Autor |
Mensagem |
B4cK5p4c3 Veterano |
# jan/08
Teria Patrícia Cobain errado nesta frase: http://forum.cifraclub.com.br/forum/11/178012/p1#4897222 ?
Vamos discutir o gênero correcto de "vídeo-aula"?
|
james_the_bronson Veterano |
# jan/08
· votar
Não...
Espero ter ajudado :] ...
|
Ch4p0L1N Veterano |
# jan/08
· votar
A vídeo-aula
é o correto
|
hard rock and roll Veterano |
# jan/08
· votar
Me obriga
|
B4cK5p4c3 Veterano |
# jan/08
· votar
Ch4p0L1N Explique.
|
diego gr Veterano |
# jan/08
· votar
É video-aula!
|
Devil Boy Veterano |
# jan/08 · Editado por: Devil Boy
· votar
A vídeo-aula ou O vídeo-aula?
A video-aula e o vídeo-aula.
|
Ch4p0L1N Veterano |
# jan/08
· votar
B4cK5p4c3 Explique
a aula a vídeo-aula
o vídeo o vídeo-aula
se vc está se referindo à aula do vídeo, se diz a vídeo-aula se vc está se referindo ao vídeo, se diz o vídeo-aula
no caso da Pati, ela errou
|
# jan/08
· votar
Devil Boy
Tá se enrolando...
|
B4cK5p4c3 Veterano |
# jan/08
· votar
Ch4p0L1N Mas é um vídeo contendo uma aula.
|
Coldplay Veterano |
# jan/08
· votar
Patrícia Cobain aheuaheuha, Patrícia
|
# jan/08
· votar
tem algum profissional na língua portuguesa aqui para esclarecer essa dúvida afim de que o B4cK5p4c3 feche logo esse tópico?
|
Pati Cobain Veterano |
# jan/08
· votar
(:)
Nunca tinha pensado em O ou A vídeo-aula =S
Coldplay
uhahauhuauahhu geralmente falam assim quando tão bravos cmg =(
|
Devil Boy Veterano |
# jan/08
· votar
james_the_bronson
É a regra que se usa para montar substantivos compostos...
Um dos substantivos é "adjetivado" dependendo da função... (em alguns casos, perde-se o acento). O artigo vai ser flexionado de acordo com o substantivo que não é adjetivado...
A video-aula(artigo + substantivo adjetivado + substantivo). O vídeo-aula(artigo + substantivo + substantivo adjetivado).
|
Coldplay Veterano |
# jan/08
· votar
Pati Cobain é engraçado, pq pra mim vc é Pati, não Patrícia, entende? aheuhau mesmo sabendo q vc é Patrícia, claro né
|
# jan/08
· votar
Devil Boy
Eu falava do negrito :] ...
|
Ch4p0L1N Veterano |
# jan/08
· votar
mas a Pati Cobain é um amor
|
B4cK5p4c3 Veterano |
# jan/08
· votar
Devil Boy Tem outro exemplo?
|
Devil Boy Veterano |
· votar
B4cK5p4c3
Não que eu me lembre agora... mas a gramática diz que o artigo sempre se flexionará de acordo com o gênero do substantivo que não desempenha função de "adjetivo"(ou seja, que é sujeito/objeto ao invés de adjunto).
No final, o que vai determinar é a sua intenção: aula é o termo principal ou complemento?
|
# jan/08
· votar
Segundo o Devil Boy depende da interpretação de quem lê e intenção de quem escreve portanto, close topic
|
B4cK5p4c3 Veterano |
# jan/08
· votar
Devil Boy De acordo.
Então podemos concluir genialmente que podemos usar "A vídeo-aula" ou "O vídeo-aula".
hard rock and roll Para que essa avexação, esse menino?
|
fernando tecladista Veterano |
# jan/08
· votar
tem algum profissional na língua portuguesa aqui para esclarecer essa dúvida afim de que o B4cK5p4c3 feche logo esse tópico?
nessa hora não aparece nenhum, mas é só digitar algo errado nos outros fóruns que aparecem uns 5
|
Devil Boy Veterano |
· votar
B4cK5p4c3 Então podemos concluir genialmente que podemos usar "A vídeo-aula" ou "O vídeo-aula".
Bem, pelo menos quem usar desse raciocínio em concurso público não vai errar...
|
Dogs2 Veterano |
# jan/08
· votar
A questão é se deve concordar com o "vídeo" ou com a "aula" Como as duas palavras fazem parte da mesma classe gramatical (substantivo), fica mais difícil ainda. Mas eu não sei se vcs percebem, mas o "vídeo" tem a função de adjetivo no termo "vídeo-aula". "Tele-aula", "Vídeo-aula"... é como se fosse uma característica da aula.
Então: Vídeo-aula = Adjetivo-substantivo
Como o artigo tem que concordar com o substantivo, creio que o correto seja a vídeo-aula
|
Dogs2 Veterano |
# jan/08
· votar
Não espero ter ajudado :)
|
Dogs2 Veterano |
# jan/08
· votar
Devil Boy No final, o que vai determinar é a sua intenção: aula é o termo principal ou complemento?
Termo principal. Existem tele-aulas, vídeo-aulas... por isso eu ainda afirmo que é "a" vídeo-aula
|
thigsm Veterano |
# jan/08
· votar
Professor Girafales - Seu troglodita! Seu Madruga - Do que me chamou?! Professor Girafales - De Troglodita! Seu Madruga - Pensei que tinha dito poliglota...
|
diego gr Veterano |
# jan/08
· votar
thiago motta Rockgol MTV, oferecimento: Idiomas Luxemburgo - transformando poliglotas em trogloditas
|
Pati Cobain Veterano |
# jan/08
· votar
Rockgol MTV, oferecimento: Idiomas Luxemburgo - transformando poliglotas em trogloditas
huahuHUHUAUHuuahuhHAUHu
Ch4p0L1N
uhahuauhahu =)
|
128556 Veterano |
# jan/08
· votar
gramatica nunca foi meu forte =/
|