"Se Deus não existe, tudo é permitido"? ("Irmãos Karamazov", Fiódor Dostoiévski)

Autor Mensagem
LeandroP
Moderador
# dez/06
· votar


snowwhite

Sim, saquei. Eu li o seus primeiros posts. Agora que li adicionei a minha opinião. :)

Johnny Favorite
Veterano
# dez/06
· votar


Fritz_mkvl
Ah minha é, pode tudo. Existindo deus ou não tudo é permitido, a idéia de moral (e de um deus moral) é coisa que o ser humano inventou.
snowwhite
É essa a minha visão também.

Que mané tudo permitido...vcs dois não fazem um centéssimo do que gostariam de fazer...sua consciência não permite...



Claro que não, ninguém forma o seu caráter baseado apenas em Deus.(2)

snowwhite
Veterano
# dez/06
· votar


Johnny Favorite
Que mané tudo permitido...vcs dois não fazem um centéssimo do que gostariam de fazer...sua consciência não permite...

leu os dois textos?

Fritz_mkvl
Veterano
# dez/06
· votar


Nunca disse que eu não sigo a moral, nem por isso ela deixa de ser coisa da nossa cabeça.

snowwhite
Veterano
# dez/06
· votar


Ética, Moral e Direito
---------------------------------------------------------------------- ----------

José Roberto Goldim
---------------------------------------------------------------------- ----------

É extremamente importante saber diferenciar a Ética da Moral e do Direito. Estas três áreas de conhecimento se distinguem, porém têm grandes vínculos e até mesmo sobreposições.

Tanto a Moral como o Direito baseiam-se em regras que visam estabelecer uma certa previsibilidade para as ações humanas. Ambas, porém, se diferenciam.

A Moral estabelece regras que são assumidas pela pessoa, como uma forma de garantir o seu bem-viver. A Moral independe das fronteiras geográficas e garante uma identidade entre pessoas que sequer se conhecem, mas utilizam este mesmo referencial moral comum.

O Direito busca estabelecer o regramento de uma sociedade delimitada pelas fronteiras do Estado. As leis tem uma base territorial, elas valem apenas para aquela área geográfica onde uma determinada população ou seus delegados vivem. O Direito Civil, que é referencial utilizado no Brasil, baseia-se na lei escrita. A Common Law, dos países anglo-saxões, baseia-se na jurisprudência. As sentenças dadas para cada caso em particular podem servir de base para a argumentação de novos casos. O Direito Civil é mais estático e a Common Law mais dinâmica.

Alguns autores afirmam que o Direito é um sub-conjunto da Moral. Esta perspectiva pode gerar a conclusão de que toda a lei é moralmente aceitável. Inúmeras situações demonstram a existência de conflitos entre a Moral e o Direito. A desobediência civil ocorre quando argumentos morais impedem que uma pessoa acate uma determinada lei. Este é um exemplo de que a Moral e o Direito, apesar de referirem-se a uma mesma sociedade, podem ter perspectivas discordantes.

A Ética é o estudo geral do que é bom ou mau. Um dos objetivos da Ética é a busca de justificativas para as regras propostas pela Moral e pelo Direito. Ela é diferente de ambos - Moral e Direito - pois não estabelece regras. Esta reflexão sobre a ação humana é que a caracteriza.

Johnny Favorite
Veterano
# dez/06
· votar


snowwhite
leu os dois textos?

claro que li. Aliás, isso foi o que perguntei nesse mesmo tópico ao Leandro Panucci.

Fritz_mkvl

Nunca disse que eu não sigo a moral, nem por isso ela deixa de ser coisa da nossa cabeça.

Claro que é da nossa cabeça. Saria de onde? rs

snowwhite

Sabe, aqui até mesmo não importa falar de direito. Digo, sua moral mesmo não te permite qualquer coisa. Você falar que sua moral permite tudo é muito mentira e vc sabe...rs ou então quer dizer que você não tem regras próprias???

Só um psicopata seria capaz...

snowwhite
Veterano
# dez/06 · Editado por: snowwhite
· votar


Johnny Favorite
Sabe, aqui até mesmo não importa falar de direito. Digo, sua moral mesmo não te permite qualquer coisa. Você falar que sua moral permite tudo é muito mentira e vc sabe...rs ou então quer dizer que você não tem regras próprias???

Só um psicopata seria capaz...


Calma. Não bebi ontem...mas devo dizer que essas suas colocações estão um pouco confusas...pode por favor ser mais didático?

Johnny Favorite
Veterano
# dez/06
· votar


aqui o Fritz colocou sobre a moral:

Ah minha é, pode tudo. Existindo deus ou não tudo é permitido, a idéia de moral (e de um deus moral) é coisa que o ser humano inventou.

No que você respondeu:

É essa a minha visão também.

Então quer dizer que sua moral permite qualquer coisa? Exemplo: sua moral lhe permite roubar, não o faz pq a lei não permite e sendo assim isso seria prejudicial a sua pessoa?

snowwhite
Veterano
# dez/06
· votar


Johnny Favorite
Então quer dizer que sua moral permite qualquer coisa? Exemplo: sua moral lhe permite roubar, não o faz pq a lei não permite e sendo assim isso seria prejudicial a sua pessoa?

Não. Isso além de estar fora dos meus valores morais, me enquadraria em algumas leis do Direito.
Mas o que falávamos era sobre outras coisas como sexo antes do casamento, usar métodos anticoncepcionais ou desejar a mulher ( ou o marido ) do próximo(a).

Johnny Favorite
Veterano
# dez/06
· votar


¬¬

snowwhite
Veterano
# dez/06
· votar


Johnny Favorite

Que foi? Cometi algum delito ou infâmia?

Fritz_mkvl
Veterano
# dez/06
· votar


Moral não existe de fato, seguimos por conveniencia.

Johnny Favorite
Veterano
# dez/06
· votar


snowwhite
Não. Isso além de estar fora dos meus valores morais, me enquadraria em algumas leis do Direito.
Mas o que falávamos era sobre outras coisas como sexo antes do casamento, usar métodos anticoncepcionais ou desejar a mulher ( ou o marido ) do próximo(a).


É que Dostoievski trata do deus do cristianismo e as contravenções morais que vc colocou das quais é a favor são todas da moral da igreja. Pensava eu que tivessem ampliado a discusão para os problemas reais que dizem respeito também ao direito, como a eutanásia e o aborto.

Johnny Favorite
Veterano
# dez/06
· votar


Fritz_mkvl
Moral não existe de fato, seguimos por conveniencia.

Não é verdade.

snowwhite
Veterano
# dez/06
· votar


Johnny Favorite
É que Dostoievski trata do deus do cristianismo e as contravenções morais que vc colocou das quais é a favor são todas da moral da igreja. Pensava eu que tivessem ampliado a discusão para os problemas reais que dizem respeito também ao direito, como a eutanásia e o aborto.

Ah, perfeitamente...mas estávamos ali numa conversinha fechada mesmo.

Podemos abrí-la...sem problemas.

Johnny Favorite
Veterano
# dez/06
· votar


snowwhite
Ah, perfeitamente...mas estávamos ali numa conversinha fechada mesmo.

Podemos abrí-la...sem problemas.


Que isso, se fui incoveniente num forum público então peço desculpas.

snowwhite
Veterano
# dez/06
· votar


Johnny Favorite
Que isso, se fui incoveniente num forum público então peço desculpas.


o.o


Tô falando sério...

Johnny Favorite
Veterano
# dez/06
· votar


snowwhite
HUAahuahauhauahuaha não...não....

snowwhite
Veterano
# dez/06
· votar


Johnny Favorite
HUAahuahauhauahuaha não...não....

HSAUHSUAHUSHAUS

Fujão.

Fritz_mkvl
Veterano
# dez/06
· votar


Lógico que é.

Johnny Favorite
Veterano
# dez/06
· votar


Fritz_mkvl
Lógico que é.

Não, é conveniente por exemplo prejudicar outras pessoas para me dar bem, não faço isso pq meus valores morais não me permitem, não faço por que acho errado! Na minha opinião não se deve fazer mal a outra pessoa, não por conveniência, por escolha mesmo.

Fritz_mkvl
Veterano
# dez/06
· votar


Não, é conveniente por exemplo prejudicar outras pessoas para me dar bem

Na verdade não é, porque esse tipo de comportamento aplicado por todos destruiria a sociedade, como viver em sociedade é conveniente você estaria se prejudicando.

Valefort
Veterano
# dez/06
· votar


jah deu ne

vamos desvirtuar?

auhauhahiau

leandro rodrigues
Veterano
# dez/06
· votar


Valefort


jah deu ne

vamos desvirtuar?


Por mim eu já tinha disvirtuado, mas não o faço em respeito donosso amigo Fodius.

O Fodius sempre mencionava nos tópicos que o músico braguinha, falecido ontem, que a música brasileira tem muito a ver com a tropicalia de Caetano e Gal. Eu mesmo acho que os Mutantes não foi da nossa era.

Enfim...

snowwhite
Veterano
# dez/06
· votar


Valefort

¬¬

leandro rodrigues
Veterano
# dez/06
· votar


snowwhite


¬¬

AHAHAHAHAHAHAHAHAHAA...

Valefort
Veterano
# dez/06
· votar


snowwhite

\o/

consegui
por um instante

hahaha!!
xD

Johnny Favorite
Veterano
# dez/06
· votar


Fritz_mkvl
Na verdade não é, porque esse tipo de comportamento aplicado por todos destruiria a sociedade, como viver em sociedade é conveniente você estaria se prejudicando.

Segundo Kant sim. Em ética moral na sociedade. Mas eu estava falando das regras de comportamento que aplico a mim mesmo (indivíduo).

snowwhite
Veterano
# dez/06
· votar


Saudades do fodius...=/

pagode nem morto
Veterano
# dez/06
· votar


Saudades do fodius...=/ (2)

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a "Se Deus não existe, tudo é permitido"? ("Irmãos Karamazov", Fiódor Dostoiévski)