Desperdício de Papel

Autor Mensagem
Canto
Veterano
# jul/07 · Editado por: Canto


O papel foi descoberto há mais de 2000 anos atrás pelos chineses! O papel era fabricado de linho e fibra de algodão, mas o crescimento de uso conduziu a uma procura de novas matérias-primas. Em 1840, um alemão chamado Keller teve a idéia de moer a madeira em um moinho para extrair a fibra. Isto produziu a primeira polpa de madeira. A tecnologia de fabricação de papel fez grandes avanços nos últimos 20 anos. As cinco fases principais em fabricação de papel, permanecem inalteradas.

01º - Estoque de Cavacos:
Nas florestas são plantados os eucaliptos - uma das principais árvores usada na fabricação do papel - que após sete anos estão prontos para serem cortadas. Depois as toras são descascadas. As cascas são recuperadas e usadas como combustível para produzir vapor e eletricidade.

02º - Fabricação da Polpa:
A madeira é feita principalmente de fibras celulosas aderidas umas às outras com uma "cola" chamada lignina. Para converter madeira em polpa, estas fibras são separadas para remover a lignina. Existem dois processos para a obtenção da polpa: Processo mecânico; Processo químico.

03º - Branqueamento:
São usados produtos químicos para dissolver ou eliminar a lignina - adesivo natural das fibras - restante. A polpa resultante não só é mais branca, mas também tem uma tendência menor de amarelar com o tempo.

04º - Formação da Folha:
Quando a polpa chega à caixa da máquina de papel, seu conteúdo de água excede 97%. A mistura é lançada sob a forma de um jato fino e uniforme sobre uma tela móvel chamada de tela formadora, a ação filtrante desta, combinada com um sistema de vácuo, extrai a maior parte da água contida na polpa formando assim a folha de papel. A folha é prensada entre rolos para remover mais água. A folha então atravessa a seção de secagem onde entra em contato com cilindros enormes que estão geralmente aquecido com vapor, extraindo a maior parte da água restante através da evaporação. No final da máquina, o papel é enrolado em enormes mandris (rolo jumbo), que são rebobinados e segmentados em rolos menores, seguindo para a seção de conversão ou de acabamento.

05º - Acabamento:
Para este processo dispõe de modernos equipamentos que são responsáveis pelo corte, empacotamento e paletização dos papéis de expediente, onde a bobina é cortada em folhas formato padrão( A4, Ofício II, etc.) Atualmente devido à tecnologia na maioria das fábricas toda a produção é realizada sem contato manual.
--

Sabendo que o desperdício de papel colabora para a destruição das florestas, o que pode varrer do planeta muitas espécies da flora e da fauna...:

Vocês evitam o desperdício de papel?


Eu não evito.
Eu gasto muito papel ofício imprimindo algumas coisas.
--


FONTES:
http://www.celuloseonline.com.br/pagina/pagina.asp?iditem=226
http://www.ibdi.org.br/index.php?secao=&id_noticia=438&acao=lendo

Dogs2
Veterano
# jul/07 · Editado por: Dogs2
· votar


Pra maioria do papel hoje no Brasil são usadas madeiras de florestamento e reflorestamento, e não necessariamente precisa destruir florestas.

Canto
Veterano
# jul/07
· votar


Dogs2
Gasto muito papel sim, mas usam no geral madeira de reflorestamento

Eu também gasto muito, sempre me chamam atenção. Mas não dá pra evitar. Mas algumas marcas de papel ofício fazem o reflorestamento mesmo.

LDC
Veterano
# jul/07
· votar


O papel foi descoberto há mais de 2000 anos atrás pelos chineses


acharam ele em algum lugar escondido? :P


Vocês evitam o desperdício de papel?


sem duvidas nunca copiei materia des de a época da escola :D

Rock Charles
Veterano
# jul/07
· votar


Vocês evitam o desperdício de papel?

Eu e minha senhora costumamos evitar jogar lixo no chão e comer sanduíches desembrulados no Subway.

Canto
Veterano
# jul/07
· votar


LDC
sem duvidas nunca copiei materia des de a época da escola :D

Aproveitava e evita gasto de tinta de caneta, né?
;-)
:-b

CheshireCat
Veterano
# jul/07
· votar


Canto
eu tento... tipo, não ficar gastando papel à toa, usar folhas impressas que não tem mais utilidade pra rascunho(principalmente aqui no trampo) e talz...
também acho aqueles cadernos de folhas recicladas muito lindos =D

Canto
Veterano
# jul/07
· votar


Rock Charles
Eu e minha senhora costumamos evitar jogar lixo no chão e comer sanduíches desembrulados no Subway.

hahahhahahah, só podia ser você.

LDC
Veterano
# jul/07
· votar


Canto
Aproveitava e evita gasto de tinta de caneta, né?
;-)



O e sobra tempo para marcar o baralho antes da jogatina e escutar muito som emquanto inferniza a vida dos estudiosos com pedacinhos de borracha iuahuiHa

ai depois fica tendo que pagar cursinhos da vida por ai pra entrar na fudest, só pq nao cai nada de pocker ou musica :(

Canto
Veterano
# jul/07
· votar


CheshireCat
Canto
eu tento... tipo, não ficar gastando papel à toa, usar folhas impressas que não tem mais utilidade pra rascunho(principalmente aqui no trampo) e talz...
também acho aqueles cadernos de folhas recicladas muito lindos =D


Não gosto de papel reciclado para escrever, se for só para ter, tudo bem... :-/

Isso no trabalho todo mundo faz.

Dogs2
Veterano
# jul/07
· votar


Canto
Mas algumas marcas de papel ofício fazem o reflorestamento mesmo.

A maioria... e reflorestamento não tem nada de mais. Não existe um reflorestamento do tipo "Vamos destruir florestas naturais e construir florestas artificiais sem biodiversidade apenas para lucrar".
Se reflorestam apenas áreas já destruídas. Tem também o florestamento, que você planta em áreas nunca antes ocupadas por florestas. Acho uma excelente medida e não tenho nada contra.

Canto
Veterano
# jul/07
· votar


LDC
ai depois fica tendo que pagar cursinhos da vida por ai pra entrar na fudest, só pq nao cai nada de pocker ou musica :(

hehhehe, eu jpgava bola de papel mesmo.
:)

Rock Charles
Veterano
# jul/07
· votar


Canto

É sério cara, já comeu lá? Os caras embrulham um papel desnecessáriamente enorme em um pedacinho de sanduba!

E tipo, esses só foram exemplos, a gente faz umas outras coisas aí...

LDC
Veterano
# jul/07
· votar


Canto
hehhehe, eu jpgava bola de papel mesmo.



é eu7 variava só nao disse para parecer politicamente correto neste topico, mas sei que ficava com um bloco de fichario o ano todo, o que era gasto era com zuera ou pra marcar as apostas do poker...... usava muito giz tmb

Anouk88
Veterano
# jul/07
· votar


impossivel evitar o desperdicio quando se trabalha no D.E.R (Departamento de Estardas de Rodagens para quem não sabe), tem uma quantidade enorme de cartoes, oficios, apolices,xerox, etc que deve ser feita todo dia.
so para ter uma ideia, são gastos 27 blocos de 500 folhas cada em 1 dia e meio.

Anouk88
Veterano
# jul/07
· votar


PS: eu acabei de almoçar no Subway e eles realmente exageram ^^'

Canto
Veterano
# jul/07
· votar


Rock Charles
Canto

É sério cara, já comeu lá? Os caras embrulham um papel desnecessáriamente enorme em um pedacinho de sanduba!

E tipo, esses só foram exemplos, a gente faz umas outras coisas aí...


Já sim, eu vejo o desperdício.
Eles usam papel pra tudo, tem outras lanchonetes que colocam papel até na bandeja de alimento.

Lúthien Tasardur
Veterano
# jul/07
· votar


Eu coloco no lixo reciclavel...e na escola jogo no lixo...o que muita gente joga no chão ¬¬

Canto
Veterano
# jul/07
· votar


LDC
usava muito giz tmb

hhehehe.
Então todo colégio é igual.

Eu e alguns colegas jogávamos giz nos alunos.
E às vezes escondia pro professor não escrever.
Mas depois inventaram o Piloto.

Certeza
Veterano
# jul/07
· votar


eu sempre reutilizo os papeis sem utilidade como rascunho...acho q só isso...só uso papel pra imprimir mesmo e pra passar na bunda...

Canto
Veterano
# jul/07 · Editado por: Canto
· votar


Dogs2
Tem também o florestamento, que você planta em áreas nunca antes ocupadas por florestas. Acho uma excelente medida e não tenho nada contra.

É bom mesmo! \o/
Mas será que não daria para fazer o florestamento ou reflorestamento na Amazônia? Porque está precisando.

Canto
Veterano
# jul/07
· votar


Certeza
Quanta indiscrição no último comentário...
:-]

Canto
Veterano
# jul/07
· votar


Anouk88
impossivel evitar o desperdicio quando se trabalha no D.E.R (Departamento de Estardas de Rodagens) so para ter uma ideia, são gastos 27 blocos de 500 folhas cada em 1 dia e meio.

Muito, hein... Mas precisa gastar tanto assim?

Dogs2
Veterano
# jul/07
· votar


Canto
Mas será que não daria para fazer o florestamento ou reflorestamento na Amazônio? Porque está precisando.

Boto fé que não hauiahua, por causa do solo pobre. Mas num sei

Anouk88
Veterano
# jul/07
· votar


é inevitavel mesmo.
Até eu ja questionei eles, so que eu trablaho na regional do PR, ou seja, tudoq ue nao fazem no interior temos que fazer aqui, e nós ainda fornecemos documentos para SC e SP

Bob do recife
Veterano
# jul/07
· votar


deveriam reciclar o papel higienico depois do uso...

=)

Índio_DT
Veterano
# jul/07
· votar


Eu economizo papel desde o 1 ano da escola...
Meus cadernos duram geralmente 5 anos pra utilizar 6 ou 7 folhas...

LDC
Veterano
# jul/07
· votar


Bob esponja do recife
usar dos dois lados

Bob do recife
Veterano
# jul/07
· votar


Índio_DT
uaheuhaeuhaehuaheuhae

os meus acabam rapido pq eu uso eles pra fazer bolinha, aviãozinho, barquinho, bilhete chingando o povo, etc =)

Bob do recife
Veterano
# jul/07
· votar


LDC
e sem dobrar!

hehehe

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Desperdício de Papel