Autor |
Mensagem |
Carlos Henrique 2 Veterano |
# fev/07
IMAGEM
Já procurei em vários lugares na net mas em lugar algum consigo achar algo que tire minha dúvida, então apelar-me-ei para o bom e velho OT.
Seguinte: a imagem mostra uma casca esférica (em cinza) condutora com uma carga de +3q distribuida. As linhas tracejadas são as superfícies gaussianas em cada situação
Sei que pra calcular o Campo Elétrico em casos assim usa-se a fórmula E = q / (4.π.ε.r²).
Sei que a carga envolvida na Figura 1 é +3q (carga total da casca)
Na Figura 2 a carga envolvida é nula, pois não está envolvendo carga alguma, logo o campo elétrico é tb nulo.
Na Figura 3 tem uma carga pontual -q no interior da casaca e a carga envolvida na sup. gaussiana tb é zero pois (me corrijam se eu estiver errado), dos +3q distribuídos ao longo da superfície da casca, +q vai para a superfície interna para equilibrar com a carga pontual -q e os outros +2q restantes vão para a superfície externa. Sendo assim a carga envolvida = -q + q = 0, e o campo tb é nulo.
E na Figura 4? qual o valor da carga envolvida? e por que?
Obrigado
|
Guilherme. Veterano |
# fev/07
· votar
Ainda bem que estou livre de física...
|
Edu Hendrix Veterano |
# fev/07
· votar
Carlos Henrique 2
Nossa,como eu odiei essa matéria!
Mas ae,eles estão ligados uns aos outros?
|
# fev/07
· votar
Edu Hendrix
Mas ae,eles estão ligados uns aos outros?
Nops
Cada figura é uma situação diferente
|
flea fan Veterano |
# fev/07
· votar
A 3 eu acho que pode ser aproximada assim, mas só para distâncias pequenas.
Na figura 4 a carga envolvida será 0, já que toda ela se distribui na superfície, por se tratar de um condutor.
|
# fev/07
· votar
flea fan
A 3 eu acho que pode ser aproximada assim, mas só para distâncias pequenas.
Se refere a expessura da casca?
Realmente fiz um desenho meio exagerado.
Na figura 4 a carga envolvida será 0, já que toda ela se distribui na superfície, por se tratar de um condutor.
mas se distribui na superfície interna ou externa? ou em ambas?
|
flea fan Veterano |
# fev/07
· votar
Na verdade, na 3 eu me referi ao raio da esfera. Talvez, se ele for muito grande, nenhuma carga se induza devido à carga -q no centro. Mas provavelmente você não precisa considerar estes casos.
Quanto à figura 4, o lance destas situações é o seguinte: Supõe-se sempre que um condutor propicia alta mobilidade para os elétrons, afinal, é um condutor. Então imagine um condutor carregado com elétrons. Eles irão todos se repelir entre si. O jeito deles se repelirem o máximo possível é indo para a superfície, ficando o mais afastado possível uns dos outros.
|
# fev/07
· votar
flea fan
Quanto à figura 4, o lance destas situações é o seguinte: Supõe-se sempre que um condutor propicia alta mobilidade para os elétrons, afinal, é um condutor. Então imagine um condutor carregado com elétrons. Eles irão todos se repelir entre si. O jeito deles se repelirem o máximo possível é indo para a superfície, ficando o mais afastado possível uns dos outros.
Sim, mas se moverão também para a superfície da parede interna da casca?
se sim, devo então considerar que a superfície gaussiana envolve esta carga presente na superficie da parede interna?
|
flea fan Veterano |
# fev/07
· votar
Não, somente para a externa. Por isso a carga na 4 é 0.
|
# fev/07
· votar
flea fan
Puta veio, valeu cara! tu é um gênio da física.
Finalmente to conseguindo entender essa matéria (o livro que uso, Halliday, parece não esclarecer algumas coisas)
Obrigado
|
flea fan Veterano |
# fev/07
· votar
Carlos Henrique 2
De nada, mas quem dera... tô muito muito longe disso.
Mas uma dica, sobre o livro: eu não gosto nem um pouco da teoria dele. Só usaria para exercícios mesmo. Para uma primeira abordagem sugiro o Serway. Eu dei uma lida nele e achei legal, com um texto claro e bons exercícios, além de que o pessoal que usou disse que gostou também.
Se quiser se aprofundar mais um pouco, tem o Kléber e o Griffiths, que eu acho muito bons. O Kléber particularmente tem uma teoria muito bem explicada, parece que ele está conversando com você. Só diria para, pelo menos inicialmente, usá-los como leitura complementar, pois eles têm um nível mais aprofundado do que o necessário por enquanto.
Acho que usando o Halliday para exercícios e essas outras sugestões, você vai estar bem acompanhado.
|
# fev/07
· votar
flea fan
Valeu pelas dicas... vou ver se os encontro na net, em PDF
|