DonCorleone Veterano |
# nov/06
fonte: http://noticias.terra.com.br/mundo/interna/0,,OI1268414-EI294,00.html
O ditador Augusto Pinochet completou 91 anos neste sábado recebendo os amigos e a família em sua casa em Santiago.
Porém, Pinochet não tem muito o que comemorar, pois está envolvido em vários processos por violações aos direitos humanos e corrupção.
Atualmente, nove juízes estão à frente de processos que incriminam Pinochet por seqüestros, desaparições e homicídios qualificados que têm relação com a Operação Colombo, empreendida em 1975 por sua Polícia secreta para encobrir o desaparecimento de 119 opositores.
Pinochet também está sendo processado por fraude ao fisco e uso de passaportes falsos no chamado "caso Riggs", aberto após ter sido descoberto que o ex-ditador mantinha várias contas secretas no exterior, nas quais acumulou uma fortuna de US$ 26 milhões cuja origem não foi determinada.
Além disso, foi interrogado por torturas e homicídios cometidos em Vila Grimaldi, uma prisão clandestina da Dina (Polícia secreta) e sua perda de imunidade está pendente devido ao desaparecimento do sacerdote católico espanhol Antonio Llidó.
Apesar de todos estes processos, Pinochet pôde receber com tranqüilidade os cumprimentos de seus amigos pelo seu aniversário, pois está em liberdade provisória, ao contrário do ano passado, quando completou 90 anos sob prisão domiciliar e não pôde fazer festa.
---------------------------------------------------------------------- --------
Mas hein, vaso ruim nao quebra!
|