A Conjectura de Goldbach (pra quem é das Exatas)

Autor Mensagem
seila
Veterano
# jun/07


A conjectura de Goldbach, proposta pelo matemático prussiano Christian Goldbach, diz que todo número par maior que dois é a soma de dois primos.

Por exemplo: 4 = 2 + 2; 6 = 3 + 3; 8 = 5 + 3; 10 = 3 + 7 = 5 + 5; 12 = 5 + 7; etc.

Verificações por computador já confirmaram a conjectura de Goldbach para vários números. No entanto, a efetiva demonstração matemática ainda não ocorreu.

O melhor resultado até agora foi dado por Olivier Ramaré em 1995: todo número par é a soma de até 6 números primos.

A conjectura original de Goldbach, em uma carta para Leonhard Euler, era de que todo inteiro maior que 2 pode ser escrito como uma soma de 3 primos (e ele incluía 1 como um número primo). Essa conjectura também ainda não foi provada.




E agora o Brasil entra na roda:
Porfessor da UFRS ja mandou bala:
Link pra quem interessar: http://www.arxiv.org/abs/math.GM/0701188

Bom que ele usa coisas mais ´basicas´, como congruencia modular o teorema de Wilson, mas a coisa no fim fica BUUnita =)

seila
Veterano
# jun/07
· votar


Previsão de meio post.


Ah, a solução vale alguns premios milionários =)

Dogs2
Veterano
# jun/07 · Editado por: Dogs2
· votar


sou mais aquela Conjectura de Poincaré que fala que todo objeto pode ser reduzido a uma forma de porcas hexagonais (aquelas coisinhas que ficam presas nos parafusos)

seila
Veterano
# jun/07
· votar


Dogs2
forma de porcas hexagonais

Manifolds?

Dogs2
Veterano
# jun/07
· votar


seila
sei lá, eu li um artigo falando que essa conjectura era do Poincaré

ZakkWyldeEMG
Veterano
# jun/07
· votar


alguma aplicação prática interessante baseada nesse teorema, ou é apenas outra teoria matemática ainda?

Adrianodevil
Veterano
# jun/07
· votar


Por falar em teoremas e etcc tenho curiosidade de ler este livro:

http://www.ime.usp.br/~cesar/projects/lowtech/teoremadefermat/resenha. html

ZakkWyldeEMG
Veterano
# jun/07
· votar


diz que todo número par maior que dois é a soma de dois primos.

todo número par é a soma de até 6 números primos.


é, depois resolvem somar 6, 9, 15, n números primos..... vira uma combinação teoricamente (computacionalmente, pelo menos) simples...... teriam que delimitar o número de fatores (números primos) da soma....

Crazy Batera
Veterano
# jun/07
· votar


a efetiva demonstração matemática ainda não ocorreu.

o q seria esta efetica demosntração? :P

Dogs2
Veterano
# jun/07
· votar


Crazy Batera
uai, uma demonstração
aqueles trecos que terminam com a sigla "c.q.d." (como queríamos demonstrar)

ZakkWyldeEMG
Veterano
# jun/07
· votar


o q seria esta efetica demosntração? :P

uma fórmula matemática seria a melhor descrição. :)

seila
Veterano
# jun/07
· votar


Adrianodevil
Por falar em teoremas e etcc tenho curiosidade de ler este livro:

Caram já li ele.
Muuuuito bom, pode ir na fé.
tu vai gostar, tem muita coisa curiosa.

Crazy Batera
o q seria esta efetica demosntração? :P

A demonstração que realmente é válida, dentro de todos os rigores matemáticos, sem faltar nada.
Ou, um contra exemplo, que prove ser falso.

seila
Veterano
# jun/07
· votar


Adrianodevil
Se quiser a demonstração original do cara eu te mando tb.
é um pdf de umas 200 paginas,
só coisas cabulosas.
ehuehuehueheue

Adrianodevil
Veterano
# jun/07
· votar


seila

Se quiser a demonstração original do cara eu te mando tb.
é um pdf de umas 200 paginas,
só coisas cabulosas.
ehuehuehueheue


ahuhuahuahu larga mão... Eu só queria ler mesmo para saber das histórias, mistérios e curiosidades que tem por de trás desse livro... Mto interessante parecem ser...
Acho legal esse tipo de Literatura científica...
Tinha uma coleção q não me recordo o nome agora e talz, mas eu lembro que tinha um livrinho dela e era louco pra comprar tds heeheh... Tipoo, o que eu tinha, era sobre "Openheimer e a Bomba Atômica"
Muito fera... Contava detalhes do projeto, como surgiram as idéias, o quanto o cara se afundou em drogas e álcool mechendo com isso hahaha... Acho legal esses livros que contam descobertas científicas que não precisam apelar para a parte científica necessariamente dita...
E aliás, quem conhecer mais livros nesse estilo favor indicar heheeh...

seila
Veterano
# jun/07
· votar


Adrianodevil

Então, o livro trata bem a historia mesmo,
e muita curiosidades, tipo como as pessoas tentavam resolver anteriormente, mas tudo numa linguagem muito simples.

A demonstração mesmo naum passa nem perto de ter no livro.

A história é muito foda.
melhor do q qq filme hollywodiano.
heuhuhuehue

Guto EADG
Veterano
# jun/07
· votar


eu jah li o 'o ultimo teorema de fermat'. o engraçado é que pra provar akele teorema lah do fermat, o carinha lah q provou (andrew willes, se nao me engano) fez uso de uma conjectura de dois estudantes de matematica do século 20.. (coisa relativamente atual), quer dizer, essas coisas em matematica q sao interessantes, a forma como elas se cruzam, o q faz a gente pensar q matemática existe por si só.

seila
Veterano
# jun/07
· votar


Ao contrário do que muita gente pensa, matemática mesmo é coisa muito nova.

Vide a resolução do ultimo teorema de Fermat.

Engraçado que o cara q resolveu, mandou provar novamente, mas usando só a matematica do tempo do próprio Fermat. ai é osso! rsrsrrss

Crazy Batera
Veterano
# jun/07
· votar


o prêmio é bom entao??


O que garante que serei recompensado pelos 40 anos que perderei buscando esta comprovação?

seila
Veterano
# jun/07
· votar


Crazy Batera

Um prêmio de 1 milhão de dólares.
Possivelmente uma indicação pra medalha fields.

Ganharia muita grana com palestras, além de um bom emprego.


A medalha fields da um bagatela de 800 mil dólares =)

Crazy Batera
Veterano
# jun/07
· votar


seila

40 anos eu falei, vamos ver, 60 anos...

1 milhão!!

Não vale a pena.
Tentarei o Drum's Palace House e ganharei o The Pritzker Architecture Prize

Guto EADG
Veterano
# jun/07
· votar


Engraçado que o cara q resolveu, mandou provar novamente, mas usando só a matematica do tempo do próprio Fermat. ai é osso! rsrsrrss

aí acho que nao tem como.

Adrianodevil
Veterano
# jun/07
· votar


Guto EADG
aí acho que nao tem como.

Tb acho... Fermat deve ter pensado

"Vou fazer uma merdinha aqui no canto desse livro pra td mundo ficar com a pulga atrás da orelha no futuro..."

Deu no que deu eheheh...

André_Decathlon
Veterano
# jun/07
· votar


sei la

Midgard
Veterano
# jun/07
· votar


recomendem mais livros desses de teoremas loucos aih

Adrianodevil
Veterano
# jun/07
· votar


recomendem mais livros desses de teoremas loucos aih (2)

Eu só conheço o do Teorema de Fermat msmo =/

Tem um que meu prof de física da faculdade fala mto que é o "Pêndulo de Foucault"
Mas eu nunca li nem ao menos uma resenha dele pra saber se realmente o livro é bom...

flea fan
Veterano
# jun/07
· votar


seila

Eu tinha visto esse artigo outro dia e nem me toquei de que era nacional.

seila
Veterano
# jun/07
· votar


Midgard

Procura por Malba Tahan.
É de um brasileiro, tem altas coisas loucas.

No 4shared.com vc acha para baixar.

Gabriel Rosa
Veterano
# jun/07
· votar


A quem interessar possa, aqui estão alguns problemas ainda não resolvidos:
http://www.claymath.org/millennium/
Cada problema resolvido vale 1 milhão de dólares!

A conjuntura de Poincaré foi resolvida ano passado:

"Grigori Perelman solucionou um mistério de um século, mas resolveu ficar em casa com sua mãe no dia da premiação"

O matemático russo Grigori Perelman, 40, se recusou ontem a receber a Medalha Fields, o equivalente ao Prêmio Nobel para a área.

Perelman foi indicado para a Medalha Fields por resolver um enigma que durava um século, conhecido como conjectura de Poincaré.

Segundo colegas, ele também deve recusar um prêmio de US$ 1 milhão oferecido por uma fundação americana por sua façanha.
As razões da recusa ainda não estão claras, mas jornais russos afirmam que ele estaria reagindo à sua não-reeleição como membro do Instituto Matemático Steklov, de São Petersburgo. Anatoli Verchik, amigo de Perelman, diz que o gênio recluso só estava interessado em ver seu trabalho declarado como correto e via outras formas de reconhecimento como “superficiais”.

John Ball, presidente do comitê da Medalha Fields, diz que passou dois dias em São Petersburgo tentando em vão convencer Perelman a aceitar a honraria. A recusa teria a ver com ele se sentir “isolado da comunidade matemática”.

A conjectura provada por Perelman, criada pelo matemático francês Henri Poincaré em 1904, foi um dos maiores enigmas matemáticos do século 20. No ano 2000, o Instituto Clay, de Massachusetts (EUA), classificou a questão como um dos chamados “problemas do milênio”, sete quebra-cabeças infernais com um prêmio de US$ 1 milhão para quem resolvesse cada um deles.

O problema solucionado trata de questões importantes na área da topologia, o estudo das propriedades geométricas fundamentais de espaços conhecidos como variedades topológicas, ou manifolds. São ferramentas matemáticas com aplicações diversas, utilizadas em teorias que descrevem o Universo, por exemplo.

O australiano Terence Tao, um dos três outros ganhadores da Medalha Fields na noite de ontem, classificou a solução de Perelman como uma “realização fantástica”. “É a que mais merece [o prêmio] entre as de nós todos”, disse.

fonte: Associated Press

leizeng
Veterano
# mai/08 · Editado por: leizeng
· votar


seila
obrigado.

leizeng
Veterano
# mai/08 · Editado por: leizeng
· votar


fermat

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a A Conjectura de Goldbach (pra quem é das Exatas)