A reforma da língua portuguesa.

    Autor Mensagem
    emanuel macedo
    Veterano
    # out/07


    O que muda com a reforma da língua portuguesa

    HÍFEN

    Não se usará mais:
    1. quando o segundo elemento começa com s ou r, devendo estas consoantes ser duplicadas, como em "antirreligioso", "antissemita", "contrarregra", "infrassom". Exceção: será mantido o hífen quando os prefixos terminam com r -ou seja, "hiper-", "inter-" e "super-"- como em "hiper-requintado", "inter-resistente" e "super-revista"
    2. quando o prefixo termina em vogal e o segundo elemento começa com uma vogal diferente. Exemplos: "extraescolar", "aeroespacial", "autoestrada"

    TREMA
    Deixará de existir, a não ser em nomes próprios e seus derivados

    ACENTO DIFERENCIAL
    Não se usará mais para diferenciar:
    1. "pára" (flexão do verbo parar) de "para" (preposição)
    2. "péla" (flexão do verbo pelar) de "pela" (combinação da preposição com o artigo)
    3. "pólo" (substantivo) de "polo" (combinação antiga e popular de "por" e "lo")
    4. "pélo" (flexão do verbo pelar), "pêlo" (substantivo) e "pelo" (combinação da preposição com o artigo)
    5. "pêra" (substantivo - fruta), "péra" (substantivo arcaico - pedra) e "pera" (preposição arcaica)

    ALFABETO
    Passará a ter 26 letras, ao incorporar as letras "k", "w" e "y"

    ACENTO CIRCUNFLEXO
    Não se usará mais:
    1. nas terceiras pessoas do plural do presente do indicativo ou do subjuntivo dos verbos "crer", "dar", "ler", "ver" e seus derivados. A grafia correta será "creem", "deem", "leem" e "veem"
    2. em palavras terminados em hiato "oo", como "enjôo" ou "vôo" -que se tornam "enjoo" e "voo"

    ACENTO AGUDO
    Não se usará mais:
    1. nos ditongos abertos "ei" e "oi" de palavras paroxítonas, como "assembléia", "idéia", "heróica" e "jibóia"
    2. nas palavras paroxítonas, com "i" e "u" tônicos, quando precedidos de ditongo. Exemplos: "feiúra" e "baiúca" passam a ser grafadas "feiura" e "baiuca"
    3. nas formas verbais que têm o acento tônico na raiz, com "u" tônico precedido de "g" ou "q" e seguido de "e" ou "i". Com isso, algumas poucas formas de verbos, como averigúe (averiguar), apazigúe (apaziguar) e argúem (arg(ü/u)ir), passam a ser grafadas averigue, apazigue, arguem

    GRAFIA
    No português lusitano:
    1. desaparecerão o "c" e o "p" de palavras em que essas letras não são pronunciadas, como "acção", "acto", "adopção", "óptimo" -que se tornam "ação", "ato", "adoção" e "ótimo"
    2. será eliminado o "h" de palavras como "herva" e "húmido", que serão grafadas como no Brasil -"erva" e "úmido"

    fontefolha

    Mística
    Veterano
    # out/07
    · votar


    que merda!

    toty
    Veterano
    # out/07 · Editado por: toty
    · votar


    odeio portugues..

    Rock Charles
    Veterano
    # out/07
    · votar


    de novo esse tópico?

    sorvete.de.flocos
    Veterano
    # out/07
    · votar


    ACENTO DIFERENCIAL
    ACENTO CIRCUNFLEXO
    ACENTO AGUDO
    GRAFIA


    que merda![2]

    Patys
    Veterano
    # out/07
    · votar


    não sei, mas algo me diz que isso não vai dar certo..

    mas vamos esperar pr ver né...

    Fahrenheit
    Veterano
    # out/07
    · votar


    Acho que já tem um tópicuzinho sobre isso...

    CheshireCat
    Veterano
    # out/07
    · votar


    Fahrenheit
    Acho que já tem um tópicuzinho sobre isso...
    mais de um até... eu lembro de já ter dito minha opinião sobre isso umas três vezes \o\

    hard rock and roll
    Veterano
    # out/07
    · votar


    vou continuar achando essa língua uma merda e sem sentido, pq é natação?, se eu nado, eu faço nadação, cheio de nada a ver essa língua portuguesa, uma grande paspalhagem, por isso aprendi ingRês

    russobass
    Veterano
    # out/07
    · votar


    a reforma é fundamental. tudo que vai beneficiar a cultura de nossa linguá é válido.

    gostei.!!

    Fahrenheit
    Veterano
    # out/07
    · votar


    CheshireCat
    mais de um até... eu lembro de já ter dito minha opinião sobre isso umas três vezes \o\

    uheuehuehueheuheu

    Ou então a gente ta tendo Deja vu

    Coldplay
    Veterano
    # out/07
    · votar


    ahh, pára de falar em português e vai atrás de muié

    hard rock and roll
    Veterano
    # out/07
    · votar


    de nossa linguá

    nossa língua q vc falou é língua portuguesa, a língua brasileira msm são AS línguas, os idiomas indígenas, tupi-guarani, afinidf, acococochaua, tuburucamussu, esse nomes difíceis

    _Raulzito_
    Veterano
    # out/07
    · votar


    Eu li uma matéria sobre isso. Se não me engano estão tentando unificar a lingua portuguesa falada no Brasil com a de Portugal, a de alguns paises da Africa, etc. Para tal cada cada país faz alguns sacrifícios na sua gramática, para se igualar ao dos outros paises.

    baz
    Veterano
    # out/07 · Editado por: baz
    · votar


    hard rock and roll
    é isso aí policarpo quaresma

    Patys
    Veterano
    # out/07
    · votar


    Eu li uma matéria sobre isso. Se não me engano estão tentando unificar a lingua portuguesa falada no Brasil com a de Portugal, a de alguns paises da Africa, etc. Para tal cada cada país faz alguns sacrifícios na sua gramática, para se igualar ao dos outros paises.

    estão tentando não ja foi aprovado a Lei e se não m engano entra em vigor aparti de 2009...

    e m parece que o Brasil é o que vai ter o maior numero de palavras modificadas.

    hard rock and roll
    Veterano
    # out/07
    · votar


    e m parece que o Brasil é o que vai ter o maior numero de palavras modificadas.

    td bem, poucos brasileiros falam corretamente msm, então na muda muito

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a A reforma da língua portuguesa.