Carne enterrada pelo exército no Rio é saqueada

    Autor Mensagem
    Rato
    Veterano
    # ago/07


    um pouco de assunto pra vcs ;)

    Vizinhos saqueiam carne enterrada pelo Exército no Rio

    da Folha de S.Paulo, no Rio

    Parte de um carregamento de 76,1 toneladas de caixas de carne "sem condições de uso", segundo a Receita Federal e o Ministério da Agricultura, foi desenterrada de uma área militar e serviu de matéria-prima para churrascos de moradores de Ricardo de Albuquerque, zona norte do Rio.

    Rafael Andrade/Folha Imagem

    Soldados escavam área em Ricardo de Albuquerque onde carne foi enterrada
    As peças transportadas do porto do Rio pelo Exército para a área militar terminaram na churrasqueira dos vizinhos do CIG (Campo de Instrução de Gericinó), onde haviam sido enterradas. Apesar de a carne estar "sem condições de uso", ninguém foi atendido nos postos de saúde e no hospital da região com problemas relacionados à alimentação.

    Na quinta-feira, um caminhão do Exército despejou as caixas --o peso equivale ao de 85 veículos Pálio Fire-- em um buraco no campo de Gericinó a pedido da Receita Federal. Logo depois, vizinhos do terreno invadiram o local pela rua Boaçu e desenterraram as carnes. As caixas eram carregadas por famílias inteiras e até em carrinhos de mão.

    O Comando Militar do Leste informou que "o Serviço de Patrulha do CIG percebeu a presença de populares que residem nas imediações do campo retirando a carne que havia sido enterrada".

    Após expulsar os saqueadores, o material foi transferido para "uma área mais interna", segundo a nota. No entanto, militares ainda fechavam o buraco a cerca de 800 metros das casas ontem pela manhã.

    "As conseqüências geralmente aparecem 24 horas depois de a pessoa ingerir o alimento, mas estamos em alerta para qualquer caso", disse o superintendente da Vigilância Sanitária, Victor Berbara, que afirmou não terem ocorrido casos de infecção alimentar na rede de saúde estadual da região. No posto de saúde que atende o bairro, também não houve atendimentos deste tipo desde a quinta-feira.

    Segundo ele, a ingestão da carne é "um risco muito grande". "A má conservação da carne faz com que microorganismos se desenvolvam. Eles podem causar desde uma infecção simples até uma infecção generalizada, desidratação e, dependendo do caso, óbito".

    A vigilâncias sanitárias estadual e municipal pretendem fazer uma inspeção no bairro a partir de amanhã em casas e comércio. Muitos venderam a carne ou guardaram em casa para churrasco no Dia dos Pais, no próximo domingo.

    Origem

    Receita Federal e Ministério da Agricultura divergem sobre origem e destino da carne. Segundo nota da Receita, a carne veio da Argélia "e foi abandonada pelo importador". Em 5 de julho, foi feita a Declaração do Perdimento. Segundo o Ministério da Agricultura, a Argélia seria o destino, e não a origem da carne. As caixas têm inscrições apontando como importador de alimentos Sarl Sahby Simex, cujo o endereço seria rue de Stade, 7, Rouiba, Argélia.

    O mesmo selo informa o Brasil como país de origem da carne, mas aponta como exportador uma empresa sediada na Alemanha, a "International Meat" (carne internacional).

    Em consulta ao Ministério da Agricultura, a Receita foi informada de que o carregamento encontrava-se "em desacordo com a legislação vigente" e foi recomendada a destruição da carne. Adesivos colados nas caixas indicavam, em inglês, a data de validade da carne como sendo 5 de outubro de 2007.

    Segundo a Receita, a opção de enterrar a carne foi escolhida por ser a que "respeita mais o ambiente".

    mind_riot
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    parece que a carne não tava estragada, tanta gente passando fome e o governo enterrando carne...

    Rato
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    sucesso haha

    orra!

    Basser-Shelter
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    essa noticia num é velha não? acho que já vi isso em algum lugar.

    CheshireCat
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    Basser-Shelter
    é velha sim

    boa tarde, Rato o/

    Basser-Shelter
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    CheshireCat
    é velha sim

    ah tá, pensei que tava ficando louco. =/

    toty
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    podiam ter enterrado perto de casa!!!!ahhauhauauahuhu
    hj eu ja não ia comer ovo frito no almoço!!

    maggie
    Veterana
    # ago/07
    · votar


    A essa altura quem tinha que morrer, já morreu.

    Gan
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    ahuhauuhahuahuaha, pobre tem resistência

    Gan
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    ahuhauuhahuahuaha, pobre tem resistência

    jimmy vandrake
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    Isso é comum n o Brasil, evita-se a distribuição ou comercialização para garantir preços, depois que não dá certo joga fora e enterra.

    luiz_sjrp
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    Se vocês soubessem quais os riscos que se tem em consumir carne sem se saber ao certo a origem, vocês não estariam falando assim.
    E o procedimento adotado não foi o correto, deveriam enviar para o país de origem, e lá eles que providênciassem o destino dela.

    toty
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    e viva o churrasco de gato!!!!!!!!!!!!!

    TWT ICE
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    devia ser a carne dos golfinhos q morreram pela pesca e foram pegos pelo exercito

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Carne enterrada pelo exército no Rio é saqueada