Literatura como é ensinada hoje em dia é uma m*

Autor Mensagem
Sashsiam_2
Veterano
# abr/07


Vai dizer...aquelas interpretações de texto das provas de português e literatura são ridículas. É irritante quando vem a pergunta "o que o autor quis mostrar com essa frase?". Como é que eu vou saber?

E mais, essa teoria literária toda é ridícula, ficar enquadrando os livros em classicismo, modernismo, realismo, merdismo. Ficar exaltando a "maneira como o autor desenvolve a psicologia dos personagens" ou aquele personagem que é "o personagem-símbolo do idealismo e da utopia", e aquelas merdas todas.

O correto seria ensinar aos estudantes a importância da leitura. Ensinar a ler e a entender o que se está lendo. Assim cada um pode tirar sua própria conclusão ao terminar um livro, discutir suas opiniões com os outros, crescer culturalmente. Mas não aquela baboseira de ficar vendo "uma crítica à sociedade pós-moderna" em todo livro que aparece pela frente. Eu duvido, realmente duvido, que os escritores realmente pensem em metade das coisas que os livros de literatura dizem que eles pensam quando estão escrevendo. Não dá para acreditar. Um dia, eu ainda vou escrever um poema sem nexo nenhum, com palavras soltas à toa, e entregar para um professor de literatura analisar. Quero só ver o que ele vai achar que eu quis mostra, quando na verdade eu não quis mostrar absolutamente nada.

Do jeito como os colégios ensinam hoje, literatura é um troço chato que só afasta cada vez mais os estudantes dos livros. Eu, por exemplo, não consigo hoje me divertir lendo um clássico como Machado de Assis ou José de Alencar. Quando tinha uns onze anos, sem estudar toda essa droga literária, li o Ateneu e o Dom Casmurro e gostei bastante, mesmo que talvez tenha deixado passar muita coisa. Se eu fosse reler hoje, teria uma visão completamtente diferente da história, e poderia refletir sobre o que ela significa para mim. Mas o que realmente interessa é que quando eu li eu gostei de ler, só isso.

Talvez seja por isso que hoje eu sou apaixonado por exatas. A Matemática tem em si mesma uma beleza que poeta nenhum consegue descrever (nem matemático).



O que vocês acham do ensino de literatura nas nossas escolas?

joe_harris
Veterano
# abr/07
· votar


O que vocês acham do ensino de literatura nas nossas escolas?
é concordo q anda uma merda.... mas na minha escola é uma aula bem boa...

joe_harris
Veterano
# abr/07
· votar


E mais, essa teoria literária toda é ridícula, ficar enquadrando os livros em classicismo, modernismo, realismo, merdismo. Ficar exaltando a "maneira como o autor desenvolve a psicologia dos personagens" ou aquele personagem que é "o personagem-símbolo do idealismo e da utopia", e aquelas merdas todas.

huauhahuahua falow tudo... no 2º só estudei isso...

Sniper
Veterano
# abr/07
· votar


Odeio literatura e mais ainda a professora

Kirk_Hammett
Veterano
# abr/07
· votar


O problema são os professores de literatura que são todos sequelados mesmo

TWT ICE
Veterano
# abr/07
· votar


Odeio literatura e mais ainda a professora(2)

Kirk_Hammett
Veterano
# abr/07
· votar


aí, falei

Kirk_Hammett
Veterano
# abr/07
· votar


Professoras de literatura são todas iguais, a do ano passado é uma versão pós-menopausa da atual, por exemplo

Party Boy
Veterano
# abr/07
· votar


Existem 8563575834 coisas nas escolas que precisam mudar antes das aulas de literatura.

O correto seria ensinar aos estudantes a importância da leitura. Ensinar a ler e a entender o que se está lendo. Assim cada um pode tirar sua própria conclusão ao terminar um livro, discutir suas opiniões com os outros, crescer culturalmente.

Amigo, nas escolas (e até nas universidades) não se ensina mais a pensar, apenas em repetir o que alguém já fez ou falou...

Um dia, eu ainda vou escrever um poema sem nexo nenhum, com palavras soltas à toa, e entregar para um professor de literatura analisar. Quero só ver o que ele vai achar que eu quis mostra, quando na verdade eu não quis mostrar absolutamente nada.

Chegou atrasado, já fizeram isso, pesquise por "Febrônio Índio do Brasil"...

IguanaLesPauls
Veterano
# abr/07
· votar


Foda, eu ia fazer literatura e ser professor...

Dje
Veterano
# abr/07
· votar


olha soh q foda...shuasha d todas as materias q eu odeio literatura eh a unika coisa q tiro MB... shausausha seila as vezes eh umas coisas estrnhas q eles dizem + se vc for pensar no q o cara kiz dizer cada um cria uma opiniao..+ as vezes os vestibulares soh veem uma ..eh chato + literatura eh uma das unikas materias hj q eu me dou bem ..

Kirk_Hammett
Veterano
# abr/07
· votar


Party Boy
Chegou atrasado, já fizeram isso, pesquise por "Febrônio Índio do Brasil"...

Qual a relação?

Dogs2
Veterano
# abr/07 · Editado por: Dogs2
· votar


Sashsiam_2
discutir suas opiniões

Não se discute opinião, porque não se tem fim e nem construção de conhecimento com uma discussão dessas. Discussões só são válidas se chegarmos numa verdade, coisa que não acontece com opinião.

Opiniões são irracionais porque variam
Racional vem da palavra 'ratzio' que significa raio. Um raio numa circunferência é invariável...
Resumindo, não se tem como discutir opinião... quer dizer, ter tem, mas é algo irracional e eterno

"O maior inimigo da verdade não é a mentira, e sim a opinião" - algum filósofo que eu num sei o nome

Dogs2
Veterano
# abr/07 · Editado por: Dogs2
· votar


Por isso eu digo, livros de literatura são em sua maioria (ou todos) são obras-de-arte com um imenso caráter subjetivo, e por esse caráter subjetivo não vale a pena discutir. Vai de cada um

Expertsoad
Veterano
# abr/07 · Editado por: Expertsoad
· votar


Concordo plenamente com você amigo, eu morava em Goiás, lá nem se quer tinha aula de literatura, agora estou fazendo o 3ª ano do ensino médio aqui em SP, e estou tendo literatura, é uma aula até legal, tava vendo até esses dias atrás sobre GIL VICENTE, HUMANISMO e etc... é muito legal você ver essas histórias, ver as histórias dos escritores daqueles tempos.
Mais a conclusão, não vejo um fundamento em ficar com aquelas questões ( eles colocam uma gravura bem FDP que você não entende nada ) e pede pra você interpretar aquilo, e responder umas 3 questões com isso, chato até isso, e nem se fala sobre essas perguntas de falar o que o autor quer dizer.

Party Boy
Veterano
# abr/07
· votar


Kirk_Hammett
Party Boy
Chegou atrasado, já fizeram isso, pesquise por "Febrônio Índio do Brasil"...

Qual a relação?


Febrônio era um maluco, assassino, pedófilo, que por volta dos 30' foi preso e mantido num manicômio, onde escreveu um livro nos rolos de papel higiênico relatando que é o filho de "Deuso" (com "o" no final mesmo). O livro (esqueci o nome agora) foi considerado uma obra-prima do modernismo e até o Mário de Andrade gostava...

Locohawa
Veterano
# abr/07
· votar


Sashsiam_2
É.. vai nessa.

Saber ler e entender o que se está lendo é obrigação de todos, principalmente de estudantes de literatura do ensino médio.

E sim, os autores pensam boa parte do que os estudiosos dizem sobre os livros deles.

Sashsiam_2
Veterano
# abr/07 · Editado por: Sashsiam_2
· votar


Saber ler e entender o que se está lendo é obrigação de todos, principalmente de estudantes de literatura do ensino médio.

Obrigação que não é cumprida pela maioria dos estudantes brasileiros. Por isso as escolas devem fazer alguma coisa. Se todos cumprirem essa obrigação (que é obrigação mesmo) já será alguma coisa.

Numa obra literária o autor quer contar uma história, ou fazer uma sátira de alguma coisa, ou codificar sua opinião sobre algum assunto. No entanto, cada leitor tem uma maneira de pensar própria, e vai interpretar o que leu de um modo único. O que a literatura de colégio faz é enfiar goela abaixo dos estudantes o que um grupo de estudiosos interpretou, e isso não é justo.

Também não é justo quando esses "sábios" da literatura querem rebaixar os livros mais "comuns", porque não exploram até o fim a psicologia dos personagens ou não discutem questões da sociedade.

Johnny Blade
Veterano
# abr/07
· votar


meu fessor de literatura eh genteboa, mo rockeiro cabeludão, fa de beatles, eric clapton, altas coisas euhuhe

Kirk_Hammett
Veterano
# abr/07
· votar


Party Boy

Caralho ehauehauheauheaheauhe

Eu sabia sobre o caso, velho, não sobre a repercursão nesse nível

Só sobre a diferenciação bandido/doente que surgiu após casos como esse

lula_molusco
Veterano
# abr/07
· votar


Eu acho que o ensino de literatura deveria ficar no nivel superior...pra que eu vou querer ler algo como o urupês se eu vou fazer facul de economia? de que me adianta saber que um tal de pontes se matou com uma ceroula?

The Blue Special Guitar
Veterano
# abr/07
· votar


Nunca curti literatura.

Party Boy
Veterano
# abr/07
· votar


lula_molusco
Algumas matérias (parte delas) realmente deveriam ser tiradas da grade do ensino fundamental e médio, mas eu não acho q Literatura seja uma dessas. Uma reformulação seria bem vinda, mas é inegável a importância de se trabalhar a leitura de forma gradual para os alunos. Ninguém nasce lendo Marx...

Kirk_Hammett
Veterano
# abr/07
· votar


Party Boy

Se lembrar do nome do livro, fala aí

Party Boy
Veterano
# abr/07
· votar


Kirk_Hammett
Acho que é "Revelações do Príncipe do Fogo", mas foi editado pouquissimas vezes...

128556
Veterano
# abr/07
· votar


Odeio literatura e mais ainda a professora(3)

pelo amor

que merda é essas literaturas.. textos gigantes..............

classicismo. barroco.. teocentrismo.. tudo essas merda= ;

TIO_TEDDY
Veterano
# abr/07
· votar


http://forum.cifraclub.com.br/forum/11/149366/

Esse tópico rendeu.

Christina Amaral
Veterano
# abr/07
· votar


Ruim não é a aula.. Ruim é o professor cantando...

Bob do recife
Veterano
# abr/07
· votar


Literatura como é ensinada hoje em dia é uma m*

sempre foi

Kirk_Hammett
Veterano
# abr/07
· votar


"A resposta não pode ser encontrada nos escritos alheios,
ou nas palavras de uma mente doutrinada
Em um precioso mundo de memórias
Nós nos encontramos confinados
[...] sem escapatória para aquelas assombrantes palavras vazias"

(Chuck Schuldiner)

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Literatura como é ensinada hoje em dia é uma m*