatelove_fe
eh, mas vc nao fica sem graca com aquela agarracao no chao nao??
uahuah

Depende... Para mim, não é agarração não. Eu estou lá treinando, como qualquer um ali. Se o cara tiver ''pensamentos'', o problema vai ser dele... Porque eu vou aproveitar a falta de concentração e vou encaixar um mata leão. =PP

cocomaluko
Veterano
# mar/08
· votar


Leblues
Falou besteira, Jiu Jitsu nao te ensina a bater, te ensina a imobilizar o oponente, se voce for brigar com um leigo pode se dar bem, mas se voce for querer brigar com alguem que luta muay tay na rua, o cara vai estar quebrando a tua cara com o joelho de titanio dele, enquanto voce estara tentando pegar a perna dele pra derruba-lo.



ai eh q vc falou besteira, o cara eh bom no jiu jitsu (especialmente no gracie) outras artes marciais saum case inuteis, olhe

hapkido vs jiu jitsu








jiu jitsu vs Tae Kwon Do







tem mais um monte de video sobre isso, jiu jitsu sempre ganha..

Christina Amaral
Veterano
# mar/08
· votar


Tou pensando em começar a fazer Jiu Jitsu
Faz sim, man...

É trü pacas =D

TWT ICE
Veterano
# mar/08
· votar


cocomaluko
jiu jitsu sempre ganha..


nao acho, ai depende da habilidade do lutador d cada estilo....

Philipius
Veterano
# mar/08
· votar


cocomaluko
Viaja não.

cocomaluko
Veterano
# mar/08
· votar


Viaja não.

intaum ta, o Royce Gracie foi campeao 3 vezes seguidas da ufc quando comecou, ele naum dava nem socos nem chutes, apenas submissions.

eu naum to defendo jiu jitsu ou qualg coisa, tanto eh q eu nunca nem fiz, apenas fiz 2 anos de karate, mas eh a verdade no mma eh essa, se eu eu pudesse eu faria gracie jiu jitsu sem duvida.

128556
Veterano
# mar/08
· votar


jiu jitsu, vc precisa ser forte, muito forte

nem faço pq nao tenho corpo pra isso, eu fazia kung fu :D

Al_Capone
Veterano
# mar/08
· votar


muay thai comanda xD

128556
Veterano
# mar/08
· votar


aikidô é foda tambem, tem um segurança de um bar aqui, que o cara é um magricelo e ninguem da nada pra ele, quando sai fight o maluco dexa os kra td fudido no chao

ele conhece uns par de ponto letal no corpo

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Tou pensando em começar a fazer Jiu Jitsu