Aula Sobre Refrigerantes

Autor Mensagem
Digmatus Ferreira
Veterano
# out/06


Recebi por email o texto que repasso a vcs. Infelizmente nao tenho a fonte.

"Na verdade, a fórmula secreta da Coca-Cola (CC) se desvenda em 18 segundos em qualquer espectrômetro-ótico, e basicamente até os cachorros a conhecem. Só que não dá para fabricar igual, a não ser que você tenha uns 10 bilhões de dólares para brigar com a CC na justiça, porque eles vão cair matando.

A fórmula da Pepsi tem uma diferença básica da CC e é proposital
exatamente para evitar processo judicial. Não é diferente porque não conseguiram fazer igual não, é de propósito, mas próximo o suficiente para atrair o consumidor da CC que quer um gostinho diferente com menos sal e açúcar.

Tire a imensa quantidade de sal que a CC usa (50mg de sódio na lata) e
você verá que a CC fica igual a qualquer outro refrigerante sem-vergonha e porcaria, adocicado e enjoado.

É exatamente o Cloreto de Sódio em exagero (que eles dizem ser very low sodium) que refresca e ao mesmo tempo dá sede em dobro, pedindo outro refrigerante, e não enjoa porque o tal sal mata literalmente a sensibilidade ao doce, que também tem de montão: 39 gramas de açúcar (sacarose).

É ridículo, dos 350 gramas de produto líquido, mais de 10% é açúcar.
Imagine numa lata de CC, mais de 1 centímetro e meio da lata é açúcar puro... Isso dá aproximadamente umas 3 colheres de sopa CHEIAS DE AÇÚCAR POR LATA!

Fórmula da COCA-COLA?...

Simples: Concentrado de Açúcar queimado - Caramelo - para dar cor escura e gosto; ácido ortofosfórico (azedinho); sacarose - açúcar (HFCS-High Fructose Corn Syrup - açúcar líquido da frutose do milho); extrato da folha da planta COCA (África e Índia) e poucos outros aromatizantes naturais de outras plantas, cafeína, e conservante que pode ser Benzoato de Sódio ou Benzoato de Potássio, Dióxido de carbono de montão para fritar a língua quando você a toma e junto com o sal dar a sensação de refrigeração.

O uso de ácido ortofosfórico e não o ácido cítrico como todos os outros
usam, é para dar a sensação de dentes e boca limpa ao beber, o fosfórico
literalmente frita tudo e em quantidade pode até causar decapamento do esmalte dos dentes, coisa que o cítrico ataca com muito menor violência, pois o artofosfórico chupa todo o cálcio do organismo, podendo causar até osteoporose, sem contar o comprometimento na formação dos ossos e dentes das crianças em idade de formação óssea, dos 2 aos 14 anos. Tente comprar ácido fosfórico para ver as mil recomendações de segurança e manuseio (queima o cristalino do olho, queima a pele, etc.).

> Só como informação geral, é proibido usar ácido fosfórico em qualquer
outro refrigerante, só a CC tem permissão... (claro, se tirar, a CC ficará com gosto de sabão).
>
>
>
> O extrato da coca e outras folhas quase não mudam nada no sabor, é mais efeito cosmético e mercadológico, assim como o guaraná, você não sente o gosto dele, nem cheiro, (o verdadeiro guaraná tem gosto amargo) ele está lá até porque legalmente tem que estar (questão de registro comercial), mas se tirar, você
nem nota diferença no gosto.
>
>
>
> O gosto é dado basicamente pelas quantidades diferentes de açúcar, açúcar queimado, sais, ácidos e conservantes. Tem uma empresa química aqui em Bartow, sul de Orlando. Já os visitei inúmeras vezes e eles basicamente produzem aromatizantes e essências para sucos.
>
>
>
> Sais concentrados e essências o dia inteiro, caminhão atrás de caminhão! Eles produzem isso para fábricas de sorvete, refrigerantes, sucos, enlatados, até comida colorida e aromatizada.
>
>
>
> Visitando a fábrica, pedi para ver o depósito de concentrados das frutas,
que
> deveria ser imenso, cheio de reservatórios imensos de laranja, abacaxi,
> morango, e tantos outros (comentei)... O sujeito olhou para mim, deu uma risadinha e me levou para visitar os depósitos imensos de corantes e mais de 50 tipos de componentes químicos. O refrigerante de laranja, o que menos tem é laranja. Morango, até os gominhos que ficam em suspensão são feitos de goma (uma liga química que envolve um semipolímero). Abacaxi é um festival de ácidos e mais goma. Essência para sorvete de Abacate? Usam até peróxido de hidrogênio (água oxigenada) para dar aquela sensação de arrasto espumoso no céu da
boca ao comer, típico do abacate.
>
>
>
> O segundo refrigerante mais vendido aqui nos Estados Unidos é o Dr.
Pepper, o
> mais antigo de todos, mais antigo que a própria CC. Esse refrigerante era
> vendido obviamente sem refrigeração e sem gaseificação em mil oitocentos e
> pedrada, em garrafinhas com rolha como medicamento, nas carroças
ambulantes que
> você vê em filmes do velho oeste americano. Além de tirar dor de barriga e
unha
> encravada, também tirava mancha de ferrugem de cortina, além de ajudar a
> renovar a graxa dos eixos das carroças. Para quem não sabe, Dr. Pepper tem
um
> sabor horrível, e é muito fácil de experimentar em casa: pegue GELOL
spray,
> aquele que você usa quando leva um chute na canela, e dê um bom spray na
boca!
> Esse é o gosto do tal famoso Dr. Pepper que vende muito por aqui.
>
>
>
> Refrigerante DIET
>
> Quer saber a quantidade de lixo que tem em refrigerante diet?
>
> Não uso nem para desentupir a pia, porque tenho pena da tubulação de
PVC...
>
>
>
> Olha, só para abrir os olhos dos cegos: os produtos adoçantes diet têm
vida
> muito curta.
>
>
> O aspartame, por exemplo, após 3 semanas de molhado passa a ter gosto de
pano
> velho sujo.
>
>
>
> Para evitar isso, soma-se uma infinidade de outros químicos, um para
esticar a
> vida do aspartame, outro para dar buffer (arredondar) o gosto do segundo
> químico, outro para neutralizar a cor dos dois químicos juntos que deixam
o
> líquido turvo, outro para manter o terceiro químico em suspensão, senão o
fundo
> do refrigerante fica escuro, outro para evitar cristalização do aspartame,
> outro
> para realçar, dar edge no ácido cítrico ou fosfórico que acaba sofrendo
pela
> influência dos 4 produtos químicos iniciais, e assim vai... A lista é
enorme.
>
>
>
> Depois de toda essa minha experiência com produção e estudo de
refrigerantes,
> posso afirmar:
>
>
>
> Sabe qual é o melhor refrigerante?
>
>
>
> Água filtrada, de preferência duplamente filtrada, laranja ou limão
espremido e
> gelo, mais nada, nem açúcar nem sal.
>
>
>
> Obrigado pela leitura

gsprs
Veterano
# out/06
· votar


mÀ qUi LecÄl nÈh!1!!

Rato
Veterano
# out/06
· votar


Recebi por email o texto que repasso a vcs. Infelizmente nao tenho a fonte.


melhor fechar

boatos arruinam bons negócios

ZakkWyldeEMG
Veterano
# out/06
· votar


outro para dar buffer (arredondar)

-opa eu ten~ho buffer na mina pedaleria aqe e cordaz zero-13
ass.: srv ressurrëx 2006

teuabreu
Veterano
# out/06
· votar


Muito massa, mas é isso mesmo!!!!!

Luis Guitar
Veterano
# out/06
· votar


Soh beberei cerveja, wodka, gasolina e seus derivados a partir de hoje...

ROTTA
Veterano
# out/06 · Editado por: ROTTA
· votar


Na verdade, a fórmula secreta da Coca-Cola (CC) se desvenda em 18 segundos em qualquer espectrômetro-ótico

Isto é mentira. A pessoa que escreveu é leiga, por vários motivos:

a) Um espectrofotômetro (como o radical "foto" sugere) é um instrumento óptico. Repetir o óptico no nome é pleonasmo e a literatura científica jamais faz isto.
b) O espectrofotômetro não faz mágica na análise química, e sim apenas faz uma verredura por radiação de uma amostra, mostrando o comportamento dela numa certa faixa. Este comportamento pode ser comparado com um padrão.
c) Amostras complexas (como um aroma, por exemplo), podem nunca ser descobertas. Ainda que o espectro dê "pistas", não resolve o problema com um toque de botão.

Quem escreve estas asneiras nunca viu um espectrofotômetro na vida.

Abraços.

ROTTA
Veterano
# out/06
· votar


A fórmula da Pepsi tem uma diferença básica da CC e é proposital
exatamente para evitar processo judicial. Não é diferente porque não conseguiram fazer igual não, é de propósito, mas próximo o suficiente para atrair o consumidor da CC que quer um gostinho diferente com menos sal e açúcar.


Outra mentira. Como a fórmula da Coca-Cola não é registrada (óbvio!), se eu a descobrir hoje e publicar amanhã, ela é minha e posso processar a Coca-Cola por estar usando-a sem permissão.

Abraços.

Jason Voorhees
Veterano
# out/06 · Editado por: Jason Voorhees
· votar


levante a mão vc q nunca bebeu coca cola ligth e agora pede em todos os lugares \o

ROTTA
Veterano
# out/06
· votar


Tire a imensa quantidade de sal que a CC usa (50mg de sódio na lata) e
você verá que a CC fica igual a qualquer outro refrigerante sem-vergonha e porcaria, adocicado e enjoado.

É exatamente o Cloreto de Sódio em exagero (que eles dizem ser very low sodium) que refresca e ao mesmo tempo dá sede em dobro, pedindo outro refrigerante


Quem escreveu isso merece ser espancado. Não vai cloreto de sódio na fórmula de refrigerantes. O sódio medido na composisção é proveniente de conservantes e outros aditivos, que geralmente são adicionados na forma de sais de sódio.

Abraços.

ROTTA
Veterano
# out/06
· votar


Jason Voorhees
levante a mão vc q nunca bebeu coca cola ligth e agora pede em todos os lugares

Detesto Coca-Cola light, e continuo detestando.
Abraços.

ROTTA
Veterano
# out/06
· votar


Simples: Concentrado de Açúcar queimado - Caramelo - para dar cor escura e gosto; ácido ortofosfórico (azedinho); sacarose - açúcar (HFCS-High Fructose Corn Syrup - açúcar líquido da frutose do milho); extrato da folha da planta COCA (África e Índia) e poucos outros aromatizantes naturais de outras plantas, cafeína, e conservante que pode ser Benzoato de Sódio ou Benzoato de Potássio, Dióxido de carbono de montão para fritar a língua quando você a toma e junto com o sal dar a sensação de refrigeração.

O trecho sublinhado é mais um indicativo de que este texto foi traduzido de algo dos EUA ou Europa por um ignorante. Lá é muito comum usar charope de glucose ou frutose derivado do milho (con syrup). Aqui no Brasil, todos sabemos, se usa cana de açúcar como fonte da sacarose para praticamente todos os refrigerantes (exceto light, claro).

Abraços.

TIO_TEDDY
Veterano
# out/06
· votar


Marco Alan Rotta

tu eh o barbudo ou o careca?

ROTTA
Veterano
# out/06
· votar


> Só como informação geral, é proibido usar ácido fosfórico em qualquer
outro refrigerante, só a CC tem permissão... (claro, se tirar, a CC ficará com gosto de sabão).


Outra mentira. O ácido fosfórico é usado em TODOS os refrigerantes sabor cola. Podem pesquisar. É o ácido padrão para este sabor, e está longe de ser proibido.

Abraços.

Digmatus Ferreira
Veterano
# out/06
· votar


Marco Alan Rotta
então o texto é uma porcaria sem nexo nenhum?

ROTTA
Veterano
# out/06
· votar


então o texto é uma porcaria sem nexo nenhum?

Sim. Se têm alguma verdade nele (e talvez tenha) fica soterrada pela quantidade de idiotices.

Abraços.

powerguitar10
Veterano
# out/06
· votar


> Sabe qual é o melhor refrigerante?

Whisky+putas+hardrock


\o\

Midgard
Veterano
# out/06
· votar


nao vou deixar de tomar

Raven_Heart
Veterano
# out/06
· votar


Sabe qual é o melhor refrigerante?

Whisky+putas+hardrock


hahahahahahahahahahahahha

nao vou deixar de tomar(2)


evante a mão vc q nunca bebeu coca cola ligth e agora pede em todos os lugares \o

Coca Light Ruleia \o/

EKFALESIS
Veterano
# out/06
· votar


Esse texto não muda nada para mim. Eu odeio Coca-Cola e Pepsi desce meio
atravessado. De refrigerante gosto mesmo de Guaraná,citricos e gasosa e diet(ou light) eu tomo bastante.

Guto EADG
Veterano
# out/06
· votar


coca-cola dá a maior úlcera....

stratopeido
Veterano
# out/06
· votar


ISSO MESMO, CONTRA O IMPERIALISMO IANQUE MECCA COLA!!

shana tova

Sir Cam
Veterano
# out/06
· votar


Muito interessante, não li inteiro ainda, depois lerei.

Ze kalanga
Veterano
# out/06
· votar


Marco Alan Rotta
seu nome parece de serial killer, me da calafrios mano, sem zuação

Coca cola rulez

pedrunk
Veterano
# out/06
· votar


outra mentira do texto, dr pepper eh bom pra caralho, pau a pau com coca n sei dizer qual eh melhor apesar de o gosto ser ateh q bem diferente

LFL
Veterano
# out/06
· votar


eu não consigo tomar mais coca, muito menos pepsi
so mais uma Fruki limão \m/
ou fanta laranja

muito mió

ROTTA
Veterano
# out/06
· votar


Ze kalanga
seu nome parece de serial killer, me da calafrios mano, sem zuação

Hoje em dia, todo cuidado é pouco.
Se eu fosse você não me deixaria descobrir onde mora (porque o IP eu já sei pelo sistema do fórum). =)

Abraços.

maggie
Veterana
# out/06
· votar


Antes de ler o texto, li os comentários do Marco.
Agora nem preciso ler o texto... ehehehe

Irmao_Caminhoneiro_Shell
Veterano
# out/06
· votar


Marco Alan Rotta
Grande marco, tah querendo vaga nos Mithbusters ????

Jason Voorhees
Veterano
# out/06
· votar


quirio, quirio \o

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Aula Sobre Refrigerantes