Dúvida - Eletromagnetismo: Lei de Gauss

    Autor Mensagem
    Carlos Henrique 2
    Veterano
    # fev/07


    IMAGEM

    Já procurei em vários lugares na net mas em lugar algum consigo achar algo que tire minha dúvida, então apelar-me-ei para o bom e velho OT.

    Seguinte: a imagem mostra uma casca esférica (em cinza) condutora com uma carga de +3q distribuida. As linhas tracejadas são as superfícies gaussianas em cada situação

    Sei que pra calcular o Campo Elétrico em casos assim usa-se a fórmula E = q / (4.π.ε.r²).

    Sei que a carga envolvida na Figura 1 é +3q (carga total da casca)

    Na Figura 2 a carga envolvida é nula, pois não está envolvendo carga alguma, logo o campo elétrico é tb nulo.

    Na Figura 3 tem uma carga pontual -q no interior da casaca e a carga envolvida na sup. gaussiana tb é zero pois (me corrijam se eu estiver errado), dos +3q distribuídos ao longo da superfície da casca, +q vai para a superfície interna para equilibrar com a carga pontual -q e os outros +2q restantes vão para a superfície externa. Sendo assim a carga envolvida = -q + q = 0, e o campo tb é nulo.

    E na Figura 4? qual o valor da carga envolvida? e por que?


    Obrigado

    Guilherme.
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    Ainda bem que estou livre de física...

    Edu Hendrix
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    Carlos Henrique 2

    Nossa,como eu odiei essa matéria!


    Mas ae,eles estão ligados uns aos outros?

    Carlos Henrique 2
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    Edu Hendrix
    Mas ae,eles estão ligados uns aos outros?

    Nops

    Cada figura é uma situação diferente

    flea fan
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    A 3 eu acho que pode ser aproximada assim, mas só para distâncias pequenas.
    Na figura 4 a carga envolvida será 0, já que toda ela se distribui na superfície, por se tratar de um condutor.

    Carlos Henrique 2
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    flea fan
    A 3 eu acho que pode ser aproximada assim, mas só para distâncias pequenas.

    Se refere a expessura da casca?
    Realmente fiz um desenho meio exagerado.

    Na figura 4 a carga envolvida será 0, já que toda ela se distribui na superfície, por se tratar de um condutor.

    mas se distribui na superfície interna ou externa? ou em ambas?

    flea fan
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    Na verdade, na 3 eu me referi ao raio da esfera. Talvez, se ele for muito grande, nenhuma carga se induza devido à carga -q no centro. Mas provavelmente você não precisa considerar estes casos.

    Quanto à figura 4, o lance destas situações é o seguinte: Supõe-se sempre que um condutor propicia alta mobilidade para os elétrons, afinal, é um condutor. Então imagine um condutor carregado com elétrons. Eles irão todos se repelir entre si. O jeito deles se repelirem o máximo possível é indo para a superfície, ficando o mais afastado possível uns dos outros.

    Carlos Henrique 2
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    flea fan
    Quanto à figura 4, o lance destas situações é o seguinte: Supõe-se sempre que um condutor propicia alta mobilidade para os elétrons, afinal, é um condutor. Então imagine um condutor carregado com elétrons. Eles irão todos se repelir entre si. O jeito deles se repelirem o máximo possível é indo para a superfície, ficando o mais afastado possível uns dos outros.


    Sim, mas se moverão também para a superfície da parede interna da casca?

    se sim, devo então considerar que a superfície gaussiana envolve esta carga presente na superficie da parede interna?

    flea fan
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    Não, somente para a externa. Por isso a carga na 4 é 0.

    Carlos Henrique 2
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    flea fan

    Puta veio, valeu cara! tu é um gênio da física.


    Finalmente to conseguindo entender essa matéria (o livro que uso, Halliday, parece não esclarecer algumas coisas)

    Obrigado

    flea fan
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    Carlos Henrique 2

    De nada, mas quem dera... tô muito muito longe disso.

    Mas uma dica, sobre o livro: eu não gosto nem um pouco da teoria dele. Só usaria para exercícios mesmo. Para uma primeira abordagem sugiro o Serway. Eu dei uma lida nele e achei legal, com um texto claro e bons exercícios, além de que o pessoal que usou disse que gostou também.

    Se quiser se aprofundar mais um pouco, tem o Kléber e o Griffiths, que eu acho muito bons. O Kléber particularmente tem uma teoria muito bem explicada, parece que ele está conversando com você. Só diria para, pelo menos inicialmente, usá-los como leitura complementar, pois eles têm um nível mais aprofundado do que o necessário por enquanto.

    Acho que usando o Halliday para exercícios e essas outras sugestões, você vai estar bem acompanhado.

    Carlos Henrique 2
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    flea fan

    Valeu pelas dicas... vou ver se os encontro na net, em PDF

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Dúvida - Eletromagnetismo: Lei de Gauss