Dicas para Publicitários!(+ criação) \o/

    Autor Mensagem
    Jason Voorhees
    Veterano
    # jan/08


    Dicas básicas para criar um anúncio:

    1 - Uma conversa de bar, uma cena de um filme, uma obra de arte, uma frase. Preste atenção em tudo. Toda experiência é importante na hora de criar um anúncio.

    2 - Além de estar antenado em tudo o que acontece ao seu redor, é bom entender a linguagem e o que acontece no mundo da propaganda. Na própria Internet você encontra ótimas referências para isso.

    3 - Não tenha vergonha de dar uma espiada em anuários e revistas especializadas. Pra quem não sabe, anuários são livros com uma seleção dos melhores trabalhos de propaganda criados durante um ano. Provavelmente a biblioteca da sua escola ou faculdade tem alguns.
    Além de se divertir e de receber um enorme incentivo pra criar anúncios legais, é possível aprender muitas coisas. Mas lembre-se: nada de copiar.

    4 - Converse com seus colegas e professores. Observando propaganda em revistas, jornais, TV e até mesmo na rua você também aprende o que se deve e, principalmente, o que não se deve fazer.

    5 - Descubra a sua maneira de criar. Cada um tem uma maneira. Por exemplo, na criação de um anúncio para um tênis, alguns criativos (criativo é o nome que o mercado usa para as pessoas que trabalham com criação) precisam ter o produto em mãos, amarrar, desamarrar, torcer, colocar no pé. Outros se contentam apenas com uma breve descrição de suas características.
    Da mesma maneira, você precisa encontrar o ambiente que seja mais propício à sua criação: lugares calmos ou agitados, com música ou no total silêncio. Existem pessoas que têm as melhores idéias quando estão no chuveiro, quando estão dirigindo ou mesmo almoçando. Cada um com seus problemas.

    6 - Nenhuma idéia, por mais boba que seja, é completamente boba. Uma idéia boba num primeiro momento pode acabar evoluindo até se tornar uma idéia genial. Do mesmo jeito, uma boa idéia logo de cara pode bloquear a chegada de novas boas idéias. Pense sempre que você pode ter uma idéia melhor.

    7 - Peça a opinião das pessoas sobre seus trabalhos: colegas, professores, família, enfim, quem você puder. E, é claro, saiba ouvir. Todo mundo erra bastante antes de achar o caminho certo.

    8 - Aproveite enquanto você pode errar. A escola ou faculdade é o melhor lugar pra isso. Uma boa faculdade tem professores capazes de orientar seus alunos, dizendo o que está bom e o que poder ser melhorado. Mas, para eles poderem lhe orientar, é fundamental que você participe e, acima de tudo, seja curioso.

    9 - Pra você não começar errando logo de cara, aí vão algumas dicas. Lembre-se: não são regras, apenas dicas. De acordo com a situação, você tem todo o direito de ignorá-las.

    * Preste muita atenção ao problema do seu cliente. Você pode fazer um anúncio genial, mas se não estiver de acordo com o problema apresentado pelo seu cliente, ele não vale nada.
    * Evite anúncios em que você usa a lista inteira de fontes do seu computador. Evite também anúncios cheios de cliparts.
    * Preste muita atenção à leitura dos seus textos. Primeiro, se suas fontes não estão muito pequenas, depois, com a diferença entre a cor das letras e a cor do fundo. Não adianta também usar aquela fonte super moderna que você achou na Internet, mas que ninguém consegue ler. Lembre-se que o leitor tem que se sentir confortável ao ver seu anúncio.
    * A propaganda é muito aberta a neologismos, ou seja, usa palavras e expressões do dia-a-dia que, muitas vezes, não existem no dicionário ou não estão corretos de acordo com as regras gramaticais. Mas isso não dá a você o direito de escrever em seus textos coisas como "televizão" ou "criassão".

    =)

    _JCM_
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    Roberto Justus...

    izzystradlin
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    vou esperar sair o filme..

    Ronin
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    O músico Ian Anderson já dizia que o ócio é o berço da criatividade... sabendo disto é que empresas que dependem diretamente da criatividade de seus funcionários funcionam, hoje em dia, de forma completamente diferente das empresas 'normais'.

    A Pixar é famosa por não ter horário para seus funcionários, e cada um trabalho no horário em que julga funcionar melhor (a empresa funciona 24 horas por dia), e a sede da empresa conta com lanchonetes, salas de cinema, salas de jogo e de descanso para uso dos funcionários.

    Outra empresa que funciona nestes moldes é a Google. Seus funcionários possuem certas liberdades que nenhuma outra empresa possui... normalmente suas reuniões contam com a presença de brinquedos, jogos, revistas e diversas outras coisas que ajudam a soltar a criatividade.

    Jason Voorhees
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    estou lendo o livro "Criatividade em Publicidade" - Roberto Menna Barreto, para quem trabalha ou estuda na área da publicidade e Propaganda não pode ficar sem ler esse livro.

    "uma senhora entra em uma loja de lingeries e pede a vendedora:
    - por favor senhora, quero a lingerie preta mais provocante que vcs possuem.
    a vendedora então responde:
    - senhora, o que posso fazer é lhe vender a lingerie preta, o resto é com a senhora.

    o livro Criatividade em Propaganda podemos dizer é como se fosse a lingerie preta" trecho retirado do próprio livro.

    Ronin

    O músico Ian Anderson já dizia que o ócio é o berço da criatividade... sabendo disto é que empresas que dependem diretamente da criatividade de seus funcionários funcionam, hoje em dia, de forma completamente diferente das empresas 'normais'.

    A Pixar é famosa por não ter horário para seus funcionários, e cada um trabalho no horário em que julga funcionar melhor (a empresa funciona 24 horas por dia), e a sede da empresa conta com lanchonetes, salas de cinema, salas de jogo e de descanso para uso dos funcionários.

    Outra empresa que funciona nestes moldes é a Google. Seus funcionários possuem certas liberdades que nenhuma outra empresa possui... normalmente suas reuniões contam com a presença de brinquedos, jogos, revistas e diversas outras coisas que ajudam a soltar a criatividade.


    Li no livro "construindo uma vida" - Roberto Justus, que as empresas dele ( Roberto Justus) trabalham dessa forma também.
    Acho que dessa forma a mais rendimento do que se ficar preso em uma sala, sendo obrigado a criar algo.

    Patys
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    Poxa parabéns gostei muito disso viu..

    e acredite eu li o texto todinho, pq achei o assunto muito interessante..

    futuramente pretendo fazer parte desse mundo... essas dicas sao bem uteis

    =)

    russobass
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    izzystradlin

    vou esperar sair o filme..


    kkkkkkkkkkkkkkkkkk

    Luis Guitar
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    Jason Voorhees
    Gay

    Num apareceu hoje???

    Jason Voorhees
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    Luis Guitar

    Jason Voorhees
    Gay

    Num apareceu hoje???

    net ta ruim...nem funciona bate papo man!! =/

    Simonetti
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    izzystradlin
    vou esperar sair o filme..


    Eu também...

    e é bom que o filme não tenha mais que 30 segundos, e exprima toda a idéia neste tempo.

    izzystradlin
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    Simonetti
    nada man..se for assim assisto só o trailer...

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Dicas para Publicitários!(+ criação) \o/