Projeto Leviathan: SeaShepherd 2006/2007

    Autor Mensagem
    emiliomiguel
    Veterano
    # nov/06


    Ao galera, topico importante sobre o projeto Leviathan q a ONG SeaShepherd tá fazendo em 2006 e 2007
    a SeaShepherd foi fundada pelo Paul Watson, o cara q fundo o Greenpeace, mas saiu de lá... ele diz que basicamente o greenpeace perdeu a real intenção de ajudar os animais e tal, tava muito ligada à empresas. Saiu uma matéria a poco tempo na revista Época, mas eu nao sei que mês. No Brasil a sede é em Santa Catarina, vê o site ai que é legal.
    O projeto Leviathan, eu vo dexa um texto que eu recebi por email pra vcs terem uma ideia melhor, lembrando que o greenpeace não vai mais colaborar no objetivo desse projeto.
    www.seashepherd.org
    ---------------------------------------------------------------------- --------

    Greenpeace abandona as baleias na Antártica

    Sea Shepherd lutará sozinha em 2006/2007

    A fundação Greenpeace anunciou que não retornará ao Santuário das Baleias na Antártica em 2006/2007, período que corresponde à estação de caça às baleias para os japoneses.
    Em uma recente reunião no Museu Marítimo de Sydney, Austrália, Shayne Rattenbury, do Greenpeace, disse que eles fizeram tudo o que podiam neste ano e que não há necessidade de retornarem às águas antárticas no final do ano para confrontarem os baleeiros. Se eles retornarem à Antártica para uma missão, será para pesquisar o aquecimento global.
    O Greenpeace estima que gastou, aproximadamente, um milhão de dólares promovendo uma recente campanha para a Antártica, onde o membros de sua tripulação filmaram a matança das baleias.
    Shayne Rattenbury disse que o Greenpeace teve que reavaliar suas táticas após um de seus tripulantes ter sido arremassado no oceano durante um confronto com um navio baleeiro japonês. "Se não fosse pelo fato de ele estar usando colete salva-vidas, ele teria morrido naquelas águas congeladas" - disse Rattenburry.
    Capitão Paul Watson se diverte com a afirmação: "Eu pensei que era para isso que um colete salva-vidas servia" - ele disse. "Toda minha tripulação pulou na água no dia do Ano Novo para nadar com os pingüins e eles apenas usavam roupas de banho. Rattenbury parece se esquecer que há risco em tudo isso. Claro que é arriscado. Claro que é perigoso. Se fosse fácil, qualquer um poderia fazê-lo. Agora parece que apenas a Sea Shepherd assumirá esses riscos contra os piratas baleeiros no próximo ano"
    O Greenpeace possuia dois navios em água antárticas, incluindo o Esperanza, com velocidade capaz de acompanhar constantemente a frota japonesa. O navio de trinta milhões de dólares Esperanza era o navio perfeito para impedir a caça ilegal de baleias pelo Japão. Ao invês disso, o Greenpeace usou-o como uma plataforma de filmagem. O Greenpeace também possuia um navio de reabastecimento de combustível para seus dois navios. Mas apesar disso, as embarcações do Greenpeace ficaram apenas uma semana a mais do que a da Sea Shepherd e retornou para Cape Town com combustível em demasia em seus tanques.
    "Eu visitei o Esperanza em Cape Town" disse o engenheiro-chefe do Farley Movat, Trevor Van Der Gulik. "Eles tinham combustível suficiente a bordo para ficarem mais duas semanas com a frota japonesa. Quando nós chegamos à Cape Town, depois de uma viagem de 8.500 milhas, nós tinhamos apenas combustível para mais um dia. Eu não posso acreditar que eles abandonaram as baleias enquanto eles tinham condições de ficarem lá"
    O Greenpeace também se recusou a cooperar com a Sociedade de Conservação Sea Shepherd e a disponibilizar suas coordenadas em seu website, para evitar que a Sea Shepherd tivesse acesso a essas informações.
    "O Greenpeace tinha capacidade para nos ajudar a parar os baleeiros" - disse Alex Cornelissen, Primeiro Oficial do Farley Movat "Eles sabiam que os baleeiros paravam de caçar e fugiam toda vez que o Farley Movat se aproximava. Ao invês disso, eles permitiram que dúzias de baleias que poderiam ser salvas morressem"
    O bem mais lento Farley Movat foi capaz de interceptar a frota japonesa três vezes e, em cada umas das vezes, os navios japoneses fugiram. No total, os baleeiros tiveram que percorrer 4.000 milhas, o que custou para eles quinze dias de caça.
    "O Greenpeace está usando os créditos disso" disse o Capitão Watson. "Apesar do fato de os baleeiros matarem baleias enquanto o Greenpeace assistia, eu tenho sido relutante em criticá-los publicamente pois, embora eles tenham suas limitações táticas, eles ainda estavam lá e seus filmes mostrando a matança eram educacionais para o público em geral. Mas agora que eles anunciaram que estão abandonando as baleias da Antártica, eu não tenho mais nenhum problema em criticá-los. Para mim, eles usam as baleias para arrecadar dinheiro e este dinheiro deveria ser usado para eles retornarem à Antártica, e não para propósitos diferentes daquele que motivou as pessoas a doarem"
    A Sea Shepherd está concentrando todos os seus esforços para assegurar um rápido retorno ao Santuário das Baleias na Antártica, para mais uma vez persuadir a caça ilegal de baleias por parte das embarcações japonesas. Não há dúvidas de que os baleeiros japoneses estão com medo da política de intervenção da Sea Shepherd em suas operações ilegais.
    "Se conseguirmos competir com a mesma velocidade, nos poderemos impedí-los" - disse o Capitão Paul Watson. "Se as pessoas estão interessadas em acabar com a caça fora da lei, então nós as convidamos a nos ajudar, levantando fundos para comprar o navio que precisamos para fazermos este trabalho. Uma doação para a Sea Shepherd é uma doação diretamente para as baleias e não para despesas administrativas ou para a máquina de levantar fundos e salários de um eco-burocrata que oficialmente abandonou a campanha para parar os baleeiros nos oceanos do sul"
    O Capitão Paul Watson não está feliz em criticar o Greenpeace. Ele foi um dos fundadores do Greenpeace em 1.972 e ele foi o pioneiro no desenvolvimento da tática de bloqueio de arpões com botes infláveis Zodiac. Ele, e depois Robert Hunter, o primeiro presidente da Fundação Greenpeace, foram os primeiros a usarem seus próprios corpos para proteger as baleias em 1.975. A filha de Robert Hunter, Emily Hunter, era um dos membros da tripulação do Farley Movat em recente campanha na Antártica.
    "O Greenpeace era uma organização pequena, mas funcional nos anos setenta" disse o Capitão Paul Watson "Nós não tinhamos medo de ser controversos ou de correr riscos. A Sea Shepherd é agora o que o Greenpeace foi no passado. Eu nunca mudei; o Greenpeace mudou quando eles trocaram intervenções efetivas por discursos, relação públicas e arrecadação de fundos. Eles são ricos e nós somos pobres, mas damos uma boa destinação para o dinheiro e somos a organização mais temida pelos piratas baleeiros e por aqueles que realizam pesca ilegal"
    A Sea Shepherd não pode competir com campanhas caras ou divulgar suas ações para uma lista de contatos como a do Greenpeace, mas apesar disso, será um navio da Sea Shepherd confrontando os baleeiros em 2006/2007 e não os do Greenpeace.

    *Capitão Paul Watson é fundador e presidente da Sea Shepherd Conservation Society, Diretor do Sierra Club EUA, Diretor do Instituto Farley Movat, Diretor da Sociedade das Baleias Cinzas do Atlântico e Presidente da Força de Ação para Conservação e Pesquisas Oceânicas.

    A Sea Shepherd espera poder contar com a ajuda de todos para a campanha " Leviathan " , nome adotado para a campanha 2006/2007 pelas baleias na Antártica.

    Thiago Malachias

    Diretor Executivo Sea Shepherd Brazil


    www.seashepherd.org.br

    Fritz_mkvl
    Veterano
    # nov/06
    · votar


    Quero mais é ver essas baleias no meu prato.

    Peter P
    Veterano
    # nov/06
    · votar


    um post pra não chorar
    :-)

    monikenha
    Veterano
    # nov/06
    · votar


    mais de 7 linhas... não dá!

    LFL
    Veterano
    # nov/06
    · votar


    eu nunca acreditei no greenpeace

    ps.:li até a metade :P

    maggie
    Veterana
    # nov/06
    · votar


    Assisti um documentário que contou como surgiu o Sea Sheperd, na verdade os caras são muito mais radicais que o Greenpeace é hoje.

    No site deles não encontrei maiores informações sobre esse projeto aí, o que é uma pena. Simpatizo com a causa. =)

    Rato
    Veterano
    # nov/06
    · votar


    depois do escândalo das Ongs que desviaram 30 milhões de doações; nem duvido q estas tb estão envolvidas em filhadaputices

    Rato
    Veterano
    # nov/06
    · votar


    GAPC - Grupo de apoio a Pessoas com câncer
    Abrapec - associação brasileira de assistência a pessoas com cancer

    agiam em boa parte do território nacional =/

    r2s2
    Veterano
    # nov/06
    · votar


    emiliomiguel
    Leviathan

    É a música do Malmsteen?

    maggie
    Veterana
    # nov/06
    · votar


    r2s2
    É a música do Malmsteen?

    Leviatã é um montro imaginário dos mares, título de um livro do Thomas Hobbes. Por isso a associação com o Sea Shepherd, capisco?

    =)

    r2s2
    Veterano
    # nov/06
    · votar


    maggie
    Leviatã é um montro imaginário dos mares, título de um livro do Thomas Hobbes. Por isso a associação com o Sea Shepherd, capisco?
    =)


    Hehe

    emiliomiguel
    Veterano
    # nov/06
    · votar


    maggie
    sao radicais mesmo, otro dia eu vo posta sobre otra ong que é mais radical q eles, mas nao atua soh com animais marinhos.

    ó gente, eles tão fazendo uma campanha pra arrecada dinhero pra compra otro navio no combate ao baleeiros

    vc compra uma camisa, 30,00 (reais mesmo) e parte do dinhero blabla bla vcs intenderam
    tem umas massa,ve lá

    http://www.seashop.com.br/

    mas cara, quem tem preguiça de le o texto.... sério, acho q vale a pena ler...

    emiliomiguel
    Veterano
    # nov/06
    · votar


    um up pelas baleias fin.....


    vejam esse negocio das camisetas ai em cima

    zaqueu_grunge
    Veterano
    # nov/06
    · votar


    naum gosto dessa sea sheperd, apesar do trabalho que fazem, uma vez mostravam um video na TV mostrando as focas morrendo, puta que pariu, passei muito mal quando vi aquele filmezinho. tive pesadelos com aquilo por umas duas semanas.
    hoje consigo ver as fotos das focas mortas, mas os vídeos, pqp...

    mas aprovo a iniciativa deles. tinha que matar todos esses filhos da pota que promovem essa caça ridícula.

    emiliomiguel
    Veterano
    # nov/06
    · votar


    zaqueu_grunge
    é horrivel mesmo;;;;

    a que eu acho pior, que eu nao consegui nem acaba d eve o video, é um no youtube q mostra os 'bastidores' do comercio de roupas de pele de animais. velho... acabo com meu dia, fiquei o resto do dia pensando naquilo.... e nem vi intero.....

    se alguem tive interesse em ver, procura no youtube por 'fur' 'animal' ou coisa do genero....

    zaqueu_grunge
    Veterano
    # nov/06
    · votar


    emiliomiguel
    já vi esse aí também. arrancam a pele dos bichos vivos. tem uma hora que dá pra ver uma lágrima correndo no olho de um bichinho daqueles.
    mas o das focas foi mais chocante pra mim. eu tinha 10 ou 11 anos naquela época. desejei que todos os humanos morressem naquele dia, inclusive eu.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Projeto Leviathan: SeaShepherd 2006/2007