Alguém aqui estuda "Sistemas da Informação"?

Autor Mensagem
Sam
Moderador
# fev/08
· votar


vinnyx ardanuy
Programação é coisa pra técnico

Não concordo com isso, cara.

Tudo bem que para fazer software pra automatizar padaria qq técnico do Senai consegue fazer mas... para sistemas mais complexos o cara precisa ser bom.

Até pq, em muitas empresas - principalmente as pequenas, maiores empregadoras - o programador tb faz papel de analista e DBA, como é o caso da minha. =)

Izzy Dragon
Veterano
# fev/08
· votar


Programação é coisa pra técnico

Porcausa desse pensamento que quase todo software é cheio de gambiarra.
Se você considerar todas as técnicas envolvidas no processo de programação (Padronização, OO, Design Patterns, XP, etc...) não tem como achar que o cara vá aprender tudo em 2 aninhos num curso técnico.

Mas é verdade que se considerar todo o processo de desenvolvimento os programadores seriam equivalentes aos pedreiros, enquanto os analistas seriam os engenheiros.

Mas assim... a verdadeira função do curso de SI se dilui porcausa das necessidades do mercado. O curso forma um profissional para ser gerente na área de TI, mas ninguém sai do curso já sendo gerente... tem que começar como programador. E pra isso, com certeza o pessoal do SI está menos preparado do que o pessoal de Ciências da Computação.

Na prática, SI acaba sendo um curso pra quem quer programar mas não quer ter que enfrentar matérias de cálculo.

The Blue Special Guitar
Veterano
# fev/08
· votar


Izzy Dragon
Na prática, SI acaba sendo um curso pra quem quer programar mas não quer ter que enfrentar matérias de cálculo.

Eu tive cálculo I, cálculo numérico computacional e álgebra linear. <O>

eLeEfeEle
Veterano
# fev/08
· votar


Eu faço Ciências da Computação e pelo que eu vejo nas aulas o pessoal de sistemas tem um perfil totalmente diferente e a maioria é porque não quer ter que enfrentar matérias de cálculo.

Up the CC \m/

bassbart
Veterano
# fev/08
· votar


Programação, análise de dados e sistemas.

xandyfelix
Veterano
# fev/08 · Editado por: xandyfelix
· votar


Izzy Dragon
eLeEfeEle

aff, só pra lembrar, em SI tive calc 1 e 2, álgebra linear, cálc numérico, teoria dos grafos, estatística, matemática discreta, entre outros....


é como eu falei, já vi algumas grades de SI ridículas, mas até hj não tive moleza na minha facul não.

E como disse, não concordo q um programador de CC seja melhor q um de SI sempre. Conheço gente q faz CC em federais conceituadas por aí a fora que além de não programarem tão bem qnt a galera de SI, estão presas a aprender C e não sabem nada das linguagens q estão em alta hj, além de não saberem projetar um software e nem saberem orientação a objetos, o que é fundamental hj. Sem desmerecer o conhecimento da linguagem C e afins.

Dêem uma olhada em minha grade:

http://www.dcc.unimontes.br/sistemasdeinformacao/estruturacurricular.p hp

Abraços

xandyfelix
Veterano
# fev/08
· votar


Gan

Procure conhecer melhor a respeito do curso e dos profissionais formados pelo mesmo, considero essa visão sua bastante equivocada.

Abraços

Gan
Veterano
# fev/08
· votar


xandyfelix
claro, é só o pouco q eu sei do curso... e estou falando aqui da minha regiao. espero nao ter ofendido

xandyfelix
Veterano
# fev/08
· votar


Gan

De forma alguma, por isso q tô participando deste tópico, pra galera esclarecer esta visão e pra gente trocar idéias. Em qual empresa vc trabalha? Q tipo de sistemas vcs desenvolvem lá?

Abraços.

Gan
Veterano
# fev/08
· votar


xandyfelix
omitirei o nome da empresa, considerando o tanto q eu a xinguei por aqui hauahuuahua. Lá nós fazemos sistemas para empresas de telecomunicações.

xandyfelix
Veterano
# fev/08
· votar


Gan

kkkkkkkkkkkkkkkkkkk, sacanagem!! É grande a empresa?

Se vcs quiserem conhecer a empresa onde faço estágio, visitem

www.fabricabit.com.br

Até!

Gan
Veterano
# fev/08
· votar


xandyfelix
kkkkkkkkkkkkkkkkkkk, sacanagem!! É grande a empresa?
é grande sim hehe

parece legal essa empresa , é mais uma softwarehouse né? onde eu trabalho a gente faz mais trabalhos de integração.

xandyfelix
Veterano
# fev/08
· votar


Gan

Desenvolvemos sistemas corporativos lá, e estamos concluindo um projeto de automação comercial, este será de prateleira.

Cs desenvolvem em q lá?

Gan
Veterano
# fev/08
· votar


xandyfelix
java e numa ferramenta q eu acho melhor tb não citar pq não tem muitos lugares no brasil q mexem com ele hehe

ROTTA
Veterano
# fev/08
· votar


vinnyx ardanuy
Você está falando de softwares de prateleira...
Um Sistema de Informação é diferente de um "Software de prateleira"


Pois é, mas isto acontece mesmo em softwares customizados ou desenvolvidos por encomenda. Nestes o percentual é bem menor, mas existe.

A especificação de requisitos tem um problema (ou desafio, como queira...) sério: o cliente raramente sabe o que quer. O papel de um (bom) analista é descobrir isto, e o de um arquiteto definir se isto é possível e que estrutura será necessária.

Mas quando se pensa que o problema acabou (especificação e arquitetura definidas), começam as famigeradas solicitações de mudança.

Aproveitando o ensejo, você bem sabe (espero) que sistemas de informação é muito mais que software. Envolve a gestão do conhecimento como um todo e a reavaliação de processos.

Abraços.

Bog
Veterano
# fev/08
· votar


Sam

Ops, cheguei atrasado. :P

Ok, o povo todo já falou que a diferença básica é no enfoque mais "analista", formar o cara que vai ficar lá falando com o cliente e desenhando diagramas.

Mas todos sabemos que nem sempre as coisas são como queriam que fossem. Eu fiz Ciência da Computação, e no final tem ex-colegas meus trabalhando como várias coisas. Tem uns que nem sabem mais programar, vivem apenas no mundo mágico dos diagramas. Outros nem isso.

Acho que no fundo, depende muito de cada um. Tem cara que faz SI mas programa bem em C, enquanto tem outros que fazem BCC e só pensam em engenharia de software. A propósito, eu odeio este nome, porque engenharia de software não é engenharia, a rigor. Devia se chamar "arquitetura de software". ;)

vinnyx ardanuy
Programação é coisa pra técnico

Discordo profundamente disso. Essa mentalidade tem muito a ver com a idéia de que é possível separar completamente o projeto do software da implementação, que uma vez montados todos os diagramas a programação é trabalho meramente braçal. Isso só é verdade para aplicações onde o grau de ignorância é baixo, e a maior parte dos comportamentos é rotineira. Cai como uma luva, por exemplo, para coisas como sisteminhas que usam bancos de dados, cadastro de produtos, controle de estoque e coisas do tipo.

A coisa é muito diferente quando você quer alguém para programar o próprio banco de dados (sim, FAZER um Oracle), criar um SO ou qualquer outra aplicação onde é preciso ter um desempenho ótimo e uma base teórica sólida. Tem técnico por aí que não sabe qual a diferença entre uma lista encadeada, um array, uma tabela hash, uma árvore-B e uma árvore de prefixos (trie). Especialmente se precisar fazer uma análise formal da complexidade do algoritmo, mostrando que aquela é uma proposta eficiente.

Ou seja, como disse o Sam, um técnico é suficiente para programar o sisteminha da padaria do seu Maneco, mas definitivamente não deixaria nas mãos de um técnico qualquer um sistema de controle de tráfego aéreo, o firmware de uma máquina de ressonância magnética, o software de uma sonda a ser enviada para Vênus ou o controle de direcionamento de um míssil balístico.

Eu realmente acho uma pena que no Brasil não existam muitas oportunidades para se trabalhar com ese tipo de coisa, mas...

Izzy Dragon
Veterano
# fev/08
· votar


xandyfelix

aff, só pra lembrar, em SI tive calc 1 e 2, álgebra linear, cálc numérico, teoria dos grafos, estatística, matemática discreta, entre outros....

é como eu falei, já vi algumas grades de SI ridículas, mas até hj não tive moleza na minha facul não.

E como disse, não concordo q um programador de CC seja melhor q um de SI sempre.


Primeira coisa, os cursos de SI que têm matérias de Cálculo são a exceção, e ainda assim, quando têm, a carga horária das matérias de matemática é bem menor do que a carga de um curso de CC.

Não sei porque a discussão sobre isso. Um curso não é pior só por ter menos ou mais matérias de matemática.
A idéia do curso de SI é formar um profissional voltado para a de gerencia e análise. Não tem sentido encher a grade de matérias de cálculo... isso desfigura totalmente a proposta.

Na teoria... quem faz SI seria chefe de quem faz CCO

Segundo, em nenhuma hora eu disse que quem faz CCO é melhor programador do que quem faz SI.
Eu disse apenas que o curso de CCO forma melhor para programar do que o de SI. E isso é fato.

Assim como é fato que SI forma melhor para gerenciar.

Mas como 90% do aprendizado durante a faculdade depende do aluno, tem muito graduado em CCO que não sabe fazer um 'while' enquanto tem aluno de SI que consegue implementar um SO na unha.

Certeza
Veterano
# fev/08
· votar


Sam
Alguém aqui estuda "Sistemas da Informação"?
meu curso tinha esse nome...depois mudou para analise e desenvolvimento de sistemas e teve algumas alterações na grade, mas não sei extamente o q...

Gosta do curso?
gosto bastante...principalmente da parte de programação...

Trabalha com o que?
quem se forma nesse curso ou eu?
eu trabalho com suporte, foi o melhor que eu consegui qdo tava no primeiro semestre, mas pretendo buscar algo melhor esse ano...
agora quem se forma nesse curso é basicamente analista ou programador...notei que no caso do meu curso, apesar do nome, a maior enfase é à programação mesmo...

Todos os candidatos que apareceram para as vaga de programação q tenho aqui que fazem esse curso eram notadamente despreparados.
aí eu acho q vai do candidato mesmo...eu to indo pro segundo ano e me sinto seguro para trabalhar com programação em C/C++ ou java...em qquer curso superior o cara tem q correr atras do q ele quer...

no caso o curso que eu to fazendo nao tem administração como disseram aí...tem apenas uma noção até um pouco vaga sobre isso...e to correndo um pouco atrás disso pq já deu pra sentir que é necessário..

xandyfelix
Veterano
# fev/08
· votar


Izzy Dragon

Vc fez ou faz CC? Então, como te falei, tive muita matemática no meu curso, mas qnd falo q já vi muitas grades de SI ridículas digo sobre algumas q vi q não contemplavam nada de Eng de Software por exemplo.
E o negócio é como vc flw, 90% depende do aluno em um curso superior, ainda mais na área de informática, onde vc descobre que o mundo além da sala de aula é absurdamente grande, os problemas que surgem são os mais diversos, c deve saber disso.

É como falei, este tipo de discussão é necessário para esclarecer as coisas, pq muitos aqui neste tópico trataram o curso de SI com muita falta de respeito, e maioria que o fez foi por não conhecer muito sobre o mesmo.

stenyosullivan
Veterano
# fev/08
· votar


eu faço ciencia da computação \o/ to agora no 5 periodo, formo no finao do ano que vem o.O...

pramim ciencia da computação é mais "aprofundado" do que SI...

Fenrisulfr
Veterano
# fev/08
· votar


Galera esse topico tah me ajudando demais...eu estou em duvida entre Relações Internacionais e algo na area de Computação... depois do q vcs falaram eu me interessei bastante por CC... mas aqui vai algumas perguntas...
- é necessario ter uma boa base de progrmaçao esse negocios ou dá pra entrar totalmente "crú" no curso vamos dizer assim...?
- mercado de trabalho...a situaçao atual e perspectiva pra daqui a uns 5 anos...?
- salário?
- há na maioria das empresas a perspectiva de crescimento profissional (subir de cargo, ou quem faz isso vai ser sempre isso???)

Muito obrigado desde já

xandyfelix
Veterano
# fev/08
· votar


stenyosullivan

Concordo com vc, CC realmente aprofunda mais na parte técnica.

Fenrisulfr

Entrar totalmente cru: dá sim, mas no curso vc vai ter q correr atrás do conhecimento, pq computação é algo q exige muita abstração.

Mercado de trabalho: considero bastante interessante, principalmente em grandes centros. Se vc começar a estudar a estrutura de muitas empresas, algumas até grandes, verá q a demanda de software nas mesmas é incrível. Além de outros tipos de serviço na área, como estruturas de comunicação de dados(redes e afins), sistemas embarcados, sistemas para dispositivos móveis, entre outros.

Salário: na minha cidade não é lá essas coisas, mas ouço falar q nos grandes centros é bem bacana se o cara for bem relacionado e tiver conhecimento do q faz;

Perspectiva de crescimento: a área de TI em grandes empresas exige toda uma estrutura, q exige níveis hierárquicos e funções bem definidas. Acredito q há sim perspectivas de crescimento, desde q em uma empresa madura o suficiente pra enxergar isso.

Agora, pra q vc q está em dúvida entre Relações Internacionais, acho q SI é mais indicado pra vc do q CC, sem querer puxar a sardinha pro meu curso.

Qq dúvida estamos aí.

imorrivel
Veterano
# fev/08
· votar


Poxa vida, eu fazia Ciencia da Computação na USP, e agora faço Tecnologia em Informatica na Unicamp, e entramos na discussão justamente do curso que eu nao fiz pow!

O que eu posso falar por conhecer muita gente do curso de SI da USP, é que ERA um motimo curso até o ano retrasado, era pois retiraram boa parte das materias de ADM do curso, e ai virou um curso bem basico de informatica (como eh TI que eu estou fazendo)..

Na verdade cursos "basicos" sempre possuem vantagens!Se formar em CC na Unicamp é mais facil do que se formar em CC na USP, porem o profissional formado na Unicamp geralmente é considerado melhor

Essa diferença ocorre pq, enquanto o curso da USP é extremamente ultrapassado e trata a computação quase como uma simples matematica, o curso da Unicamp é "apenas" ultrassado e já largou alguns desses conceitos!Sendo assim enquanto o aluno da USP se mata pra aprender muita coisa absolutamente inutil (nao adianta ensinar N materias de matematica dizendo que isso ajuda em GC, quando na verdade quem vai fazer a parte do GC é um matematico, isso acaba se tornando perda de tempo) e nesse meio tempo o aluno da Unicamp tem mais tempo para estudar materias por fora, ai basta ver o desempenho do mesmo nas olimpiadas de programação por exemplo..

Quem pensa em fazer algum curso de Computação TEM que ter em mente que vai ter que aprender MUITA coisa por fora, e as vezes é bom quando o curso permite que o aluno faça isso!

Outro detalhe importante é que o $ alto está em cargos de gerencia de TI e nao programação!Entao é interessante vc ter nossa disso!Nao interessa que vc vá ser um grande programador que conhece todos os comandos e bla bla, como os maiores profissionais (todos que conversei da area de computação da USP Unicamp NENHUM queria virar programador) nao vao fazer isso isso vira algo importante mas nao O mais importante..

imorrivel
Veterano
# fev/08
· votar


- é necessario ter uma boa base de progrmaçao esse negocios ou dá pra entrar totalmente "crú" no curso vamos dizer assim...?

* Certamente pode, bons cursos te ensinam desde o basico!Vc nao tera dificuldades por nao saber nada, pode até nao ter facilidade, mas dificuldade nao

- mercado de trabalho...a situaçao atual e perspectiva pra daqui a uns 5 anos...?

Mercado saturado de pessimos profissionais e carente de bons profissinais, se vc for um grande profissinal vc está feito, Gerente de TI de grande empresa que entra na condição de JUNIOR pega uns 7k FACIL (Fora os bonus) Com 5 anos vc pode conseguir aumentar isso pra cima dos 10k sem problemas..

- há na maioria das empresas a perspectiva de crescimento profissional (subir de cargo, ou quem faz isso vai ser sempre isso???)


Sobe de cargo até certo ponto!Você ira aumentar suas responsabilidades, pegar trabalhos maiores e mais importantes, mas o trabalho em si por exemplo nao muda tanto

Bog
Veterano
# fev/08
· votar


imorrivel

HEhehe, quando à tua troca, é bem mais simples: o curso de tecnólogo é bem mais "pé no chão" que o BCC. Claro, na teoria, o cara que se forma em BCC pode fazer sistemas de bancos de dados e sistemas operacionais, e o tecnólogo só usaria essas tecnologias para desenvolver aplicações cuja análise foi feita por um cara de Sistemas de Informação, tudo rodando em cima de uma plataforma projetada por um Engenheiro da Computação. E no fim do ano, Papai Noel viria para presentear todo mundo. :)

Mas isso tudo é #ifdef MUNDO_PERFEITO. Como #undef MUNDO_PERFEITO, no final tudo se mistura e não tem muito como fugir disso. Já vi engenheiro fazendo webpage, cara de SI programando tudo com um estagiário, tecnólogo trabalhando em suporte e manuntenção, bacharel em CC em cargo administrativo...

Só recomendaria FORTEMENTE um curso de BCC ou Enhenharia Eletrônica, no lugar de SI, tecnólogo ou engenharia da computação, se o cara quiser trabalhar com pesquisa. Especialmente se ele quiser fazer mestrado/doutorado fora do Brasil. Em outras situações, acho que a melhor coisa ainda é lembrar que Quem pensa em fazer algum curso de Computação TEM que ter em mente que vai ter que aprender MUITA coisa por fora. Quando o assunto é o mercado normal de trabalho, acho que as diferenças de curso para curso se atenuam diante das diferenças de pessoas para pessoa.

imorrivel
Veterano
# fev/08
· votar


O grande problema é o peso do diploma!Toda pesquisa que cria um rank na base de "qual profissinal de qual faculdade determinada empresa prefere" sempre os cursos de Ciencia e Engenharia da Computação ficam na frente

Mas ultimamente o padrao tem mudado um pouco mas ainda sao diplomas que pesam muito!

Infelizmente os cursos de computação no Brasil sao extremamente fracos, vc pega paises como China, India, Alemanha, EUA, Canada, possuem uma ideologia por traz dos cursos de computação muito mais atualizada e avançada que a dos nossos cursos, mas infelizmente o diploma pesa muito entao eu recomendo, mesmo para quem quer trabalhar com a parte de gerencia, de que se tem paciencia e força de vontade, se formar em CC ou EC..

Eu por outro lado nao tive saco pra aprender tanta coisa inutil enquanto meus concorrentes ficavam estudando coisas relacionadas a computação!Junte isso ao meu tempo curto (treino musculação e luto todo dia, e isso nao abro mao de jeito nenhum) eu simplesmente demoraria de mais ou iria me desgastar ao extremo para concluir o curso de CC da USP!

Mas ai sou EU, quem aguenta e tem saco ainda acho que sao as melhores opção, nao que as outras sejam ruins!Sao muito boas, um diploma de SI da USP ou TI Da Unicamp ainda colocam vc na frente de muuuuuuuuuita gente que fez CC EC em varias outras faculdades, o problema é que aquele cargo otimo que agente quer vai ter o cara do EC do ITA, do CC da USp Unicamp, da UFRJ e por ai vai, e ai complicou x/

Bog
Veterano
# fev/08
· votar


imorrivel
Infelizmente os cursos de computação no Brasil sao extremamente fracos

Eu não acho que seja somente "no Brasil". Vim para o Japão achando que ia encontrar um monte de super-robôs geniais e o que eu encontrei passou longe disso. Conheço uma menina que estuda nos EUA, em Illinois, e a diferença por lá também é bem menos abismal do que a gente pensa (aliás, lá tem um monte de indiano). Também tenho um amigo que faz PHD na Inglaterra, e lá também a diferença é menos abismal. Nos 3 lugares, a maior diferença apareceu exatamente na parte de matemática, cálculo em especial. Mas eu mesmo já tive que refazer trabalho que um japonês fez mal feito.

um diploma de SI da USP ou TI Da Unicamp ainda colocam vc na frente de muuuuuuuuuita gente que fez CC EC em varias outras faculdades, o problema é que aquele cargo otimo que agente quer vai ter o cara do EC do ITA, do CC da USp Unicamp, da UFRJ e por ai vai,

E olhe que nenhma das pessoas que eu citei estudou nessas universidades. Eu e o meu amigo da Inglaterra fizemos CC na UFPR. A guria que está nos EUA estudava na UFRGS. Todos nós saímos de universidades que não são as mais reconhecidas no Brasil e estamos em universidades entre as melhores do mundo. E mesmo assim não achamos a diferença de nível TÃO abismal quanto imaginávamos.

imorrivel
Veterano
# fev/08
· votar


Pode ver que eu nao falei do Japao pq conheço 2 pessoas que foram para lá como você e ficaram com o mesmo pensamento!

Quanto aos EUA eu discordo um tanto quanto, confesso que também nao tenho conhecimento de causa pois nunca fui, mas já ouvi falar da diferenças abismal por professor meu que estudou no MIT, e de um pesquisados daqui que passou muito tempo fazendo pesquisas numa faculdade que agora me fugiu o nome..e ambos falavam isso, nao diferença abismal entre o que se ensina, mas entre "o que se ensina" entende?

Entra no site de Oxford por exemplo e da uma olhada no que o departamente de computação oferece!É muito mais dinamico e interessante do que conseguimos por aqui..bem alem..pelo menos ficou essa impressao x/

Outro problema do Brasil é o salario de programador, vi uma reportagem que na India se ganha o dobro que aqui no Brasil, e nos EUA e na Europa se ganha ainda mais!

Ai no Japao é como o mercado em termos de salario?

Bog
Veterano
# fev/08 · Editado por: Bog
· votar


imorrivel
professor meu que estudou no MIT,

MIT é o #1 do mundo. Não conta como regra geral. ;)

Olha cara, no quesito recursos e possibilidades, concordo que tem muito país bem acima do Brasil. Mas não acho que quem estuda nessas universidades é necessariamente mais capacitado que um brasileiro. O ensino em si não é exatamente melhor (no caso do Japão, em nível de graduação é PIOR que no Brasil). Acho que o ambiente acadêmico nesses países é que dá mais oportunidades. Mas um cara que se esforça no Brasil, mesmo numa universidade que não é a top-top, tem perfeitas condições de encarar as mesmíssimas coisas que um aluno formado no Japão, nos EUA ou na Inglaterra.

É isso qeu eu quis dizer... DO jeito que falam, parece que são uns aliens que sabem muito mais que qualquer brasileiro, e isso não é verdade. Assim como no Brasil, tem bons e maus alunos. E note que o meu amigo estuda em Birmingham, que na área de Redes Neurais é MAIS conceituada que Oxford.

Ai no Japao é como o mercado em termos de salario?

Alguém com diploma de CC ganha em torno de 2000 mil dólares de salário inicial. Mas as coisas aqui no Japão são meio diferentonas. Os salários são bem menos desiguais que no Brasil - um peão de fábrica pode até ganhar mais que um recém-formado em BCC. Mas por outro lado, profissionais qualificados têm aumentos anuais e outros benefícios.

maggie
Veterana
# fev/08
· votar


Sam
O curso me parece ser um meio termo entre administração e computação. Ou seja, me parece estar num completo LIMBO.
Só se for pra TI...
Realmente a descrição do curso tá vaga.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Alguém aqui estuda "Sistemas da Informação"?