Dom musical é herditário?

Autor Mensagem
Expertsoad
Veterano
# mai/07
· votar


Devil Boy
3. A genética. Mas não da forma que o Expertsoad colocou. Características como inteligência, beleza, porte físico natural e aptidões inatas diversas, dependem de muito mais do que do sistema dominante/recessivo de Mendel. São produto de uma série combinações de vários genes, isoladamente incapazes de tal façanha. Veja polimorfismo ou poligenia(não sei se é isso), biologia do ensino médio.


Putiz foi uma brincadeira que fiz =), e a galéra levou a sério kkkkkkkkkk.

ServeTheServants
Melhor arranjo
Prêmio FCC violão 2008
# mai/07
· votar


Experiência, Observação e Imaginação.

Dogs2
Veterano
# mai/07
· votar


ServeTheServants
Boto fé!

jimmy vandrake
Veterano
# mai/07
· votar


já li alguma coisa e vi na tv, onde diziam que cérebro de músico tem uma certa área que é mais desenvolvida do que as pessoas normais, a dúvida dos pesquisadores ainda é se essa área se desenvolve sozinha com o tempo, ou se tem uma pré disposição genetica pra isso
fernando tecladista
Sim a mesma área do cérebro que comanda cálculos.

lonely boy
Veterano
# ago/10
· votar


nao e hereditario mas a influencia vale muito se uma pessoa e influenciada desde pequena vai tocar muito bem

The Root Of All Evil
Veterano
# ago/10
· votar


lonely boy
nao e hereditario

É seu palpite ou sua opinião?

-Dan
Veterano
# ago/10
· votar


Acho que é.
Seu bisavo, seu vô, seu pai, sua mãe e primas.

Não seria muita coincidencia?

Carlos_Souza_Jr
Veterano
# ago/10
· votar


"Dom Musical" ... sacanagem esse termo...

Se eu aprendi direitinho, todo material genético q eu tenho vem do papai e da mamãe... Não acredito que eu tenho poder de modificar meu material genêtico de maneira perceptível... Então, minhas habilidades podem ser desenvolvidas usando como base eu e minhas características, que lógico, foram construídas com base no meu material genético...

Ah... falei muita merda?

Codinome Jones
Veterano
# ago/10
· votar


é possivel.

-Dan
Veterano
# ago/10
· votar


Esse topico é de 2007, puxa vida.

The Root Of All Evil
Veterano
# ago/10
· votar


Carlos_Souza_Jr
Ah... falei muita merda?

Não.


O que muda é quanto que a genética pode contribuir para uma característica e quanto o ambiente contribui.

The Root Of All Evil
Veterano
# ago/10
· votar


Codinome Jones
é possivel.

Eu acredito que a hereditariedade de características musicais não sejam algo direto, como um gene ou grupo de genes da música que são transmitidos.

Eu acho que é indireta, envlvendo a hereditariedade de características que são relacionadas ao ato de tocar (ou compor), como coordenação motora, morfologia do ouvido, capacidade de concentração, etc etc

Headstock invertido
Veterano
# ago/10
· votar


"Dom musical" não sei, mas algumas características que podem facilitar, como capacidade de aprender rápido, concentração, criatividade e etc.

Dexxter Bass
Veterano
# ago/10
· votar


Ah claro, um arcanjo da sinfônia celestial é antecedente meu, ele tocava harpa se eu não me engano.(ainda toca, pois ele é um anjo)

=]

Carlos_Souza_Jr
Veterano
# ago/10
· votar


The Root Of All Evil
O que muda é quanto que a genética pode contribuir para uma característica e quanto o ambiente contribui.

Hmm...

De certa forma o ambiente contribuiria para vc trabalhar um lado que vc já tem certo? Ele ñ modificaria suas características. Despertaria as habilidades inatas. (suposições e suposições)

The Root Of All Evil
Veterano
# ago/10
· votar


Carlos_Souza_Jr
De certa forma o ambiente contribuiria para vc trabalhar um lado que vc já tem certo?

É, de certa forma.

Despertaria as habilidades inatas.

Eu não chamaria de habilidades inatas, pois as características relacionadas são mais generalistas, podem servir tanto pra você ser um bom músico quanto pra você ser um bom... sei lá o que que precise de uma boa audição :P

Headstock invertido
Veterano
# ago/10
· votar


podem servir tanto pra você ser um bom músico quanto pra você ser um bom... sei lá o que que precise de uma boa audição :P


Coruja

Codinome Jones
Veterano
# ago/10
· votar


The Root Of All Evil
concordo.

The Root Of All Evil
Veterano
# ago/10
· votar


Headstock invertido
Coruja

Elri auhauahahua

Codinome Jones

E ai se não...

Prof. Grosélio
Veterano
# ago/10 · Editado por: Prof. Grosélio
· votar


castanho
Dom musical é hereditário?

Eu acho que não!
Hereditário é problema de pressão arterial, cancer, etc..."Feiura" também é!

Eu nem acredito em "dom para a música", tudo nesta vida depende da vontade da pessoa!

Bassist_rsl
Veterano
# ago/10
· votar


Eu nem acredito em "dom para a música", tudo nesta vida depende da vontade da pessoa!²

Conheço um casal que vive só da música. O filho mais velho deles toca muita guitarra, canta bem (se não forçasse tanto a voz, seria melhor), e toca quase todo instrumento que você der pro guri.
Talento? Dom?
Não. O ambiente em que a pessoa é criada influencia muito. E depende bem mais da dedicação da pessoa. Existe uma "fórmula do suscesso", que diz que para ter suscesso, é preciso se dedicar aos esudos por no mínimo 10000 horas.
E Mozart, considerado garoto prodígio? Estima-se que aos 3 anos ele já tivesse 3000 horas de estudo no piano. Sem falar que sua 1ª composição foi praticamente um plágio de várias outras canções.

Prof. Grosélio
Veterano
# ago/10
· votar


Bassist_rsl
Conheço um casal que vive só da música. O filho mais velho deles toca muita guitarra, canta bem (se não forçasse tanto a voz, seria melhor), e toca quase todo instrumento que você der pro guri.

Isso não hereditáriedade. Isso é influencia. Se o filho vê os pais tocando, com certeza vão tocar também. Nós temos 2 escolas de música, eu trabalho em uma, e minha esposa em outra, no próximo ano meu filho de 16 anos vai dar aulas de bateria, o mais novo faz aula e já toda 4 instrumentos. Isso não é dom. Isso é oportunidade. Dê oportunidade à qualquer pessoa normal, que ela vai aprender.

Prof. Grosélio
Veterano
# ago/10
· votar


Bassist_rsl
E Mozart, considerado garoto prodígio? Estima-se que aos 3 anos ele já tivesse 3000 horas de estudo no piano.


Pronto. Está respondida a pergunta.

Um abraço

Rafael Walkabout
Veterano
# ago/10
· votar


Tenho um amigo que é baterista, mas sabe também tocar violão e cantar. Ele aprendeu tudo sozinho. O detalhe é que ele tem mais 3 irmãos, e todos eles aprenderam a cantar e tocar pelo menos 2 instrumentos, tudo muito bem feito e sem aulas ou auxílio de professores. Eles simplesmente possuem o dom, uma vez que seus pais não tem relação nenhuma com música.

Prof. Grosélio
Veterano
# ago/10
· votar


Rafael Walkabout
Ele aprendeu tudo sozinho. O detalhe é que ele tem mais 3 irmãos, e todos eles aprenderam a cantar e tocar pelo menos 2 instrumentos, tudo muito bem feito e sem aulas ou auxílio de professores.

Isso não quer dizer nada. Ele não inventou acordes, não inventou a afinação dos instrumentos e etc...Se alguem for "mais ou menos" inteligente e pegar um método bom, e mais um monte de coisas na internet, vai conseguir tocar no minimo 10 instrumentos. Não vai ser AQUELE instrumentista, mas isso não dá o titulo de auto didata!

Rafael Walkabout
Veterano
# ago/10
· votar


Prof. Grosélio
Nem é só uma questão de inteligência, mas de vontade também. Co mdedicação dá pra chegar lá.
Mas o que quero dizer é que tem pessoas que podem passar meses fazendo aulas que simplesmente não tem "jeito pra coisa". Outros tantos apenas com o próprio esforço acabam ficando acima da média, inclusive.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Dom musical é herditário?