Faculdades federais de MG terão que reservar 50% de vagas à rede pública

Autor Mensagem
Sam
Moderador
# set/07


Mais justo que cotas raciais, né? Ou não! =)

'A desembargadora federal Selene Maria de Almeida, relatora do processo no TRF-1, afirmou que "o número de vagas nas universidades públicas é notoriamente insuficiente e o processo de privatização acelerado pelo qual o ensino superior está passando não atende às necessidades dos candidatos de baixa renda".

Foi com essa motivação que o procurador da República Fernando Martins ajuizou a ação há quase oito anos. Para ele, "o ensino superior público, apesar de gerar um alto custo para a sociedade em geral, vem sendo usufruído quase exclusivamente por famílias de classe média e alta".'

Fonte.

faith_girl
Veterano
# set/07 · Editado por: faith_girl
· votar


O foda é q desses 50% duvido q 30% se formem,convenhamos faculdade é um négocio pesado e q dá gasto.Normalmente alunos de escola publica n tem tantas condições de manter.

Teccláudio
Veterano
# set/07
· votar


faith_girl
alunos de escola publica n tem tantas condições de manter.
Há então o justo seria cotas para alunos da rede privada?

faith_girl
Veterano
# set/07
· votar


Teccláudio
O justo seria fazer uma reforma na educação publica e mudar a maneira de como são feitos os vestibulares,conheço mto amigo meu q sempre foi mal nos estudos chego a hora do vestibular pago um cursinho e já era,o certo seria pegar todo o histórico escolar do aluno.

grafitte
Veterano
# set/07
· votar


fudeu, todo indo prestar lá final do ano

Teccláudio
Veterano
# set/07
· votar


faith_girl
Eu sei lá, mas como esta dizendo o texto acima. "o ensino superior público, apesar de gerar um alto custo para a sociedade em geral, vem sendo usufruído quase exclusivamente por famílias de classe média e alta".'

Essas familias tem condições de bancar uma faculdade privada assim como a escola privada de seus filhos.

Sam
Moderador
# set/07
· votar


faith_girl
O foda é q desses 50% duvido q 30% se formem,convenhamos faculdade é um négocio pesado e q dá gasto.Normalmente alunos de escola publica n tem tantas condições de manter.

Ledo engano. Fui aluno de escola pública e te garanto que ia ser mais fácil me manter sem ter q bancar os R$600 de faculdade q eu pagava todo mês. =P

Vc vai encontrar mt aluno de escola pública quando estiver na faculdade. Seja pública ou privada. ;)

paranauê
Veterano
# set/07
· votar


Quando vão aprender que o problema está no ensino fundamental/médio, e não na faculdade?

Brasil mesmo.

Sam
Moderador
# set/07
· votar


paranauê
Errado, amigão. O problema está no ensino infantil, fundamental, médio e superior. No governo, na mentalidade do povo, no legislativo e no judiciário.

Brasil mesmo.

Dogs2
Veterano
# set/07
· votar


próximo passo: melhorar o ensino público
depois: tirar as cotas para a escola pública

Acho um passo interessante, mas não pode ficar só nisso... outro ponto questionável é a porcentagem de vagas... 50%?!?!
Enfim, está aberto o debate

faith_girl
Veterano
# set/07 · Editado por: faith_girl
· votar


Sam
Pelo menos aqui no interior de sampa é o q eu vejo.
Deveria ter uma ajuda de custo para quem faz em tempo integral ajudaria bastante


Dogs2
Uhh isso é...

Ch4p0L1N
Veterano
# set/07
· votar


o justo seria o ensino público do brasil ser decente

paranauê
Veterano
# set/07
· votar


Sam

Infantil ACHO que ainda se salva. Superior tá horrível, vide USP e tal, mas o podre mesmo é no fundamental/médio.

grafitte
Veterano
# set/07
· votar


Vcs viram a lista das melhores universidades do mundo?
USP, UFRJ e uma de Minas estão na lista, lá depois do centésimo e pá..

Kirk_Hammett
Veterano
# set/07
· votar


ih fudeu

Kirk_Hammett
Veterano
# set/07
· votar


50% hauhauhuahauh pqp

Sam
Moderador
# set/07
· votar


Kirk_Hammett

ih fudeu


perdeu, preiboy.

Abigobaldo
Veterano
# set/07
· votar


ihul a unimontes nao e federal :D

Kirk_Hammett
Veterano
# set/07
· votar


Sam

bom q eu vo ter que virar mais nerd ainda pra passar \o/

Atum Bluesman
Veterano
# set/07
· votar


Agora neguinho com grana vai fazer 3 anos de cursinho e escola pública de noite.

Ibanez GSA 270dx
Veterano
# set/07
· votar


sistema de cotas nao e nada mais do que uma mera DESCULPA do governo que nao aferece ensino decente e fica fazendo essas palhaçadas ae... eles pensam: "a, pra que melhora o ensino publico, taca umas cotas ae"... e foda, e eu que sou do ensino privado e ralando me ferro

GuilhermeF
Veterano
# set/07
· votar


Eu vou prestar ufla esse ano =)

Ibanez GSA 270dx
Veterano
# set/07
· votar


GuilhermeF
Eu vou prestar ufla esse ano =)

ow tmb tava pensando cara, mas num conheço direito essa universidade, por isso to com certo receio... ela e bem conceituada e talz??

TIO_TEDDY
Veterano
# set/07
· votar


Pow, 50% é muito mesmo...

Mais justo que cotas raciais, né

Na verdade nas cotas raciais é cobrado que o aluno tenha estudado em escola pública ou particular com bolsa.........

Pelo menos no RJ

Luigi Bertotti
Veterano
# set/07
· votar


agora fudeu

Deji
Veterano
# set/07
· votar


Justissimo

Mickey Mouse IV
Veterano
# set/07
· votar


Coisa ridícula.

conehc
Veterano
# out/07 · Editado por: conehc
· votar


quem diria que um tempo depois, eu andando pelas ruas do buritis sou parado por um reporter de sei la qual jornal que me fez exatamente os questionamentos dessse topico, nao tinha uma opiniao formada e praticamente concordei com todo mundo, com a faith_girl de que muitos dos alunos que saem da escola publica acabam nao se formando - muita gente acaba nao tendo como pagar por livros, xerox, passagem de onibus, nao tem uma familia que suporte o peso da pessoa ter de trabalhar em horario reduzido ou nao trabalhar.

venhamos e convenhamos, pelo menos na federal de bh o horario é confuso, bagunçado, voce tem uma aula na pampulha que acaba 9 horas e uma la perto do centro que começa 9:20, sem contar que professor marca prova pro dia e horario que quiser, hora que quiser, e isso pra quem trabalha é o inferno: sem contar que na propria declaração de turno esta escrito que os alunos do turno diurno terao aulas no periodo da manha, da tarde e ocasionalmente a noite.

por outro lado falei que existe a vantagem do acesso mais equitativo à faculdade, pois o que se ve na federal *de bh principalmente nos cursos mais tops como medicina* é um monte de filinho de papai que paga cursinho foda. enfim, fiquei bem em cima do muro. so espero que ele nao use o que eu falei pra colocar no jornal.

Ibanez GSA 270dx
Veterano
# out/07
· votar


conehc
pois o que se ve na federal é um monte de filinho de papai que paga cursinho foda.

sem generalizaçao cara... nem e tao assim... num e prq alguem paga uma escola particular que e riquinho ou filinho de papai... eu sempre estudei em escola particular, minha vida toda, mas prq meu pai e minha soam mt todos os dias pra poder pagarem, e eu espero retribuir esse esforço deles.... alem de que, quem faz um vestibular ou facul e o ALUNO antes de tudo... conheço um cara que estudava o dia inteiro, fez o 3º colegial a noite em escola publica e passo em quimica na Unesp (apesar de ter optado fazer direito numa particular em ribeirao preto, mas por outros motivos)

sua frase estaria certa se fosse assim:

pois o que se ve na federal é um monte de gente que veio de escola particular, mas que mesmo assim estudou mt pra chegar la.

Atum Bluesman
Veterano
# out/07
· votar


O pior que em pública só entra filhinho de papai mesmo, não tem jeito.
Vou dar o exemplo de sampa, como alguém de colégio público em que o professor falta 2 vezes por semana vai disputar vaga com um cara que estudou no Rio Branco, fez inglês na Alumni e cursinho no Anglo?

Mudando um pouquinho:
E vendo por esse lado você até entende as cotas para negros, vai ver quantos negros estudam no Rio Branco..

As cotas para negros não são algo eterno, essas cotas são só para tentar equilibrar uma realidade de nossa sociedade, não entra qualquer negro pro cota e sim os que se destacam e tem plenas condições de levar uma faculdade a sério, e daqui a alguns anos isso refletir nos salarios dos negros em relação aos brancos e até na distribuição de renda entre os Brasileiros.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Faculdades federais de MG terão que reservar 50% de vagas à rede pública