KDE4 - Primeiras considerações

Autor Mensagem
paranauê
Veterano
# jan/08


Bom, instalei o KDE4 aqui (.tgz, não ia compilar nem fudendo), e pelo que deu pra ver, tá parecendo uma versão beta. Kopete não loga, Opera não abre, lentidão enorme pra algumas coisas...mas uma coisa me chamou a atenção: todos os applets dos painéis são considerados widgets agora, e não tem como mudar o painel (ou eu não achei a opção), ele fica lá, enorme e não serve pra nada. Alguém aí já usou? Dissertem.

Previsão de posts: 2

Ch4p0L1N
Veterano
# jan/08
· votar


Previsão de posts: +1

TWT ICE
Veterano
# jan/08
· votar


eu acho que....

izzystradlin
Veterano
# jan/08
· votar


o que é KDE4?

Villts
Veterano
# jan/08
· votar


TWT ICE
Concordo.

And the meek shall inherit the earth
Veterano
# jan/08
· votar


os próprios caras lá disseram que era como se fosse um RC, porque uma versão 'final' incentiva mais as pessoas a usarem, assim podendo reportar os bugs e etc.

paranauê
Veterano
# jan/08
· votar


And the meek shall inherit the earth

Eu li...estranhaça a bagaça aqui, mas acho que tem futuro.

izzystradlin

http://kde.org/announcements/4.0/screenshots/desktop.jpg

Simonetti
Veterano
# jan/08 · Editado por: Simonetti
· votar


paranauê
todos os applets dos painéis são considerados widgets

Puta criatividade da galera, hein?

Não me levem a mal, eu sou fã de Linux, amo Linux, sou usuário hardcore de Linux, mas o pessoal que desenvolve o Linux poderia parar de quere ser igual o Windows e seguirem uma vertente própria.

Vejam o exemplo dos "offices" para Linux (KOffice, Star, etc). Se não fosse a Microsoft fazer primeiro, eles não saberiam o que desenvolver. Eles simplesmente copiam. É foda.

Daí que eu vejo um valor realmente bom no Windows: por mais que já tenham copiado MacOS (como o Aero, que é cópia do Glass), a Microsoft ainda inova em muitas coisas. Proporcionalmente falando, existem mais inovações no Windows do que no desktop Linux.

Pronto, falei! Temporada de caça aberta, podem me crucificar.

Ronin
Veterano
# jan/08
· votar


Simonetti
Vejam o exemplo dos "offices" para Linux (KOffice, Star, etc). Se não fosse a Microsoft fazer primeiro, eles não saberiam o que desenvolver. Eles simplesmente copiam. É foda.

Eu concordo em grande parte com você aí... mas existe neste ponto uma grande relação ideologica entre os desenvolvedores e os usuários na qual, se eles copiam o software que existe para Windows, é cópia... se não copiam, ninguém usa pq é diferente.

Vejo como um grande exemplo disto o GIMP... um bom software (que só carece de suporte à CMYK)... extremamente funcional (principalmente para quem trampe apenas com web)... mas que os desenvolvedores fizeram questão de não imitar o Photoshop, e todo mundo reclama por não ser igual ao Photoshop.

Tanto que lançaram o GIMPShop, uma versão do Gimp feita para parecer e agir como o Photoshop.

Então, qual a razão de se produzir softwares que não sejam cópias dos softwares do Windows se ninguém vai utilizar exatamente por este motivo?

...............................................
Visitem meu Fotolog: Lofwyr Pictures.
"Your words but a whisper, your deafness a shout." - Ian Anderson.

Simonetti
Veterano
# jan/08
· votar


Ronin
Então, qual a razão de se produzir softwares que não sejam cópias dos softwares do Windows se ninguém vai utilizar exatamente por este motivo?

Quebrar um paradigma, cara. Inovar, ousar ser melhor que o atual!

Não é porque a interface segue padrões dos applicativos "for Windows" que é melhor. Tem muita coisa que pode melhorar, mas tem que ousar, mesmo com chances de errar.

Vejam, por exemplo, o MS Office 2007. A Microsoft não copiou de ninguém (bem, só um pouco!), ousou criar algo novo, e errou feio, pois a usabilidade é uma bosta. Mas pelo menos é original. Duvido que o Office 2010 seja igual.

Nisto eu dou valor ao GIMP, que ousou ser diferente. Tem mais crédito comigo do que simplesmente tentar ser o photoshop para Linux. Tudo bem que em termos de usabilidade o Photoshop é excelente, mas tem como ser ainda melhor que o Photoshop, é só ser criativo e ousar.

Criatividade e ousadia eram o grande lance dos desenvolvedores Linux na década de 90, que ousavam inovar sem medo de errar. Acho que um pouco disto se perdeu no processo, e passaram a simplesmente copiar o que a MS fazia.

Ronin
Veterano
# jan/08
· votar


Simonetti
Nisto eu dou valor ao GIMP, que ousou ser diferente. Tem mais crédito comigo do que simplesmente tentar ser o photoshop para Linux. Tudo bem que em termos de usabilidade o Photoshop é excelente, mas tem como ser ainda melhor que o Photoshop, é só ser criativo e ousar.

Eu concordo com você... mas a questão que levanto é que são poucos... conheço um mínimo de pessoas (eu, inclusive) que conseguiu usar o GIMP tempo o suficiente para ver as vantagens dele... a maioria das pessoas abrem, vêem que não é igual no Windows, e desistem.

Eu não sou programador, mas deve ser o tipo de sensação extremamente chata.

No mais, eu concordo com você, acho que inovar é a única forma de se atingir novos patamares. O mesmo nível de modificação aconteceu na interface do Photoshop e Illustrator CS3... não tão radical quando do Office, mas houveram mudanças. No fim, ficou ótima, muito melhor que a antiga.

O Blender é outro caso... é um software 3D que não imita nenhum software 3D... tem suas próprias qualidade e defeitos, e é o máximo para quem se dedica a aprendê-lo.

Só para ilustrar
um trabalho meu feito em Blender.



...............................................
Visitem meu Fotolog: Lofwyr Pictures.
"Your words but a whisper, your deafness a shout." - Ian Anderson.

Simonetti
Veterano
# jan/08
· votar


Ronin
Só para ilustrar
um trabalho meu feito em Blender.


Muito massa, parabéns! Nota 10! A revenda MB te comprou este serviço?

Ronin
Veterano
# jan/08
· votar


Simonetti
Muito massa, parabéns! Nota 10! A revenda MB te comprou este serviço?

Comprou sim. ^_^ - Foi veiculado no Diário Catarinense no natal de 2006. Tinha uma chamado do tipo: "Agora sabemos como Papai Noel dá conta do recado".

Obrigado pelo parabéns.

Sam
Moderador
# jan/08 · Editado por: Sam
· votar


paranauê
Kopete não loga, Opera não abre, lentidão enorme pra algumas coisas
Tudo bem que em termos de usabilidade o Photoshop é excelente

É por isso que eu sempre digo: linux FEDE. =)

Sam
Moderador
# jan/08
· votar


Simonetti
Vejam, por exemplo, o MS Office 2007. A Microsoft não copiou de ninguém (bem, só um pouco!), ousou criar algo novo, e errou feio, pois a usabilidade é uma bosta.

Não concordo de jeito nenhum. =)

A usabilidade do Office 2007 é muito boa, cara. O problema é que é diferente, daí vc precisa reacostumar. Mas a curva de aprendizado do Office 2007 ESPANCA a curva de aprendizado do GIMP.

É a mesma coisa que usar o menu iniciar "clássico" ou o do "xp". Quem usa o "clássico" é pq não quis se acostumar com o novo padrão, que em termos de usabilidade é MUITO melhor que o clássico.

Agora no vista então... usar o menu clássico é sacrilégio. =)

maggie
Veterana
# jan/08
· votar


Experimentem o BrOffice pra ver o que é usabilidade horrível.
=(

Ronin
Veterano
# jan/08 · Editado por: Ronin
· votar


maggie
Experimentem o BrOffice pra ver o que é usabilidade horrível.

Engraçado vc dizer isto... eu passei da usabilidade do Office 2003 para o BROffice de forma quase imperceptível. A Paula diz que lá na OpenS um monte de gente entrava para trabalhar e só notava que não estava usando o M$ Office depois de muito tempo.

A única grande diferença é o fato do BROffice utilizar os atalhos da versão americana, enquanto a M$ adequa os atalhos para o Brasil (e acaba criando uma série de discrepância com atalhos utilizados de forma geral... como CONTROL+A para Selecionar Tudo, que é universal, exceto nos programas da M$). Mas, neste ponto, quase ninguém usa atalho.

Agora sim, como disse o Sam, as pessoas estão sentindo a mesma dificuldade de mudança ao tentarem passar para o Office 2007. Eu achei a intenção da mudança boa, mas achei que ainda não está bem aplicada. Na minha opinião, não reduziu o espaço ocupado pela interface, e aumentou o número de clics necessários para se fazer qualquer coisa.


Sam
Mas a curva de aprendizado do Office 2007 ESPANCA a curva de aprendizado do GIMP.

Eu discordo... usei Photoshop por mais de 10 anos, e aprendi a utilizar o GIMP a contento para executar trabalhos profissionais rapidamente em questão de horas... tudo vai de quanto você se empenha em aprender algo novo.

Para mim não existe lógica nenhuma as ferramentas de formatação estarem em uma TAB chamada Início (aliás, uma TAB com nome de "INÍCIO" é simplesmente idiota. Como era o botão INICIAR do XP... aonde você ia para desligar o computador!)... bem como Localizar, Substituir e Selecionar poderiam estar em Revisão. Notas de Rodapé poderiam estar em Inserir... mas estão em Referência. Quando você utiliza pouco certos recursos do Office 2007, achá-los, cada vez que você vai utilizar, vira um jogo de tentativa e erro, pois a divisão que eles fizeram de menus acabam criando áreas de sobreposição. No fim é um sistema fácil de aprender... mas o aprendizado não é lógico, é simplesmente feito por tentativa e erro.

Este é um dos pontos fortes do Photoshop, por exemplo, existem comandos que possuem o mesmo nome (Transform, e Transform Selection, por exemplo), mas a divisão clara de menus faz com que você saiba exatamente aonde procurar o que precisa.

Largue o novo Office na mão de quem utiliza Office 2003 a muitos anos, e veja quanto tempo ele levará para, simplesmente, rejeitar completamente o programa.

Ps.: Uma das coisas que mais sinto falta no Office 2007 é um acesso fácil ao que chamamos, em ergonomia, de acesso mnemônico... cada vez que você acessa alguma coisa em um menu, ao lado do comando está a tecla de Atalho, e com o tempo seu cérebro assimila ela. No 2007 isto foi retirado (pois não existem mais menus) e a tecla de atalho só aparece se você perder tempo deixando o cursor em cima do botão por alguns segundos.

Simonetti
Veterano
# jan/08
· votar


Ronin
Largue o novo Office na mão de quem utiliza Office 2003 a muitos anos, e veja quanto tempo ele levará para, simplesmente, rejeitar completamente o programa.

Posso responder, tio?!

30 minutos! É quanto demorei para descartar o Office 2007.

Quando tenho que usar o notebook da D. patroa, que tem Vista + Office2007, eu peno para ser produtivo, mesmo nas tarefas mais simples.

Ronin
Veterano
# jan/08
· votar


Simonetti
30 minutos! É quanto demorei para descartar o Office 2007.

Engraçado é que o Sam irá dizer que isto é porque:
O problema é que é diferente, daí vc precisa reacostumar.

E eu digo que é mesma razão pela qual as pessoas não conseguem utilizar o GIMP, e até mesmo o Ubuntu. As pessoas simplesmente têm um tempo muito rápido de rejeição daquilo que é diferente.

Em partes, é divertido ver a M$ sofrendo, agora, do mesmo mal.

Até mesmo com o Vista... a primeira vez que você usa o vista... encontrar aonde se configura a rede, desliga-se firewall e diversas outras coisas é um parto sem tamanho... muito usuário básico simplesmente rejeita a busca.

maggie
Veterana
# jan/08
· votar


Mas, neste ponto, quase ninguém usa atalho.
Então foi isso.
Uso MUITO os atalhos.

Simonetti
Veterano
# jan/08
· votar


Ronin
As pessoas simplesmente têm um tempo muito rápido de rejeição daquilo que é diferente.

Discordo, Ronin. Eu sou até muito tolerante, mas o que vi do Office 2007 foi ultrajante.

Veja bem: se eu abro o Word, o que eu quero é ver a página do texto. Se 20% da altura da tela (lembre-se que em monitores widescreen, a altura já é reduzida) é tomada por botões e não pela área efetiva de trabalho, tem um problema sério.

Ronin
Veterano
# jan/08
· votar


maggie
Então foi isso.
Uso MUITO os atalhos.


Provavelmente isto mesmo. O BROffice utiliza os atalhos da versão americana (por ventura, os mesmo do Office em Inglês), que são Control + O (Open) para abrir, Control + A (All) para selecionar tudo, Control + B (Bold) para negrito e etc. Aí é que se embanana.


Simonetti
Vejam o exemplo dos "offices" para Linux (KOffice, Star, etc). Se não fosse a Microsoft fazer primeiro, eles não saberiam o que desenvolver. Eles simplesmente copiam. É foda.

Só um esclarecimento. O Office da M$ não tem nada de inovador, foi uma evolução natural das coisas. O funcionamento interno do M$Office é exatamente o mesmo funcionamento da época dos editores de texto em modo texto (na época em que para colocar um texto em bold você tinha de começar com algo do tipo <$bold> e terminar com </bold>)... tudo o que a M$ fez foi colocar botões que fizessem isto automaticamente (e manter alguns problemas, como a ancoragem de figuras, que dificulta o posicionamento mais livre de imagems, os bugs de estilos, quando uma parte do texto fica amarrada ao estilo de outra e etc). Isto era a evolução natural e óbvia das coisas quando surgiram as primeiras interfaces gráficas.

Tanto foi que na mesma época que o M$ Office foi lançado (83/84) a Sun estava lançando o StarOffice para Zilog Z80 e Comodore PC, rodando em DOS... o que aconteceu é simplesmente que as duas empresas fizeram a evolução óbvia dos processadores de texto e tabelas (Office Suites).

O OpenOffice é descendente direto e licenciado do StarOffice da Sun, e não uma cópia do M$ Office.

Ronin
Veterano
# jan/08
· votar


Simonetti
Veja bem: se eu abro o Word, o que eu quero é ver a página do texto. Se 20% da altura da tela (lembre-se que em monitores widescreen, a altura já é reduzida) é tomada por botões e não pela área efetiva de trabalho, tem um problema sério.

Sim... concordo que além do problema de rejeição das pessoas, o Office 2007 possui muitas falhas ergonômicas obvias. Citei algumas em outro post.

Outra que lembrei é a insistência da M$ no INICIAL. Quando você abre um documento você inicia por escolher o tamanho da folha, margens e etc (que está na tab LAYOUT DE PÁGINA) e não por escolher a fonte e formatações (que está em INÍCIO).

Bog
Veterano
# jan/08
· votar


paranauê

Usei Linux por 5 anos, entre 1998 e 2003. E nunca gostei muito do KDE. Gerenciador de janelas para mim era o IceWM. Sem background, de preferência. Levinho, levinho.

Mas do Qt eu gostava. Fazia trabalhos de faculdade bacaninhas usando C++, Qt e scripts em Lua. Caramba, onde foi que essa minha nerdice se perdeu? De repente, tudo isso me parece tão... chato!

Ronin
maggie

Office? Office é software para secretária. :)

Street Cat
Veterano
# jan/08
· votar


Sam
É por isso que eu sempre digo: linux FEDE. =)

como se o Windows Live Messenger 9.0 fosse uma maravilha.

maggie
Veterana
# jan/08
· votar


Ronin
Provavelmente isto mesmo.
=(

Bog
Office? Office é software para secretária. :)
Entendo o seguinte: a gente passa anos aprendendo a usar um pacote de aplicativos. Quando acostumamos, entra uma versão alterada. Daí aprendemos os novos comandos e seguimos em frente.

Agora, alterar todos os comandos, ordem dos menus etc. é bobagem.

Até concordo que deve haver concorrência ao Tio Bill, mas obrigar os usuários "comuns" a re-aprenderem com certeza dificulta, e muito.

Eu gosto de mexer, aprender etc.
Mas não tenho tempo de ficar entrando toda hora na ajuda do BrOffice só pra saber em qual menu eles colocaram determinada função. É chato, demorado, cansativo.

Bog
Veterano
# jan/08
· votar


maggie

Menu?

LaTeX não tem menu. E \emph continua sendo \emph. =)

Falo brincando, mas nunca mais fiz qualquer coisa de "gente grande" no Office depois que aprendi a usar LaTeX. Para artigos e papers é zilhões de vezes superior. Para teses e dissertações, melhor ainda!

maggie
Veterana
# jan/08
· votar


Bog
LaTeX não tem menu.
Nem me fale nesse filho do canhoto. haha
E veja bem: se você faz isso sempre, tem que ter um programa apropriado. Se é pra usar vez ou outra, não vale a pena aprender todos os comandos, melhor mandar formatar haha

Bog
Veterano
# jan/08
· votar


maggie

Heheheh, é verdade. E eu só uso LaTeX para coisas sérias ou grandes. Para fazer 2 pagininhas, uso o Word... 97! Heheh, para que mais que isso? :P

Ronin
Veterano
# jan/08
· votar


Bog
Office? Office é software para secretária. :)

Minha namorada usa muito o Excel, para montar planilhas de orçamento e gastos da casa... eu uso um pouco o Word para digitar textos crus, e depois exporto para diagramar no InDesign.

No mais, instalo o Office só por causa do Outlook, que uso só por causa da agenda de compromissos e integração com alguns recursos de outros programas, rsssss.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a KDE4 - Primeiras considerações