Se fudeu! (Saddam condenado a forca)

Autor Mensagem
Carlos Henrique 2
Veterano
# nov/06 · Editado por: Carlos Henrique 2


Abalado, Saddam é condenado à morte por enforcamento


Por Mussab Al-Khairalla e Ibon Villelabeitia

BAGDÁ (Reuters) - Visivelmente abalado, Saddam Hussein foi considerado culpado por crimes contra a humanidade neste domingo e condenado à forca, durante sessão de tribunal patrocinada pelos Estados Unidos em que o ex-ditador vinha sendo julgado há um ano.

Outros dois assessores, incluindo seu meio-irmão Barzan al-Tikriti, também serão enforcados se a apelação automática fracassar. Seu ex-vice-presidente foi condenado à prisão perpétua e outras três autoridades do Partido Baath receberam penas de cadeia.

Pouco depois da leitura do veredicto na corte, sob forte segurança, em Bagdá eclodiram confrontos entres homens armados e tropas dos EUA e iraquianas em dois bairros muçulmanos sunitas da capital.

Em contraste, os xiitas, maioria que agora domina o Iraque, saíram às ruas gritando de alegria com a provável execução do árabe sunita que os oprimiu durante três décadas.

As reações demonstram as profundas divisões no Iraque, mais de três anos depois da invasão liderada pelos EUA.

A defesa de Saddam disse que a data do veredicto foi programada para ajudar os republicanos, do partido do presidente George W. Bush, na eleição para o Congresso nesta terça-feira. Pediu também adiamento para evitar que a sentença provoque derramamento de sangue "nas próximas gerações".

O embaixador norte-americano Zalmay Khalilzad disse que "fechar o livro de Saddam e do seu regime" é uma chance para os iraquianos se unirem. A corte foi estabelecida por autoridades da ocupação dos EUA que resistiram aos pedidos por envio a um tribunal internacional, dizendo que os iraquianos deveriam ter o controle.

Mas a piora da violência sectária acabou com as esperanças de que o tribunal representasse uma força de união.

"MERECIDO"

"Isso é o mínimo que Saddam merece", disse Ali al-Dabbagh, porta-voz do primeiro-ministro Nuri al-Maliki, xiita.

No começo, o presidente afastado de 69 anos justificou as mortes e a tortura de oponentes xiitas e se recusou a participar do júri. Depois ele se levantou, tremendo, para ouvir a sentença.

Enquanto o juiz-chefe Raouf Abdul Rahman falava, Saddam, com as mãos para trás, quase conseguiu abafá-lo aos gritos de "Allahu Akbar!" (Deus é grande) e "Vida Longa ao Iraque!"

"O tribunal decidiu sentenciar Saddam Hussein al-Majid a ser enforcado até a morte, por seus crimes contra a humanidade", disse o juiz, ignorando o apelo feito por Saddam por uso de esquadrão militar de fuzilamento.

Abdul Rahman, advertido por advogados de defesa, retirou do tribunal um dos guardas que estavam ao redor de Saddam, por mascar chiclete e aparentemente rir do homem condenado.

Depois de mais de um ano de procedimentos do caso relativo às mortes de mais de 148 homens xiitas na cidade de Dujail, havia pouco mais a ser dito.

Saddam e o outro acusado foram levados por guardas depois de ouvir a sentença.

Abdul Rahman encerrou os procedimentos 45 minutos depois.

A equipe de Saddam, que disse que a corte era uma vergonha, classificou o veredicto é uma "gozação da Justiça".

CELEBRAÇÕES

Foram ouvidos tiros de comemoração em Bagdá, principalmente em regiões xiitas.

A polícia disse que uma mulher foi morta e dez pessoas ficaram feridas por balas disparadas para o ar. Quando os filhos de Saddam foram mortos em uma ação dos EUA em julho de 2003, dezenas de pessoas foram feridas por tiros de comemoração, uma tradição árabe.

Maliki pediu calma nas celebrações, mas disse também que Saddam deve receber "o que merece". A televisão estatal mostrou imagens de pessoas comemorando nas ruas, intercaladas com imagens de covas coletivas e assassinatos da época de Saddam.

Já o principal canal sunita de Bagdá transmitiu uma novela.

O governo de Maliki foi criticado por interferir no caso -- principalmente pelo primeiro juiz, que se demitiu. A primeira ação de Abdul Rahman na corte neste domingo foi retirar o ex-secretário de Justiça dos EUA Ramsey Clark, que enviou-lhe um bilhete classificando o julgamento de "gozação da Justiça".

A Alta Corte Iraquiana também condenou à morte Awad Hamed al-Bander, ex-juiz chefe da Corte Revolucionária de Saddam, e o meio-irmão e chefe da inteligência do regime do presidente afastado, Barzan Ibrahim al-Tikriti. O ex-vice-presidente do Iraque Taha Yassin Ramadan foi condenado à prisão perpétua.

Quatro autoridades menos graduadas do Partido Baath de Dujail foram inocentadas por falta de evidências.

As acusações foram relacionadas à retaliação contra centenas de pessoas de Dujail, depois de uma tentativa de assassinato de Saddam na cidade, em 1982.

Malcolm Smart, do grupo de direitos Anistia Internacional, disse. "Não consideramos um processo justo."

Fonte

The Blue Special Guitar
Veterano
# nov/06
· votar


Poderia aproveitar e enforcar o Bush também.

Carlos Henrique 2
Veterano
# nov/06
· votar


The Blue Special Guitar

ao mesmo tempo e na mesma corda

Christina Amaral
Veterano
# nov/06
· votar


Poderia aproveitar e enforcar o Bush também.
Posso fazer essa parte?

Fastturtle
Veterano
# nov/06
· votar


Christina Amaral
Ó_o

Lokko_
Veterano
# nov/06
· votar


antes ele do que eu

Fastturtle
Veterano
# nov/06
· votar


antes ele do que eu
husahuashashauh

Facchini
Veterano
# nov/06
· votar


Poderia aproveitar e enforcar o Bush também.

Poizé.

Fastturtle
Veterano
# nov/06
· votar


Poderia aproveitar e enforcar o Bush também. (2123435)

cao fofo
Veterano
# nov/06
· votar


vao enforcar ele?

Fastturtle
Veterano
# nov/06
· votar


cao fofo
¬¬

Carlos Henrique 2
Veterano
# nov/06
· votar


cao fofo
vao enforcar ele?


não, vão jogar forca com ele

huahuahuahuhauhua

=p

Fastturtle
Veterano
# nov/06
· votar


Carlos Henrique 2
¬¬(2)

cao fofo
Veterano
# nov/06
· votar


e q eu nao sabia q ainda existia pena desse tipo

Dogs2
Veterano
# nov/06
· votar


Poderia aproveitar e enforcar o Bush também.

pronto, pode fechar o tópico

teuabreu
Veterano
# nov/06
· votar


Ki merda hein, nem julgamento justo o cara teve!!!

É apenas mais uma demostração de força dos EUA!!!

Carlos Henrique 2
Veterano
# nov/06
· votar


cao fofo
e q eu nao sabia q ainda existia pena desse tipo

eu tb não
estranhei quando vi a nuticia
pra mim pena de morte de hoje em dia era só aquela injeçãozinha

Pati Cobain
Veterano
# nov/06
· votar


eu nao sabia q ainda existia pena desse tipo (2)

Carlos Henrique 2
Veterano
# nov/06
· votar


teuabreu
Ki merda hein, nem julgamento justo o cara teve!!!

O cara não é santo, vai ter o que merece. Se será enforcado, fuzilado, empalado, isso não faz diferença já que vai morrer de qualquer jeito

teuabreu
Veterano
# nov/06
· votar


Carlos Henrique 2


O perigo é converte-lo num martir, eu acharia melhor mante-lo preso para o retso de seus dias.

Carlos Henrique 2
Veterano
# nov/06
· votar


teuabreu

Acho que daria no mesmo. Viraria "martir" quando morresse na prisão.

Stuart Rigby
Veterano
# nov/06
· votar


Tinha que ser cadeira elétrica, mais true

Putz...naum tenho nome
Veterano
# nov/06
· votar


true mesmo era deixa ele morrer de fome!!

Lúthien Tasardur
Veterano
# nov/06
· votar


Ki merda hein, nem julgamento justo o cara teve!!!

É apenas mais uma demostração de força dos EUA!!!

tbm acho isso

eu nao sabia q ainda existia pena desse tipo (3)

Poderia aproveitar e enforcar o Bush também. (2123435135434531)

The_Fourth_Horseman
Veterano
# nov/06
· votar


Será que vão televisionar o enforcamento??

Midgard
Veterano
# nov/06
· votar


tadin =/

Adrianodevil
Veterano
# nov/06
· votar


Será que vão televisionar o enforcamento??

Youtube...

Lúthien Tasardur
Veterano
# nov/06
· votar


Será que vão televisionar o enforcamento??

Youtube...

ahuhauahuaa isso que pensei

pedrunk
Veterano
# nov/06
· votar


mancada

The_Fourth_Horseman
Veterano
# nov/06
· votar


Youtube...

\m/

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Se fudeu! (Saddam condenado a forca)