Reflexão besta de um ditado popular

    Autor Mensagem
    NoAlarms
    Veterano
    # dez/07


    O tal do ditado popular é uma coisa engraçada. A gente cresce ouvindo ele, e de tanto ouvir ele já entra como uma verdade universal nos nossos ouvidos que, muitas vezes, a gente não sabe nem o que ta falando (ou pelo menos nunca refletiu sobre).
    Eu tava conversando com uns amigos, e um soltou o famoso:

    "O pior cego é o que não quer ver".

    Na hora todo mundo concordou, mas será mesmo isso?
    As vezes eu me pego pensando se realmente a ignorância não é uma dádiva. Quanto mais você sabe, menos você é feliz.
    Por exemplo, é tão mais fácil acreditar que a cana-de-açúcar é só mais uma cultura de plantio brasileira, e não que pra chegar até a gente muitas vezes é usada um trabalho semi-escravo e exploram totalmente até criancinhas que nem conseguem segurar uma machadinha.

    Termino minha reflexão com uma frase do John Lennon:


    "A ignorância é uma espécie de bênção. Se você não sabe, não existe dor."

    Abraços e ótima semana, galera

    Simonetti
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    Já não tivemos esta discussão aqui? eu me lembro de ter tido exatamente esta discussão.

    Meu parecer sobre o assunto é o seguinte:

    eu costumava pensar como você: quanto menos se entende a mazela em que se está, menos se incomoda com ela. Por exemplo: os analfabetos, os ignorantes, não sofrem porque o dólar sobe, porque impostos sobem, porque o Renan é absolvido, etc. Para eles tanto faz, pois não conseguem compreender o que isto representa. É assim que eu me argumentava.

    Há alguns anos eu mudei minha opinião.

    O que traz a felicidade não é a cultura ou a ignorância, mas sim a sabedoria. Tem muitas pessoas muito menos cultas do que eu, muito mais ignorantes, mas que são infinitamente mais sábias, pois sabem onde buscar a felicidade.

    Vá em qualquer comunidade de pessoas pobres, mas felizes, e elas lhe darão uma aula espetacular do que lhes é importante para ser feliz. Você lava a sua alma.

    Nós - os cultos - somos escravos da nossa cultura, da nossa inteligência, e cada vez menos sábios na arte de viver, de nos sentirmos feliz, de nos alegrarmos com as pequenas coisas da vida.

    grafitte
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    Ja venho pensando sobre isso faz um tempo..

    Tem uma citação de Sófocles(filósofo e dramaturgo grego) que diz o seguinte:
    "A mais agradável das vidas é aquela que se passa sem nenhuma espécie de sabedoria"..
    A sabedoria que ele fala nao é de ser simples ou que seja, mas o conhecimento a respeito das coisas mesmo

    Quanto menos vc conhece, menos preocupações e compromissos surgem e maior o tempo para as coisas mais simples ou significativas

    grafitte
    Veterano
    # dez/07 · Editado por: grafitte
    · votar


    Mas a ignorância só pode ser sábia fora da sociedade, dentro só traz sofrimento e submissão

    castanho
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    A ignorância é um vírus...

    E nessa o Brasil tá numa epidemia danada...

    É por isso que tá uma merda, conhecimento não faz mal a ninguém,
    o governo ta querendo números, aprovação automática pra ter bom resultados, somos só um elemento perdido na estatística.
    Os melhores países são os menos ignorantes...

    Simonetti
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    grafitte
    menos preocupações e compromissos surgem e maior o tempo para as coisas mais simples ou significativas

    Isto não tem a ver com ignorância ou cultura. Tem a ver com sabedoria.

    Se pegarmos pela sua hipótese, todas as pessoas cultas, ocupadas e dentro de uma sociedade seriam infelizes.

    grafitte
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    Simonetti
    Não digo que são infelizes, mas é de se duvidar que sejam mais felizes que aqueles que tem sabedoria vivendo na ignorancia

    paranauê
    Veterano
    # dez/07
    · votar



    Os melhores países são os menos ignorantes...


    Isso não garante que sejam felizes. A Finlândia, por exemplo, é um dos países com o maior índice de suicídio do mundo.

    Simonetti
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    grafitte
    mas é de se duvidar que sejam mais felizes que aqueles que tem sabedoria vivendo na ignorancia

    Eu acredito que sabedoria aliada à cultura é um par imbatível para tornar qualquer pessoa feliz.

    Os ignorantes sábios são capazes de se sentirem felizes com seu mundinho.

    Os sábios cultos são capazes de se sentirem felizes com seu mundo, mas também mais capazes de admirarem mais coisas, de perceberem mais alegrias através do conhecimento que têm.

    grafitte
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    A Finlândia, por exemplo, é um dos países com o maior índice de suicídio do mundo.
    E pode apostar que uma das causas é simplesmente o fato de terem tudo e nada mais a buscar

    Simonetti
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    paranauê
    A Finlândia, por exemplo, é um dos países com o maior índice de suicídio do mundo.

    Mas a causa lá é outra: é mais social do que cultural.

    http://suicidiopesquisaeprevencao.blogspot.com/2007/08/suicdio-no-japo .html

    grafitte
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    Simonetti
    Vc falou uma verdade, simplicidade + sabedoria, esse é o par..

    Mas só como exemplo, os índios nao tem 1% do conhecimento que nós temos, eles tem o que precisam para a propria sobrevivência, a nossa ciência vai muito além de nós mesmos, mas vendo no mesmo ponto de vista e analisando a história dos dois povos(branco e índio), eu nao penso duas vezes em dizer quem é mais feliz ou vive de maneira mais agradável, sábia e harmoniosa..
    A discussão aqui acredito que dê pra abranger os dois lados, ja que a questão é conhecimento e sofrimento

    Pianist
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    Mas é isso né meu amigo? Pensar, e saber faz parte de tudo. Você agora diz que não queria saber, mas a tempos atrás muitos queriam saber e não sabiam...

    Acho que faz parte, pois vivemos em uma sociedade capitalista e pra haver o rico tem que ter o pobre... e todas as injustiças...

    Falou!

    Christina Amaral
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    Reflexão besta de um ditado popular
    De besta a sua reflexão não tem nada, man...

    ZXC
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    NoAlarms

    " É impossível derrotar um ignorante pela discussão." (Willian G.Mc Adoo)

    NoAlarms
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    Christina Amaral
    Humildade é a chave do negócio! hahaha :)

    ZXC
    Muito bom

    Simonetti
    grafitte
    Eu estudei um pouco sobre a Finlândia na faculdade. Quando minha dor de cabeça passar, eu volto aqui pra falar um pouco sobre os suicídios de lá

    Minow
    Veterano
    # dez/07 · Editado por: Minow
    · votar


    NoAlarms
    Não é por aí o significado do ditado.
    Seria algo como um cara que reclama que é de certa maneira, mas não se esforça pra mudar.
    Tem mais a ver com conformismo e preguiça do que com ignorância.

    NoAlarms
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    Minow
    Eu não acho que o ditado "o pior cego é o que não quer ver" tem alguma coisa a ver com preguiça. Com conformismo eu posso até entender uma certa ligação.

    Bom, tou indo deitar um pouco
    abraços

    Mega
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    Já fiz um projeto de filosofia sobre um ditado popular, se bem me lembro foi "Quem vê cara, não vê coração". Infelizmente eu perdi o texto no meu hd antigo que foi pro saco.

    jimmy vandrake
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    A ignorância parte do pressuposto de alguém que ignora um fato. Mesmo asssim o cara tem que ter alguma habilidade e inteligência, pelo menos para perceber estar diante de um fato a ser ignorado.

    Carpano-Jr.
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    É que nem aquela de dar uma volta de 360º pra mudar o rumo da vida.

    Sniper
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    As vezes eu me pego pensando se realmente a ignorância não é uma dádiva. Quanto mais você sabe, menos você é feliz.
    Por exemplo, é tão mais fácil acreditar que a cana-de-açúcar é só mais uma cultura de plantio brasileira, e não que pra chegar até a gente muitas vezes é usada um trabalho semi-escravo e exploram totalmente até criancinhas que nem conseguem segurar uma machadinha.


    Se todos nao fossem ignorantes isso nao aconteceria

    Sniper
    Veterano
    # dez/07 · Editado por: Sniper
    · votar


    edit: postei no topico errado ¬¬

    hard rock and roll
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    eu nunca entendi aquela:

    "fiz das tripas coração"

    eu sei que quer dizer "ralei muito" "me sacrifiquei"

    mas no sentido literal, não entendo

    james_the_bronson
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    hard rock and roll

    No sentido literal é você pegar tripas e fazer um coração com elas ¬¬ ...

    paranauê
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    NoAlarms
    Eu estudei um pouco sobre a Finlândia na faculdade. Quando minha dor de cabeça passar, eu volto aqui pra falar um pouco sobre os suicídios de lá

    Opa, quero saber também.

    Rafael Walkabout
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    oAlarms
    Eu estudei um pouco sobre a Finlândia na faculdade. Quando minha dor de cabeça passar, eu volto aqui pra falar um pouco sobre os suicídios de lá

    Opa, quero saber também.

    (2)

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Reflexão besta de um ditado popular