O Paradoxo de Nosso Tempo

    Autor Mensagem
    suco de laranja
    Veterano
    # dez/07


    O paradoxo de nosso tempo na história é que temos edifícios mais altos, mas pavios mais curtos; auto-estradas mais largas, mas pontos de vista mais estreitos; gastamos mais, mas temos menos; nós compramos mais, mas desfrutamos menos.

    Temos casas maiores e famílias menores; mais conveniências, mas menos tempo; temos mais graus acadêmicos, mas menos senso; mais conhecimento e menos poder de julgamento; mais proficiência, porém mais problemas; mais medicina, mas menos saúde.

    Bebemos demais, fumamos demais, gastamos de forma perdulária, rimos de menos, dirigimos rápido demais, nos irritamos muito facilmente, ficamos acordados até tarde, acordamos cansados demais, raramente paramos para ler um livro, ficamos tempo demais diante da TV e raramente oramos.

    Multiplicamos nossas posses, mas reduzimos nossos valores. Falamos demais, amamos raramente e odiamos com muita freqüência. Aprendemos como ganhar a vida, mas não vivemos essa vida. Adicionamos anos à extensão de nossas vidas, mas não vida à extensão de nossos anos. Já fomos à Lua e dela voltamos, mas temos dificuldade em atravessar a rua e nos encontrarmos com nosso novo vizinho.

    Conquistamos o espaço exterior, mas não nosso espaço interior. Fizemos coisas maiores, mas não coisas melhores. Limpamos o ar, mas poluímos a alma. Dividimos o átomo, mas não nossos preconceitos. Escrevemos mais, mas aprendemos menos. Planejamos mais, mas realizamos menos.

    Aprendemos a correr contra o tempo, mas não a esperar com paciência. Temos maiores rendimentos, mas menor padrão moral. Temos mais comida, mas menos apaziguamento. Construímos mais computadores para armazenar mais informações para produzir mais cópias do que nunca, mas temos menos comunicação. Tivemos avanços na quantidade, mas não em qualidade.

    Estes são tempos de refeições rápidas e digestão lenta; de homens altos e caráter baixo; lucros expressivos, mas relacionamentos rasos. Estes são tempos em que se almeja paz mundial, mas perdura a guerra no lares; temos mais lazer, mas menos diversão; maior variedade de tipos de comida, mas menos nutrição. São dias de duas fontes de renda, mas de mais divórcios; de residências mais belas, mas lares quebrados.

    São dias de viagens rápidas, fraldas descartáveis, moralidade também descartável, ficadas de uma só noite, corpos acima do peso, e pílulas que fazem de tudo: alegrar, aquietar, matar.

    É um tempo em que há muito na vitrine e nada no estoque; um tempo em que a tecnologia pode levar-lhe estas palavras e você pode escolher entre fazer alguma diferença, ou simplesmente apertar a tecla Del.

    Edilene Campos

    hard rock and roll
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    sai em dvd?

    _JCM_
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    tem como resumir?

    LeoBS
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    Muito F**a esse texto, se voce tiver outro parecido posta aí

    leandro rodrigues
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    suco de laranja


    Os detratrores da religião usam e abusam deste argumento que encontraram em Humboldt (não o explorador e naturalista Alexander, mas seu irmão filólogo Wilhelm): A moralidade humana, até mesmo a mais elevada e substancial, não é de modo algum dependente da religião, ou necessariamente vinculada a ela.

    Todas as civilizações nasceram de surtos religiosos originários. Jamais existiu uma "civilização laica". Longo tempo decorrido da fundação das civilizações, nada impede que alguns valores e símbolos sejam separados abstrativamente das suas origens e se tornem, na prática, forças educativas relativamente independentes.

    Digo "relativamente" porque, qualquer que seja o caso, seu prestígio e em última análise seu sentido continuarão devedores da tradição religiosa e não sobrevivem por muito tempo quando ela desaparece da sociedade em torno. Toda "moral laica" não é senão um recorte operado em códigos morais religiosos anteriores.

    Esse recorte pode ser eficaz para certos grupos dentro de uma civilização que, no fundo, permaneça religiosa, mas, suprimido esse fundo, o recorte perde todo sentido. A incapacidade da Europa laica de defender-se da ocupação cultural muçulmana é o exemplo mais evidente.

    O presente estado de coisas nos países que se desprenderam mais integralmente de suas raízes judaico-cristãs está demonstrando com evidência máxima que a pretensa "civilização leiga" nunca existiu nem pode existir.

    Ela durou apenas umas décadas, jamais conseguiu extirpar totalmente a religião da vida pública, malgrado todos os expedientes repressivos que usou contra ela e, no fim das contas, sua breve existência foi apenas uma interface entre duas civilizações religiosas: a Europa cristã moribunda e a nascente Europa islâmica.

    A opinião de Humboldt é baseada num erro duplo, ou melhor, numa convergência de erros que dão a impressão de confirmar-se como verdades. De um lado, ele faz uma dedução lógica a partir dos significados gerais dos termos e, vendo que o conceito genérico de moralidade não implica nenhuma referência a Deus, aplica ao mundo dos fatos a conclusão de que uma coisa não depende da outra.

    Isso é vício de abstratismo: inferir, de um raciocínio, os fatos, em vez de raciocinar com base nos fatos. De outro lado, porém, ele observa que em torno há indivíduos ateus "de moralidade elevada e substancial", e acredita que com isto obteve uma comprovação empírica da sua dedução.

    O que ele nem percebe é que a moralidade deles só é boa porque sua conduta coincide esquematicamente – e exteriormente -- com aquilo que os princípios da religião exigem, isto é, que a possibilidade mesma de uma boa conduta laica foi criada e sedimentada por uma longa tradição religiosa cujas regras morais, uma vez absorvidas no corpo da sociedade, passaram a funcionar de maneira mais ou menos automatizada.

    Em suma, só o homem abstrato – ou o herdeiro mais ou menos inconsciente de tradições religiosas – pode ter uma moral sem Deus. O primeiro é uma ficção lógica, o segundo é uma aparência que encobre a realidade das suas próprias origens.

    Tomá-los como realidades, e mais ainda como realidades universais e incondicionadas, é um erro filosófico primário, que mostra escassa capacidade de analisar a experiência.


    Abrazzüzz

    maggie
    Veterana
    # dez/07
    · votar


    ou simplesmente apertar a tecla Del.
    Ctrl + Alt + Del

    _JCM_
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    suco de laranja

    mto bom o texto cara..

    resumindo: nossos valores estão sendo sufocados pela "correria" gerada por este mundo.

    abraço

    hard rock and roll
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    depois de tão recomendado eu li, "estamos nos auto-acabando com nós mesmo a si próprios"

    uma que eu penso direto é essa que tá aí: "aprendemos a ganhar a vida, mas não a vivê-la"

    Ronin
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    Tem uma versão com a voz da Ana Maria Braga? Com música triste e o "Loro" no final dizendo "Muito bonito isto."?

    Ou então uma versão em PPT, com "fOtInHuS" de bichinhos, criancinhas brincando, Jesus Cristo, e música triste no fundo?

    Pois é bem a cara deste texto.

    Space Ace
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    tem em dvd narrado por cyd moreira??

    suco de laranja
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    versão narrada pelo Pedro de Lara, antes de sua morte:

    www.pedrodelara.sbt.com.br/edilenecampos.wav

    Jokerman
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    Quando lançar a versão com o Pedro Bial narrando esse texto como se ele fosse sério, e com voz de babaca, me avisem.

    Sir Petrucci
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    Já fomos à Lua e dela voltamos

    fale por você

    Black Fire
    Gato OT 2011
    # dez/07
    · votar


    O que temos que ter sempre em mente é que a necessidade de renovação processual afeta positivamente a correta previsão dos procedimentos normalmente adotados. O cuidado em identificar pontos críticos na determinação clara de objetivos estende o alcance e a importância do sistema de formação de quadros que corresponde às necessidades. Neste sentido, a percepção das dificuldades assume importantes posições no estabelecimento dos conhecimentos estratégicos para atingir a excelência. A prática cotidiana prova que o fenômeno da Internet obstaculiza a apreciação da importância das formas de ação. Acima de tudo, é fundamental ressaltar que o novo modelo estrutural aqui preconizado facilita a criação das novas proposições.
    No mundo atual, o início da atividade geral de formação de atitudes estimula a padronização do orçamento setorial. Por conseguinte, a expansão dos mercados mundiais possibilita uma melhor visão global da gestão inovadora da qual fazemos parte. No entanto, não podemos esquecer que o aumento do diálogo entre os diferentes setores produtivos ainda não demonstrou convincentemente que vai participar na mudança do sistema de participação geral. Assim mesmo, o julgamento imparcial das eventualidades faz parte de um processo de gerenciamento dos modos de operação convencionais.
    A certificação de metodologias que nos auxiliam a lidar com a mobilidade dos capitais internacionais cumpre um papel essencial na formulação do retorno esperado a longo prazo.

    Mickey Mouse IV
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    suco de laranja
    você é primo do bolo de laranja?

    Dogs2
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    Mickey Mouse IV
    é que o Bolo de Laranja se transforma no suco de laranja após vc falar "besouro suco besouro suco besouro suco"

    Abigobaldo
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    Black Fire

    não concordo... veja bem :

    No mundo atual, a consulta aos diversos militantes é uma das consequências das condições financeiras e administrativas exigidas. Assim mesmo, o consenso sobre a necessidade de qualificação estende o alcance e a importância das novas proposições. O incentivo ao avanço tecnológico, assim como a constante divulgação das informações agrega valor ao estabelecimento dos relacionamentos verticais entre as hierarquias. Todavia, o aumento do diálogo entre os diferentes setores produtivos oferece uma interessante oportunidade para verificação dos conhecimentos estratégicos para atingir a excelência. Nunca é demais lembrar o peso e o significado destes problemas, uma vez que a estrutura atual da organização assume importantes posições no estabelecimento do levantamento das variáveis envolvidas. Gostaria de enfatizar que o desenvolvimento contínuo de distintas formas de atuação ainda não demonstrou convincentemente que vai participar na mudança das formas de ação.

    é isso que penso, boa noite :D

    pagode nem morto
    Veterano
    # dez/07 · Editado por: pagode nem morto
    · votar


    você é primo do bolo de laranja?

    Ou melhor: você é multi do bolo de laranja?

    B.Frusciante
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    Tá virando moda essas frutinhas aqui no FCC
    hauahhauhuah

    Simonetti
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    Pelo visto teve mais gente descobrindo o Gerador de Lero-lero!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a O Paradoxo de Nosso Tempo