Alguém por aí pensa em se envolver com Franchising?

    Autor Mensagem
    Rato
    Veterano
    # nov/07


    Franchising (do inglês, Franqueamento) é uma estratégia utilizada pela administração que tem como propósito um sistema de venda de licença, onde o franqueador oferece sua marca, infra-estrutura e conhecimento do negócio ao franqueado, que por sua vez, investe e trabalha na franquia e paga parte do faturamento ao franqueador sob a forma de royalties.
    A parte fundamental do Franchising é á Franquia, que é utilizada em praticamente todos os segmentos de serviços.
    Além disso, como pode ser visto no livro "Franchising - Uma Estratégia para a Expansão de Negócios" (Editora Premier, 2006), as técnicas, ferramentas e instrumentos utilizados nas melhores redes de franquias vêm sendo utilizados para otimizar o desempenho de outros tipos de Canais de Vendas, como redes de Revendas, de Representantes Comerciais, de Assistências Técnicas, de Distribuidores e outros.

    Sob outro ponto de vista, o Franchising consiste numa relação econômica/empresarial em que o franchisador (detentor da marca) concede os seus direitos ao franchisado (autorizado a explorar a marca), mediante o pagamento de uma verba previamente acordada no contrato. Através deste contrato o franchisador pode utilizar a marca e tudo ao que à mesma está associado (produtos, serviços e infra-estruturas). As vantagens que resultam deste acordo são para ambos os partidos, pois o franchisado usufrui da reputação já alcançada pela marca sem ter a preocupação e o risco de iniciar o seu próprio negócio; e o franchisador expande o seu negócio para outros países, sem encargos e recebendo o pagamento pela concessão dos direitos ao franchisado.
    Fonte: Wikipédia

    Algumas definições para fácil entendimento:
    Franqueador/ Franchisador: aquele que cede a marca para que um 3º possa utilizá-la.
    Ex.: Sou dono da Empresa XYZ e pretendo iniciar no Franchising. "Empresto" minha marca para um 3º abrir uma franquia em seu nome. Com isso recebo parte dos lucros por pagamento de Royalties por exemplo.
    Royalties no grosso modo nada mais é do que um % que recebo por "emprestar" minha marca a um 3º.
    Franqueado/ Franchisado: é o indivíduo autorizado que usa a marca de uma empresa.
    Ex.: Sou despedido do emprego e com o dinheiro da rescisão, vejo que poderia ser uma boa oportunidade abrir uma Franquia perto de casa de uma escola de Inglês já que, não existe escola alguma no Bairro.
    Entro em contato com a ABF: Associação Brasileira de Franchising e solicito informações a respeito da empresa e também os custos para abrir uma Franquia.
    Tendo em vista o exposto acima, tomaremos como exemplo a abertura de uma Franquia da empresa Amor aos Pedaços. Notem que o investimento de certa forma é alto mas o retorno, com uma boa administração é garantido no longo prazo. Claro que todo um estudo deve ser feito antes de se aventurar a entrar nesse mercado, já que aparentemente parece muito fácil abrir uma empresa usando uma marca já conceituada e ter lucro garantido.


    Amor aos Pedaços


    Segmento:Alimentação
    Ramo:Doces e Salgados
    Negócio: FRANQUIA
    Início do Franchising: 1989
    Ano de Fundação:1982
    Unidades Próprias:7
    Unidades Franqueadas:35
    Total de Unidades:42

    Faturamento Médio Mensal:76.000
    Retorno: de 24 meses a 36 meses

    Taxa Propaganda: 7,00 %
    Base de Cálculo: COMPRAS

    Taxa Royalties: 6,00 %
    Base de Cálculo: COMPRAS

    Capital para Instalação:R$ 213.437 a 293.437
    Taxa Franquia:A partir de R$ 40.000
    Capital de Giro:A partir de R$ 30.000
    Investimento (Taxa de Franquia +Capital para Instalação +Capital de Giro): R$ 283.437 a 363.437




    Interessante mas precisa de um investimento do caráleo =/

    boa terça =)

    grungegirl
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    Muito interessante, mas é caro pra caramba...

    ZakkWyldeEMG
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    Rato, eu penso em tocar o puteiro financeiramente, quando estiver com grana minha no bolso. Sempre investir, nunca deixar muita coisa na poupança (ui!) pra ficar minguando naqueles 0,6-0,8%/mês.

    Mas esse negócio do Franchising depende muito das partes abaixo de você, isto é, se o perfil das pessoas que se propõem a aderir à "causa" é aquele que você espera pra ter um relativo sucesso por tabela.

    Não sei se estou falando bobagem, mas se estiver, correções são bem-vindas.

    Ed_Vedder
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    Se fosse uma "francesinha" até poderia ser =)

    McBonalds
    Veterano
    # nov/07 · Editado por: McBonalds
    · votar


    Franchising (do inglês, Franqueamento

    Eu traduziria como 'Franquia'.

    É uma boa estratégia, principalmente quando se quer montar filiais no exterior sem gastar muito dinheiro com impostos, dependendo do que se quer fazer.

    Rato
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    Ed_Vedder
    ae guras;

    quanto vc pagou pro contador abrir uma empresa em seu nome?

    ZakkWyldeEMG
    Rato, eu penso em tocar o puteiro financeiramente, quando estiver com grana minha no bolso. Sempre investir, nunca deixar muita coisa na poupança (ui!) pra ficar minguando naqueles 0,6-0,8%/mês.
    nem me lembra guras. Deixar o banco cobrar 178% de cheque especial e ter uma remuneração de 85 é o fim da picada haha

    Ed_Vedder
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    Rato


    200 mangos velho, incluso todas as taxas que o governo cobra.

    GAROTA
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    Rato

    interessantíssimo..

    Rato
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    Ed_Vedder
    200 mangos velho, incluso todas as taxas que o governo cobra

    orra guras;
    sabia q tinha algum gato por aqui. O maluquinho tá querendo me cobrar 500 pratas;

    aí me ferra


    GAROTA
    se quiser posso abrir uma franquia com vc =)
    só eu e vc
    hummm

    GAROTA
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    Rato
    se quiser posso abrir uma franquia com vc =)
    só eu e vc
    hummm


    hauahuahuahau
    legal..
    só não fale em casamento ok?

    Ed_Vedder
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    Rato

    sabia q tinha algum gato por aqui. O maluquinho tá querendo me cobrar 500 pratas;


    Ô loco meu [Faustão OFF]

    Lá no sul em média é 300 mangos, mas como esse barah ja faz a contabilidade da empresa de dois amigos meus, fez um descontinho camarada =)

    Na real vc mesmo pode fazer né velho, eu paguei as 200 pratas porque sou vagabundo nato ahuahua

    maggie
    Veterana
    # nov/07
    · votar


    Rato
    sabia q tinha algum gato por aqui.
    run Rato, run!

    Interessante mas precisa de um investimento do caráleo =/
    E tem que conhecer bem o negócio... o Mac Donalds tomou vários tufos no Brasil, nos últimos anos, porque os franqueados queriam saltar fora. A grana investida foi alta e o retorno é bom, mas não é tão rápido como muita gente pensava.

    No caso da rede do Ronald, eles acabaram "comprando" as lojas de volta. O problema foi tão grande que hoje a administração dessas lojas foi repassada pra outra empresa, de um empresário argentino.

    Rato
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    GAROTA
    legal..
    só não fale em casamento ok?


    ótimo
    tenho uma grande atração por relacionamentos sem compromisso =)

    Ed_Vedder

    o pior é q o safado é "amigo" do conhecido. Crocodilagem essa aí

    vou ver outros pois tb sou meio vagal pra cuidar disso ae =)

    GAROTA
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    Rato
    ótimo
    tenho uma grande atração por relacionamentos sem compromisso =)


    hauhuahua
    então feito!

    baz
    Veterano
    # nov/07 · Editado por: baz
    · votar


    é uma boa oportunidade de negócio, mas só me vem à cabeça franquias no ramo alimentício, vestuário e perfumaria. Há outras opções?

    GAROTA
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    Rato

    duas Franquias..
    uma eu e vc..
    a outra.. ramo alimentício?

    TG Aoshi
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    Já tive tal idéia, mas ainda não a larguei... =P

    Philipius
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    Alguém por aí pensa em se envolver com Francesas?
    Estando eu solteiro, adoraria.

    izzystradlin
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    se for uma marca bem conceituada e o cara estiver com disposição a investir é uma boa alternativa...vendo que você já começa com um nome bem formado...não precisa fazer um marketing tãããão grande para as pessoas conhecerem tua empresa..

    a empresa onde trabalho vende franquias a 15 mil..é uma escola de informática...

    Atomic
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    sei la.. se for pra investir em uma empresa que ja existe prefiro investir em acoes, da bem menos problema e um retorno razoavel

    has4
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    Afinal, quais as franchising pra quem tem pouca grana e que o franqueador está feliz da vída com a prosperidade dos negócios alheios e seus? Ou seja, franquia para pequenos 'Franchisados' (pqp, que viadagem!), tipo, até uns 50.000 para começar!

    has4
    Veterano
    # nov/07 · Editado por: has4
    · votar


    Por exemplo, o McBonalds e o Philipius
    são uns Franchisados!

    Brincadeirinha

    -Dan
    Veterano
    # abr/13
    · votar


    Penso daqui a 10 anos.
    Uma ideia semente ainda.

    sallqantay
    Veterano
    # abr/13
    · votar


    vou vender tekpix o/

    TASIVA
    Veterano
    # abr/13
    · votar


    penso seriamente...é um mercado bem promissor

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Alguém por aí pensa em se envolver com Franchising?