Tópico do colapso da hegemonia dos Estados Unidos

Autor Mensagem
Wanton
Veterano
# 18/abr/23 14:44


Para começar, faço a ressalva que nós somos estadunidenses pra caralho! Nós e boa parte do mundo! Consumimos a cultura deles 24/7 e, às vezes, sabemos mais sobre ela do que os próprios nativos. Pessoalmente, admito que metade das minhas bandas favoritas vêm de lá, além de dois dos principais autores que embasam minha cosmovisão. Admiro um monte de coisas daquele país, assim como entendo que há muita coisa escrota ao norte do México. Culturalmente, é um país bastante rico e diverso, cheio de defeitos e virtudes. Tudo o que se espera de um pedaço de terra daquele tamanho, situado em cima da carne-seca, no contexto do capitalismo. É importante ressaltar que esse tópico NÃO PRETENDE SER UM BAIT PARA PAGA PAU DE GRINGO. É só para falar do acirramento das tensões geopolíticas, provocadas em virtude do desespero desse império diante do crescimento da economia e da relevância geopolítica da China; da subserviência conveniente da Europa e das escolhas estratégicas que serão adotadas pelos demais países nesse contexto.

makumbator
Moderador
# 18/abr/23 14:46 · Editado por: makumbator
· votar


Wanton Será que somos os bárbaros às portas do Império Romano de nossa época? Mas tudo bem, a trajetória linda da terra da liberdade não se apagará (assim como os feitos romanos perduram até hoje). É importante ressaltar que esse tópico NÃO PRETENDE SER UM BAIT PARA PAGA PAU DE GRINGO. Vou fingir que nem li essa parte.

brunohardrocker
Veterano
# 18/abr/23 14:50 · Editado por: brunohardrocker
· votar


Rapaz, nem vou entrar no mérito do tópico, mas só pontuar aqui que eu estou começando a ficar com medo da escalada dessas tensões. Antes de procurar certos e errados, me preocupo com a vida de 99,9% que só tem a perder ao se prestar a defender o interesse de senhores a frente de estados-nações. Parece que o oriente tá querendo impor respeito com um fundo bélico e a elite do ocidente não tá querendo ceder.

Wanton
Veterano
# 18/abr/23 14:51
· votar


Hoje, uma matéria na Globo (porta-voz dos interesses geopolíticos dos Estados Unidos no Brasil) falava sobre a prisão arbitrária de jornalistas acusados de espionagem, na Rússia. Essa matéria dava voz a representantes do governo americano, que clamavam pela condenação dessa prática. Esses hipócritas são os mesmos que mantém Julian Assange preso e que estão no encalço de Edward Snowden. Também condenam o Brasil por se manter neutro sobre a guerra na Ucrânia, alegando que o conflito foi determinado unilateralmente pela Rússia. Querem que compremos esse discurso à força e chamam essa propaganda em tom de ameaça de defesa da liberdade.

Wanton
Veterano
# 18/abr/23 14:57
· votar


brunohardrocker estou começando a ficar com medo da escalada dessas tensões. Te dou razão. Parece que o oriente tá querendo impor respeito com um fundo bélico e a elite do ocidente não tá querendo ceder. A hegemonia dos Estados Unidos foi mantida pelo poder econômico e bélico, durante todo o século XX. Há pouquíssimos conflitos bélicos provocados pelas economias emergentes do oriente, contudo, os Estados Unidos praticamente não saem de uma guerra desde o dia em que declararam independência do Reino Unido. A tensão é essencialmente econômica, o que me parece é que são os Estados Unidos que têm interesse em levar essas tensões para o campo bélico. Eles não sabem como competir com a China jogando as regras do capitalismo que vigora.

Drinho
Veterano
# 18/abr/23 15:17
· votar


makumbator a trajetória linda da terra da liberdade não se apagará Gigantes, democráticos com cidadãos ricos e livres. Tudo o que não tem no brics e no terceiro mundo em geral. Líderes de terceiro mundo como o criminoso Inácio da Silva podem até não se posicionar sobre a guerra indicando a verdade, mas é importante lembrá-los que a Rússia é o agressor e a Ucrânia é o agredido.

brunohardrocker
Veterano
# 18/abr/23 15:24
· votar


Wanton me parece é que são os Estados Unidos que têm interesse em levar essas tensões para o campo bélico. Eles não sabem como competir com a China jogando as regras do capitalismo que vigora O que é uma paunocuzagem tremenda. Não passo pano. Pode ser muita ingenuidade da minha parte, mas querer manter-se no topo do mundo a todo custo, onde o maior risco seria cair de primeiro para segundo, ao custo de vidas humanas. Essa lógica de que para estar bem, precisa que o outro se foda. Ao invés de buscarem cooperação. E no topo das tensões estão 3 potências nucleares ja de forma direta.

Wanton
Veterano
# 18/abr/23 15:39
· votar


brunohardrocker O que é uma paunocuzagem tremenda. Não passo pano. Pode ser muita ingenuidade da minha parte, mas querer manter-se no topo do mundo a todo custo, onde o maior risco seria cair de primeiro para segundo, ao custo de vidas humanas. Essa lógica de que para estar bem, precisa que o outro se foda. Ao invés de buscarem cooperação. Eu não vou dizer que também não tenho um pouco de medo da ascensão da China. Não sei qual é a deles, poucos sabem aqui no ocidente. Na prática, o que vemos é outra potência tratorando os países pequenos no mercado internacional. Mais uma para a gente vender insumos e comprar quinquilharias. O que vem depois? Vamos ter aulas de mandarim na escola? Sobre o conflito na Ucrânia, penso que é algo que a Europa e os Estados Unidos teriam evitado, caso houvesse vontade política. Fizeram o oposto, o aceno correspondido pela OTAN serviu de estopim para a invasão. Nesse contexto, a Europa está totalmente comprometida com os interesses dos Estados Unidos. Do lado de lá, há todo um mercado sendo amaldiçoado pelo ocidente e o Brasil não tem nada com isso! A China já é nosso maior parceiro comercial. Essas portas devem se manter abertas, não importa se os Estados Unidos estão nos olhando torto e fazendo ameaças veladas.

makumbator
Moderador
# 18/abr/23 15:40
· votar


Wanton Eu não vou dizer que também não tenho um pouco de medo da ascensão da China. Não sei qual é a deles, É só ver o que eles fazem no continente africano pra ter uma ideia.

Pedro_Borges
Veterano
# 18/abr/23 21:21
· votar


https://www.terra.com.br/noticias/brasil/politica/lula-muda-o-tom-e-co ndena-invasao-da-ucrania-apos-cobrancas-dos-eua-e-da-europa,a92d25bb9c 29dca181cda7825c9fa82d6922k0th.html Esse Barba é um mela cueca, poha! A China mandou desonerar as compras ele obedeceu. Os Isteites mandou ele condenar a Rússia e ele fez xixi nas pernas. Chupa petezada!

Wanton
Veterano
# 18/abr/23 21:45
· votar


Pedro_Borges Chupa petezada! Você acha bonito um presidente sofrer pressão para se alinhar ao discurso que é do interesse dos Estados Unidos? O Brasil não tem nada com isso! Não tinha nada que se posicionar a favor da Ucrânia.

Pedro_Borges
Veterano
# 18/abr/23 21:48 · Editado por: Pedro_Borges
· votar


Wanton Não, só acho que o Lula é um falastrão tal qual o Bolsonaro, depois tem que meter o rabo entre as pernas!

Lelo Mig
Membro
# 18/abr/23 22:05 · Editado por: Lelo Mig
· votar


Wanton brunohardrocker A gente vive pouco, presencia apenas algumas décadas e muitas vezes se perde nos contextos e mesmo factoides de nossa curta história presente. A China têm mais de 6 mil anos de civilização, sendo mais de 50% delas dedicadas ao imperialismo. A China é tão imperialista quantos os E.U.A. A Rússia também é. A Inglaterra (o País que mais invadiu os outros na história, inclusive o Brasil em 1591) hoje é pequena, não mete medo em ninguém e se contenta em gozar com o pau dos americanos. (contudo, na defesa, é uma Nação praticamente impossível de ser invadida hoje em dia). A Europa passou séculos guerreando entre si numa época em que o tamanho territorial não fazia muita diferença. A coisa só era preocupante (ser pequeno) quando algum pequeno começava a agregar terras e ficar grande (Romanos, Turcos, Persas, Otomanos...), mas quando se diluía novamente, podiam se dar ao luxo de ficarem guerreando por "cem anos". Com o crescimento do capitalismo e as colônias dando claras evidências de que independência seria um problema constante, final do século 18, início do 19, com as novas guerras "de vizinhos" na Europa, os EUA teve sua grande sacada. Começou a colonizar sem invadir. Os EUA é enorme e tá isolado, diferente dos europeus não sofre ameaça alguma por terra. Com a segunda guerra e o gigantismo da Alemanha, que ia jantar a Europa toda facinho, os europeus tiveram que aceitar a proteção dos imperialistas. Sejamos honestos, sem ideologias, quem venceu a guerra foram os aliados. E, sejamos honestos 2, entendam por aliados União Soviética e EUA. Não se discute o heroísmo francês ou inglês... mas, heroísmo não ganha guerra. Resultado? Hoje Boa parte da Europa, Japão, Coréia do Sul e etc., são "colônias" dos EUA. A China neste período tava na merda. Mas no passado, por vários séculos, foi a Rainha da Cocada lá na Asia Oriental. Alguém dúvida que eles querem ser vistos como grande potência mundial e respeitados novamente? No entanto, não acredito que estes Países se confrontem. É impossível invadir os EUA, é impossível invadir a China. A guerra se dá somente no campo econômico e de influência. Neste aspecto, América Latina e boa parte do Oriente Médio, são os objetos de desejo destes Países, já que a Europa tá toda fechada com os EUA e devem até as cuecas prá eles. Mas, a China cresce à olhos vistos, esta com presença forte na Lua e, confirmando o acesso a água, eles vão fazer uma base lá com direito a estátua do buda na porta. Isso vai dar um status ducaraio pros Manos Xing Ling. Os EUA andam meio bolados.

makumbator
Moderador
# 18/abr/23 22:34 · Editado por: makumbator
· votar


Lelo Mig Mas no passado, por vários séculos, foi a Rainha da Cocada lá na Asia Oriental. A não ser quando estavam sendo espancados em casa pelos japoneses...heheh!

Lelo Mig
Membro
# 18/abr/23 23:14
· votar


makumbator "A não ser quando estavam sendo espancados em casa pelos japoneses...heheh!" Faz parte. Os EUA foram espancados pelo Vietnã, a União Soviética pelos Afegãos. Têm que ter um Golias, de ocasião, prá alegrar e virar herói dos pobres.

makumbator
Moderador
# 18/abr/23 23:17
· votar


Lelo Mig Mas em casa? Esse é o problema! Os chineses foram dominados pelo Japão por muito tempo e na casa deles.

Lelo Mig
Membro
# 18/abr/23 23:22 · Editado por: Lelo Mig
· votar


makumbator "Mas em casa?" Foi no auge da crise chinesa, bem pré revolução, 99.9% da China tava passando fome, com meio kilo de arroz você fazia 10 cabras largarem os facões. Seria a mesma coisa que São Paulo, hoje, invadir Centro do Guilherme no Maranhão. Pergunta se os japas têm a moral de meter o loko agora?

Jonas Kahnwald
Membro Novato
# 19/abr/23 00:06
· votar


brunohardrocker Wanton sem querer dar uma de messenger, mas em outubro de 2018 a liderança das TJs identificou a Rússia e seus aliados como o "Rei do Norte" da profecia de Daniel, ao passo que os EUA já eram apontados como o atual "Rei do Sul" da profecia desde meados do século XX. A profecia é interpretada pela liderança das TJs como sendo um embate real entre 2 coligações internacionais disputando pelo poder do mundo nos dias finais, duelo este que no seu ápice, será interrompido por uma repentina mudança de direção dos acordos políticos em prol de uma "paz mundial". E oq fazer para atingir isso? Perseguir todas as religiões, pq serão consideradas o grande vilão que semeia a discórdia toda

Lelo Mig
Membro
# 19/abr/23 00:49
· votar


Jonas Kahnwald "sem querer dar uma de messenger..." ...mas já dando! Os EUA ficam no Norte, Jonas. Com este tipo de interpretação eu faço o Brasil ser o Rei do Oriente Médio... tudo encaixa à gosto do cliente. "Perseguir todas as religiões..." Os EUA seguem cada dia mais Cristão Pentecostal e a Rússia cada dia mais Cristã Ortodoxa.

Jonas Kahnwald
Membro Novato
# 19/abr/23 04:02 · Editado por: Jonas Kahnwald
· votar


Lelo Mig A profecia fala de um "rei do sul" e "rei do norte" pq os primeiros reinos que representavam cada lado da profecia eram o Egito (rei do sul pois estava ao sul de Israel) e a Síria (rei do norte, pq ficava ao norte de Israel). Porém, a aplicação para os dias atuais apenas mantém o mais forte estando no Sul (EUA, assim como na época o Egito era mais forte) e o menos forte querendo ultrapassar o outro, no "Norte" (Rússia e aliados, assim como a Síria no passado). Sobre a perseguição às religiões, isso não será um feito apenas dos EUA,. será um acordo mundial, provavelmente capitaneado pela ONU... E acho que não precisa ser nenhum expert pra perceber o declínio de popularidade principalmente dessas religiões evangélicas, mas tbm da islâmica no mundo já hoje

Jonas Kahnwald
Membro Novato
# 19/abr/23 04:08
· votar


Aliás, Lelo, seja sincero, após Trump e Bolsonaro, vc acha que as religiões evangélicas ganharam ou perderam respeito aqui nas Américas?

Drinho
Veterano
# 19/abr/23 05:03 · Editado por: Drinho
· votar


Pedro_Borges Esse Barba é um mela cueca, poha! O problema é que o animal disse que EUA e UE querem a guerra e que Ucrânia e Rússia são responsáveis pela guerra. Aí tem que ficar indo nos caras pra dizer “Haha, é pegadinha, não liguem para o que ele diz, ele bebe e não sabe o que fala”. O Brasil não tem que dar opinião nenhuma simplesmente porque é parceiro do lado criminoso da história, portanto tem que concordar com Europa e EUA mas se manter quietinho. Nem é tão difícil assim. O Barba sempre foi um animal, mas ele está ficando com aquela síndrome do Silvio Santos, provavelmente causada pela idade, ou talvez pelas garrafas de velho barreiro.

Pedro_Borges
Veterano
# 19/abr/23 08:57
· votar


Jonas Kahnwald A profecia fala de um "rei do sul" e "rei do norte" pq os primeiros reinos que representavam cada lado da profecia eram o Egito (rei do sul pois estava ao sul de Israel) e a Síria (rei do norte, pq ficava ao norte de Israel) Jonas, isso mostra que a bíblia foi escrita de forma aleatória. Se partisse de uma divindade pelo menos a geografia estaria correta. Palavra de Deus?

Wanton
Veterano
# 19/abr/23 09:42
· votar


lado criminoso da história Olha a simploriedade do raciocínio do sujeito! O cara vive no mundo do G. I. Joe: os Estados Unidos são do bem, seus inimigos são do mal. Jonas Kahnwald Sobre a perseguição às religiões As religiões estão fora do radar das crises políticas, isso era mais presente no começo do século, devido ao atentado no WTC e a chacina na Bataclan.

ProgVacas
Membro Novato
# 19/abr/23 10:03
· votar


Eu tentei formular um comentário, mas não tenho absolutamente nada a acrescentar em relação ao que já foi dito. É uma qualidade que estou treinando dia a dia.

Pedro_Borges
Veterano
# 19/abr/23 10:09
· votar


/\ Só sei que não vou dizer nada. Quase um Sócrates! (Risos).

Lelo Mig
Membro
# 19/abr/23 10:18 · Editado por: Lelo Mig
· votar


Jonas Kahnwald Aliás, Lelo, seja sincero, após Trump e Bolsonaro, vc acha... Não é o que eu acho mas o que as estatísticas mostram: Existem, hoje, perto de 600 milhões de pentecostalistas e neo pentecostalistas. Se a tendência se mantiver, a expectativa é que até 2050 esse número aumente para 1 bilhão, o que significa uma em cada dez pessoas na Terra. O islã, também segundo estatísticas, é a religião que mais cresce no mundo e se o ritmo de crescimento se mantiver, os muçulmanos irão superar os cristãos como o maior grupo religioso. (são mais jovens e fazem mais filhos). Portanto tudo indica que haverá uma, ainda maior, divisão entre Ocidente e Oriente e com maior presença religiosa nas lideranças políticas. Se a "profecia" disser que o seu grupo (o dos TJs), assim como o meu (dos ateus) serão perseguidos, aí pode fazer algum sentido.

ProgVacas
Membro Novato
# 19/abr/23 10:21 · Editado por: ProgVacas
· votar


Pedro_Borges É, fio... não vou meter um "e o bolsonaro, que xingou a mulher do Macron!?" na fuça dos outros. Não tem absolutamente nada a ver com o tópico.

brunohardrocker
Veterano
# 19/abr/23 10:51
· votar


Jonas Kahnwald em outubro de 2018 a liderança das TJs identificou a Rússia e seus aliados como o "Rei do Norte" da profecia de Daniel, ao passo que os EUA já eram apontados como o atual "Rei do Sul" Se girar o globo em 90°, faz sentido. Mas aguardo o parecer do messenger sobre isso.

Jonas Kahnwald
Membro Novato
# 19/abr/23 12:08
· votar


Pedro_Borges Jonas, isso mostra que a bíblia foi escrita de forma aleatória. Se partisse de uma divindade pelo menos a geografia estaria correta. Palavra de Deus? pq a geografia não está certa? O Egito está ao sul de Israel e a Síria está ao norte de Israel

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Tópico do colapso da hegemonia dos Estados Unidos