Formados e formandos em direito ou adm me tirem uma dúvida

Autor Mensagem
conehc
Veterano
# fev/08


Termino minha graduação em relações internacionais no fim desse ano e como o mercado de trabalho pra esta área é pequeno, geralmente precisa-se de um diferencial no curriculo. Pensei em fazer outra graduação em direito ou administração ou então tentar um mestrado em adm - tudo em federal porque não tenho dinheiro pra bancar mais estudos.

Mas a dúvida é a seguinte: Como é que está o mercado de trabalho pra essas áreas? Saturado, cheio de gente ruim, cheio de ótimos profissionais que não conseguem emprego e viram vendedres ambulantes?

ps: moro em uma cidade próxima a Belo Horizonte, ano que vem devo mudar pra lá se arrumar um trampo.

BokuWa
Veterano
# fev/08 · Editado por: BokuWa
· votar


conehc

Cara, direito é o melhor curso por dar varias opções, mas a concorrecia é grande, embora a maioria seja porcaria mesmo, se tu fizer em federal vai se dar bem de qualquer jeito. Mas relações internacionais me parece um curso legal, por que não tenta concurso para terceiro secretario, no Rio Branco?

ps: Não sou formado em nenhum deles.

conehc
Veterano
# fev/08
· votar


BokuWa
Provavelmente tentarei algumas vezes o concurso do Instituto Rio Branco, mas pra isso preciso de me preparar por alguns anos primeiro pra poder chegar lá em condições de competir com os demais candidatos.

Estou pensando em fazer alguma graduação/pós só por garantia. De qualquer modo as graduações seriam a noite, daria pra trabalhar ou fazer outras coisas de manha. Só o mestrado que é integral, mas as vezes rola uma bolsa da capes/cnpq

dark side
Veterano
# fev/08
· votar


conehc


Então, eu também acredito que Direito seja a melhor opção. Embora haja um número excessivo de formandos nesse curso por ano, o mercado de trabalho, creio eu, se mantém como um dos melhores no país.

São muitas opções que o curso oferece. Lógico que também são muitas pessoas que se formam, mas infelizmente nem todas estão preparadas para disputarem por essas diversas opções que existem.

Sei lá, acho que isso acontece por ter aumentado muito o número de faculdades de Direito no país e ter diminuido a qualidade desse ensino... =/

conehc
Veterano
# fev/08
· votar


dark side
Gente que forma despreparado em direito e não consegue passar na prova da oab tem aos montes. De qualquer modo se eu fizer vai ser ou na ufmg ou na ufop, creio que sejam bons cursos apesar de, segundo informações, serem um pouco mais orientados à pesquisa do que ao mercado de trabalho

GuitarHouse
Veterano
# fev/08 · Editado por: GuitarHouse
· votar


conehc

Formo no meio do ano em direito na Ufmg

tudo em federal porque não tenho dinheiro pra bancar mais estudos.

Sua frase pareceu algo como "não tenho $ para pagar, entao vou me rebaixar à federais". Mas pelo contrário. Ao menos em direito, não tem pra nenhuma particular se comparar com a ufmg (exceto Milton Campos, que tem ótima qualidade de ensino,mas o diferencial em universidade é o aluno, e nao o ensino sozinho)
COmo em qualuqer lugar, é muito mais difícil federal que particular, e, salvo algumas exceções, formam melhores profissionais sem somrba de dúvida (corpo discente melhor)

Enfim, eu detesto adm, mas tu parece curtir. Pq direito é: ou vc ama, ou vc odeia.

Gente que forma despreparado em direito e não consegue passar na prova da oab tem aos montes. De qualquer modo se eu fizer vai ser ou na ufmg ou na ufop, creio que sejam bons cursos apesar de, segundo informações, serem um pouco mais orientados à pesquisa do que ao mercado de trabalho

Isso é nas faculdades toscas. Existem acho que 1000 no Br. Mas se considerar as razoaveis e boas, media varia de 60% a 97% de aprovacao

128556
Veterano
# fev/08
· votar


hoje direito, se voce nao faz em uma boa faculdade, complica

voce é menos despreparado para prestar concursos e para exercer a profissao

mas o negocio é ralar de estudar para passar em concursos

GuitarHouse
Veterano
# fev/08
· votar


eu passo longe de concursos, ao menos por enquanto. MEu negócio é advogar mesmo.

conehc
Veterano
# fev/08
· votar


GuitarHouse
Sua frase pareceu algo como "não tenho $ para pagar, entao vou me rebaixar à federais"
haha nem foi. Isso foi pra ninguem chegar falando algo do tipo: "o mba da ibmec é muito bom, você vai curtir"


Você está gostando do curso? Faz o noturno ou diurno? Pretende fazer o que depois que sair de lá?

128556
Veterano
# fev/08
· votar


GuitarHouse
se ta dando $$, continue

é que conheço muitos advogados que nao tao conseguindo $$$$$$$$$$$$$$$$$$$4

GuitarHouse
Veterano
# fev/08 · Editado por: GuitarHouse
· votar


conehc
Você está gostando do curso? Faz o noturno ou diurno? Pretende fazer o que depois que sair de lá?
diurno. Advocacia ou algum concurso nesse sentido (procuradoria, etc)

Mas o vestibular lá tem de ralar. Chegar sem estudar ou se dedicar bastante em um cursinho, ainda mais depois de cursar outra graduação, não passa nao. Concorrencia é grande


128556
depende da área, etc

O grande problema da advocacia é arranjar clientes. Nem precisa ser bambambam...tem de ter contatos, influência.

conehc
Veterano
# fev/08
· votar


128556
Entre fazer um curso na unopar virtual (nada contra quem estude lá) e não fazer, prefiro não fazer! Os concursos são uma parte boa de quem faz direito, mas eles ficariam pra segunda opção. Apesar de estar fazendo alguns concursos, começo a preferir o setor privado por diversos motivos.

Tenho amigos que trabalham no poder publico que não sao satisfeitos com seus trabalhos porque quase não permite inovações... você faz o que te mandam mesmo que isso seja um desperdicio de recursos e trabalho. E detalhe: como são estáveis ficam com medo de sair

GuitarHouse
Quanto a estudar não irei despreparado. Pretendo resolver isso rápido e a partir do meio de março começar a arquitetar o que vou fazer depois da facul - seja outra graduação, seja um mestrado.

128556
Veterano
# fev/08
· votar


conehc
concurso = estabilidade para o resto da vida

por isso que me interessam

GuitarHouse
Veterano
# fev/08
· votar


128556
estabilidade sim. mas salário não é alto.

Eu vou arriscar. Um concurso bom varia de 2mil a 5 mil reais (5 mil? onde?) mas diz que tem. Os concursos muito bons chegam a 8 (mas ai é juiz, pra cima)

Agora, no esc em que trampo, advogado de 28 anos ta tirando 7 (ralando mto)..o chefe, que ja ralou bastante, hj tira 40mil para administrar. Mas é o que falei, tem os contats.

128556
Veterano
# fev/08
· votar


GuitarHouse
porra

minha irma é formada a 2 anos, e nao tira nem 2 mil

passou num concurso e ta esperando ser chamada, o salario vai ser de 3400

Devil Boy
Veterano
# fev/08 · Editado por: Devil Boy
· votar


conehc

Faz uma especialização em alguma área do teu curso mais voltada para o trabalho no setor privado, cara. É mais rápido e proveitoso.

Depois de graduado em um curso abrangente como Relações Internacionais, tu ainda vai fazer vestibular para Direito e passar mais 5 anos numa universidade, só para se inserir no mercado de trabalho?

Acabei de me graduar em Direito e creio que é como dizem... Ame ou odeie. Quem não tem mesmo vocação para "viver da lei", em geral abandona o curso no primeiro ano... ou leva até o final de todo jeito, sem aproveitar nada.

Como é que está o mercado de trabalho pra essas áreas? Saturado, cheio de gente ruim, cheio de ótimos profissionais que não conseguem emprego e viram vendedres ambulantes?

Bem... dizem que aqui no Brasil, se tem o melhor mercado de trabalho para advogados criminalistas. É uma insinuação infame, mas que tem um certo fundo de verdade...

Tenha sempre em mente que nunca vai faltar trabalho para profissional de alto nível, seja lá em que área for.

Gente que forma despreparado em direito e não consegue passar na prova da oab tem aos montes.

Justamente o que eu falei. Qualquer besta pode se formar Bacharel, especialmente nas faculdades particulares. Mas só passa no Exame de Ordem quem realmente tem compromisso com a carreira jurídica(não necessariamente quem pretende advogar)...

Ibanez GSA 270dx
Veterano
# fev/08
· votar


conehc

cara lendo seus posts e de outros por aqui, tenho a impressao de que o melhor a se fazer e uma pos graduaçao do que uma outra graduaçao... tenta um mestrado por exemplo, numa federal, numa area ligada a RI, assim vc tira mt mais proveito da situaçao... com uma nova graduaçao, eu acho que vc iria ver muitas coisa que nem usaria no seu campo de trabalho o que poderia prejudica-lo...

GuitarHouse
Veterano
# fev/08
· votar


128556
porra

minha irma é formada a 2 anos, e nao tira nem 2 mil

passou num concurso e ta esperando ser chamada, o salario vai ser de 3400


ela formada onde? é advogada? escritorio proprio?

Fenrisulfr
Veterano
# fev/08 · Editado por: Fenrisulfr
· votar


conehc

Poh cara sempre ouvi q o pessoal de RI ganha bem q tem mercado, tanto q desisti de fazer Eng. Mec pra tentar esse ano na fuvest. Qual o nome da facul q vc faz??? Como eh o curso??? Tu tem q trabalhar de terno q gravata ???? (tomara q sim)

conehc
Veterano
# fev/08
· votar


Fenrisulfr
O lance é o seguinte: salvo raras exceções você não vai achar uma vaga de emprego com o titulo "relações internacionais", é preciso ter noção das suas competencias, do que você pode e quer fazer e sair procurando emprego. O problema é que tem muito aluno que não faz ideia do que quer fazer nem do que pode fazer e ainda por cima espera sair da faculdade e achar uma vaga com o titulo "contrata-se recem formado em relações internacionais" e com salário de no minimo 3000, aí não dá mesmo. Resultado: surgem vários desesperados que não sabem o que fazer.

Sai na frente quem tem um "algo a mais", por isso estou pensando em outro curso, uma especialização ou mestrado, justamente pra ter algo a mais pra oferecer ao empregador. Curso na uni-bh, em belo horizonte. O curso é muito legal, não arrependo de estar fazendo... você estuda coisas realmente interessantes e é bom se manter atualizado com as noticias que rolam no mundo pra não ficar viajando na sala de aula. E sim, provavelmente trabalharei de terno

Ibanez GSA 270dx
Devil Boy
Pensando nisto é que estou considerando um mestrado em adm na área de marketing global

Black Fire
Gato OT 2011
# fev/08
· votar


GuitarHouse

O grande problema da advocacia é arranjar clientes. Nem precisa ser bambambam...tem de ter contatos, influência.

MAs tu é amigo do Sam, então é muito influente.

torresmo vermelho
Veterano
# fev/08
· votar


concurso = estabilidade para o resto da vida

por isso que me interessam


medo e insegurança dá nisso... quem tem confiança e capacidade não precisa do colo estatal.

Fenrisulfr
Veterano
# fev/08
· votar


torresmo vermelho

medo e insegurança dá nisso... quem tem confiança e capacidade não precisa do colo estatal.


Falou besteira hein velho....alias, multi de quem???

dark side
Veterano
# fev/08
· votar


GuitarHouse

Formo no meio do ano em direito na Ufmg

Cara, legal vc fazer Direito na UFMG! Só depois que eu comecei a fazer faculdade de Direito que eu percebi que seria melhor eu ter estudo para o vestibular de lá (eu estudo em faculdade privada). Já tive aulas com prefessores que deram ou dão aulas na ufmg, são realmente ótimos!

Em uma área mais filosófica, eu acho bem interessante a linha de pesquisa do Joaquim Carlos Salgado.

torresmo vermelho
Veterano
# fev/08
· votar


Fenrisulfr

pq, quem fala o q pensa e a realidade em si tem ser multi?

conehc
Veterano
# fev/08
· votar


torresmo vermelho
nem tanto, nao é deixar de confiar em si mesmo, é um emprego como outro qualquer que ao invés de entrevista, dinamicas e outras coisas chatas você faz uma prova pra ingressar... ademais, alguns cargos só existem no poder publico... ou vai me falar que tem como ser juiz, promotor, procurador, diplomata, etc no poder privado?

conehc
Veterano
# fev/08
· votar


Uma coisa que estou reparando: ja apareceram algumas pessoas do direito aqui, e de adm, ninguem?

dark side
Veterano
# fev/08
· votar


conehc

Cara, eu particularmente não gosto de Administração não...

Agora, apesar de gostar muito de Direito, eu acho que no seu caso eu tentaria mestrado mesmo.

Ibanez GSA 270dx
Veterano
# fev/08
· votar


conehc
Uma coisa que estou reparando: ja apareceram algumas pessoas do direito aqui, e de adm, ninguem?

acho que o Rato trabalha nessa area de ADM... e quem sabe, eu tambem serei, dependendo da lista da Fuvest de amanha ueaueahuaeuh

torresmo vermelho
Veterano
# fev/08
· votar


conehc

Concordo com vc, se a vonttade da pessoa é essa, se realmente quer aquela profissão muito bem, igual você disse, só se pode ser juiz sendo funcionário público, porém o problema é a pessoa fazer concurso só por causa da estabilidade, isso sim é lamentável. Acaba gerando vários servidores que em nada acrescentam ao país, só querem tirar o dele e ir pra casa.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Formados e formandos em direito ou adm me tirem uma dúvida