Diretas não! Ditadura já!

Autor Mensagem
Dr. Urubento XVI
Veterano
# ago/07


Se você consultar a grande maioria dos documentos populares recém publicados de leitura generalizada, por exemplo o Almanaque Abril, acerca dos governos militares, encontrará tão somente referências negativas ou extremamente breves, quando tratam dos sucessos então obtidos pelo país. Porém, o Brasil de hoje deve grande parte do seu potencial às políticas praticadas após a Contra-Revolução Cívico-Militar de 64, principalmente a AGRICULTURA, principal salvadora da balança comercial brasileira nos últimos anos. Em outros campos, as políticas adotadas durante o período supracitado também nos trouxeram benefícios que perduram até hoje e que podem ser traduzidos pela relação a seguir:

* Projetos de eletrificação e de distribuição de energia da ELETROBRAS. Construção das Hidroelétricas de Itaipu (a maior do mundo), Tucuruí, Xingó, Sobradinho, etc... que possibilitaram o nosso desenvolvimento industrial.

* Projetos de interligação: O Brasil antes de 64 era como se fosse um arquipélago. Apenas de navio se podia viajar de uma capital para outra. Conforme a letra da música dizia: “Peguei um Ita no Norte e vim pro Rio morar”. Ita era a inicial dos navios do Lloyd Brasileiro (Itamaracá, Itapoã, Itanagé, Itapemirim etc).

Rodovias construídas pelos governos das ações corretivas de 64:

* Duplicação da rodovia Rio - SP, construindo-se uma nova pista de subida na Serra das Araras,
* Rodovia Rio – Salvador,
* Rodovia Curitiba - Porto Alegre,
* Rodovia Campo-Grande – Cuiabá,
* Rodovia Cuiabá – Goiânia,
* Duplicação da rodovia BR-040 de Petrópolis a Juiz de Fora,
* Ponte Rio-Niteroi com 14 Km,
* Rodovia Rio – Santos,
* Rodovia Santos - São Paulo,
* Rodovia São Paulo - Campinas (Bandeirantes).
* Reconstrução com asfaltamento da rodovia Belém - Brasília (antes era em terra),
* Rodovia Cuiabá - Santarém com 1.750 km, efetuada pelos 8º e 9º Batalhões de Engenharia de Construção. Permitiu o desenvolvimento do Projeto SINOP, a 500 km ao norte de Cuiabá, além de levar progresso à área por ela servida.
* Rodovia Transamazônica, aproveitando em grande parte mão-de-obra desempregada do Nordeste como conseqüência de devastadora seca na região.
* Rodovia Cuiabá - Porto Velho (Rodovia Marechal Rondon), com 1.442 km, eliminando o estrangulamento existente no acesso rodoviário do noroeste ao centro do país. A duração do percurso era de trinta dias. Mas, com a conclusão da obra, passou a ser de 24 horas.
* Rodovia Brasília - Barreiras - Salvador, inclusive com a construção da ponte sobre o Rio São Francisco. A Rodovia foi construída pelo 4º Batalhão de Engenharia de Construção.
* Ligação rodoviária do sul do Piauí a São Luís e Belém, executada, parcialmente, pelos 2º e 3º Batalhões de Engenharia de Construção.
* Rodovias da rede do Nordeste, possibilitando encurtamento superior a 600 Km nas viagens entre Brasília -São Luís; Brasília - Fortaleza e Brasília - Recife. Acréscimo total à rede do Nordeste de 5.000 Km de rodovias.
* Asfaltamento da maioria das estradas do Rio Grande do Sul.


Ferrovias construídas pelos governos das ações corretivas de 64:

* Ferrovia da Soja, no Paraná e em Santa Catarina.
* Ferrovia de Carajás (Pará - Maranhão) - com 890 km, ligando a província mineral da serra de Carajás ao porto da Madeira, próximo à São Luís.
* Ferrovia do Aço (Minas Gerais - Rio de Janeiro - São Paulo). O projeto foi muito dispendioso em face das obras de arquitetura exigidas. Sua construção foi, por isso, interrompida. Hoje, apenas um de seus trechos é utilizado.
* Ferrovia do Trigo (Roca Sales - Passo Fundo). Iniciada e interrompida na década de 1950. A retomada de sua construção tornou-se viável após a primeira crise do petróleo (1973) e pelo fato de ter sido confiada ao 1.º Batalhão Ferroviário. A obra foi concluída em 1980.
* Ferrovia Minas - Distrito Federal, partindo de Pires do Rio (MG), que foi concluída pelo 2º Batalhão Ferroviário. O seu destaque é a ponte sobre o Rio Araguari, construída por administração direta daquela Organização Militar.
* A construção inicial dos trechos dos Metrôs do Rio de Janeiro, São Paulo, Porto Alegre e Recife.


Portos e aeroportos construídos pelos governos das ações corretivas de 64:

* Porto de Sepetiba.
* Porto de Praia Mole, em Vitória.Inaugurado oficialmente em novembro de 1984, possibilitou a movimentação de 3 milhões de toneladas/ano de produtos siderúrgicos e 8 milhões de toneladas /ano de carvão. É um porto artificial em mar aberto e sua localização na Ponta do Tubarão é favorecida pelo acesso ao Terminal da Companhia Vale do Rio Doce.
* Porto da Ponta da Madeira.Situado a 9 km de São Luís, é parte do Projeto Carajás. Possui instalações de descarregamento de vagões, estocagem de minérios, sistema de embarque por uma linha de transportadores, re-peneiramento e re-britagem.
* Porto de Estrela. Situado no Rio Taquari (Rio Grande do Sul), foi inaugurado em 1977, tornando-se o primeiro entroncamento inter-modal, conectando hidrovia, ferrovia e rodovia.
* Porto de Trombetas.Situado à margem direita do Rio Trombetas, afluente do Amazonas. Escoou em 1984 cerca de quatro milhões de toneladas de bauxita. Foi iniciado em 1967, quando foram descobertas as primeiras jazidas de bauxita a 80 km, da Cidade de Oriximiná (Pará). O primeiro embarque para o mercado internacional deu-se em agosto de 1979. A bauxita é levada da mina por ferrovia num percurso de 30 km.
* Terminal açucareiro de Recife
* Terminal salineiro de Areia Branca.
* Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro.
* Aeroporto Internacional de Guarulhos em São Paulo.
* Aeroporto Internacional de Confins a 47 kms do Centro de Belo Horizonte (atualmente denominado Tancredo Neves).


-----------------------

E isto nao é nem 1/3 do texto. Muitas outras coisas que o Regime Militar fez e NENHUM dos governos estão aqui:

http://www.polestrare.com.br/obrasilquedavacerto.htm

A ditadura foi péssima, né?!

Pardal
Veterano
# ago/07
· votar


Dr. Urubento XVI

Para todas as outras existe mastercard

Pardal
Veterano
# ago/07
· votar


Dr. Urubento XVI

Postasse isso tudo no tópico Fora lulla - 4 de sei lá o quê.

MANFREDINI
Veterano
# ago/07
· votar


Pardal
se ele postasse isso lá eu não ia ler...pois nem entro mais em tópico com o nome do lula, isso já torrou o saco

luiz_sjrp
Veterano
# ago/07
· votar


Dr. Urubento XVI

Eu cresci com a "ditadura" :D
Eram tempos em que se tinha que falar baixo e etc.... Mas nunca vi ou ouvi alguém falar mal do governo e da forma de governar, (me desculpem) exeto a imprensa.
Abraço.

Pardal
Veterano
# ago/07
· votar


MANFREDINI

se ele postasse isso lá eu não ia ler...pois nem entro mais em tópico com o nome do lula, isso já torrou o saco

hahahahahahaha!!!!

Bog
Veterano
# ago/07 · Editado por: Bog
· votar


Estou lendo uns livros interessantes, do Élio Gaspari, sobre o período da ditadura. Realmente, teve o "milagre", mas é perfeitamente visível que o "milagre" não se sustentava. Aliás, foi uma das coisas que fizeram o regime desmoronar sobre si mesmo - até pelas gravações das reuniões do Geisel dá para se notar que os maiores responsáveis pelo fim da ditadura foram ele mesmo, o Golberry e um punhado de banqueiros e empresários que viram que o milagre estava sendo operado por um santo do pau oco. Que mané vermelhinhos, que nada.

A herança que ficou foi uma inflação estratosférica, para os que se lembram da bomba que largaram na mão do Sarney. Eta milagre bom esse, né? Fazemos obras faraônicas hoje, e os nossos filhos e netos que paguem a conta...

RafaelValeira
Veterano
# ago/07
· votar


luiz_sjrp
Não se desculpe. Eu não vivi na ditadura, meus pais sim e várias pessoas que eu conheço. E realmente, nenhum fala mal.

Mas, também existe o fato de que as "notícias ruins" não "vazavam", né?

Dr. Urubento XVI
Veterano
# ago/07
· votar


Bog

O Brasil funcionava e muito bem, diga-se de passagem, na época da ditadura. A ditadura acabou há 20 anos, e os problemas que nós temos hoje depois de 20 anos de demo-cracia é culpa dela?

Se naquela época houve o milagre, porque hoje não há? Você sabia que o mundo está passando pelo maior período de crescimento econômico da história do capitalismo, e o Brasil é um dos poucos países que não cresce??

Dr. Urubento XVI
Veterano
# ago/07
· votar


RafaelValeira

Meus pais viveram na época da ditadura, e meus irmãos mais velhos também.

Naquela época era possível sair de casa à noite no Rio de Janeiro e São Paulo, e voltar pra casa de madrugada, sem ser num caixão.

Ed_Vedder
Veterano
# ago/07
· votar


Dr. Urubento XVI

Rapaz dei uma circulada hoje aqui por primavera do leste, mato grosso, e me deparei com um cenário revoltante.

Uma tribo indigena recebeu mais de 10 mil hectares de terra do governo atual, terras que até pouco tempo atras eram utilizadas por um grupo local, no criação e confinamento do gado.

Não bastasse isso, o mesmo governo, paga um salário minimo para cada indio da tribo, e assim procede com cada nova criança que nasce (e veja bem eu de longe sou a favor do controle de natalidade).

Para resumir, nestes 10 mil hectares de terra, em boa parte produtiva para o plantio (é justo dizer que uma pequena parte das terras possui um terreno em relevo, impossibiltando o plantio de grãos) existem não mais do que 100, eu disse 100 cabeças de gado!!!

E o pior, este gado não foi e não é administrado pela tribo, ele é presente de uma congregação cristã que faz um trabalho social nas terras.

Gente como essa, aproveitadores, vagabundos e safados estão espalhados em cada acampamento sem terra, em cada movimento sem teto, gremios estudantis e qualquer outro orgão que na verdade não tem representação legal nenhuma, ou alguem aqui acredita que estes movimentos de fato tem um representante legal, alguem que assuma responsabilidades pelos atos de absurda falta de respeito para quem trabalha honestamente?

Ai vc entra num fórum, e começa a ler argumentos de gente que acha que este é o papel do governo: bancar e encher a barriga desses vagabundos criminosos, parasitas que sugam todos os recursos naturais por ondem passam, com a desculpa de que eles precisam antes comer, para depois arrumar um emrego, ou procurar por uma escola.

Nesta mesma cidade, a prefeitura acaba de fechar uma escola (construida pela iniciativa privada, onde a prefeitura só entra com o salario da professora), e as crianças (filhos de pessoas trabalhadoras e honestas) não tem a menor chance de frequentar a escola, pois a mais proxima, fica a 47 km.

Minow
Veterano
# ago/07
· votar


Dr. Urubento XVI
=OOOOOOO

Bog
Veterano
# ago/07
· votar


Dr. Urubento XVI

Não estou defendendo o Lula. Aliás, eu nunca votei e nunca vou votar no Lula. Nem disse que a culpa da situação atual era da ditadura. Mas para quem não se lembra a inflação só fez crescer entre 1976 (ainda na ditadura) e 1994. Foi uma bola de neve que começou por causa do "milagre" do Médici.

O fato é que o milagre que havia na época do governo Médici era pura ilusão. Não se sustentava. Eles deixaram sim um legado feio para os governos posteriores. E vale lembrar que a bomba já começou a estourar nas mãos do Geisel e do Figueiredo. Foram 10 anos de milagre... mas na melhor das hipóteses, foram 20 anos pagando a conta. Na pior das hipóteses, ainda estamos pagando.

Dr. Urubento XVI
Veterano
# ago/07
· votar


Bog

Cara você tá delirando.

O tal "milagre econômico" não foi milagre nenhum, o Brasil cresceu pq o mundo todo estava crescendo. Até a Alemanha e o Japão que saíram destruídos em 1945, na década de 70 também passavam por seu "milagre economico" igualzinho ao Brasil.

A crise que houve foi uma crise que atingiu O MUNDO INTEIRO: a do petróleo na época da Guerra do Yom Kippur. Até os EUA entraram em recessão, que dirá o Brasil?

E digo mais: nessa época o Brasil crescia mais que o Japão. Era a oitava economia do mundo, hoje nós somos a décima segunda e só caindo.

Hoje em dia o MUNDO INTEIRO está crescendo de novo e só o Brasil não cresce.

Porquê?

Bog
Veterano
# ago/07
· votar


Dr. Urubento XVI

Não estou delirando, disso eu tenho certeza. Basta acompanhar as transcrições das reuniões do Geisel. O "milagre brasileiro" não se sustentava. Os empresários sabiam disso. O próprio governo sabia disso. O regime não acabou por causa de um punhado de vermelhinhos fazendo berreiro na rua. Acabou porque os próprios militares notaram a merda que aquilo ia dar.

Hoje em dia o MUNDO INTEIRO está crescendo de novo e só o Brasil não cresce. Porquê?

Talvez seja porque temos um governo incompetente, uma estrutura incompetente, um sistema incompetente. Ou talvez não. Já falei, não defendo o Lula. Eu nem moro mais no Brasil!

luiz_sjrp
Veterano
# ago/07
· votar


Ed_Vedder

Cara na boa, eu li e reli o seu post, e acredite não entendi. Se der pra fazer um resuminho..... Desculpa a minha ignorancia.
Abraço.

Dr. Urubento XVI
Veterano
# ago/07
· votar


luiz_sjrp

Doido vc tem problemas, na boa. O post do Vedder tá mais do que claro.

luiz_sjrp
Veterano
# ago/07
· votar


RafaelValeira

Mas, também existe o fato de que as "notícias ruins" não "vazavam", né?

Cara o povo vivia bem, mesmo morando em favelas e barracos.

luiz_sjrp
Veterano
# ago/07
· votar


Dr. Urubento XVI

Doido vc tem problemas, na boa.

Pois é ainda bem que pedi desculpas pela minha ignorancia......

conehc
Veterano
# ago/07
· votar


Bog
vc esta certo sobre o lance do milagre nao se sustentar... foi pela forma como ele foi feito... um setor puxando o outro, o modo como o dinheiro estava distribuido na mao da população e por ai vai... junta isso com a inflação que veio depois, as politicas heterodoxas de se "magicas", etc... o delfim neto tambem deu um golpe de misericordia no setor com todos aqueles emprestimos que so acabaram por ferrar mais ainda com a divida externa (que começou a existir na epoca da ditadura, que foi quando realmente se formou um passivo externo - na epoca de jk eram investimentos diretos e nao emprestimos do governo pra investir em estrutura), e um monte de outras coisas... falar disso é meio inutil.. melhor pegar um livro de economia brasileira e ler

RafaelValeira
Veterano
# ago/07
· votar


luiz_sjrp
Cara o povo vivia bem, mesmo morando em favelas e barracos.

É, eu entendo isso.
Já diria Voltaire, felizes os ignorantes! Mas isso pode ter um tom bom ou ruim.

Bom, e como eu não vivi na ditadura, não posso opinar sobre o assunto.

Bog
Veterano
# ago/07
· votar


Ed_Vedder

Heheheh, eu sempre digo que, talvez exceto por algumas tribos perdidas lá no Norte do Brasil, não existe mais índio. Minha tia trabalhava na secretaria de educação de Curitiba, e de vez em quando tinha uns negócios com esses "índios"... putz, eles são tão "índios" quanto eu sou polonês.

Também conheci gente que sofreu nas mãos dos sem terra...

E assim eu vou, parecendo direita para quem está na esquerda, parecendo esquerda para quem está na direita, e parecendo fora de tudo para quem está no centro...

MANFREDINI
Veterano
# ago/07 · Editado por: MANFREDINI
· votar


desculpa ai a pergunta, mas alguem pode me explicar que foi esse movimento "DIRETAS JÁ" ???

Ed_Vedder
Veterano
# ago/07 · Editado por: Ed_Vedder
· votar


luiz_sjrp

Bom, como vc tambem não foi muito claro, em dizer o que não entendeu, não me sinto na obrigação de tentar me redimir.

Apenas fiz uma constatação ao texto de abertura do tópico (note que boa parte dele refere-se a agricultura)

Deji
Veterano
# ago/07
· votar


Dr. Urubento XVI

Bem vindo de volta, meste \o\

james_the_bronson
Veterano
# ago/07
· votar


O tal "milagre econômico" não foi milagre nenhum
A crise que houve foi uma crise que atingiu O MUNDO INTEIRO

Então não é virtude nenhuma dos militares...

Hoje em dia o MUNDO INTEIRO está crescendo de novo e só o Brasil não cresce.

Aí é com o governo atual que é inconpetente...

james_the_bronson
Veterano
# ago/07
· votar


Construção das Hidroelétricas de Itaipu (a maior do mundo)

Já não inauguraram outra maior???

Ed_Vedder
Veterano
# ago/07
· votar


MANFREDINI

Ia perguntar se vc estava brincando, mas depois vi a sua idade e decidi reconsiderar.

http://novaescola.abril.uol.com.br/ed/171_abr04/html/diretas.htm

Ed_Vedder
Veterano
# ago/07 · Editado por: Ed_Vedder
· votar


james_the_bronson

O tal "milagre econômico" não foi milagre nenhum
A crise que houve foi uma crise que atingiu O MUNDO INTEIRO



Mas é exatamente isso cara, não foi e não precisamos de um milagre, só precisamos de um lider sério e trabalhador, que tenha moral e sabedoria para guiar o povo.

O que o texto deixa claro, é que em 20 anos de democracia, absolutamente nada do que foi feito, aproxima-se ao que algumas pessoas chama de "milagre economico"

Dr. Urubento XVI
Veterano
# ago/07
· votar


Entre 1964 e 1978 elevou-se o produto interno bruto, PIB, de US$ 23 bilhões para US$ 164 bilhões, e em 1964 o Brasil era a 43º economia do mundo, em 1978 se tornou a 8º.

O crescimento econômico do Brasil foi comparável aos milagres econômicos que levantaram a Alemanha e o Japão. No final do governo de Figueiredo já estava passando a crise econômica mundial que também atingiu esses dois países, com a onda de desemprego que os atingiu até hoje (a taxa de desemprego da Alemanha é maior que a do Brasil).

E digo mais: se a ditadura tivesse continuado, é bem possível que hoje fôssemos a segunda maior economia das Américas.

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a Diretas não! Ditadura já!