A colheita - recebi e compartilho com vocês

    Autor Mensagem
    maggie
    Veterana
    # nov/06


    A COLHEITA
    A maioria dos idiotas que conheço tem diploma universitário. E sobre esse assunto, recebi um e-mail de minha amiga Jane Pólo:
    A pocotização começou há muito tempo. Escolas medíocres, professores idem. Esse é o ponto de partida. Para onde vai toda essa gente malformada? Ocuparão postos em todos os lugares. Malformado não quer dizer que não tenha inteligência. A inteligência dilapidada dentro de um padrão medíocre, sem princípios morais e éticos, formará indivíduos aproveitadores, exatamente do tipo que vemos aos montes. Meu pai dizia que a educação e a imprensa estavam nas mãos de inescrupulosos e que a colheita seria rápida e trágica. Taí."

    Colheita.

    É esse o nome do que vivemos nestes dias de valores morais tímidos e sacanagens explícitas. Qualquer empreendimento que substitua profissionais bem formados por outros com fraca formação, colherá perda de competitividade, queda na satisfação dos clientes, perda de participação no mercado, aumento de custos e burocracia. É natural.

    Mas o que significa gente "bem-formada?". Atenção, senhoras e senhores ideologicamente estressados: quanto mais bem-preparadas, cultas, experientes e com formação sólida, mais conseguem interpretar, julgar e tomar decisões com segurança e acerto. No entanto, fazer uma afirmação como essa "nestepaiz" é um perigo. Serei rotulado de, no mínimo, preconceituoso... Estamos perdidos numa discussão imbecil que incentiva a divisão de classes, tachando de preconceituosos os que acham que pessoas com cultura, instrução e formação são mais capazes que os ignorantes, mal-educados e toscos. Essa discussão transforma o termo "elite" em ofensa e "humildade" em precondição de competência, o que até nem seria problema se, para os que defendem essa tese, "ser humilde" não fosse apenas sinônimo de "ser pobre"... Mas isso é tema para outro artigo.

    Hoje o assunto é "colheita".

    Formação sólida não se resume a instrução. Envolve valores morais, referências e vivências... E os processos brasileiros de formação educacional e moral envelheceram, quebraram, ficaram ultrapassados. As escolas despejam no mercado gente cada vez menos preparada. A realidade mostra que os valores morais são... relativos. A mídia incentiva o "ter a qualquer preço". As referências são substituídas por celebridades. Um clima generalizado de impunidade faz com que ninguém se importe em dar respostas, cumprir promessas e entregar o que prometeu. Vivemos uma assustadora queda de qualidade nos processos que envolvem... gente. Daí essa pobre colheita.

    Tá na hora de criar uma "ISO 9000" pra gente... Na verdade, as ISOs e outros programas de qualidade até que tentam abordar os relacionamentos, mas nenhum deles sabe lidar com indicadores intangíveis. Nenhum deles sabe lidar com gente.
    Para esses programas, não existe vida inteligente fora de uma planilha Excel...
    E ficamos assim: de um lado a máquina burocrática, fria e amarrada pelo controle. De outro um monte de gente precisando de amor, atenção, carinho e compreensão. Aquelas viadagens que não cabem no nosso mundo competitivo, sabe como é?

    Pois é. E assim vamos formando máquinas. Toscas máquinas. Capazes de recitar a tabela periódica. Mas incapazes de se emocionar com um verso de Cecília Meirelles...

    O super engenheiro, médico, advogado ou empresário que não consegue emocionar-se com poesia, tem instrução. Mas não tem formação.

    O Brasil precisa de mais que instrução. Precisa de formação.
    Só assim poderemos ter uma colheita que preste.

    maggie
    Veterana
    # nov/06
    · votar


    A maioria dos idiotas que conheço tem diploma universitário.
    Essa foi a melhor.
    \o/

    snowwhite
    Veterano
    # nov/06
    · votar


    Sim. E daí?

    News?

    brunohardrocker
    Veterano
    # nov/06
    · votar


    A pocotização começou há muito tempo. Escolas medíocres, professores idem. Esse é o ponto de partida. Para onde vai toda essa gente malformada? Ocuparão postos em todos os lugares. Malformado não quer dizer que não tenha inteligência. A inteligência dilapidada dentro de um padrão medíocre, sem princípios morais e éticos, formará indivíduos aproveitadores, exatamente do tipo que vemos aos montes. Meu pai dizia que a educação e a imprensa estavam nas mãos de inescrupulosos e que a colheita seria rápida e trágica. Taí."

    Verdade. (me considero mediocre também).

    Guto EADG
    Veterano
    # nov/06 · Editado por: Guto EADG
    · votar


    olha... nao gostei do texto. ele começou bem, mas parece q acabou tangenciando a ideia inicial...ou a ideia do texto nao foi bem apresentada no inicio. achei os argumentos fracos e clichês......
    mas eh soh minha opiniao, claro.

    Midgard
    Veterano
    # nov/06
    · votar


    pensei q tava falando daquele filme oO
    colheita maldita \m/

    Guto EADG
    Veterano
    # nov/06 · Editado por: Guto EADG
    · votar


    além do mais, escolas, universidades, *devem* dar instrução. formaçao moral e' valor de berço. se emocionar ou nao com poesia,arte, eu encaro mto mais como uma característica pessoal que é bem vinda, mas nao necessária para muitos setores. nao eh passível de crítica.

    Guto EADG
    Veterano
    # nov/06
    · votar


    Midgard

    deu inicio também pensei. adoro essa série... vi os 4 \m/

    snowwhite
    Veterano
    # nov/06
    · votar


    achei os argumentos fracos e clichês......
    mas eh soh minha opiniao, claro.


    (2)

    Marisco
    Veterano
    # nov/06
    · votar


    Achei interessante. Nada demagogo.

    Fodius
    Veterano
    # nov/06
    · votar


    Texto interessante.

    São os genéricos invadindo, a artificialidade...

    Luckas_Guitar
    Veterano
    # nov/06
    · votar


    Meu pai dizia que a educação e a imprensa estavam nas mãos de inescrupulosos e que a colheita seria rápida e trágica. Taí."

    meu pai um dia me falou, para q eu nunca mentisse, mas ele se esqueceu de dizer a verdade.

    :p

    danilomagacho
    Veterano
    # nov/06
    · votar


    O texto não é demagogia, mas tampouco é realista... difícil explicar.

    Para mim estamos vivendo a entrada no mercado da "Geração computador e internet"... eles tem cultura, tem instrução, mas não sabem se relacionar com nada que não tenha teclado.


    Deixem que a vida vai ensinar todos a se comportarem, a fazerem bom uso de ferramentas importantes como moral, educação, sensibilidade, etc...

    Informação, aprendizado, isto se consegue com os olhos , ouvidos... o resto a gente leva na bun**... o que ensinará a eles moral e fará deles mais humanos é a vida, experiência...

    Bob do recife
    Veterano
    # nov/06
    · votar


    vc jura q eu vou ler isso tudo?

    eh sobre oq? depensendo do assunto eu leio =D

    r2s2
    Veterano
    # nov/06
    · votar


    maggie
    A maioria dos idiotas que conheço tem diploma universitário.

    Eu tô nesse grupo.

    \o/

    Ed_Vedder
    Veterano
    # nov/06
    · votar


    como vcs são chatos =)

    Johnny Favorite
    Veterano
    # nov/06
    · votar


    danilomagacho
    O texto não é demagogia, mas tampouco é realista... difícil explicar.

    Para mim estamos vivendo a entrada no mercado da "Geração computador e internet"... eles tem cultura, tem instrução, mas não sabem se relacionar com nada que não tenha teclado.


    Deixem que a vida vai ensinar todos a se comportarem, a fazerem bom uso de ferramentas importantes como moral, educação, sensibilidade, etc...

    Informação, aprendizado, isto se consegue com os olhos , ouvidos... o resto a gente leva na bun**... o que ensinará a eles moral e fará deles mais humanos é a vida, experiência...




    Concordo com você!

    Carla Andréa
    Veterano
    # nov/06
    · votar


    mas não sabem se relacionar com nada que não tenha teclado.

    Na minha futura profissão, se eu for atrás disso, me ferro geral!

    powerguitar10
    Veterano
    # nov/06
    · votar


    Federal rules

    \o\

    Midgard
    Veterano
    # nov/06
    · votar


    Guto EADG

    soh vi 1 =/

    Guilherme Ghelfi
    Veterano
    # nov/06
    · votar


    ...¬¬"

    Haaa legal!
    ta valendo vai!

    maggie
    Veterana
    # nov/06
    · votar


    snowwhite
    Sim. E daí?
    News?

    =(

    Guto EADG
    achei os argumentos fracos e clichês......
    Até são mesmo.
    Tem alguma coisa nova ali (pra mim pelo menos), mas a maioria é uma compilação, o que não deixa de ser verdade.

    danilomagacho
    Para mim estamos vivendo a entrada no mercado da "Geração computador e internet"... eles tem cultura, tem instrução, mas não sabem se relacionar com nada que não tenha teclado.
    Sim, excesso de informação. Era a Geração Coca-Cola (80's), depois a Geração X (90's)... agora a geração é Zero mesmo. hehe

    maggie
    Veterana
    # nov/06
    · votar


    "Excessórios"

    Preciso de seis coisas para sair de casa: camisa, jeans, sandália, dinheiro, chave de casa e identidade. Não uso cueca, cinto, nem relógio. Não tenho carteira, celular, nem carro.

    Comparado à maioria dos homens, pareço mal equipado para me aventurar na selva urbana. Comparado a mulheres, estou quase nu. Elas usam muito mais coisas e em lugares bem mais variados. Nem estou contando as bolsas, que mostram quão incapazes são de jogar qualquer coisa fora -de canetas estouradas a contas pagas.

    O mesmo acontece com outros acessórios. O que a cueca faz de verdade? Ao contrário do sutiã, não protege nem apóia o que guarda. E quem precisa de relógio de pulso em cidades repletas de digitais? Táxis são mais baratos do que a despesa com um carro -e mais seguros.

    Já que só uso meu cartão de crédito para alugar carros nas férias e levo só um documento (e nada de cheques, fotos ou camisinhas), por que carteira? Para roubarem tudo junto?

    Alguns homens não usam só a carteira, mas pochetes, o que os faz parecer cangurus. Se precisam de um bolso extra, podem usar a cueca (digamos, para esconder dólares, como o assessor do PT fez). Isso a tornaria útil. As bolsas a tiracolo estão ficando maiores para levar os mais novos acessórios -de pagers e celulares a palmtops e tocadores de MP3.

    Eu não tenho celular porque não gosto de ser interrompido quando saio, especialmente por um aparelho que vibra perto de uma zona erógena "descuecada". Quando saio com amigos, as ligações que recebem, pouquíssimas urgentes, podem durar dez minutos. Se tivesse celular, eu, carente, poderia passar esses dez minutos falando também. Mas fico calado. São meus amigos que reclamam de eu não ter celular. Se tivesse, como uma amiga argumentou, eu poderia ter ligado e dito que um engarrafamento me atrasaria meia hora. Mas, no Rio, todos (menos ela) se atrasam 30 minutos.

    Minha mulher tem a mesma aversão que eu a acessórios e não tem celular nem cartão de crédito. Quando saímos juntos, ela nem leva bolsa. Eu ponho a identidade dela no meu bolso. Fomos feitos um para o outro. Não somos frugais ou antitecnologia. Tiramos longas férias e levamos uma câmera digital e microlaternas para ler no escuro. Mas, juntos, levamos menos bagagem do que muita dondoca em viagem de fim de semana. Ao contrário da maioria dos viajantes "high-tech", não levamos laptops para mandar e-mails ou baixar fotos digitais -um exemplo de como um acessório leva a outro. Na era de ouro do excesso, evito esses brinquedos, não porque viciem, mas porque não melhorariam minha qualidade de vida. O budismo ensina que "menos é mais". E Henry David Thoreau escreveu que "o homem é rico em proporção ao número de coisas de que pode prescindir". Ele é meu modelo de afluência.

    ----------------------------------------------------------

    MICHAEL KEPP, jornalista norte-americano radicado há 24 anos no Brasil, é autor do livro de crônicas "Sonhando com Sotaque - Confissões e Desabafos de um Gringo Brasileiro" (ed. Record)

    www.michaelkepp.com.br

    maggie
    Veterana
    # nov/06
    · votar


    Ao contrário do que alguns podem pensar, o texto acima fala de minimalismo -- e não de "homens que usam menos penduricalhos que mulheres".

    Enjoy.
    =)

    snowwhite
    Veterano
    # nov/06
    · votar


    maggie
    =(

    =)

    Sério. Texto sem novidade alguma a respeito do assunto. Nada contra tua iniciativa. O pro blema é com o autor do texto.

    minimalismo

    Minimalismo é tudo.

    Less is More.

    danilomagacho
    Veterano
    # nov/06
    · votar


    maggie

    A função da cueca não é de proteção ou sustentação... é questão de higiene mesmo... gringo porco esse aí.

    maggie
    Veterana
    # nov/06
    · votar


    danilomagacho
    . gringo porco esse aí.
    ehuehue

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a A colheita - recebi e compartilho com vocês