Adeus mundo Ateu

Autor Mensagem
leandro rodrigues
Veterano
# mar/07


Os detratrores da religião usam e abusam deste argumento que encontraram em Humboldt (não o explorador e naturalista Alexander, mas seu irmão filólogo Wilhelm): A moralidade humana, até mesmo a mais elevada e substancial, não é de modo algum dependente da religião, ou necessariamente vinculada a ela.

Todas as civilizações nasceram de surtos religiosos originários. Jamais existiu uma “civilização laica”. Longo tempo decorrido da fundação das civilizações, nada impede que alguns valores e símbolos sejam separados abstrativamente das suas origens e se tornem, na prática, forças educativas relativamente independentes.

Digo “relativamente” porque, qualquer que seja o caso, seu prestígio e em última análise seu sentido continuarão devedores da tradição religiosa e não sobrevivem por muito tempo quando ela desaparece da sociedade em torno. Toda “moral laica” não é senão um recorte operado em códigos morais religiosos anteriores.

Esse recorte pode ser eficaz para certos grupos dentro de uma civilização que, no fundo, permaneça religiosa, mas, suprimido esse fundo, o recorte perde todo sentido. A incapacidade da Europa laica de defender-se da ocupação cultural muçulmana é o exemplo mais evidente.

O presente estado de coisas nos países que se desprenderam mais integralmente de suas raízes judaico-cristãs está demonstrando com evidência máxima que a pretensa “civilização leiga” nunca existiu nem pode existir.

Ela durou apenas umas décadas, jamais conseguiu extirpar totalmente a religião da vida pública, malgrado todos os expedientes repressivos que usou contra ela e, no fim das contas, sua breve existência foi apenas uma interface entre duas civilizações religiosas: a Europa cristã moribunda e a nascente Europa islâmica.

A opinião de Humboldt é baseada num erro duplo, ou melhor, numa convergência de erros que dão a impressão de confirmar-se como verdades. De um lado, ele faz uma dedução lógica a partir dos significados gerais dos termos e, vendo que o conceito genérico de moralidade não implica nenhuma referência a Deus, aplica ao mundo dos fatos a conclusão de que uma coisa não depende da outra.

Isso é vício de abstratismo: inferir, de um raciocínio, os fatos, em vez de raciocinar com base nos fatos. De outro lado, porém, ele observa que em torno há indivíduos ateus “de moralidade elevada e substancial”, e acredita que com isto obteve uma comprovação empírica da sua dedução.

O que ele nem percebe é que a moralidade deles só é boa porque sua conduta coincide esquematicamente – e exteriormente -- com aquilo que os princípios da religião exigem, isto é, que a possibilidade mesma de uma boa conduta laica foi criada e sedimentada por uma longa tradição religiosa cujas regras morais, uma vez absorvidas no corpo da sociedade, passaram a funcionar de maneira mais ou menos automatizada.

Em suma, só o homem abstrato – ou o herdeiro mais ou menos inconsciente de tradições religiosas – pode ter uma moral sem Deus. O primeiro é uma ficção lógica, o segundo é uma aparência que encobre a realidade das suas próprias origens.

Tomá-los como realidades, e mais ainda como realidades universais e incondicionadas, é um erro filosófico primário, que mostra escassa capacidade de analisar a experiência.

Enfim...

Admin
Moderador
# mar/07
· votar


é um gerador ou vc mesmo gerou seu lero-lero? =P

leandro rodrigues
Veterano
# mar/07
· votar


Admin

Na realidade, é um link que eu achei muito interessante tirado de um fórum qualquer.

Mega
Veterano
# mar/07
· votar


Foi-se o tempo em que religião era usada para explicar as coisas, hoje temos as ciências empírico-formais. Religião sempre foi decorrente da dimensão transcendente do homem, ainda que não se tenha uma crença atrelada a uma doutrina reconhecida como tal, acho difícil encontrar pessoas que não acreditem em nada.

PS: Sou Ateu. Acredito no homem e em suas realizações.

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# mar/07
· votar


Acima de tudo, é fundamental ressaltar que o comprometimento entre as equipes aponta para a melhoria dos procedimentos normalmente adotados. Podemos já vislumbrar o modo pelo qual a contínua expansão de nossa atividade estende o alcance e a importância do retorno esperado a longo prazo. Todas estas questões, devidamente ponderadas, levantam dúvidas sobre se a necessidade de renovação processual acarreta um processo de reformulação e modernização de todos os recursos funcionais envolvidos. É claro que a crescente influência da mídia cumpre um papel essencial na formulação do remanejamento dos quadros funcionais.

Por conseguinte, o julgamento imparcial das eventualidades afeta positivamente a correta previsão do fluxo de informações. Todavia, o consenso sobre a necessidade de qualificação oferece uma interessante oportunidade para verificação dos modos de operação convencionais. A prática cotidiana prova que a expansão dos mercados mundiais auxilia a preparação e a composição dos paradigmas corporativos. Por outro lado, a determinação clara de objetivos prepara-nos para enfrentar situações atípicas decorrentes do sistema de formação de quadros que corresponde às necessidades. Assim mesmo, a revolução dos costumes ainda não demonstrou convincentemente que vai participar na mudança dos métodos utilizados na avaliação de resultados. No mundo atual, o desafiador cenário globalizado obstaculiza a apreciação da importância dos níveis de motivação departamental. Caros amigos, o início da atividade geral de formação de atitudes maximiza as possibilidades por conta do impacto na agilidade decisória. Ainda assim, existem dúvidas a respeito de como o entendimento das metas propostas assume importantes posições no estabelecimento do processo de comunicação como um todo.

Gostaria de enfatizar que a estrutura atual da organização causa impacto indireto na reavaliação das posturas dos órgãos dirigentes com relação às suas atribuições. Nunca é demais lembrar o peso e o significado destes problemas, uma vez que o novo modelo estrutural aqui preconizado promove a alavancagem das regras de conduta normativas. Não obstante, o surgimento do comércio virtual desafia a capacidade de equalização do orçamento setorial. As experiências acumuladas demonstram que a percepção das dificuldades deve passar por modificações independentemente das diversas correntes de pensamento.

Desta maneira, a valorização de fatores subjetivos facilita a criação das condições inegavelmente apropriadas. Percebemos, cada vez mais, que o desenvolvimento contínuo de distintas formas de atuação nos obriga à análise das formas de ação. Neste sentido, a mobilidade dos capitais internacionais exige a precisão e a definição dos índices pretendidos. A nível organizacional, o aumento do diálogo entre os diferentes setores produtivos pode nos levar a considerar a reestruturação das diretrizes de desenvolvimento para o futuro.

Fonte

Dogs2
Veterano
# mar/07
· votar


Caraca, esse gerador de lero-lero parece com os livros do Delleuze
hauahiuahiauhia

leandro rodrigues
Veterano
# mar/07
· votar


Christhian

Esse sim é um Lero- Lero, mas leia com atenção que esse link que eu postei tem fundamento e tem lógica, é só ler com atenção

Luckas_Guitar
Veterano
# mar/07
· votar


leandro rodrigues

tem mesmo...
mas pq adeus? vais matar-se a si mesmo?

leandro rodrigues
Veterano
# mar/07
· votar


Luckas_Guitar


Na realidade, é um link que eu achei muito interessante tirado de um fórum qualquer.

Luckas_Guitar
Veterano
# mar/07
· votar


leandro rodrigues

nem o título é seu?

leandro rodrigues
Veterano
# mar/07
· votar


Luckas_Guitar

Não. Foi tirado dum fórum qualquer

conehc
Veterano
# mar/07 · Editado por: conehc
· votar


belo texto... apesar de soar como abobrinha pura vai ser utilizado no meu trabalho de estudo das diversidades religiosas... no mais, algumas coisas eu concordo, outras nao... nao to com saco pra comentar um texto deste tamanho pois escreveria outro maior e ninguem leria... sem contar que discutir moral e religiao nao leva ninguem a nada...

Christhian
grande sabedoria... procurava por uma coisa dessas a muito tempo pra entreter falsos intelectuais que se acham só porque leram algum livro e sabem repetir.... (bem verdade se vc colocar só uma frase sempre fara mto sentido)

leandro rodrigues
Veterano
# mar/07
· votar


Luckas_Guitar

Veja quem foi o autor dessas palavras.

http://www.olavodecarvalho.org/semana/070303dce.html

TIO_TEDDY
Veterano
# mar/07 · Editado por: TIO_TEDDY
· votar


esse cara é o mesmo que negou as leis de newton http://www.olavodecarvalho.org/semana/060615jb.htm

seria ele um P.I.M.B.A?

Luckas_Guitar
Veterano
# mar/07
· votar


leandro rodrigues

ele é o q? Físico, bispo?

conehc
Veterano
# mar/07
· votar


TIO_TEDDY
sim, com toda certeza... eu tambem estava verificando o historico de textos dele...

TIO_TEDDY
Veterano
# mar/07
· votar


Luckas_Guitar

ele é um P.I.M.B.A

ROTTA
Veterano
# mar/07 · Editado por: ROTTA
· votar


A moralidade humana, até mesmo a mais elevada e substancial, não é de modo algum dependente da religião, ou necessariamente vinculada a ela.

Apesar de não concordar com a conclusão do texto, esta parte é perfeita.

Isso é vício de abstratismo: inferir, de um raciocínio, os fatos, em vez de raciocinar com base nos fatos.

Não só do abstratismo; de boa parte das religiões também (dogmas).

Admin
é um gerador ou vc mesmo gerou seu lero-lero?

Pior que não. O dia em que os "geradores" forem capazes de pérolas como esta cima, passo a usá-los.

Abraços.

leandro rodrigues
Veterano
# mar/07
· votar


Luckas_Guitar

http://www.angelfire.com/vamp2/olavete/

Ele é escritor, filósofo, astrônomo, jornalista

O cara é o Cara

leandro rodrigues
Veterano
# mar/07
· votar


Marco Alan Rotta

Concordo com vc, foi por isso mesmo que eu copiei esse link.

O Olavo de Carvalho é isso tudo que eu postei aí, jornalista e muito mais

maggie
Veterana
# mar/07
· votar


http://www.olavodecarvalho.org/semana/070303dce.html
credo


A moralidade humana, até mesmo a mais elevada e substancial, não é de modo algum dependente da religião, ou necessariamente vinculada a ela.
Sim, mas ninguém sabe que tipo de moral haverá em uma sociedade totalmente laica.

Com o comunismo por exemplo, não deu certo.

brunohardrocker
Veterano
# mar/07
· votar


leandro rodrigues
Adeus mundo Ateu


Vire padre agora!

Fante
Veterano
# mar/07
· votar


leandro rodrigues
tem como resumi o assunto??..... preguiça de lê e pah....=/

Julinha---pink floyd
Veterano
# mar/07
· votar


hosana hey hosana há

SouChato
Veterano
# mar/07
· votar


PS: Sou Ateu. Acredito no homem e em suas realizações. (2)

Space Ace
Veterano
# mar/07
· votar


ateus mundo adeu

james_the_bronson
Veterano
# mar/07
· votar


leandro rodrigues
Na realidade, é um link que eu achei muito interessante tirado de um fórum qualquer.

legal qndo um multi fala serio..

maggie
Veterana
# mar/07
· votar


Mega
Acredito no homem
Deixa o ôme trabaiá.

leandro rodrigues
Veterano
# mar/07
· votar


brunohardrocker
Fante

Esse link( tópico ) foi criado por um banido desse fórum.

Eu só copiei

leandro rodrigues
Veterano
# mar/07
· votar


james_the_bronson
legal qndo um multi fala serio..

?????????

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Adeus mundo Ateu