Educação em SP - Falta de perspectivas

Autor Mensagem
Kensei
Veterano
# set/07 · Editado por: Kensei


Vejam a situação das crianças frutos de uma política educacional (instituída pelo PSDB), que ao meu ver, está exterminando a qualidade que outrora existiu na educação do estado de São Paulo.

Entendo como política educacional: a forma de avaliação dos alunos, o projeto pedagógico, o sucateamento da infra-estrutura das escolas, a falta de capacitação profissional aos professores, bem como o pagamento de salários decentes aos desmotivados profissionais supracitados.

Parece que isso tudo, aliado a uma abrupta desestrutura social, acaba por enterrar até mesmo sonhos. Eu estudei em escola pública, e na minha época a mulecada pensava em ser médico, engenheiro e o caralho a 4, hoje em dia pensam em ser domésticas, caminhoneiros, etc. Que porra de país do futuro é esse?



Matérias retiradas do Jornal "O Diário de São Paulo, de 24/09/07

Aluno desiste de ir à escola


"Na 7ª série não repete? Então não vou mais na escola", retrucou um aluno, de 13 anos, com a mesma alegria de quem ganha uma bicicleta no Natal. A pergunta dirigida a ele foi: Você estuda mesmo sabendo que não será reprovado? "Eu copio o que a professora passa e tiro a nota", resume W., de 14 anos, que está a um passe de terminar o ensino fundamental.

A aprovação automática, apelido dado à progressão continuada, que só avalia os estudantes a cada quatro anos, serviu de estímulo para a maioria dos 114 alunos ouvidos pelo Diário freqüentar a escola como quem é sócio de um clube: vão para a aula fazer amigos, paquerar.

"Se a gente não for à escola, vai ficar na rua fazendo o quê?", pergunta F., de 17 anos, que arrancou a lousa de sua classe porque o professor não passava a lição. A razão de insistir no que se tornou o seu calvário é pegar o diploma pra ser mecânico.

Em muitos casos, o aprendizado só ganha importância quando o assunto é emprego. Ainda assim, grande parte desses estudantes só considera relevante estudar Língua Portuguesa e Matemática - justamente as disciplinas que demonstraram ter conhecimento rudimentar. "Matemática é importante no dia-a-dia porque a pessoa vai ao mercado, à padaria, fazer compras. E se trabalhar como doméstica? A patroa vai deixar uma receita e tem que saber ler", exemplifica G., uma jovem de 15 anos.

Para G., que tem 9 anos e odeia estudar, o destino profissional será traçado e, nesse plano, a escola não tem nenhuma importância. Estudar é uma atividade enfadonha, cumprida por obrigação. "Meu pai disse que vou ser caminhoneiro".


Menino pagava R$ 1,00 por lição


Caio está na 4ª série e não consegue ler e escrever. Por isso, armou um esquema para comprar as tarefas

Caio (nome fictício) é desses meninos inquietos, que conversam durante a aula, adoram futebol e têm preguiça de fazer lição. Prestes a completar 11 anos, matriculado na 4ª série, ele nunca foi reprovado. Também nunca aprendeu a ler e escrever.

No início do ano, Caio teve a idéia redentora: pagar para um colega fazer a sua lição na sala. O preço? De R$ 0,50 a R$ 1por tarefa. O esquema foi articulado com mais três amigos e funcionou até o mês passado, quando a professora descobriu a fraude e ameaçou suspender o quarteto.

"Dava preguiça de fazer a lição, daí eu pagava" conta o garoto. Para financiar a falcatrua, ele trabalhava como gandula nos jogos de futebol amador do bairro onde mora, em São Miguel Paulista, na Zona Leste da capital. "Ganhava R$ 10 por todos os jogos". "Agora, eu não pago mais. Estou me esforçando".

Caçula entre quatro irmãos, é filho de pais analfabetos. A mãe está desempregada e o pai trabalha como pedreiro. Segundo Caio, apenas a irmã mais velha, de 17 anos, vai bem nos estudos.

Quem lamenta o fim do esquema de lição é Maurício (nome fictício), também de 10 anos, que fazia a lição dos companheiros. "Eu comprava balas com o dinheiro", diz. O garoto, considerado por Caio um dos melhores alunos da sala, fazia a lição rapidamente para dar conta dos outros três cadernos.

Maurício mora com o pai, tem mais quatro irmãos e não vê a mãe há três anos. Ela se mudou para a Paraíba. O menino diz que o pai olha o caderno todos os dias para saber como ele está indo na escola. Caio fez a avaliação do DIÁRIO, mas não pagou pelas respostas, nem contou com a ajuda de Maurício. Sua prova simplesmente foi devolvida em branco.

No ano passado, Douglas (nome fictício), de 11 anos, foi avaliado pela primeira vez e repetiu a 4ª série. Ele estava na mesma turma de Caio e Maurício, resolvendo a prova do DIÁRIO. Não sabe ler e conta com a ajuda de colegas para fazer as lições. "Eu não gosto de estudar", diz, convencido de que o estudo não é importante para o seu futuro.

A raiva da escola vem de ser alvo de chacota. "Os meninos mexem com ele no recreio", diz um amigo. Douglas não quis falar sobre o assunto. Em junho, já somava 32 faltas no colégio.

toty
Veterano
# set/07
· votar


brasill sil sil!!!!

toty
Veterano
# set/07
· votar


Dava preguiça de fazer a lição, daí eu pagava"
esta surgindo tbm uma novo fonte de emprego!!!!!

Irmao_Caminhoneiro_Shell
Veterano
# set/07
· votar


Kensei
De grande valia o tópico, aqui acho que melhorou, no meu tempo de colegio era invertido ninguem pensava em facul, hoje todo mundo já sai prestando vestibular, tem mais recursos o colegio

maggie
Veterana
# set/07
· votar


O preço? De R$ 0,50 a R$ 1por tarefa.
Tá barato hein...

Esse esquema de passar direto também foi usado aqui no RS, deu uma gritaria geral... atualmente parece que não tem mais.

É realmente um absurdo.

Kensei
Veterano
# set/07
· votar


No jornal tem um quadro do teste aplicado pelo jornal as crianças, é inacreditável.

Kensei
Veterano
# set/07
· votar


No jornal tem um quadro do teste aplicado pelo jornal as crianças, é inacreditável.

maggie
Veterana
# set/07
· votar


Kensei
Copie e post aqui!

maggie
Veterana
# set/07
· votar


Num país onde a maioria absoluta é composta analfabetos e analfabetos funcionais, não é de estranhar que isso aconteça.. o descaso com a educação interessa às 'forças ocultas'.

Philipius
Veterano
# set/07
· votar


É realmente um absurdo.

Patys
Veterano
# set/07 · Editado por: Patys
· votar


Para a educação ser de qualidade falta muito para esse país.

a começar pelo incentivo a educação...

coisa que tem que parti dos pais, e dos professores..

enfim...


bah
=P

soldier of love
Veterano
# set/07
· votar


Eu sou Professor da rede publica aqui na capital de São Paulo, realmente a coisa aqui ta feia... isso é chamado progressão continuada


olhem isso: http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=21458129

Ed_Vedder
Veterano
# set/07
· votar


Eu sempre estudei em escola particular, e só passei a dar valor quando comecei a trabalhar mesmo. Acho que esse seria o papel mais importante da escola, preparar para a vida, não para passar no vestibular.

Me arrependo muito de não ter levado a escola mais a sério, mas tambem fico me perguntando se tivesse essa consciencia na época, teria mudado alguma coisa...

Ed_Vedder
Veterano
# set/07
· votar


insentivo

=(

soldier of love
Veterano
# set/07
· votar


Ed_Vedder


que lugar que vc mora?

Kensei
Veterano
# set/07
· votar


Ed_Vedder
O mano Brow estava no roda viva ontem, decepção viu mano.

Ed_Vedder
Veterano
# set/07
· votar


soldier of love

Rio Grande do Sul (Temporariamente estou no MT)

Ed_Vedder
Veterano
# set/07
· votar


Kensei

Ihhh mano, tem anos que eu passei a considerar esse cara um perfeito imbecil.

soldier of love
Veterano
# set/07
· votar


Ed_Vedder

certo!!


Kensei


assisti trechos da entrevista ontem...o que te decepcionou?

Patys
Veterano
# set/07
· votar


Ed_Vedder

Bah


arrumei lá ok =P

Kensei
Veterano
# set/07 · Editado por: Kensei
· votar


soldier of love
Na minha opinião em muitas perguntas ele se fez de desentendido, ou deu uma de sonso, pode até ter sido uma malandragem dele, mas na maioria das vezes suas respostas eram parciais ou fugazes.

Esperava também que ele tivesse adquirido um pouco mais de cultura, ou que estivesse interado no movimentos sociais. Aliás, tds ali achavam que ele fosse um estandarte de algum movimento, coisa que ele disse claramente que não é, que faz o dele.

Talvez ele esteja certo e nós e sei lá mais quem errados em querer projetar nele um herói dos excluídos.

Ed_Vedder
Veterano
# set/07
· votar


Kensei
Talvez ele esteja certo e nós e sei lá mais quem errados em querer projetar nele um herói dos excluídos.



eu acho que ele está errado sim cara, ele como artista tem que ter consciencia disso, tem que assumir a responsa de falar para milhares de pessoas... até acho que isso deve meio que pirar alguem, afinal deve ser bem foda vc pensar em quantas pessoas está atingindo com a sua musica...

soldier of love
Veterano
# set/07
· votar


mostrou não viver aquilo que escreve.. aquilo que mexe com sentimento de muitas pessoas

se mostrou muito comercial com isso.. contra mão de seu pensamentos

Kensei
Veterano
# set/07
· votar


Ed_Vedder
Ed_Vedder
tem que assumir a responsa de falar para milhares de pessoas.

Pois é mano, isso q foi foda, ele foi enfático em dizer q não é exemplo pra ninguém, tampouco possuí alguma responsabilidade.

Ed_Vedder
Veterano
# set/07
· votar




mostrou não viver aquilo que escreve.. aquilo que mexe com sentimento de muitas pessoas

se mostrou muito comercial com isso.. contra mão de seu pensamentos


Exatamente

Kensei
Pois é mano, isso q foi foda, ele foi enfático em dizer q não é exemplo pra ninguém, tampouco possuí alguma responsabilidade.

ele tem todo direito de dizer isso, mas o foda é que as letras dele dizem totalmente o contrário...

Kensei
Veterano
# set/07
· votar


Ed_Vedder
Por isso fiquei deverás decepcionado.

Luciano_the_rocker
Veterano
# set/07
· votar


o mais triste eh que eu to quase repetindo de ano huashuashas

Deji
Veterano
# set/07
· votar


Só uma coisa fica evidente, a desigualdade social tende aumentar a cada geração.

Deji
Veterano
# set/07
· votar


A sim, o mano Brow é um escroto, vi trechos da entrevista, e senti nojo. O cara não sabe falar, não sabe nem que causa está defendendo, opniões sempre subjetivas e sempre em cima do muro...

Deji
Veterano
# set/07
· votar


e é por essas e por outras, que acho adequado cotas para alunos do ensino público em faculdade publicas, pelo menos uma vez na vida essas pessoas devem ter uma chance de correr atraz do prejuízo, quem tem dinheiro brigue pelos 50% das outras vagas, ou pague a faculdade.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Educação em SP - Falta de perspectivas