Utilidade pública: Limpeza de Coolers

Autor Mensagem
hard rock and roll
Veterano
# jan/08
· votar


Simonetti

pior que eu nunca vi uma placa-mãe que não cabe a placa de vídeo, aí eu não faço idéia, se ajuda a saber:
Foto da placa-mãe

B4cK5p4c3
Veterano
# jan/08
· votar


hard rock and roll
Deve pegar sim.

Simonetti
Veterano
# jan/08 · Editado por: Simonetti
· votar


hard rock and roll

Pior que eu já vi, cara. Antes destas placas de vídeo anabolizadas que existem hoje, tinha um tanto de placa-mãe que tinha um tanto de capacitor bem na reta do slot AGP. eu mesmo tenho uma assim, de um Pentium 2. So cabe placa curtinha, no máximo uma FX-5200.

A placa da foto que vc postou cabe sem problemas. Observe que na linha do slot PCIe não tem nenhum componente, nadinha. Isto é justamente para caber a placa de vídeo anabolizada.

The Blue Special Guitar
Veterano
# jan/08
· votar


Simonetti

Cara, dá uma olhada nos meus posts na página anterior!

hard rock and roll
Veterano
# jan/08
· votar


Simonetti

Menos mal...

Observe que na linha do slot AGP

é PCI-E o dessa

B4cK5p4c3
Veterano
# jan/08
· votar


The Blue Special Guitar
Qual é o socket dele?

Simonetti
Veterano
# jan/08 · Editado por: Simonetti
· votar


The Blue Special Guitar

É este aqui?

Você sabe alguma solução econômica para coolers com excesso de ruído?

Solução sei, se é econômica, isto é relativo!!!

Existem 3 tipos de fans (ventoinhas):

- sleeve baring
- ball bearing (e double ball bearing)
- fluid bearing

Os sleeve bearings (ou "bucha"), que são os mais baratos, são mais ruidosos e mais lentos. Geralmente se desgastam mais rápidos e perdem performance com o tempo.

Os ball bearing usam rolamentos, são mais rápidos (se necessário) e silenciosos. São pouca coisa mais caros que os sleeve bearing.

Os novos modelos, fluid bearing (ou HydroFluid), são caros, muito caros ainda, e absurdamente silenciosos. Podem ser muito rápidos.

O ideal é vc trocar a ventoinha do cooler do seu processador e colocar um que seja tipo ball bearing. Observe bem o modelo que você compra, pois tem uns modelos que são mais barulhentos que outros, mesmo sendo tudo ball bearing. Observe o nível de ruído, que deve ser documentado. Escolha e pesquise antes de comprar.

Mas não acaba aí:
Ao comprar um cooler fan, compre um que caiba no seu dissipador. Se puder comprar um maior que o original, mas que ainda encaixe, compre. Aí ele vai mover mais ar a uma velocidade mais baixa (pois as hélices são menores), o que diminui o ruído consideravelmente e aumenta a duração. Se seu cooler é de 6cm, veja se um de 8cm pode ser encaixado nele, e compre o de 8cm.

Compre também um que tenha plug 3 pinos, e deixe a placa mãe controlar a velocidade do fan conforme a necessidade. Geralmente não é necessário ficar no talo o tempo todo, a não se que vc esteja fazendo um puta overclock.

Algumas marcas boas de cooler fans:
- Silverstone (a melhor que existe)
- Zalman
- Panaflo
- Thermaltake
- Vizio
- Antec
- Coolermaster
- Vantec

Se o cooler estiver ficando no máximo de RPM o tempo todo e sua CPU quente, mesmo que não esteja fazendo nada, troque a pasta térmica que fica entre ela e o dissipador. Esta pasta, aliás, deve ser trocada no máximo a cada 2 anos. quanto ela perde suas propriedades térmicas, ela deixa de conduzir o calor da CPU para o dissipador, então a CPU permanece quente e a placa-mãe acelera o fan - inutilmente - para tentar resfriá-la. Sacou?!

Faça assim:
Tire o conjunto do cooler, tire a CPU. Vai ficar resto de pasta nos dois. Limpe com algodão e álcool isopropílico (acha-se em farmácias). Aplique pasta nova (bem pouquinho mesmo) e reinstale.

Eu uso Arctic Silver 5 como pasta térmica, pois ela é feita de 99.9% de prata, e garante a melhor condução térmica possível.

Simonetti
Veterano
# jan/08
· votar


The Blue Special Guitar

Viu a sua resposta aí em cima? Deu algum resultado?

-Toolbar-
Veterano
# fev/09
· votar


The Blue Special Guitar
Baixei o SpeedFan.

Tem um fogo no Temp1, comofas?

james_the_bronson
Veterano
# fev/09
· votar


The Blue Special Guitar
Limpeza de Coolers

Nossa, será que alguém aqiu ainda chama a mamãe nessas horas???

Dogs2
Veterano
# fev/09
· votar


xXCarolXx
o meu tá com febre o_o

tá com o cooler queimando né meninona

Duvideiro
Veterano
# fev/09
· votar


-Toolbar-
Baixei o SpeedFan.

tu baixou pelo proprio link que ele postou? pq fui baixa aqui, meu antivirus acusou como suspeita de virus

-Toolbar-
Veterano
# fev/09
· votar


Duvideiro
Foi.

jimmy vandrake
Veterano
# nov/09
· votar


Limpei e baixei o Speed Fan, o computador está dizendo obrigado.

qew
Veterano
# nov/09
· votar


Caralho, baixei esse Speed Fan e marcando assim qdo abre ele:

Core 0: 73C
Core 1: 75C

Será que meu notebook vai explodir? o.O

Fastturtle
Veterano
# nov/09
· votar


qew
=O

Fastturtle
Veterano
# nov/09
· votar


The Blue Special Guitar ou outro cara da area

a um tempo atras meu pc tava com problema de superaquecimento, na bios e no speedfan marcava mais de 70 graus quando rodado com programas ou aplicativos pesados,e desligava quando chegava nisso, limpei o pc todo, como nao consegui resolver o problema levei a um tecnico, ele arrumo soh q nao quis entrar em muitos detalhes, disse apenas q o pc nao desliga quando ta com superaquecimento(reinicia), e disse q rodo o antivirus e melhorou(eu tinha rodado antes e nao tinha resolvido) , o cara tava falando verdade mesmo ou sera q fez outra coisa e invento essa historia pra nao conta a verdade?

Sansas
Veterano
# nov/09
· votar


Hahaha tem uns dois meses q meu so funciona com um ventilador ligado, se naum desliga toda hora sozinho

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Utilidade pública: Limpeza de Coolers