Novo Ka é exemplo de sucesso do design brasileiro

Autor Mensagem
_JCM_
Veterano
# dez/07


Mais um grande feito do design nacional. Projetado por profissionais brasileiros, o novo Ford Ka acertou em cheio em seu novo formato - é o que se percebe pela reação dos curiosos na rua. O compacto abandonou seu antigo formato de bolha para incorporar linhas modernas e atraentes

O resultado do trabalho de mais de três anos deve resultar no que a Ford tanto espera: um hatch de entrada bem-sucedido que lhe dê participação de mercado, além da recuperação da antiga fábrica de São Bernardo do Campo(SP), que tem uma produção muito abaixo de sua capacidade.

Com base na estratégia de criar seus produtos voltados para o Mercosul em um centro de desenvolvimento no Brasil, a Ford trilha um novo caminho de crescimento de vendas, ao contrário da matriz nos Estados Unidos, que passa por dificuldades financeiras. O EcoSport é outra prova de que os designers brasileiros cada vez mais acertam no gosto do consumidor. A reestilização do utilitário, de concepção também brasileira, deu um novo alento ao modelo - de 3 mil unidades mensais, já vende quase 6 mil. O Fiesta também faz sucesso baseado na mesma fórmula.

Além da Ford, a GM e Volkswagen também têm histórias de sucesso com os profissionais brasileiros, que se destacam em suas corporações. Criado aqui, o pequeno sedã Prisma vende 5 mil unidades por mês e, quase depois de um ano de lançamento, ainda tem filas de espera que chegam a durar dois meses.

O compacto Fox, da VW, é outro projeto brasileiro bem-sucedido, que surpreendeu até os consumidores da matriz da montadora, na Alemanha. A Volks é uma das pioneiras no desenvolvimento local, ao fazer aqui a Brasília nos anos 70. O carro é um dos ícones da indústria brasileira e até hoje ainda roda pelo País.

O novo Ka foi apresentado na sexta-feira na fábrica do ABC paulista sob um clima de muita emoção. A primeira exibição do modelo ocorreu na linha de montagem, paralisada para receber metalúrgicos e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, além de outras autoridades e sindicalistas. "Esse carro vai ser um sucesso", exaltou o presidente Lula, esperançoso de que as vendas do modelo resultem em novas vagas. "Não se assustem se a Ford abrir o segundo turno de trabalho."

Descontado o tom otimista do presidente-metalúrgico que começou sua trajetória política no movimento sindical da região do ABC, o novo Ka tem tudo para trilhar uma nova rota de sucesso entre os ditos carros populares - um desafio para a Ford. Antes da reestilização, o Ka tinha uma avaliação positiva de seus consumidores, mas não ampliava suas vendas em razão de seu desenho, digamos, agressivo, que não agradava a maior parte do público que compra carro pequeno. Sua capacidade para quatro pessoas também era um item que pesava, já que concorrentes tradicionais, caso do Celta (GM), transportam cinco pessoas.

Construído sob a mesma plataforma, só que mais alongada, o novo Ka resolveu vários problemas sem deixar de lado as suas virtudes. Agora leva cinco pessoas, com nova concepção interna e externa, além de ter um bom desempenho do conjunto motor, câmbio e suspensão. Mesmo com cinco pessoas, o carro tem uma aceleração surpreendente, tanto na estrada como na cidade.

O motor rocam flex equipa as duas versões. A 1.0 desenvolve a potência de 70 cv com gasolina e 73 cv com álcool. O motor 1.6 L tem potência de 102 cv com gasolina e 110 cv com álcool. Em ambos os motores, o torque é bastante acentuado, mesmo em baixas rotações. Na versão mil, o preço do Ka varia de R$ 25,1 mil a R$ 31 mil. Na 1.6, varia de R$ 31,8 mil a R$ 36,9 mil. O carro chega às concessionárias no final de janeiro ou início de fevereiro.

Apenas uma coisa ainda não está bem clara em relação ao novo Ka. Durante a apresentação do veículo, a equipe de marketing da Ford informou que o carro vai ficar só na versão duas portas, onde pretende disputar vendas com o Pálio e o Gol, da mesma categoria. Muita gente desconfia desta informação, achando que a Ford vai apresentar a versão quatro portas, em meados do ano que vem.

De acordo com pesquisa da Ford, o segmento de veículos compactos de entrada representa 28% do total da indústria. O subsegmento de veículos de três portas - a tampa do porta-malas é contada como porta - responde por 40% desse total, ou seja, 26 mil unidades por mês. A montadora pretende concentrar as vendas em um público diverso, distribuído igualmente entre homens e mulheres, jovens e adultos, solteiros e casados.

Este perfil de cliente valoriza o design, a durabilidade, a economia de combustível e, principalmente o preço. O carro precisa "caber no bolso" do consumidor, por isso 75% de suas vendas são financiadas.


Fonte: arial (Aqui vc pode ver as fotos tbem.)


e aí? o q acharam?

Rato
Veterano
# dez/07
· votar


prefiro o Fusion

=)

Rato
Veterano
# dez/07 · Editado por: Rato
· votar


aquele lá é o chamado "barca"

hehe

Rato
Veterano
# dez/07 · Editado por: Rato
· votar


***

never_ever
Veterano
# dez/07
· votar


pior que fico massa

_JCM_
Veterano
# dez/07
· votar


Rato

prefiro o Fusion

=)


heeheh.. com ctz...


never_ever

tbem achei.

marcio_zav
Veterano
# dez/07
· votar


Pior que o modelo antigo não podia ficar ;)

paranauê
Veterano
# dez/07
· votar


Pior que o modelo antigo não podia ficar ;)(2)

Rato
Veterano
# dez/07
· votar


_JCM_
esse é foda =)

MatheusMX
Veterano
# dez/07
· votar


chirrion !

_JCM_
Veterano
# dez/07
· votar


Rato

true total... fechado com película então... uia... heheheh

mas pra quem não tem tanto $$$, até q o Ka é uma boa pedida.

MatheusMX
Veterano
# dez/07
· votar


Rato
Acho o Fusion o melhor dos importados baratos, dá uma surra no Civic.

Jason Voorhees
Veterano
# dez/07
· votar


quero um fiat punto..\o

thiaguinhu
Veterano
# dez/07
· votar


esse Ka me lembra a versão do civic hacth (o antigão)

thiaguinhu
Veterano
# dez/07
· votar


esse Ka me lembra a versão do civic hacth (o antigão)

_JCM_
Veterano
# dez/07
· votar


me lembrou um C3

Simonetti
Veterano
# dez/07
· votar


_JCM_
Na versão mil, o preço do Ka varia de R$ 25,1 mil


Putz... com 25 mil eu compro um carro usado MUITO, mas MUITO melhor que um Ka.

russobass
Veterano
# dez/07
· votar


Jason Voorhees
quero um fiat punto..\o

rapaz a tia da minha namorada comprou um zerim!!

esse carro é massa!! veio até com celular!!

ESP
Veterano
# dez/07
· votar


ficou bacana, curti a traseira

russobass
Veterano
# dez/07
· votar


Cara ficou massa mesmo esse novo Ka!!

_JCM_
Veterano
# dez/07
· votar


Simonetti

Putz... com 25 mil eu compro um carro usado MUITO, mas MUITO melhor que um Ka.

heehehe... lançamento man... lançamento... heuaehuaehaeu

sithknight
Veterano
# dez/07
· votar


agora sim ficou comprável...

Non-Toxic
Veterano
# dez/07
· votar


ficou menos pior

Jason Voorhees
Veterano
# dez/07
· votar


ficou muito melhor do que era...!!

Dogs2
Veterano
# dez/07 · Editado por: Dogs2
· votar


só eu achei esse carro parecido com o Honda Fit?
Pelo menos melhorou, aquele Ford Ka antigo (o famoso baratinha) era feio que doía

Cabeça De Balde
Veterano
# dez/07
· votar


Uma vez bizarro... bizarro pra sempre.

Larizinha
Veterano
# dez/07
· votar


Na versão mil, o preço do Ka varia de R$ 25,1 mil


Praticamente pela metade do preço compro um gol usado e fica tudo certo!

jimmy vandrake
Veterano
# dez/07
· votar


Melhorou muito, quase lindo, mas agora ficou parecido com um tênis.

Cabeça De Balde
Veterano
# dez/07
· votar


Larizinha
Na versão mil, o preço do Ka varia de R$ 25,1 mil

Praticamente pela metade do preço compro um gol usado e fica tudo certo!


Uia... até que a muié entende de carro, rapá.

:)

cocomaluko
Veterano
# dez/07
· votar


continua feio

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Novo Ka é exemplo de sucesso do design brasileiro