Memória dos Pen-drives e HD e e outros dispositivos

Autor Mensagem
zacaoamargo
Veterano
# dez/07 · Editado por: zacaoamargo


Por que raios a capacidade de pen-drives, HD e outros dispositivos nunca é exatamente o que é anunciado?
Tipo, tenho um pen-drive de 4 GB, mas quando vou conferir sua capacidade global aparece lá apenas 3,83 GB!!

gsprs
Veterano
# dez/07
· votar


Abra o seu pen drive. No canto superior ensquerdo tem um chip. Pegue uma lupa e olhe ele, vai estar escrito:


- Rá...

hard rock and roll
Veterano
# dez/07
· votar


zacaoamargo

pq na formatação perde um espaço, sim, pen-drives e mp3 players são formatados também

_JCM_
Veterano
# dez/07
· votar


zacaoamargo

se o problema é espaço, compre um maior já...ehehe

russobass
Veterano
# dez/07
· votar


zacaoamargo

vc entende um pouco de informática?

é que ele precisa reservar espaço para trocas, registros de cabeçalhos, registros de entrada e sáida, registro de reconhecimento e emparelhamento de divers, etc...

e para você este espaço ocupado não é visualizado.

zacaoamargo
Veterano
# dez/07 · Editado por: zacaoamargo
· votar


russobass
Muito pouco mesmo... Só o suficiente para sobreviver.
Valeu!

Ed_Vedder
Veterano
# dez/07
· votar


pq na formatação perde um espaço, sim, pen-drives e mp3 players são formatados também

(2)

russobass
Veterano
# dez/07
· votar


zacaoamargo

e mesmo assim não arredonda em 4 GB, eles fazem essa propagando de 4Gb para efeito de padronização.

russobass
Veterano
# dez/07
· votar


não é que na formatação perde espaço.

é que informações de baixo nível são registradas para ajudar no controle de gravação, exclusão e execução de arquivos, do hardware.

não é apenas o sistema operacional que faz esse processo, ele precisa fazer reconhecimento do cabeçado de baixo nível do hardware (pendrive, hd, etc..) para poder gravar, excluir etc...

Percival
Veterano
# dez/07 · Editado por: Percival
· votar


li uma vez que eles usam como medida 4Gb = 4.000.000.000 bytes. dividindo isso por 1024 (1024 bytes=1 Kb) daria 3.906.250 Kb, dividindo denovo por 1024 daria 3814Mb, que seria o equivalente a 3.7Gb.

Percival
Veterano
# dez/07 · Editado por: Percival
· votar


post duplo.

ZakkWyldeEMG
Veterano
# dez/07
· votar


li uma vez que eles usam como medida 4Gb = 4.000.000.000 bytes. dividindo isso por 1024 (1024 bytes=1 Kb) daria 3.906.250 Kb, dividindo denovo por 1024 daria 3814Mb, que seria o equivalente a 3.7Gb.

finalmente uma resposta certa depois de tanto chute escrito aqui.

ZakkWyldeEMG
Veterano
# dez/07
· votar


li uma vez que eles usam como medida 4Gb = 4.000.000.000 bytes. dividindo isso por 1024 (1024 bytes=1 Kb) daria 3.906.250 Kb, dividindo denovo por 1024 daria 3814Mb, que seria o equivalente a 3.7Gb.

finalmente uma resposta certa depois de tanto chute escrito aqui.

TWT ICE
Veterano
# dez/07
· votar


pq eles enganam os consumidores

Ronin
Veterano
# dez/07
· votar


Porque são 4Gb PMPO, e não 4Gb RMS.

>.< - Uia.

paranauê
Veterano
# dez/07
· votar


Percival

Falou tudo.

128556
Veterano
# dez/07
· votar


Porque são 4Gb PMPO, e não 4Gb RMS.

>.< - Uia.



puutz.. =(

Sam
Moderador
# dez/07
· votar


Picaretagem publicitária. Não tem nada a ver com "espaço armazenado para informações do filesystem".

A resposta que vale é a do mano Percival ali em cima.

Ch4p0L1N
Veterano
# dez/07
· votar


o HD de 320GB na verdade tem 300GB =)

Bog
Veterano
# dez/07
· votar


Sam

Heeh, mas sejamos francos, a maior parte dos leigos não consegue entender por que o KB são 1.024 bytes, e não mil, por que o MB são 1.048.576 bytes e não 1 milhão, e por que o GB tem 1.073.741.824 bytes, e não 1 bilhão. Pior ainda é tentar explicar que "é porque são potências de 2". :P

Ch4p0L1N

320.000.000.000 bytes (capacidade) / 1.073.741.824 bytes (1 GB) = 298,02 GB de capacidade.

Agora, não sei quem foi que começou a multiplicar as coisas por 1000, em vez de 1024...

zacaoamargo
Veterano
# dez/07 · Editado por: zacaoamargo
· votar


Bog
Assim como a maior parte da pessoas leigas não sabe diferenciar uma bactéria de um vírus, nem sabem diferenciar um simples resfriado de algo pior!
Ninguem sabe de tudo, né?
Não acho que esse seja um assunto que leigos tenham obrigação de saber, oras!
Ou seja, cada macaco em seu galho.
Defeito não é não saber, mas sim não ter a curiosidade de saber.
Aproveitando, vc não gostaria de explicar isso de que vc falou?

:)

Bog
Veterano
# dez/07 · Editado por: Bog
· votar


zacaoamargo
Não acho que esse seja um assunto que leigos tenham obrigação de saber, oras!

Mas eu concordo contigo! Não sei onde eu disse que os leigos teriam que saber. Aliás, é bem por isso que são leigos, por não saberem.

O que eu quis dizer, é que para qualquer pessoa acostumada a usar durante a vida toda o sistema decimal, é estranho que os números na informática não sejam aparentemente redondos. Gostamos de ver múltiplos de 10. 10. 100. 1000. 1 milhão. 1 bilhão. Sejamos francos, para qualquer pessoa que não sabe como funciona um computador por dentro, 1 milhão parece muito mais intuitivo que 1.073.741.824.

E como eu disse, o pior é que a explicação para esses números é simplesmente que são potências de 2!

Defeito não é não saber, mas sim não ter a curiosidade de saber.

Prefiro a minha versão: "ignorância tem cura, mas estupidez não". :)

Aproveitando, vc não gostaria de explicar isso de que vc falou?

Tentando não entrar em detalhes profundos, é porque computadores são totalmente baseados em um sistema binário de numeração. Os nossos números vão de 0 a 9, os do computador de 0 a 1. Além disso (ou POR CAUSA disso), normalmente o aproveitamento dos recursos do hardware é o melhor possível quando as coisas vêm em potências de 2. Se eu tenho 4 bits para representar alguma coisa, eu posso representar 16 coisas diferentes. Se eu tenho 8 bits, represento 256 coisas, endereço 256 posições de memória. Por essas e outras, acaba que 1 byte é igual a 2^3 (2 elevado à terceira potência) bits. E 1 KB é igual a 2^10 bytes, ou 1024. E assim por diante. 1 MB = 2^10 KB. 1 GB = 2^10 MB. Aí aparecem esses números esquisitos.

Pior é que depois de algum tempo, esses números começam a nos parecer mais "redondos" que 10, 500 ou 200. Fica parecendo que o certo é 512, 256, 64... hehehe. E muitas vezes, o pessoal de informática usa esses números sem qualquer razão real, só porque eles parecem... "redondos", haha.

Agora, é realmente um mistério quem foi que começou a misturar as coisas e a imprimir na caixa do HD "320 GB" quando ele na verdade tem uns 300 GB...

Dark Luke
Veterano
# dez/07
· votar


Tentando não entrar em detalhes profundos
Ainda bem que não foi profundo... senão seria um problema...

Bog
Veterano
# dez/07
· votar


Dark Luke

Hahahah, na verdade, tá até um pouco impreciso...

De repente, comecei a lembrar do professor explicando um transistor e falando do computador hidráulico. Que medo!

Ronin
Veterano
# dez/07
· votar


Bog
Prefiro a minha versão: "ignorância tem cura, mas estupidez não". :)

Eu prefiro a minha: "Eu priorizo, em uma escala hierárquica, aquilo que preciso ou não aprender. Não nego nenhum conhecimento... mas priorizo aquilo que preciso."

Não junto ninguém ignorante por não saber o que radiosidade, ray tracer, textura phong, mesh smooth... nem julgo ninguém por desconhecer qual o bônus no atributo força recebe um troll em Shadowrun.

Provavelmente, seja lá quem for, sabe de algo que eu não sei.

(Aprendi a ver a coisa desta forma um dia que ví um pedreiro, sem instrução nenhuma, colocar reboco no teto, de baixo para cima. Simplesmente me pareceu algo impossível de se fazer... muito incrível).

_JCM_
Veterano
# dez/07
· votar


Agora, é realmente um mistério quem foi que começou a misturar as coisas e a imprimir na caixa do HD "320 GB" quando ele na verdade tem uns 300 GB...

com certeza Bog.. qdo se fala em 320 GB, pra quem não conhece os tais "1024, 512" e etc, tem como base o número inteiro...

mto boa tua explicação..

abraço

Bog
Veterano
# dez/07 · Editado por: Bog
· votar


Ronin

Ignorância

do Lat. ignorantia

s. f.,
estado de quem ignora;
falta de saber, de ciência;
desconhecimento;
imperícia.


Ignorar
do Lat. ignorare

v. tr.,
não saber;
desconhecer;
não ter conhecimento de;
pop.,
estranhar.



Todo mundo ignora algo, não sabe algo, desconhece algo. A palavra "ignorância" pode soar feia, mas sim, alguém que não sabe qual o bônus de força de um Troll é ignorante a respeito disso. Não tem nada de errado. Dizer "ignorância" não quer dizer que a pessoa é um total ignorante, que não sabe porcaria alguma.

Por sinal, eu não faço idéia do que seja uma textura phong ou um mesh smooth. Tenho uma vaga noção do que vem a ser um ray tracer. E o que eu conheço por radiosidade com certeza não é a radiosidade que você citou. Ah, e também não sei qual é o bônus de força de um Troll. São coisas que eu ignoro completamente... :)

Dark Luke
Veterano
# dez/07
· votar


Bog
De repente, comecei a lembrar do professor explicando um transistor e falando do computador hidráulico. Que medo!

Paaaaaaaaaaraaaaaaaaaaaaaaa
Tenho prova de eletrecidade segunda... não me lembre disso...

Ronin
Veterano
# dez/07
· votar


Bog
Acho que dei a impressão errada no meu post, por ter quotado apenas o seu, e não o de onde o seu veio. A colocação do meu posto foi mais quanto a evolução da discussão, e não exatamente a sua citação (não me senti ofendido com ela, caso tenha parecido).

Pegando a frase que foi postada antes, acho que fica mais claro:

Defeito não é não saber, mas sim não ter a curiosidade de saber.

Eu quis dizer que mesmo não ter a curiosidade de saber pode não ser um defeito... pode ser, como falei, simplesmente a priorização daquilo que você acha importante saber em determinado momento.

Acho que agora ficou mais claro. ^_^
Concordo que, quotando apenas o seu texto, o meu texto acabou dando a impressão errada do que eu quis dizer (ou do que pareceu que eu achei que você quis dizer :O)

Aliás... Trolls ganha +5 na Força. ^_^
(E amanhã você não lembrará mais disto... pois esta informação simplesmente não se anexa a nenhuma outra em seu cérebro... e consequentemente ele descarta em prol de coisas mais importantes.)

Bog
Veterano
# dez/07
· votar


Ronin

Ahnm... sim, agora ficou claro. E eu concordo contigo!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Memória dos Pen-drives e HD e e outros dispositivos