Ronin Veterano |
# fev/08
PESQUISADORES DIZEM: Video Games podem ferir a natureza. As pessoas passam muito tempo em comunhão com seus televisores e computadores, e o impacto pode ir além da própria saúde, diz pesquisadores.
Menos tempo gasto fora de casa significa menos contato com a natureza e, eventualmente, menor o interesse na conservação e parques.
Acampar, pescar e visitas pessoais aos parques estão reduzindo, reportam os pesquisadores na edição da segunda feira do "Proceedings of the National Academy of Sciences."
"O declínio na participação com a natureza tem implicações cruciais nos esforços atuais de conservação," escrevem os co-autores Oliver R. W. Pergams e Patrícia A. Zaradiac. "Acreditamos que seja provável (1) que qualquer declínio maior no valor dado a áreas e experiências com a natureza irá reduzir o valor que as pessoas dão à conservação da biodiversidade."
"A substituição das vigorosas atividades fora de casa pela sedentária videofilia alcançou diversas conseqüências para a saúde mental e física, especialmente em crianças," Pergams informa. "A videofilia já se mostrou causa de obesidade, perda de socialização, desordens de atenção e baixa performance acadêmica (2)."
Estudando as visitas aos parques nacionais e estaduais e na solicitação de licença para caça e pesca levou os pesquisadores a concluírem um declínio de 18% e 25% em vários tipos de atividades externas recreativas. (3)
O declínio, encontrado tanto nos EUA quanto no Japão, pareceu começar nas décadas de 80 e 90, período de rápido crescimento dos videogames, eles dizem.
Por exemplo, a pesca alcançou um pico em 1981 e teve um declínio de 25% em 2005, os pesquisadores descobriram. Visitas aos parques nacionais alcançaram um pico em 1987 e caíram 23% em 2006, enquanto escaladas ao Appalache tiveram um pico em 2000 e caíram 18% em 2005.
O Japão sofreu declínios similares, descobriram os pesquisadores, sendo que as visitas aos parques nacionais caíram 18% entre 1991 e 2005.
Houve um pequeno crescimento na "mochilagem", mas isto pode refletir viagens de pessoas que um dia foram campistas, escreve Pergams e Zaradic. (4)
Pergams é um pesquisador visitante assistente e professor de ciências biológicas na Universidade de Illinóis em Chicago, enquanto Zaradic é faz parte do Programa de Liderança Ambiental, Deleware Valley, em Bryn Mawr. (5)
Enquanto a pesca declinou, a caça seguiu firme em muitos lugares. (6)
"Isto deve estar relacionado com os casos de pesca exagerada e poluição impedindo acesso à população de peixes (7), em contraste com a explosão da população de cervos," eles dizem (8).
A pesquisa foi financiada pela "The Nature Conservancy". (9)
Fonte: http://www.foxnews.com/story/0,2933,328384,00.html
Notas do Ronin: (1)Acreditamos que seja provável?? Isto significa alguma coisa???
(2) Obviamente, todos sabemos que os grandes gênios eram, na verdade, jogadores de basquete e futebol americano nas academias estadosunidenses.
(3) Quer dizer que a redução no número de caçadores é ruim à natureza???
(4) Nada como intepretar os dados de forma a contribuírem para o que você quer provar, não?
(5) Obviamente, nas horas de folga, ambos devem praticar as "vigorosas atividades externas".
(6) O que? E aquilo que vocês disseram alguns parágrafos atrás??
(7) Como é que é?? A pesca exagerada é a causa da redução da pesca??? E isto tudo é culpa da tal da "videofilia"???
(8) O que é causa e conseqüência? Eles querem dizer que o fato das pessoas caçarem cervos causa superpopulação? Eu já não sei mais o que é positivo ou negativo nesta matéria absurda!!
(9) Eles podiam financiar programas de preservação da natureza e menor emissão de poluentes por parte das grandes indústrias, e talvez uma participação dos EUA no Tratado de Kyoto, ao invés de ficarem financiando pesquisas idiotas.
....................................................................
A Fox possui um história contra os videogames que explodiu nas últimas semanas. Tudo começou quando ele foi "pega no pulo do gato" ao descobrirem que um rapaz que foi à Fox e se dizia injuriado pela Sony (em relação à troca de um PS3 todo empoeirado que havia estragado) era na verdade um fake e funcionário da empresa. Depois seguiu de uma comentarista da Fox chamando o jogo Mass Effect (1) de pornografia que, depois de ter assistido a única cena do jogo que envolve sexo, teve de confessar que nunca havia visto o jogo e não sabia do que estava falando. A situação rendeu, inclusive, uma tirinha pelo pessoal da GodMode Comic. (2)
Depois do incidente a Fox abriu a temporada de caça ao videogame, agarrando toda e qualquer notícia que colocasse os games como vilões e culpados pela violência universal, e entrevistando todo o tipo de maluco que quisesse falar mal dos videogames.
A manchete da notícia é uma prova disto, já que a reportagem fala das pessoas que ficam grudadas na TV como um todo, e a manchete da Fox joga toda a culpa em cima dos videogames.
Nota do Ronin: (1) O jogo Mass Effect do X360 possui uma cena de sexo lesbo (entre uma humana e uma alienígena) sugerida durante o jogo. A cena é sugerida, com takes das personagens se acariciando. Comparado com que passa em alguns filmes e novelas, chamar a cena de pornografia é ridículo.
(2) http://www.godmodeonline.com/d/20080128.html
|
Simonetti Veterano |
# fev/08
· votar
Ronin Menos tempo gasto fora de casa significa menos contato com a natureza e, eventualmente, menor o interesse na conservação e parques.
Discordo total e plenamente.
Cada caso é um caso, cada cabeça uma sentença. Esstar bitolado em games não significa não ter consciência ecológica. Eu conheço poucas pessoas mais nerds que eu (mea culpa!), mas ainda assim, vejo e relevo a importância da preservação ambiental. Vários de meus amigos e colegas tb são assim.
A Fox possui um história contra os videogames que explodiu nas últimas semanas.
É porque a Fox é a única das grandes emissoras e estúdios que não está ligada a alguma empresa que produz video-games, como a MSNBC, Warner, Sony, etc, etc, etc.
|