Projeto 1000 Genomas

    Autor Mensagem
    Patys
    Veterano
    # fev/08 · Editado por: Patys


    Antes de irmos direto ao assunto, vou falar resumidamente sobre o Projeto Genoma Humano, para quem assim como eu leiga(o) no assunto (porem curiosa(o)) possa enter o Projeto 1000 genoma.


    foi criado entre 1990/1991 o Projeto Genoma Humano, que tinha como principal objetivo o sequenciamento do DNA humano. Através desse projeto o qual esteve envolvidos varios cientistas(inclusive brasileiros) chegamos a conclusão de que somos quase 100% idênticos as outras pessoas: vc é 99,8% igual as outras pessoas a sua volta, apenas 0,2% da sua composição génerica o diferencia das outras pessoas, de qualquer raça e de qualquer cor, (só pr constar conforme fui pesquisando vi que a uma leve variação na porcentagem, de acordo com o meio de divulgaçao, mas nada significante) e que o ser humana possue por volta de 30 mil genes e não 100 mil como pensava os cientistas a tempos atras, o nosso DNA é composto por 3,2 bilhoes de bases (A) adenina, (T) timina, (G) guanina, (C) citosina. que juntas formam o genes.

    Vale lembrar que graças a esse Projeto que é a base da ciência genética evoluimos bastantes no nossos estudos, através dele saiu varios outros projetos, mas enfim vou m limitar aqui ao recente projeto que foi lançado a aproximada duas semanas atras e tbem o qual os cientista chamam de mais ambicioso na área: o Projeto 1000 Genomas.

    Bom esse projeto é o que eu chamaria de continuação do anterior, ele tem como objetivo decifrar justamente aqueles 0,2% (conforme relatei a cima) que nos difere das outras pessoas. Até 2011 um consorcio nacional de cientistas vai analisar o genoma de cerca de 1000 voluntarios, e com esses dados na mão poderemos saber precisamente quais sao as doenças geneticas a qual estamos predisposto, e mais sabemos que cada indivuo pode reagir de determinada formas a um medicamento, pr exemplo: um remedio pr diabete que pode ter bons efeitos em uma pessoa, na outra pode nao haver efeitos nenhum, isso ocorre justamente pelo fato da diferença existente no nosso organismo, com o projeto 1000 genoma concluido os médicos poderão ter esses dados em mãos e assim poderar tratar cada individuo, receitando assim remedio adequado para aquela determinada pessoa.

    Bom vou deixar claro aqui que não sou nenhuma estudante de génetica ou coisa da aréa... (portanto se houver qualquer erro, nas informaçoes ai contidas podem ficar a vontade para corrigi-las =D)
    O resumo acima fiz com base nos estudos que fiz nesses ultimos 3 dias sobre o assunto, pq m despertou curiosidade, assim que li a reportagem falando sobre o projeto 1000 genomas na revista época, segue o link da reportagem pr quem estiver interessado:

    http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,EDG81438-6010-507,00.ht ml

    Bom é isso ai Bom Dia Galera =D

    aconselho a ler a reportagem é curta e da pr ter um entendimento melhor sobre o projeto. =D

    Patys
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    caramba gastei duas horas pr criar esse tópico Oo

    XXXKAKALXXX
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    oO ?

    OmegaRitz
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    palha d+!

    zaqueu_grunge
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    maz ke?//

    Patys
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    vou fazer uma campanha motivando a leitura de texto longos aqui no forum =D

    ZakkWyldeEMG
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    vou fazer uma campanha motivando a leitura de texto longos aqui no forum =D

    mais fácil acontecer que todos os cabaços daqui virem não-cabaços do que alguém realmente se interessar por uma leitura com mais de 10 linhas.

    :)

    GAROTA
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    Já havia lido sobre esse projeto..

    é realmente muito interessante..
    Se realmente funcionar, quando houver esse "mapeamento" genético individual, além de facilitar na hora de receitar os medicamentos, vai impedir efeitos colaterais gerados por uma medicação errada..
    Quem nunca tomou um remédio que ao invés de ajudar prejudicou?
    Enfim.. esse mapa individual vai ser um grande avanço tanto para a prevenção, quanto para cura de doenças..

    BokuWa
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    Patys
    caramba gastei duas horas pr criar esse tópico Oo

    Em respeito eu lerei... Quando me sobrar tempo.

    GAROTA
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    Patys
    Bom esse projeto é o que eu chamaria de continuação do anterior, ele tem como objetivo decifrar justamente aqueles 0,2% (conforme relatei a cima) que nos difere das outras pessoas.

    se não estou enganada.. é 0,1%
    segundo uma pesquisa que fiz no último bimestre do ano passado.. para um trabalho de Biologia..

    Ch4p0L1N
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    OmegaRitz
    palha d+!

    vai pro meio do inferno

    XXXKAKALXXX
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    "Duas pessoas quaisquer são completamente idênticas em 99% de seus genes. Há apenas uma pequena fração do código genético que nos separa uns dos outros. Essa pequena fração é essencial para os cientistas, por explicar por que algumas pessoas são vulneráveis a certas doenças e outras não, por que algumas se viciam e outras não, entre outras coisas."


    Sera q vai haver cura para os viciados do OT ?

    rsrs

    GAROTA
    Veterano
    # fev/08 · Editado por: GAROTA
    · votar


    XXXKAKALXXX

    Sera q vai haver cura para os viciados do OT ?


    perdeu a chance de ficar quieto..
    =/

    maggie
    Veterana
    # fev/08
    · votar


    (só pr constar conforme fui pesquisando vi que a uma leve variação na porcentagem, de acordo com o meio de divulgaçao, mas nada significante)
    Nesse caso qualquer variação pode ser decisiva... por causa de 1 cromossomo a mais, algumas pessoas tem síndrome de down.
    =(

    corrigí-las

    XXXKAKALXXX
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    é sério !! depois q eu entrei no OT , naum abro mais o MSN !!!

    Kobberminer
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    Não sei não...

    Falam que é muito bonito, bacana, significativo e outras coisas pesquisar o genoma humano para descobrir doenças e bla, bla, bla... Porém eu enxergo mais coisas ruins do que boas nesta pesquisa:

    - Com os tais 0,2% descobertos, podem-se também descobrir futuras doenças que irão acometer o indivíduo, tais como câncer ou alguma imunodeficiência. Também pode-se descobrir se este indivíduo pussupi um sistema imunológico mais "fraco" ou que possa contagiar doenças mais facilmente. Assim, as empresas de planos de saúde podem exigir dos afiliados um exame obrigatório de DNA, e assim impedir (ou encarecer muito) o seguro caso se descubra uma destas fraquezas.

    - Dificilmente existem na Natureza dois animais com a mesmas personalidade. Se seguirmos o atual padrão de que apenas os humanos possuem conciência e inteligência, então os animais em geral (movidos apenas pelo instinto) possuem sua personalidade inscrita nos genes. Se isto acontece com eles, imagina com os humanos... A descoberta da base da personalidade vai gerar conflitos entre as pessoas, já que fulano de tal pode ser descoberto como "preguiçoso" ou outra cicrana pode ser uma "pervertida" segundo os gens. Isso só promete desandar...

    - A tecnologia de pesquisa dos gens crescerá junto com a tecnologia de manipulaçãod e DNA. Com a descoberta dos 100% do genoma humano, as pesquisas de clonagem podem acelerar e se tornarem muito mais comuns as inseminações artificiais (já que os gens e as células-tronco andam de mãos dadas). Nisso a Seleção Natural vais e intensificar, e já que os filhos in-vitro serão mais fortes e bem feitos (já que foram manipulados a nível celular), quem não poder pagar por estes serviços ficará em outra camada social, Deus queira não menos desenvolvida...

    - O mapeamento da personalidade humana poderá servir de base para a criação de robôs de inteligência artificial muito mais poderosos e individuais. Como cada um vai ter os seus defeitos e limites, será quse impossível manter total controle sobre eles (mesmo que sigam a risca as Três Leis da Robótica)

    Posso ter delirado, mas é isso que eu acho..

    Patys
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    ZakkWyldeEMG
    mais fácil acontecer que todos os cabaços daqui virem não-cabaços do que alguém realmente se interessar por uma leitura com mais de 10 linhas.

    :)


    hahahahahaahahahahahah

    capaz mesmo.rs

    GAROTA
    é realmente muito interessante..
    Se realmente funcionar, quando houver esse "mapeamento" genético individual, além de facilitar na hora de receitar os medicamentos, vai impedir efeitos colaterais gerados por uma medicação errada..
    Quem nunca tomou um remédio que ao invés de ajudar prejudicou?
    Enfim.. esse mapa individual vai ser um grande avanço tanto para a prevenção, quanto para cura de doenças..


    sim realmente, bastante interessante mesmo, alias essa área é interessante =)
    esse projeto esta com prazo de terminmo estipulado para 2011 sera que nao é pouco tempo não?
    o primeiro projeto levou mais de 10 anos para ficar concluido.
    Embora a tecnologia tenha avançado bastante, ainda sim acho pouco tempo.



    se não estou enganada.. é 0,1%
    segundo uma pesquisa que fiz no último bimestre do ano passado.. para um trabalho de Biologia..


    entaum esses dados da porcentagem tirei desse site:
    http://www.colegiosaofrancisco.com.br/alfa/dna/genetica.php

    mais segundo a revista época (a qual postei o link logo ali em cima) é de 0,1%



    XXXKAKALXXX
    Sera q vai haver cura para os viciados do OT ?

    rsrs


    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    olha não existe nada que a ciência nao de um jeito. =P

    quem sabe no futuro próximo.hihihih

    maggie
    Nesse caso qualquer variação pode ser decisiva... por causa de 1 cromossomo a mais, algumas pessoas tem síndrome de down.
    =(


    quis dizer no caso da reportagem só, ainda nao conseguir descobrir qual delas estao dizendo a verdade (vide o link da onde tirei essa parte da reportagem acima).

    corrigí-las

    ihihhihi bigadu tia =)

    GAROTA
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    Patys
    sim realmente, bastante interessante mesmo, alias essa área é interessante =)
    esse projeto esta com prazo de terminmo estipulado para 2011 sera que nao é pouco tempo não?
    o primeiro projeto levou mais de 10 anos para ficar concluido.
    Embora a tecnologia tenha avançado bastante, ainda sim acho pouco tempo.


    bom.. acredito que seja suficiente sim..
    aliás.. é isso que espero né.. creio que isso vai ajudar a desvendar mt coisa ainda..

    mais segundo a revista época (a qual postei o link logo ali em cima) é de 0,1%
    não lembro a fonte do meu trabalho.. pq peguei algumas coisas da net.. e algumas coisas de livros..

    Patys
    Veterano
    # fev/08 · Editado por: Patys
    · votar


    Kobberminer
    - Com os tais 0,2% descobertos, podem-se também descobrir futuras doenças que irão acometer o indivíduo, tais como câncer ou alguma imunodeficiência. Também pode-se descobrir se este indivíduo pussupi um sistema imunológico mais "fraco" ou que possa contagiar doenças mais facilmente. Assim, as empresas de planos de saúde podem exigir dos afiliados um exame obrigatório de DNA, e assim impedir (ou encarecer muito) o seguro caso se descubra uma destas fraquezas.

    Só o governo criar uma lei que impeçaa tal feito..
    isso é discriminaçao.
    alias não sei se é na inglaterra ou no EUA ou enfim os dois.
    tem uma legislaçao que da isso como discriminaçao..
    nao sei se vc ficou sabendo pela midia que teve uma mulher que perdeu o emprego por que foi descoberto que ela possuia uma doença genetica do qual o irmao dela havia morrido uns tempo atras.



    - Dificilmente existem na Natureza dois animais com a mesmas personalidade. Se seguirmos o atual padrão de que apenas os humanos possuem conciência e inteligência, então os animais em geral (movidos apenas pelo instinto) possuem sua personalidade inscrita nos genes. Se isto acontece com eles, imagina com os humanos... A descoberta da base da personalidade vai gerar conflitos entre as pessoas, já que fulano de tal pode ser descoberto como "preguiçoso" ou outra cicrana pode ser uma "pervertida" segundo os gens. Isso só promete desandar...

    a base dos estudos sao os animais, inclusive na revista Galileu do mes passado saiu uma reportagem mostrando a diferenças e semelhanças dos animais com os humanos (coisas que nao é novidade) embora isso ainda seja muito complexo até para os cientistas, que estao trab constantemente nisso.

    Em uma reportagem da revista época intitulada: Em Busca dos Genes do mal, uma pesquisadora diz que algumas pessoas sao más por natureza, A culpa seria da genética, mas vale lembrar que fatores culturais, ambientais enfim.. tem forte influencias tbem sobre pessoas portadoras desse genes, Ela diz que ha um nicho ambiental para as pessoas má, que a propria evoluçao fez isso..
    Mas ela deixa bem claro que é preciso evitar a idéia de que há certos tipos de pessoas com genes mal, ou que quem é bom nao tem esses genes, o que nao é verdade, ela diz que as pessoas precisam entender que para cada traços de nossa personalidade talvz hja milhares de genes que afetam aquela caracteristicas. Alguns dos mesmo genes que pode tornar alguem maquiavelico, se misturados a outro conjunto de genes, podem fazer uma pessoa ser gentil e boa..enfim.. ela da uma serie de explicaçoes sobre isso se quiser depois posto o link com a entrevista que ela deu a revista época...
    Confesso que achei isso meio contraditoria no começo.


    - A tecnologia de pesquisa dos gens crescerá junto com a tecnologia de manipulaçãod e DNA. Com a descoberta dos 100% do genoma humano, as pesquisas de clonagem podem acelerar e se tornarem muito mais comuns as inseminações artificiais (já que os gens e as células-tronco andam de mãos dadas). Nisso a Seleção Natural vais e intensificar, e já que os filhos in-vitro serão mais fortes e bem feitos (já que foram manipulados a nível celular), quem não poder pagar por estes serviços ficará em outra camada social, Deus queira não menos desenvolvida..

    Olha isso é bastante complexo, mas vou seguir a linha do que disse John Sulston principal coordenador do projeto genoma humano e ganhador do premio nobel de medicina em 2002:
    Na minha opinião, que também é a posição das leis britânicas, o embrião não é uma pessoa. Suas células podem ser utilizadas por bons motivos médicos, desde que sob permissão. É importante ressaltar: ninguém pode brincar com tais coisas livremente, somente quem estiver autorizado e souber o que faz.

    GAROTA
    bom.. acredito que seja suficiente sim..
    aliás.. é isso que espero né.. creio que isso vai ajudar a desvendar mt coisa ainda..


    Sim com certeza..
    não lembro a fonte do meu trabalho.. pq peguei algumas coisas da net.. e algumas coisas de livros..


    debouaz =)

    Patys
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    BokuWa
    Em respeito eu lerei... Quando me sobrar tempo.

    importante é que leia nao importa quando.rs

    TiCk_NoRrIs
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    Bah,não posso ler,esqueci os oculos não sei onde. =/

    Paul Young
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    É man, plástico e esticadas são coisas do passado, vamos mudar o DNA de todos!! Um mundo sem barangas =D

    TiCk_NoRrIs
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    Um mundo sem barangas

    Eh sonhar MUITO alto. =D

    Zuzza
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    Patys
    Bemmm legal. Bem legal mesmo!!!! =))
    Existem outros estudos super legais sobre o mesmo assunto que estão saindo na Science frequentemente. Vale a pena ler, sim... É o futuro chegando aí. Vai ter uma exposição justamente sobre gene, DNA, em São Paulo, no Pq. do Ibirapuera (vindo direto dos EUA)... Se eu não me engano, a ser aberto a partir do final de fevereiro até julho. Interessante que essa exposição vai ser super legal, porque vai dar para entender bem o que são essas coisas, que tipo de pesquisas estão sendo realizadas, o que esperar num futuro próximo... Enfim, vou me informar melhor e postar aqui, para quem tiver interesse sobre o assunto!

    Kobberminer
    Sua opinião é bem interessante. Você apontou algumas coisas que, provavelmente, irão ocorrer com certeza. Mas algumas coisas citadas são infundadas... Mas enfim, se vai ser ou bom, não sei. Só sei que é uma coisa que já faz parte do presente e nada vai impedir de avançar cada vez mais. Não interessa quantos ''defeitos'' acharem para isso, é algo que só tende a estar mais presente em nossas vidas, cada vez mais. Onde isso vai chegar? Ninguém sabe... Mas só sabemos que não vai terminar.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Projeto 1000 Genomas